Luis Soares
Colunista

Comentários

  1. Pedro Mancini Postado em 14/Oct/2010 às 11:54

    Realmente, Nassif, o que verificamos em todos os níveis da sociedade é a disseminação de um sentimento de ódio preocupante. O debate político parece ter-se resumido ao cultivo das emoções humanas mais simplórias e mesquinhas, infantis mesmo. É triste verificar a vitória dessa "anti-política", que, afundando-nos em um lamaçal de preconceitos e intolerâncias, impede-nos de pensar com maior seriedade sobre propostas políticas para o Brasil do amanhã.E pensar que essa intolerância fundamentalista é fomentada por correntes políticas que se diziam "progressistas", saídas do embate com a Ditadura Militar, e que agora se aliam com setores religiosos dos mais radicais, abraçando bandeiras que outrora repudiavam.

    Aliás, interessante você também ter comentado sobre a última vinda do Castells ao Brasil. Sendo um estudioso da sociabilidade na intenet, fiquei revoltado em saber que ele se permitiu monopolizar pelo Instituto Ruth Cardoso a portas fechadas, ao invés de compartilhar suas visões sobre a Sociedade em Rede em um evento público - o que costuma ocorrer na USP, de onde o próprio FHC, organizador do evento, surgiu.

  2. Moisés Alencar Postado em 14/Oct/2010 às 21:33

    Infelizmente a grande mídia sabe explorar e evocar o que há de pior no ser humano. No brasileiro de classe média das coporações e da sofisticação criando uma verdade mentirosa por orgulho ferido. Como pode um metalúrgico dar tanto trabalho para eles?

  3. Marli Ramires Postado em 15/Oct/2010 às 11:47

    Nossa Nassif, disse tudo! A situação está descontrolada. Em todas as redes sociais, blogs, fotologs, até em grupos de perguntas e respostas, o ódio impera. Hoje recebi uma mensagem de um grupo que participo, daqueles que quando uma pessoa manda a msg, o grupo inteiro, no caso 100, recebem, dizendo que a Dilma está processando o país. Utilizei o seu texto do blog para explicar como este ódio está tomando conta do país e para tomarem cuidado para não fazerem parte disso!

    Enfim! obrigada por nos ajudar a entender...