Luis Soares
Colunista
Eleições 2012 22/Jun/2012 às 13:31 COMENTÁRIOS
Eleições 2012

Frustrado com perda de Maluf, José Serra busca tempo de TV no PTB

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 22 Jun, 2012 às 13h31

Os tucanos trabalham com dois cenários para atrair o novo aliado. O primeiro é dar a Secretaria de Justiça estadual para Luiz Flávio D’Urso, ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo e pré-candidato do PTB a prefeito, em costura a ser feita pelo governador Geraldo Alckmin, do PSDB.

maluf serra alckmin psdb

Maluf diz que se sentiu humilhado por Geraldo Alckmin, razão pela qual não apoiou José Serra

Após perder o apoio do PP, de Paulo Maluf, na disputa pela prefeitura paulistana, os tucanos querem compensar o prejuízo no horário eleitoral buscando uma coligação com o PTB, que tem a oferecer 49 segundos de propaganda na TV.

Sem o PP, a chapa tucana fica com um minuto a menos que a do pré-candidato do PT, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, que selou nesta segunda-feira (18) a aliança com o partido de Maluf.

O pré-candidato do PSDB em São Paulo, José Serra, e o senador Aloysio Nunes Ferreira conversaram com Campos Machado, presidente do PTB paulista, para tentar trazê-lo para a aliança.

Serra se encontrou com Machado no sábado, no casamento do filho do secretário de Planejamento do Estado de São Paulo, Julio Semeghini. Ontem, Aloysio também esteve com o líder do PTB, que voltou a conversar com Serra.

Os tucanos trabalham com dois cenários para atrair o novo aliado. O primeiro é dar a Secretaria de Justiça estadual para Luiz Flávio D’Urso, ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo e pré-candidato do PTB a prefeito, em costura a ser feita pelo governador Geraldo Alckmin, do PSDB.

O outro cenário, menos provável, mas não descartado, é ceder ao PTB a indicação do vice-prefeito. Machado nega interesse na coligação, mesmo com a indicação do vice. Segundo ele, “não há hipótese de voltar atrás” em relação à candidatura própria da legenda, com D’Urso na cabeça da chapa.

Leia mais

Serra ainda não bateu o martelo sobre o seu vice, que deve ser definido após a convenção do PSDB, marcada para domingo (24). Os tucanos querem guardar o cargo justamente para ter um curinga nas negociações com os aliados.

O mais cotado hoje é o ex-secretário municipal de Educação Alexandre Schneider, que representaria o PSD, do prefeito Gilberto Kassab. A indicação, no entanto, depende da articulação com os demais partidos e também será influenciada pela decisão da Justiça sobre o pleito do PSD, que foi criado no ano passado e ainda tenta ampliar seu tempo de TV na propaganda eleitoral.

Os tucanos negociavam o apoio com Maluf desde 2011, mas foram surpreendidos pelo PT, que, na semana passada, deu participação a um aliado dele no Ministério das Cidades.

No ano passado, Alckmin colocou o PP na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Em troca, recebeu apoio para tentar se reeleger em 2014. Agora, para apoiar Serra, o ex-prefeito havia pedido o controle da Secretaria de Habitação, à qual a CDHU é ligada. Alckmin deixou a negociação para depois da eleição.

“Fui humilhado”, teria dito Maluf a um integrante do governo paulista que conversou sábado com ele.

Agências

Recomendações

COMENTÁRIOS