Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 08/Sep/2016 às 16:23
6
Comentários

Leandro Karnal rebate professor universitário que celebrou a cegueira de uma jovem

"Como professor, fico chocado quando alguém se alegra com uma aluna perdendo a visão. Fico mais chocado com alguém que, tendo os dois olhos, seja tão cego". Confira a íntegra do texto de Leandro Karnal que trata do comentário de Jairo José da Silva, titular da Unesp que festejou a perda da visão de uma jovem de 19 anos

Leandro Karnal professor Jairo José

por Leandro Karnal, via Facebook

O LIMITE DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Conquistamos com dificuldade a liberdade de expressão. Ela é um direito constitucional e um esteio do pacto social. A própria lei já estabelece limites: não posso defender ou incitar crime. Não posso, em nome da liberdade de expressão, defender racismo ou violência contra mulheres ou pedofilia. A liberdade é ampla, mas não absoluta.

O professor Jairo José da Silva é titular da Unesp e com consagrada carreira acadêmica. Tudo indica tratar-se de pesquisador sério e reconhecido em muitos bons centros. Isto não impediu de afirmar algo muito difícil no seu facebook. Diante do fato de uma aluna Deborah Fabri, de 19 anos, ter sido atingida no olho por bala de borracha e ter perdido a visão, o docente comentou que era uma notícia potencialmente boa que ela ficasse cega.

Posso discordar das manifestações. Posso, com bons argumentos, ser contra o partido A ou B. Posso condenar quem depreda patrimônio público ou privado. Posso ser do PSOL ou do DEM. A sociedade precisa desta diversidade de posicionamentos. Nunca posso defender violência contra uma pessoa. Nada justifica isto. Este é o limite da liberdade de expressão, pois além deste limite começa o mundo da barbárie.

Todos podemos dizer coisas que, refletindo melhor, pensamos ser um equívoco. Cabe, então, veemente pedido de desculpas. Até ele ocorrer, somos co-autores da violência defendida. Violência é o fim do diálogo. Como professor, fico intensamente chocado quando alguém se alegra com uma aluna perdendo a visão. Fico mais chocado com alguém que, tendo os dois olhos, seja tão cego.

Temos um longo caminho pela frente. Aprender a ser crítico sem destruir, aprender a ser policial sem cegar, aprender a discordar sem apoiar violência e, acima de tudo, aprender a dialogar.

VEJA TAMBÉM: Leandro Karnal desmonta o ‘Escola Sem Partido’ em menos de 2 minutos

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Elisangela Postado em 08/Sep/2016 às 20:24

    Vivemos tempos de posicionamentos extremistas declarados; mas, é bom não nos iludir: os extremistas sempre estiveram entre nós. O assustador é que agora se revelam sem temer por seus nomes, seus títulos, suas reputações. O coração dos progressistas, como eu, sangra...tempos que não cabem meias medidas, meias palavras, e que a essência do nosso pensamento vem a tona, sendo esta a favor ou contra o bem comum. Professor Karnal disse bem: "Temos um longo caminho pela frente. Aprender a ser crítico sem destruir, aprender a ser policial sem cegar, aprender a discordar sem apoiar violência e, acima de tudo, aprender a dialogar."

    • Vinis Postado em 09/Sep/2016 às 11:33

      Pena que algumas pessoas que deveriam ler isso vão ignorar, alegando que é "discurso de esquerdista"

  2. Guilherme Postado em 08/Sep/2016 às 21:35

    isso é chifre... com certeza esse professoreco Jairo deve ter levado chifre de alguém de esquerda rs

  3. julia Postado em 09/Sep/2016 às 09:22

    Tempos sombrios professor Karnal...

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 09/Sep/2016 às 12:05

    Eu não levava muita fé nele, mas Karnal está se mostrando um grande gabaritador da situação política e moral do país. Mais um grande quadro se juntando a nós, os portadores do cajado da verdade e que avisamos que ia dar merda com meses de antecedência. Enquanto isso, o último reforço de peso do "lado negro da força" foi quem, Suzana Vieira? Fabio Junior? Mais um fraldinha que o Kim Pasteleiro fez amizade no parquinho?

  5. enganado Postado em 11/Sep/2016 às 18:08

    Atenção PM-SP! Ainda não condecoraram o PM que atirou naquela COMUNISTA??? Mulher Bomba do LULA e DILMA! Enviada por Moscou (leia-se PUTIN) para incendiar o ___braziUSA__! Agente de Fidel Castro infiltrada no pacífico ___braziUSA___? Penso até que esta está muito ligada ao Presidente MADURO, preparando a invasão da Venezuela ao ___braziUSA__ (no you tube, tem até entrevista CAIADO falando sobre a ""invasão"")! ..... Favor uma medalha de Honra ao Mérito ao Comandante da Tropa, bem como ao ""HONESTÍSSIMO"" governador Alckmin ((O tal do TRENSALÃO=inquérito abafado, o mesmo é do P$$$DB e amigo dos Milicos, MORO, FHC, AÓPIO)), ... . Então """Minha JOVEM Joana D'Arc"""este é o preço do GOLPE-2016 pago pelos 54 MILHÕES de eleitores que ousaram votar contra a __rede gRoubo__exércitUSA__FIESP_FIERJ_STF_STJ_AGU_PRG_PM's_P$$DB_DEM_AIPAC_CIA_PF_CNI ... etc. Quem vai pagar o seu prejuizo? O coronel da PM-SP que a desdenhou? ... Os 10P's ainda vão apanhar muito ....., 1964 foi pouco no lombo do POVO do BRASIL. Espero que isto só termine de vez qdo o ___zé çER$R$RA__ """" privatizar de vez"""" o __exercitUSA do ex-BRASIL__. Só assim NÓS os escravos=10P's teremos um pouco de verdade em nossas vidas!