Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 07/Oct/2016 às 16:44
22
Comentários

Os dois caminhos para Lula: a prisão ou o asilo político

Paira sobre Lula a ameaça de prisão imediata. Até algum tempo atrás julgava-se que o clamor popular seria tão intenso que ninguém ousaria testar. No momento, o que mais a aliança Mídia-Lava Jato-Temer pretende são agitações populares, que aprofundem o regime de exceção e desviem o foco dos fracassos do governo. Neste contexto, haverá dois caminhos para Lula

lula prisão asilo lava jato moro
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-Presidente do Brasil (reprodução)

Luis Nassif, GGN

Peça 1 – a instituição da prisão perpétua

Sinal 1 – a prisão temporária de Guido Mantega e Antônio Palocci, depois convertida em prisão preventiva. Na prática, o juiz Sérgio Moro instituiu a prisão perpétua no país, com penas que começam a ser cumpridas mesmo antes da condenação.

José Dirceu, com mais de 70 anos, Palocci, com mais de 60, passaram pela prisão provisória, entraram na prisão preventiva e emendarão com a condenação final, com penas de 100 anos em um país em que parricídio e matricídio condenam a 15 anos de prisão.

Sinal 2 – O TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4a região) legitimando o Estado de Exceção na operação Lava Jato.

Sinal 3 – o desmembramento da Operação Lava Jato, com a aceitação da denúncia de Lula por corrupção e organização criminosa.

Sinal 4 – A aceitação do início do cumprimento da pena após sentença em 2ª instância.

Tudo isso leva à Peça 2 do nosso xadrez.

Peça 2 – a prisão de Lula

Por todos esses indícios, paira sobre Lula a ameaça de prisão imediata.

Até algum tempo atrás julgava-se que o clamor popular seria tão intenso que ninguém ousaria testar.

No momento, o que mais a aliança midia-Lava Jato-Temer pretende são agitações populares, que possam justificar o aprofundamento do regime de exceção, desviando o foco dos fracassos políticos da junta golpista.

Haverá dois caminhos para Lula.

Um deles será buscar o asilo político em alguma embaixada e, fora do país, ter liberdade de ação para denunciar o regime de exceção instaurado.

O segundo caminho seria aceitar a prisão e transformar-se na reedição de Mandela. Pesa contra essa possibilidade a própria idade de Lula. Até que a democracia seja restabelecida, provavelmente não voltaria a ver a luz do dia.
Com as reações internas débeis à escalada do estado policial, o único obstáculo às arbitrariedades serão as reações internacionais.

Peça 3 – os trânsfugas do lulismo

Uma das questões mais intrigantes desse jogo politico tem sido a ira que Lula passou a despertar em personagens que são criaturas óbvias do lulismo, mesmo jamais tendo militância partidária.

É o caso do Procurador Geral da República Rodrigo Janot.

Antes da chegada de Lula, pertencia ao grupo dos Tuiuiús, de procuradores escanteados no Ministério Público Federal na era Geraldo Brindeiro. Reuniam-se toda sexta-feira em torno de uma mesa, com bons vinhos, tendo uma estátua de tuiuiú no meio, para lamentar a sorte.

Faziam parte Cláudio Fontelles, Antonio Fernando de Souza e Roberto Gurgel, futuros PGRs, mais Wagner Gonçalves, Eugenio Aragão, Joaquim Barbosa e o próprio Janot.
Nenhum deles jamais teria ascendido ao poder se não fosse o lulismo.

O mesmo ocorreu com os Ministros Ayres Brito e Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal. Suas indicações geraram críticas no meio jurídico, de quem não os julgava preparados para o cargo.

Ascendendo na hierarquia do MPF e do STF, pelas mãos do PT, aparentemente essas pessoas julgavam-se como autoridades de segunda classe, posto que da cota de um partido visto pelo establishment como de segunda classe.

Daí a enorme gana de abjurarem essa ligação incômoda, para passar da cozinha para a sala de estar da casa grande.

É sintomático que, quando o grampo sobre Lula captou uma frase dele, lamentando a ingratidão de Janot, ele tenha se apressado em declarar que devia seu cargo a ele próprio, ao concurso, não ao Lula. Conversa! Sem Lula, não teria chegado a PGR.

O mesmo aconteceu com Ayres Brito. De juiz humilde do Sergipe tornou-se uma estrela, após presidir a AP 470 com a gana de um inquisidor. Em um encontro de uma seccional da OAB, sua esposa recusou o carro enviado para transporta-los, alegando não estar a altura de um Ministro do STF.

