Redação Pragmatismo
Guerra injustificável 29/Out/2011 às 13:46 COMENTÁRIOS
Guerra injustificável

Kadafi teria sido sexualmente abusado momentos antes de ser assassinado

Publicado em 29 Out, 2011 às 13h46

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, se disse “enojado” com as imagens de Khadafi divulgadas

kadafi abusado sexualmente líbia guerra

O Conselho Nacional de Transição da Líbia (CNT) confirmou que está investigando versões de que Muammar Kadafi, líder deposto do país, foi vítima de abuso sexual momentos antes de morrer.

A investigação foi motivada por imagens captadas por um telefone celular logo após sua captura, na cidade de Sirte.

De acordo com as informações, “Khadafi é rodeado por uma multidão de combatentes anti-Khadafi”. “A gravação parece mostrar o ex-ditador da Líbia sendo submetido a um abuso sexual”.

O governo interino disse que já lançou uma outra investigação para determinar se Khadafi, que governou a Líbia por 42 anos, foi executado depois de sua captura.

Vídeo:

A primeira versão foi a de que ele teria sido atingido durante confronto com as forças do CNT.

Nas imagens divulgadas, no entanto, não é possível ver o sinal de bala na cabeça de Khadafi. O ex-líder caminha, sangrando, mas aparentemente sem o ferimento que lhe tirou a vida.

Segundo representantes do CNT, os corpos de Khadafi, de seu filho Mutassim e do ministro da Defesa do antigo regime foram enterrados na terça-feira, em um local não identificado no meio do deserto líbio.

Até segunda-feira, os corpos estavam em um contêiner refrigerado em Misrata, onde foram exibidos ao público.
Na quarta-feira, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, se disse “enojado” com as imagens de Khadafi divulgadas pela imprensa.

Silêncio

Após a morte do ex-líder líbio, partidários de Khadafi tem se mostrado discretos.

Moradores do bairro de Abu Salim, um dos redutos dos partidários de Khadafi em Trípoli, relataram que militantes ligados às forças do CNT têm promovido saques e intimidado quem vive no local.

Acredita-se que Kadafi contava com o apoio de cerca de 20% dos líbios.

Organizações de direitos humanos têm feito alertas sobre violações de direitos humanos na Líbia por parte de integrantes das forças do CNT.

Otan

O chefe do CNT, Mustafa Abdel Jalil, disse nesta quarta-feira que quer que a Otan (aliança militar do Ocidente) continue com sua missão na Líbia até o final de 2011.

Falando depois de uma reunião no Catar, Jalil afirmou que a aliança militar do ocidente deve permanecer no país para evitar que os partidários de Khadafi fujam.

Leia mais:
Mentiras e verdades sobre a Líbia e detalhes sórdidos da execução de Kadafi
Irresponsabilidade gritante: Hillary Clinton pregou publicamente um assassinato

A Otan deve anunciar sua decisão formalmente na sexta-feira e já tinha tomado uma decisão preliminar de encerrar a operação na Líbia no dia 31 de outubro.

A aliança vem realizando operações na Líbia desde março.

BBC

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS