Redação Pragmatismo
Eleições 2012 17/Jul/2012 às 19:41 COMENTÁRIOS

Eleições 2012: Manuela D'Ávila sai na frente em Porto Alegre

A deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) aparece em primeiro lugar na disputa eleitoral de Porto Alegre

Eleições 2012 Manuela D'Ávila sai na frente em Porto Alegre prefeitura

Manuela D’Ávilla lidera pesquisa para disputa em Porto Alegre. Foto: Arquivo

A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (17), pelo Correio do Povo/Instituto Methodus, aponta a candidata com 38,6% das intenções de voto.

A pesquisa estimulada, que reproduz a situação da urna no dia da eleição, indica Manuela com uma vantagem de 5,1 pontos percentuais em relação ao segundo colocado da corrida eleitoral – José Fortunati (PDT), que tem 33,5%. O candidato do PT, Adão Villaverde, aparece em terceiro lugar, com apenas 7,4%.

Em quarto lugar, aparece o candidato Roberto Robaina (PSol), com 1,8%. Os últimos colocados foram Wambert Di Lorenzo (PSDB), com 1%; Érico Corrêa (PSTU), com 0,9%; e Jocelin Azambuja (PSL), com 0,4%. O percentual de brancos e nulos ficou em 7,9%. Outros 8,5% dos 1,6 mil entrevistados disseram não saber em que vão votar. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais

Manuela afirmou que o resultado foi recebido por ela e por toda a militância da capital gaúcha com muita alegria e humildade. “Enfrentamos máquinas poderosas e sabemos que nossa caminhada nas ruas de Porto Alegre é fundamental para a construção da verdadeira vitória: a das urnas em outubro”.

Segundo turno

Em todas as simulações de segundo turno propostas pelos pesquisadores, Manuela aparece na frente, escapando da margem de erro em todos os cenários. Se a disputa direta fosse com Fortunati ela venceria com 46,7%.

Os números embalam a militância comunista e dão ânimo extra para uma campanha que já tomou as ruas da capital gaúcha. Para o presidente do PCdoB de Porto Alegre, Adalberto Frasson, o resultado da primeira pesquisa de intenção de votos indica que há muito trabalho pela frente. “A pesquisa mostra que é hora de Porto Alegre ter uma nova atitude, de construir inovação. Chegou o momento de superar antigos problemas, no entanto, nossa caminhada ainda é grande”.

Portal Vermelho

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Comentários

  1. Lau Postado em 23/Jul/2012 às 12:45

    Pois é, agora já saiu uma nova pesquisa que diz que Fortunati está na frente e mostra um cenário bem diferente (por sorte, né?). Dá para ler no site da folha: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1123683-com-38-prefeito-de-porto-alegre-lidera-com-oito-pontos-de-vantagem.shtml