Peça 4 – o subdesenvolvimento institucional

São mais que episódios reveladores de carácteres individuais. Não é norma prudencial tratar as pessoas como se a maioria fosse dotada de firmeza de caráter. Egoísmos, ambições pessoais, desejo de prosperidade são motores muito mais influenciadores de decisões pessoais do que apelos de ordem moral. E salve Fontelles, Aragão, Wagner Gonçalves e outros que não abjuraram mesmo quando o galo cantou pela terceira vez.

Mas quando ocorre a generalização das pequenas e grandes deslealdades, é porque o ambiente externo não mais atua como agente coordenador de decisões. E, decididamente, há um caráter nacional impregnando a política, através da mídia, no qual valores civilizatórios, como a democracia, o voto, os direitos individuais, não são considerados. Somos decididamente um país atrasado.

Os erros do PT e a despolitização da disputa política ajudaram nessa dissolução das lealdades. Forneceu a muitos beneficiados o álibi para se afastar indignados dessa malta que manchou minha imagem. E toca a pular para o outro barco.

Mas só os erros não justificam. Dia desses conversava com um bravo cientista político que discorda do poder absoluto creditado à mídia. Esse poder decorre dos erros do governo, dizia ele, com toda razão. Mídia, Ministério Público, Judiciário ganham protagonismo quando a política falha. E exercem um papel claramente desestabilizador.

Analise-se o papel do TCU (Tribunal de Contas da União). Ganhou um protagonismo absurdo graças à reação de Dilma Rousseff no caso de Pasadena. O Ministro José Jorge forçava de todas as maneiras os técnicos do TCU a encontrar irregularidades na operação, em vão. De repente, cai no seu colo uma vendeta de Dilma contra o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrieli, tratando como suspeitos intens convencionais de um acordo de acionistas. Não apenas criminalizou uma operação legítima, como conferiu ao TCU um poder absurdo que acabou se voltando contra ela.

Mesmo assim, há algo de profundamente errado no modelo, quando exige, para seu funcionamento, governantes com dimensão de estadista. Um modelo que não é à prova de governantes frágeis, tem algo de errado. Tão errado que periodicamente corporações, mídia, grupos de influência testam crises políticas agudas, ao menor sinal de fraqueza do Executivo.

Depois da Constituição de 1988 ter sido estuprada, não se conseguirá sair dessas armadilhas institucionais sem uma nova constituição em um ponto qualquer do futuro. E não haverá como fugir de temas como o do enquadramento do MPF e das corporações públicas e formas de controles da mídia.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 07/Oct/2016 às 21:25

    Esse Nassif, Tarso Genro, só tem falado merda ultimamente. Parece que recebem um por fora da direita para alimentar o discurso coxinha. Lula tem duas saídas sim. 1- Partir pra cima dos golpistas com todos os guerreiros da esquerda, movimentos sociais e sindicatos (que são milhares). 2- Se candidatar e ser novamente o presidente do Brasil. Abaixar a cabeça para a direita nos chutar é no mínimo burrice.

    • Paulo Augusto Menezes Postado em 08/Oct/2016 às 05:27

      Meu caro Thiago Teixeira os guerreiros de esquerda são muito poucos e divididos dentro do próprio PT. Quantas vozes levantaram-se contra o golpe na presidente Dilma? Movimentos sociais e sindicais estão desmobilizados e suas bases temerosas com o fantasma do desemprego patrocinado pelos golpistas. O PT, cometeu um erro que muito lhe custou: eleger Dilma para seu segundo mandato. Dilma é competente administradora, séria e honesta. Faltava-lhe, o que sobra em Lula: o carisma, o contato com o povo e conhecer os 'labirintos' da política. E, nós petistas, também erramos ao ficarmos nas palavras de ordens "Volta querida" e "Lula 2018", deixando-nos levar por slogans que já não faziam sentido em cima das eleições municipais; como fizeram os golpistas. Enfim, entregamos o leite aos gatos. Resta-nos agora, juntarmos os 'cacos' que sobraram ainda na esquerda e traçarmos táticas e estratégias para buscarmos alternativas viáveis na atual conjuntura, para que possamos enfrentar o golpe em andamento. Um abraço

      • Thiago Teixeira Postado em 08/Oct/2016 às 21:22

        Gostei de sua análise, exceto a parte que fala em juntar os cacos. Se analisarmos a fundo os números da eleição veremos que o PSDB teve o mesmo número de voto que Serra em 2012, com 10 mil votos a mais, houve foi muita abstenção, votos nulos e em branco. Isso não só em SP mas em todo Brasil, não podemos sair por ai repetindo o discurso da mídia golpistas que está se aproveitando como sempre de uma "derrota" da esquerda.

