Ramon Brandão
Colunista
Michel Temer 12/Jul/2016 às 08:00 COMENTÁRIOS
Michel Temer

Indústria sugere aumento da jornada de trabalho para 80h semanais

Ramon Brandão Ramon Brandão
Publicado em 12 Jul, 2016 às 08h00
industria aumento carga horaria trabalho temer
Robson Braga de Andrade, presidente da CNI (reprodução)

Ramon Brandão*

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, afirmou que o governo precisa promover “medidas muito duras” na Previdência Social e nas leis trabalhistas para equilibrar as contas públicas. Citando como exemplo a França, ele afirmou, equivocadamente, que lá é permitido trabalhar até 80 horas [na realidade são 60 horas] por semana.

Nas palavras de Braga: “Nós aqui no Brasil temos 44 horas de trabalho semanais. As centrais sindicais tentam passar esse número para 40. A França, que tem 36 horas, passou agora para 80, a possibilidade de até 80 horas de trabalho semanal e até 12 horas diárias de trabalho”.

E completou: “A razão disso é muito simples, é que a França perdeu a competitividade da sua indústria com relação aos outros países da Europa. Então, a França está revertendo e revendo as suas medidas para criar competitividade. O mundo é assim“, disse o empresário. […] “A gente tem que estar aberto para fazer essas mudanças. E nós ficamos aqui realmente ansiosos para que essas mudanças sejam apresentadas no menor tempo possível.

Leia aqui todos os textos de Ramon T. Piretti Brandão

O presidente não comentou, no entanto, que na mesma França um trabalhador submetido à jornadas de trabalho de mais de 12 horas ganham um salário equivalente, no Brasil, à R$ 11.260,00 em média.

A declaração do presidente da entidade foi feita após uma reunião com o presidente interino, Michel Temer, e cerca de 100 empresários do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Temer deixou o evento sem falar com a imprensa.

Depois da repercussão negativa, a CNI afirmou em nota que seu presidente “jamais defendeu o aumento da jornada de trabalho brasileira, limitada pela Constituição Federal em 44 horas semanais“. Disse, ainda, que “tem profundo respeito pelos trabalhadores brasileiros e pelos direitos constitucionais, símbolo máximo das conquistas sociais de nossa sociedade“.

A nota emitida pela CNI também reafirmou que a entidade é contrária ao aumento de impostos. “Somos totalmente contra qualquer aumento de imposto. O Brasil tem muito espaço para reduzir custos e ganhar eficiência para melhorar a máquina pública antes de pensar em qualquer aumento de carga tributária. Acho que seria ineficaz e resultaria, neste momento, na redução das receitas, uma vez que as empresas estão em uma situação muito difícil“, disse.

A pergunta inevitável é: enquanto o resto do mundo evolui, estaríamos nós retrocedendo ao capitalismo do século XIX?

*Ramon Brandão é mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e colabora para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS