Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 20/Jul/2016 às 15:25
24
Comentários

Médico preso por desviar milhões do SUS era 'militante anti-corrupção'

Nas redes sociais, um discurso moralista em defesa da ética e várias imagens em passeatas "contra a corrupção, a favor do impeachment de Dilma, da prisão de Lula e da extinção do PT". Na vida cotidiana, o neurocirurgião Erich Fonoff integrava esquema fraudulento no SUS. O médico foi preso pela Polícia Federal

médico neurocirurgião Erich Fonoff hc fraude
Erich Fonoff (reprodução)

Revista Fórum

O neurocirurgião do Hospital das Clínicas (SP), Erich Fonoff, especializado em Mal de Parkinson, foi um dos presos em condução coercitiva na última segunda-feira (18) na operação Dopamina, da Polícia Federal.

De acordo com os investigadores, Fonoff e outros médicos faziam parte de um esquema criminoso de desvio de recursos públicos para a compra de equipamentos médicos.

São estimados cerca de R$ 18 milhões de prejuízos aos cofres públicos.

Apesar de, supostamente, ter se beneficiado com desvios de recursos públicos, o neurocirurgião é um assíduo ‘militante’ anti-corrupção.

Desde que a presidente Dilma Rousseff foi eleita em 2014, Fonoff tem frequentado inúmeros protestos pró-impeachment e, pelas redes sociais, pedia o “fim da corrupção”, pregando a prisão do ex-presidente Lula e espalhando boatos como de que o governo federal cortaria o Bolsa Família de quem não votasse em Dilma nas eleições de 2014.

Confira algumas postagens do médico antes de ser preso:

111
333
1112

Entenda o caso

As investigações apontaram que os pacientes com mal de Parkinson eram orientados pelo neurocirurgião Erich Fonoff e pelo diretor administrativo do setor de neurocirurgia do hospital, Waldomiro Pazin, a procurarem a Justiça para conseguir marcapassos cerebrais. Com decisões judiciais, o hospital adquiria equipamentos sem a necessidade de licitação, que custavam cerca de quatro vezes mais que o preço real.

Waldomiro Pazin, Erich Fonoff (responsável por 75% das cirurgias investigadas), Vitor Dabbah, dono da empresa Dabasons, que importava os equipamentos, e Sandra Ferraz, funcionária da empresa, foram alvos de condução coercitiva. De acordo com a PF, os beneficiados com as decisões tinham quadros semelhantes ou até menos graves que outras pessoas que estavam na fila para conseguir o tratamento.

O esquema funcionou de 2009 a 2014, nas gestões tucanas de José Serra e Geraldo Alckmin. Nesse período foram feitas 154 cirurgias de implante para tratamento de Parkinson com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) com ordem judicial. Neste período não houve licitação para compra de marcapassos de maneira regular, e 82 pessoas não conseguiram operar de maneira regular.

A defesa do neurocirurgião Erich Fonoff afirmou que “como médico cirurgião, ele nunca deteve poder para influenciar o processo de compra de equipamentos no Hospital das Clínicas”.

com informações de Folha e Revista Brasileiros

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Postado em 20/Jul/2016 às 15:32

    hahah, ah....a FMUSP. Eles são engraçados por la.

  2. Leonardo Araújo Postado em 20/Jul/2016 às 16:49

    Ainda existem milhares de "revoltados" como esse médico à solta. Registre-se o silêncio cúmplice das panelas.

  3. Marcus Postado em 20/Jul/2016 às 17:30

    Com estas atitudes é que queriam um país melhor......Era para isso que queriam e querem o "golpe".. Eles podem e ainda posam de "DR"

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 20/Jul/2016 às 17:32

    A coxinhada paneleira só faz vergonha. Se procurar na Paulista num desses domingos em que eles se reunem pra encher o saco da nação, encontra sem muito esforço uns 300 mil clones desse lixo aí: """cidadão branco de bem trabalhador honesto com geladeira cheia e óculos de grife que meritocraticamente encheu o bolso suando a camisa pra sustentar vagabundo com o imposto que lhe é roubado""".....e cheio de maracutaia. Não guenta 3 minutos de Google....

  5. DANIEL Postado em 20/Jul/2016 às 17:44

    igual a ele a milhares, de gente sem caráter!

    • Antonio Postado em 20/Jul/2016 às 19:14

      Ele tem caráter, mas é uma peste!!!