  2. Monteiro Postado em 07/Oct/2016 às 21:55

    Pois é, parece que o Lulão vai comer marmita de cadeia.

    • Salomon Postado em 09/Oct/2016 às 15:23

      O "crime' pelo qual Lula foi denunciado gera uma pena de perda de direito, e não de liberdade. Você ficará frustrado, Monteiro. Aliás, todos os trouxinhas teleguiados e seus descendentes terão que conviver com o fato histórico de terem sido presididos pelo chefe de estado mais popular do mundo.

      • Luna Postado em 10/Oct/2016 às 19:59

        Perfeito Salomom!

  3. Israel Postado em 08/Oct/2016 às 00:58

    Tem oportunidade para fazer certo! Mas insiste em fazer errado o esquerda ou direita que dia vão aprender ser honesto. Menos gananciosos, presunçoso, avarentos, amantes de se mesmo.

  4. Sergio Carneiro Postado em 08/Oct/2016 às 02:45

    Asilo político para Lula? Isso abrirá um precedente para Pedro Rodrigues Filho - o Pedrinho Matador - que terá que cumprir 128 anos de cadeia por todos os seus crimes.

  5. Moacir Postado em 08/Oct/2016 às 09:58

    Lula não é Mandela e o Brasil não é a Africa do Sul! Melhor pedir asilo logo ao Uruguai! É ali mesmo e já tem experiência (asilou o João Goulart)!... Nosso maior problema não são os erros do governo. O País já começou errado!... E isso não é coisa que se improvise!

    • valdemir Postado em 10/Oct/2016 às 17:24

      aconteca o q acontencer, Lula jamais poderá deixar o país. isso é tudo que esses perdedores e oportunista de plantão querem. não se esquecam nunca . eles no fundo tem horror a uma nova disputa nas urnas sem o apoio da mídia direitista. e se Lula escolher o exílio. aí sim ficaremos mais 500 anos nas mãos desses incomformados com a derrota no voto. o segredo é desbravar e mostrar o que o governos fernando henrique fez nas privatizacões e exigtir através de manifestação a apuração da responsabilidade já denunciada de michel temer e seus parceiros na lava jato. a justiça até o momento nos mostra apenas seu olhar caolho, lançando vistas apenas e tão somente a sua esquerda. então para que fique bem claro Lula , vc não está sozinho. fique. mostre o seu verdadeiro legado para o brasil e o mundo, não fraqueje, há muito ainda que rolar, e não vamos ficar apenas olhando pela janela a história passar. estamos bem no centro dela. e se essa nova ordem ,se é que podemos chamar assim , permitir ou não. vamos continuar pelo o menos com o que temos para agora: FORA TEMER !!!

  6. Romualdo Postado em 08/Oct/2016 às 10:57

    Discordo do Nassif. Com o domínio que a mídia tem da inanição mental trouxinha que tomou a cabeça de grande parte da população, Lula seria transformado, internamente, em um delinquente fugitivo e não seria visto como um perseguido político. Já ficando, ainda que preso, a dúvida sempre irá permanecer. E com o inevitável desmonte de nossa economia, que vem a galope, o ícone libertário representado pelo lulismo restará preservado enquanto um farol de esperança. Sei que é forte pedir mais esse sacrifício ao nosso líder. Mas não há outra opção. Seu legado é muito forte e se confunde com ele próprio. Por isso, #ficaLula .

  7. jose Postado em 08/Oct/2016 às 11:33

    E uma grande injustiça o que estão fazendo com Lula

  8. john jahnes Postado em 08/Oct/2016 às 17:07

    **** A PF parece que se transformou numa extensão do PSDB, **** O PSDB parece que se transformou numa extensão do PCC. **** O PCC parece que dominou toda Direita da politica nacional . COMO TUDO COMEÇOU: --- http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/07/27/estado-fez-acordo-com-pcc-para-cessar-ataques-de-2006-mostra-depoimento.htm --- https://www.youtube.com/watch?v=hjpTDst-z1w --- http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1779435-japones-da-federal-e-preso-pela-pf-em-curitiba.shtml

  9. Emilio Postado em 08/Oct/2016 às 23:35

    Eu acredito numa terceira possibilidade, ou terceira via, que seria a volta do Lula 2018, através do voto popular. Não acreditar nessa possibilidade seria como "validar" o golpe.

