Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 22/Sep/2016 às 10:37
15
Comentários

Moro manda buscar Mantega no centro cirúrgico onde acompanhava a esposa

Guido Mantega é preso a mando do juiz Sergio Moro. Ex-ministro da Fazenda acompanhava a esposa vítima de câncer em uma cirurgia

guido mantega sergio moro juiz
Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda

Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, foi preso temporariamente pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, em São Paulo, na 34ª fase da Operação Lava Jato.

Mantega foi detido no hospital Albert Einstein quando acompanhava a esposa, no momento em que ela passava por um procedimento cirúrgico para o tratamento de um câncer. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Sergio Moro.

Mantega foi levado para a sede da Superintendência da PF em São Paulo, e a expectativa é que ele seja encaminhado ainda nesta quinta para a sede da PF em Curitiba, para onde tradicionalmente são levados todos os presos pela Lava Jato.

A prisão de Mantega é temporária e tem duração de cinco dias, podendo ser prorrogada por igual período (ou transformada em prisão preventiva, caso a Justiça julgue necessário).

Na 34ª etapa da operação, intitulada Arquivo X, em referência à empresa OSX Construção Naval (do empresário Eike Batista, foram cumpridos 8 mandados de prisão temporária, 8 mandados de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, além de São Paulo.

De acordo com o juiz Sergio Moro, Mantega negociou com uma empresa contratada pela Petrobras o repasse de propina para o pagamento de dívida de campanha de partidos aliados do governo.

Fazenda

Mantega foi o ministro da Fazenda mais longevo da história, ao ficar no cargo por oito anos durante os Governos Lula e Dilma: ele comandou a condução da economia brasileira durante todo o segundo mandato do Governo do ex-presidente Lula (de 2006 a 2010) e durante o primeiro mandato da gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff (de 2010 a 2014). Também foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

Ódio

No mesmo hospital Albert Einstein onde ele foi preso nesta quinta-feira, o ex-ministro da Fazenda já havia passado por um episódio que ganhou notoriedade pública: em fevereiro do ano passado foi hostilizado por clientes de uma cafeteria (relembre aqui).

Indecência

Ao comentar a prisão de Guido Mantega na manhã desta quinta-feira (22), o jornalista Paulo Nogueira questionou: “Depois de buscar Mantega no hospital, o que falta a lava jato fazer no rol das monstruosidades?”.

Nogueira afirma que prender Mantega no hospital, quando ele velava a mulher submetida a uma cirurgia, “ultrapassa todos os limites da decência”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. José Ferreira Postado em 22/Sep/2016 às 10:46

    Uma esposa de bandido também pode ficar doente. Isso não dá impunidade para ninguém.

    • magda Postado em 23/Sep/2016 às 20:34

      continua vomitando sandices!! eta recalque brabo!

  2. Thiago Lopes Postado em 22/Sep/2016 às 11:08

    O que está acontecendo no Brasil já foi descrito por Giorgio Agamben no seu livro "Estado de exceção" . Sei que os coxinhas sentem repulsa aos livros, mas o indico mesmo assim.

    • julia Postado em 22/Sep/2016 às 13:00

      Rindo litros com seu comentário...Eles preferem ler a veja e assistir a Rede Golpista de TV...não precisa pensar muito...apenas repetir...como papagaios de pirata...

      • Thiago Lopes Postado em 22/Sep/2016 às 18:37

        E ainda repetem errado hahaha

    • enganado Postado em 22/Sep/2016 às 17:48

      O fdp do MORO já mandou prender o AÓPIO? Claudia CÚnha? Elizeu "Quadrilha"? TEMER? FHC? Aloysio 300 MIL? .... . O MORO não é HOMEM para este tipo de coisas, pois HONESTIDADE passou longe dele. O Pai, abriu o P$$$DB em Londrina, dá para sentir o calibre do Ladrão que o mesmo representa. A GRANA (5%) do processo do BANESTADO=124 BILHÕES de DÓLARES, só vem confirmar o que este IMUNDO faz da profissão, VENDIDO / LARÁPIO / IMORAL / .... . Basta ver que não prende NINGUÉM do P$$$DB e DEM! Precisa dizer mais alguma coisa a respeito do caráter deste Calhorda!!!! Acorda gente, as ordens emanam do PENTÁGONO/AIPAC, pois este tipo de pessoa como o fdp do MORO, só mesmo Justiça Divina. Aguardem, pois o SOL Brilha para TODOS. Vamos ver o final desta novela:: BRASIL=10 P's ____ X ____braziUSA=DIREITA=USraHell. Vamos ver quem pode MAIS!!!!!

