Pragmatismo Político (P)
Lula 07/Dez/2009 às 11:59 COMENTÁRIOS
Lula

Por que FHC se preocupa tanto com Lula?

Pragmatismo Político (P) Pragmatismo Político (P)
Publicado em 07 Dez, 2009 às 11h59
FHC se preocupa lula psdb pt esquerda direita

Por que Fernando Henrique Cardoso, tão intelectual e autosuficiente, se preocupa tanto com Lula? O petista, simplesmente, faz a parte que lhe coube na história do país. Se ele chegou à presidência foi porque as regras vigentes permitiram. O príncipe da Sociologia, em permanente crise de identidade, não encontra, nas críticas que faz ao atual governo, a coerência que deveria ser natural num homem que se envaidece com os títulos que possui.

Como levar a sério um intelectual que, depois de tantos ataques ao governo, procura usufruir dos êxitos do mesmo, lembrando os programas sociais e a política econômica? Qualquer pessoa de entendimento médio sabe que, no Brasil, não há espaço para rupturas em qualquer segmento da administração pública. Assim, as políticas adotadas têm que ser aprimoradas, de governo para governo, jamais destruídas.

Desse modo, parece desproposital que um cientista político fique oscilando entre duas vertentes que, em essência, são convergentes. A vaidade pessoal acaba ofuscando a frieza do estudioso, a ponto de ele indagar: “Que diferença existe entre o meu governo e o do Lula?”

A diferença, FHC, está em Lula, que é o único elemento realmente novo que apareceu na política brasileira nos últimos tempos.

*Luis Soares é escritor, colunista e editor de Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS