Pragmatismo Político (P)
Política 11/Out/2011 às 17:39 COMENTÁRIOS
Política

Com um Machado de Assis negro, Caixa volta a exibir comercial

Pragmatismo Político (P) Pragmatismo Político (P)
Publicado em 11 Out, 2011 às 17h39
Após ser criticado ao revelar um Machado de Assis branco na primeira peça publicitária, Caixa Econômica troca o ator e volta a veicular comercial. (vídeo abaixo)

A Caixa Econômica Federal informou nesta terça-feira (11) que  começou a  ser veiculada na segunda-feira (10) a nova versão da peça publicitária sobre os 150 anos da instituição.

Desta vez, um ator negro interpreta o escritor Machado de Assis.
O novo vídeo foi feito para corrigir a representação de Machado que, na propaganda original suspensa em setembro, foi interpretado por um ator branco.
Leia também:
Além de receber críticas na internet, a peça foi alvo no dia 19 de setembro de uma queixa formal  por parte da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir-PR), que disse em comunicado a “Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco e considerando o diálogo que vem mantendo com a sociedade ao longo da sua trajetória institucional”.
Veja o novo vídeo:

A campanha original com o ator branco interpretando Machado, cuja veiculação na TV foi suspensa em setembro após ser alvo de críticas e reclamações,  também pode ser vista no You Tube.
 Providências para retificar o erro’
No dia 21 de setembro, quando a Caixa anunciou a decisão de suspender a veiculação da campanha publicitária na TV, o próprio presidente do banco, Jorge Hereda, pediu em comunicado desculpas à população e aos movimentos ligados às causas raciais.
Leia mais:

“O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial”, disse o presidente da Caixa, Jorge Hereda, em nota divulgada pelo banco.

_

Agências

COMENTÁRIOS