Luis Soares
Colunista
Eleições 2012 17/Set/2012 às 23:16 COMENTÁRIOS
Eleições 2012

Oportunismo eleitoral: ACM Neto tenta fugir de posição do DEM contra cotas

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 17 Set, 2012 às 23h16

Desesperado, ACM Neto tem tentado – inutilmente – se desvincular da conduta política reacionária de seu partido. E tem afirmado que a despeito do DEM é favorável às cotas. Salvador é a capital com maior população negra do Brasil

acm neto cotas eleições salvador

Encabeçado pelo líder ACM Neto, o partido Democratas (DEM) recorreu ao STF para impedir a implementação de Cotas e do ProUni. Às vésperas de uma eleição, o agora candidato a prefeito de Salvador pretende negar a posição que ajudou o partido a tomar. Foto: divulgação

Defesa da política de cotas para o ingresso em universidades e escolas técnicas federais tem reduzido a vantagem do representante das forças conservadoras da capital baiana, ACM Neto (DEM), nas eleições municipais de Salvador.

Nas últimas semanas, ACM Neto (DEM) viu sua vantagem cair pela metade após Nelson Peregrino (PT) introduzir o tema inclusão social – através do sistema de cotas – na campanha eleitoral na cidade.

A propaganda de rádio e TV de Peregrino e de sua vice Olívia Santana (PCdoB) evidencia a oposição do DEM às cotas raciais nas universidades públicas. A capital baiana é mais negra do país, com 743,7 mil pessoas que se declaram afrodescendentes, dado baseado no Censo 2010.

A propaganda exibia notícias sobre a ação do DEM e o depoimento de um estudante: “Você tem 80% da população negra. Ser contra as cotas é praticamente ser contra a cidade”.

Leia também

A pesquisa Ibope do último dia 13 aponta que Pelegrino reduziu pela metade a vantagem de ACM Neto e tem agora 27% das intenções de voto, ante 39% do democrata.

Olívia Santana

O DEM chegou a conseguir barrar as peças do PT que citavam o tema, mas a campanha de Pelegrino passou a veicular uma versão repaginada do anúncio. Nela, a vice da chapa, Olívia Santana, conhecida como “negrona”, testemunha sobre o julgamento no STF.

Em abril, uma ação do DEM que questionava a reserva de vagas para negros na UnB (Universidade de Brasília) foi negada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Desesperado, ACM Neto tem tentado – inutilmente – se desvincular da conduta política reacionária de seu partido. E tem afirmado que a despeito do DEM é favorável às cotas.

Informações da Folha de S.Paulo

Recomendações

COMENTÁRIOS