Redação Pragmatismo
Racismo não 18/Jan/2017 às 16:34 COMENTÁRIOS
Racismo não

Esquete “Branco no Brasil” expõe ferida e gera discussão na internet

Publicado em 18 Jan, 2017 às 16h34

“Branco no Brasil”. Esquete de Marcelo Adnet divulgada na internet expõe uma das maiores feridas ainda aberta no país. Vídeo viralizou e foi aclamado por internautas, mas também houve críticas

branco no brasil marcelo adnet

O Programa ‘Tá no Ar’, da TV Globo, voltará a ser exibido no próximo 24 de janeiro. Comandada pelo humorista Marcelo Adnet, a atração resolveu antecipar uma de suas esquetes na internet (assista abaixo).

O quadro faz uma paródia dos comerciais de banco com uma crítica sobre privilégio de pessoas brancas.

No vídeo, os personagens aparecem sendo servidos por pessoas negras em diversas situações e dizem coisas como “tive acesso às melhores universidades” e “eu sempre sou bem atendido nos melhores restaurantes”.

No fim, uma mulher branca diz: “E claro, nunca fui barrada na porta giratória”, enquanto uma mulher negra é parada pelo segurança numa agência bancária.

O vídeo termina com um logo escrito “Branco no Brasil”, e com o slogan: “Há mais de 500 anos levando vantagem”.

No Facebook, o trecho da esquete já foi compartilhado mais de 30 mil vezes.

VÍDEO:

Críticas

A maioria dos comentaristas favoritou positivamente o conteúdo e elogiou a crítica apresentada na esquete. Outros, porém, criticaram, dizendo que são brancos e não possuem todos os privilégios citados.

Racismo. O Brasil é um dos países que mais demoraram a abolir a escravidão no mundo, e foi o último a abolir a escravidão na América, apenas em 1888.

Os negros escravos trazidos da costa ocidental africana foram a principal mão-de-obra no Brasil por mais de 300 anos, o que explica a dívida histórica que o país ainda tem com os negros.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS