Luis Soares
Colunista
Política 25/Out/2010 às 14:52 COMENTÁRIOS
Política

Pelo menos oito pesquisas eleitorais devem sair nesta semana

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 25 Out, 2010 às 14h52
A uma semana da definição do novo presidente do Brasil, os institutos de pesquisa intensificam as sondagens. Estão previstos para sair nesta semana pelo menos oito levantamentos. Datafolha, Vox Populi, Ibope e Sensus têm registros de pesquisas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A previsão é de sair hoje Vox Populi e amanhã, Datafolha. Sensus tem o registro vencido na quarta-feira e Ibope, na quinta-feira. Datafolha volta a publicar outro levantamento na sexta. No sábado, entretanto, praticamente todos os institutos divulgarão as respectivas sondagens. São eles: Ibope, Vox e Datafolha.
Indio da Costa (DEM), candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), contratou o Instituto GPP, ligado à Cesar Maia (DEM), para uma sondagem de última hora. A previsão é que saia a partir de hoje.
 
Tendência
 
Dos quatro principais institutos de pesquisa, três deles, nesta última semana, mostraram tendência de queda do candidato tucano e de alta da petista. Os números oscilam e, na média, trazem diferença de no mínimo 12 pontos para a Dilma. No primeiro turno, as pesquisas trouxeram um cenário de vitória ainda no primeiro turno para a petista. Os institutos não conseguiram prever o movimento dos eleitores de Marina Silva (PV), os chamados ‘marineiros’, que deram 19,3% dos votos válidos à candidata. 
IG

COMENTÁRIOS