  6. Antonio Postado em 20/Jul/2016 às 19:14

    Mandei essa mensagem pra ele: Circula acusação grave ao Sr. na internet e nas páginas politicas, contudo, aguardamos o julgamento conforme estabelece a Constituição Federal, a que todos nós estamos sujeitos, esse mesmo entendimento deveria balizar seus julgamentos referenetao ex-presidente Lula. Agora na condição de réu, caso aplicada a regra antes usada pelo sr. talvez sua cabeça estivesse rolado numa guilhotina, ainda bem que sua regra não vale em uma democracia, a qual agora lhe salva a vida, pois no regime que vc desejava aos outros, vc estaria morto. Pense na possibilidade de estar no outro lado sempre. Meu desejo é que vc não tenha roubado, mas se roubou, lhe desejo décadas de cadeia, e das piores.

    • maco Postado em 21/Jul/2016 às 00:19

      Antonio, o pior de tudo é que mesmo que ele tenha roubado e caso venha ser condenado,não vai pegar cadeia. Já juntou boa grana para pagar bom advogado, é rico, médico, no maaaaaaaaaximo, uma cela especial para o homem branco, terceiro grau completo, médico ( ou seja, acima de Deus)

  7. Aline Postado em 20/Jul/2016 às 19:20

    é um bosta mesmo....

  8. Telmo Postado em 21/Jul/2016 às 10:42

    É possível prevenir?: "Médicos e hospitais corruptos. É possível prevenir?"

  9. sandro Postado em 21/Jul/2016 às 19:31

    Mais um trouxinha pego com a mão na massa.

  10. VERA LUCIA MELLO NUNES Postado em 16/Aug/2016 às 20:02

    Galvão obrigado por ecrever o que eu GOSTARIA de FALAR.

  11. Paulo Postado em 29/Sep/2016 às 14:30

    Então por que um safado rouba do SUS, as milhões de pessoas que foram protestar na Paulista ou bateram panelas são corruptas. Ou melhor, um mortadela chamar o outro de coxinha significa que o 2° é corrupto. Humm... entendi. E os bilhões desviados no Petrolão com ajuda dos tesoureiros do PT são nada perto dos 18 milhões roubados por 2 médicos safados. Excelente ilação. É incrível como o radicalismo petista distorce as coisas.

  12. marcus Postado em 20/Jul/2016 às 18:09

    é......bem que se vê que vc não entende nada..........Amanhã ele muda a cara e vc vota nele...

  13. Leonardo Postado em 20/Jul/2016 às 20:09

    Retardado.

  14. Guilherme Postado em 20/Jul/2016 às 20:26

    já pode ser coxinha burro amigo do FELIPE

  15. Rodrigo Santos Postado em 21/Jul/2016 às 09:05

    Melhor de tudo é ler a matéria e depois lê os comentários. Como não entender o minimo da matéria?

  16. Eduardo Ribeiro Postado em 21/Jul/2016 às 11:25

    Essa meninada é pega em mais uma puta contradição e em vez de se fazerem de mortos, vem e comentam. Aí saí esse rebosteio...eu só fico na dúvida: bandido bom é bandido morto ou só vale quando é a PM paulista arrancando a troco de nada a alma de menino pretinho da favela? """""olha, veja bem.....err....mas é que......mas é que.......######....tela azul da morte"""""

  17. Henrique Postado em 21/Jul/2016 às 11:56

    e você já poderia se matricular em um curso que te ensine a interpretar texto.

  18. Galvão Postado em 21/Jul/2016 às 12:56

    Não tonto ele é do teu partido, bateu panela junto com você. Provavelmente você também é corrupto. Porque, como todo mundo sabe, todo corrupto quer que acabe com o PT. uma hora a casa cai. Caso você não lembre, foi só no governo do PT que a Policia Federal e o Ministério Público pode trabalhar a vontade, prendendo todo corrupto, doa a quem doer. Minto, menos os corruptos do PSDBosta, DEMerda,PMDBosta e outros de direita como você. TROUXA.

  19. Pedro Postado em 21/Jul/2016 às 01:52

    Isso vem sendo dito ha muito tempo anta. De uma coisa eu tenho certeza: você não é colega desse sujeito. Não tem a menor capacidade de estudar onde ele estudou. E olha que é moleza entrar nessa escola ridícula de formação de estuprador. Mas você não entra, nem nascendo de novo.

  20. Pedro Postado em 21/Jul/2016 às 14:43

    Carambolas mesmo. Burro e arrogante! Que bela combinação.

  21. Betina Postado em 21/Jul/2016 às 15:26

    quando falta argumentação as pessoa partem para ofensa pessoal.... tsc tsc tsc que belo exemplo de inteligencia Sr. Pedro. rs

  22. Pedro Postado em 22/Jul/2016 às 17:02

    Betina, xingar um troll não é sinal de burrice. Se você quiser me taxar dessa forma, sirva-se: não preciso da sua opinião. Mas para você, não é Sr, é Dr. ok! E troll: sonolento e sem graça, continua transformando a seção em cloaca.