  3. Rodrigo Postado em 22/Sep/2016 às 11:19

    (Outro Rodrigo) Essa é a falta do "outro lado", que deve ser sempre presente. Também me assustei com as primeiras notícias e pensei que seria um absurdo a forma que se deu a prisão, até que houvesse esclarecimento. Para começar, um juiz determina a prisão de um indivíduo, a ser executada pela polícia no local em que o indivíduo seja encontrado - por isso a PF rumou à casa do ex-ministro, às 6:00h da manhã. Na residência foi encontrado apenas o filho, que aparentemente forneceu o telefone do seu pai e este, quando contactado, prontamente atendeu (por duas vezes) e pôs-se à disposição da PF, saindo do centro cirúrgico e indo até viatura sem caracterização ostensiva. Tal é o esclarecimento prestado pela PF e que poderá ser confirmado junto a Guido Mantega (já foi mesmo divulgada foto do momento do encontro, fora do hospital e com um único policial, lembrando ainda que há a possibilidade de divulgação dos registros telefônicos), este confirmando se pronta e espontaneamente deixou o hospital e foi ao encontro dos policiais em viatura sem caracterização ostensiva. Por fim, o mandado de prisão é ordem a ser cumprida, o agente estatal respondendo pelo seu descumprimento injustificado, por isso mesmo os agentes tendo todo o cuidado de ligar e buscar a execução da ordem da forma menos incisiva possível, no que concorreu o ex-ministro.

    • Licia Maria Bastos de Car Postado em 22/Sep/2016 às 13:49

      Não sei o que é pior nesse país: os políticos ou a imprensa tendenciosa, que procura manipular a opinião pública de acordo com seus interesses, aproveitando-se do fato de que grande parte dos leitores não leem as notícias até o final

  4. Leonardo Araújo Postado em 22/Sep/2016 às 11:20

    Não há nada que justifique a prisão de um cidadão que está em um centro cirúrgico acompanhando a esposa em tratamento contra o câncer. Nada, além de muito ódio.

    • julia Postado em 22/Sep/2016 às 13:01

      Enquanto isso, Cunha, dono do Helicoca e demais parceiros livres, leves e soltos...

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 22/Sep/2016 às 14:13

    Já está solto. O circo que armaram com a prisão no hospital - e durante uma cirurgia associada ao câncer (!!!!!!!!!!!!!!) da esposa - pegou "um pouquinho" mal.

    • poliana Postado em 22/Sep/2016 às 17:41

      Eu estou estarrecida com tamanha monstruosidade, eduardo. Até agora n acredito nesse absurdo do sergio moro. Qdo a gente pensa q n tem como piorar...

  6. Márcio Ferreira Postado em 22/Sep/2016 às 14:54

    #DelataMantega

  7. Sergio Carneiro Postado em 22/Sep/2016 às 18:53

    Mantega agora trabalha na area da medicina? Ladrão é ladrão e tem que ser preso, seja acompanhando a esposa , seja em um culto religioso.

    • enganado Postado em 23/Sep/2016 às 00:28

      Concordo com Vc, só quem tem mãe que ensinou sentimentos, pode sentir o que uma mulher com câncer deve sofrer ter que se operar deste mal. Bom como na DIREITA só ""FDP"" e ""SEM MÃE"", pois TODOS foram feitos nas coxas com pais bêbados e no carnaval; até que vem calhar suas observações inteligentíssimas, não é Trouxinha?