    • Lisa Siqueira Postado em 09/Oct/2016 às 06:53

      O problema é que trabalham a passos largos para que a volta do Lula ao poder não seja uma possibilidade. Se não conseguirem prendê-lo, o tornarão inelegível de qualquer forma. Não tivemos um impeachment sem provas, com o aval do STF?

  10. saulo Postado em 09/Oct/2016 às 00:44

    Num país onde 75% da população entre 15 e 64 anos não consegue interpretar um texto simples, é impossível esperar compreensão, posição crítica e mobilização popular. Sinto muito, foi-se o tempo. Torço para que Lula não caia na esparrela de esperar ser preso para reeditar Mandela. Na África do Sul não tinha Globo.

  11. Célia Franco Postado em 09/Oct/2016 às 01:39

    Sinceramente esse site postar algo assim estou desconfiada da fidelidade desse site a esquerda. Isso soa como um incentivo a prisão de Lula e/ou asilo político.com esse tipo de publicação parece que estão de acordo com a mídia golpista que é responsável por noventa por cento de todo esse desajuste político no país.

  12. Edson do Nordeste Postado em 09/Oct/2016 às 10:50

    Acho interessante! Como uma explanação de uma estratégia da Direita que tem grande possibilidade acontecer, vira uma verdade absoluta! E a Esquerda banana que é já está cagando no pau! A Esquerda brasileira é uma MERDA! É TÃO mole que não consegue REAGIR na ora que o bicho pega! Assim como o judiciário nazista brasileiro, a Esquerda puritana é igualzinha! Querem que o Lula seja punido e severamente! E não ESTÃO nem aí para a política! QUEREM É ESTATUS! VIAJAR PARA DISNEY! DA ENTREVISTAS PARA rOUBO! POR ENQUANTO EM RELAÇÃO A PROVÁVEL PRISÃO DO LULA PELOS GOLPISTAS, SÃO SÓ ESPECULAÇÃO! A DIREITA AINDA TEM MEDO DA REAÇÃO POPULAR! SE O POVO DESCOBRIR QUE ESTÁ SENDO ENGANADO, VAI SER UM QUEBRA QUEBRA GERAL! É AÍ MEU AMIGO! NÃO TEM FORÇAS ARMADAS QUE SEGURE O BOI MANSO ENFURECIDO!

  13. Ademir Postado em 09/Oct/2016 às 15:16

    Se a direita e a esquerda não terem visão elas serão esmagadas em um futuro bem proximo, olhem os exemplos nas pequenas cidades que estão pressionando os vereadores a baixar o salario para salario minino, isto aconteceu porque o povo foi pra cima e no futuro o povo vai pra cima e ai o povo vai perceber o povo não tem esquerda e nem direita e sim direitos e deveres os politicos os militantes ainda não perceberam isto, será tarde quando perceberam que o povo é o povo. Se as acusações contra o Lula não são verdadeiras o povo sabera e for verdadeira o povo tambem sabera, e quem estiver errado pagara. Esperem e verá

  14. edemar Postado em 09/Oct/2016 às 21:22

    Enquanto Lula é literalmente caçado pelo juiz da globo, eduardo cunha e clã, estão totalmente despreocupados, em entrevista, perguntaram a ele, sobre ele não ter mais foro privilegiado e seu processo ser enviado à 'república de ctba' ,ele riu, mas é claro contra ele, mulher e filha há provas materiais incontestáveis sobre os crimes, logo nem precisa convicção, contra Lula não há provas materias, apenas a convicção, esta já basta para jogá-lo atrás das grades pelo resto de sua vida, enquanto os outros com todos os crimes escancarrados, no máximo uma tornozeleira, uma prisão domiciliar, e o resto da vida para gastar a fortuna que roubaram dos cofres públicos.

  15. Leandro Postado em 10/Oct/2016 às 01:20

    O difícil é perceber a imagem de Lula sendo desidratada constantemente. Torço para que ele possa sobreviver a todo esse martírio q se aproxima. O fato é q ele já está condenado nas duas instância, e a esquerda não tem ninguém q possa substituí-lo a curto prazo. Aliás, pessoas como o Lula surgem a cada 50 anos aqui no Brasil. Fico preocupado com esse momento de rejeição de muitos a política e com o crescimento da extrema direita.

  16. Wylie Postado em 10/Oct/2016 às 21:37

    E se de fato ele cometeu um crime? Como nos ficamos?