Luis Soares
Colunista
Meio Ambiente 05/Jul/2012 às 16:26 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Encantos da natureza: Lago na África tem coloração rosada

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 05 Jul, 2012 às 16h26

O lago Retba no Senegal virou notícia esta semana. O motivo? Se tornou um imenso lago de “Danoninho”, só que salgado. O excesso de sal fez com que a água ganhasse este tom rosado que se pode ver nas fotos.

Parece mentira, mas a imagem abaixo é um registro do poder da natureza. A coloração rosa da água se dá graças aos micro-organismos Dunaliella salina, abundantes no lago Retba, no Senegal.

Leia mais

lago rosa

O evento acontece principalmente durante estações secas, quando a incidência de luz solar se intensifica. O local é conhecido também por sua alta concentração de sal, fazendo com que as pessoas flutuem facilmente.

lago rosa

“A cor de morango é produzida por uma microalga. Elas produzem um pigmento vermelho que absorve e utiliza a energia da luz solar e cria mais energia, fazendo a água ficar cor de rosa”, explicou o professor de Bioquímica da Universidade de Bath, Michael Danson, ao “Daily Mail”.

lago rosa

Assim como no Mar Morto (também conhecido pelo alta salinidade), também é possível flutuar por lá sem nenhuma dificuldade, no entanto, apenas nas estações mais secas do ano.

lago rosa

Os moradores locais retiram o sal da água para vender, mas antes precisam hidratar bem a pele para que não sofram danos com o ressecamento provocado pela alta salinidade, que chega a 40%.

Recomendações

COMENTÁRIOS