Redação Pragmatismo
Compartilhar
Senado Federal 10/Jun/2016 às 17:17
20
Comentários

Senadores se unem para impedir prisão de Renan, Jucá e Sarney

Aécio Neves, Aloysio Nunes, Ronaldo Caiado, Cristovam Buarque e outros senadores se unem para impedir que Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney sejam presos

senadores renan jucá sarney aécio
Senadores se unem para barrar prisões. Da esquerda para a direita: Aécio Neves, Aloysio Nunes, Ronaldo Caiado. Em pé, Romero Jucá, um dos investigados que pode ser preso

Um encontro de senadores, de diferentes partidos, no gabinete do tucano Tasso Jereissati (CE), nesta quinta-feira, deixou claro que o Senado não está disposto a chancelar o pedido de prisão do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e do ex-presidente da República, José Sarney (PMDB-AP). As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

Os senadores reforçam a necessidade de ter acesso ao teor das gravações para saber se há “algo mais” e rechaçam endossar o pedido da Procuradoria Geral da República, se ele for autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) apenas com base nos trechos já divulgados das gravações feitas por Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro.

Renan adotou o discurso que agrada o espírito de corpo da Casa: de que não há crime emitir opiniões e que se tenta cometer uma “barbaridade” contra ele e a instituição. Apesar de a maioria não querer aprovar uma prisão dos colegas, os senadores dizem que há uma “perplexidade” diante da situação.

O encontro, ocorrido durante um almoço, reuniu os colegas Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB; Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB no Senado; a senadora Ana Amélia (PP-RS); Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), líder do governo interino de Michel Temer; Waldemir Moka (PMDB-MS); Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM no Senado; e até o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que se considera ‘independente’.

De acordo com o relato de participantes, os senadores discutiram a situação e a falta de informação sobre o que realmente há de indícios contra Renan, Jucá e Sarney e que o Senado está numa situação muito “constrangedora”.

Alguns senadores pretendem individualmente reforçar junto ao Ministério Público e ao Supremo Tribunal Federal (STF) a importância de divulgar as informações, conforme pedido já feito pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).

SAIBA MAIS: Acordo gigante é costurado no Senado para salvar Renan Calheiros e Romero Jucá

O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima, disse que estuda entrar até com um habeas data para reforçar o pedido. Segundo o tucano, foi apenas uma conversa sobre os acontecimentos.

informações de O Globo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 10/Jun/2016 às 18:57

    cristovam buarque, hein! q decepção!!!!!!!!!!!!!

    • Vinicius Postado em 11/Jun/2016 às 19:42

      Para mim é o pior de todos, cresceu como político e sempre se elegeu com apoio da esquerda, agora cospe no prato que comeu com discursinhos batidos de MBL e "nova esquerda" , foi do esse aí faz parte do time da Marina Silva e Marta Suplicy, pior que aqui em Brasília esse indivíduo ainda corre risco de ganhar alguma eleição porque ainda tem muita gente que bate palminha para ele. *Outro Vinicius

      • poliana Postado em 12/Jun/2016 às 15:51

        exato, vinicius. ele foi a maior decepção. tinha profunda admiração por ele. pra mim, ao lado do eduardo suplicy, era um dos poucos políticos do cenário nacional q eu admirava. mas jogou toda sua biografia no lixo apoiando o golpe. eterna decepção com o cristovam buarque.

    • JOHN JAHNES Postado em 12/Jun/2016 às 00:40

      • • A história não perdoará nenhum dos golpistas • FORA TEMER • FORA GLOBO • FORA GILMAR • FORA STF • FORA JANOT • FORA MORO • FORA $ERRA • FORA PSDB • FORA PMDB • FORA BANDIDOS DE TOGA • FORA QUADRILHA DO TEMER • FPORA QUADRILHA TUCANALHA • FORA TODOS BANDIDOS GOLPISTAS • . • Lugar de golpista é na cadeia • https://www.youtube.com/watch?v=vmFUl46Ufs4

    • Thiago Teixeira Postado em 13/Jun/2016 às 16:19

      Um lixo.

    • robério batista campos Postado em 14/Jun/2016 às 15:29

      Sentí as ausência de Al Capone e Baby face na reunião dos citados senadores, objetivando livrar a cara dos seus "pares" Uma autentica reunião de meliantes. Surpreende a presença do ate´então angelical, Cristovam Buarque.

  2. antonio Postado em 10/Jun/2016 às 21:20

    Qual o prejuízo para o país se o senado fosse extinto?

    • robério batista campos Postado em 14/Jun/2016 às 15:40

      Prejuízo nenhum , considerando que a nossa federação é uma abstração jurídica. O senado, segundo o grande e saudoso, Darcy Ribeiro é a melhor forma de aposentadoria. São oito anos de bons salários e diversas mordomias. NÃO ESQUECER DOS SUPLENTES , QUE PODEM LA CHEGAR SEM NENHUM VOTO.

  3. marcio ramos Postado em 10/Jun/2016 às 21:46

    Eles estão dizendo assim, foda-se, aqui quem manda é nóis.

  4. sandro Postado em 10/Jun/2016 às 21:58

    Tudo com o rabo preso,e por incrível que possa parecer,heróis dos trouxinhas escondidinhos.

  5. Leonardo Araújo Postado em 10/Jun/2016 às 22:09

    São todos ídolos dos coxinhas.

  6. sidney Postado em 10/Jun/2016 às 22:47

    A canalhice se reúne para impedir o correto. O que esperar de políticos dessa laia? A população tem que realmente tomar a dianteira dos movimentos para impedir o roubo e o saque do país.

  7. Jorge Viana Postado em 11/Jun/2016 às 03:12

    Os próximos da fila, depois de Sarney, Renan, Cunha e Jucá, já se movimentam para tentar se blindarem. Coe Aécio, Coe Aloysio...

    • robério batista campos Postado em 14/Jun/2016 às 15:50

      Aloysio nUNES ( O CHEIRA-O PRÓPRIO-SACO COMO O CONHECIAMOS NO EXILIO EM PARIS, NA DÉCADA DE 70),DEU UMA GUINADA DE 180 GRAUS EM SUA ATUAÇÃO POLITICA. ( DA EXTREMA ESQUERDA PARA A EXTREMA DIREITA). sÃO METAMORFOSES PROPRIAS DOS ARRIVISTAS.I

  8. Márcio Ferreira Postado em 11/Jun/2016 às 08:20

    #DelataVaccari!

  9. Leonardo Araújo Postado em 12/Jun/2016 às 07:47

    A legenda dessa foto ficaria melhor assim: ...da direita para a extrema-direita...

    • Thiago Teixeira Postado em 13/Jun/2016 às 16:21

      E tem um exército de coxinhas no Youtube batendo boca comigo a 3 anos dizendo que PSDB é esquerda.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Jun/2016 às 20:39

        É por causa do "S".

  10. Maurício de Souza Matos Postado em 13/Jun/2016 às 09:27

    Eles sempre foram os defensores da impunidade. Estavam batendo palmas enquanto as baionetas estavam viradas para o PT. Agora que o disco está começando a virar, querem desmoralizar a Lava-Jato que tanto aplaudiram. São todos muito piores que o PT.

  11. Maurício de Souza Matos Postado em 14/Jun/2016 às 09:26

    E tem mais. A conspiração contra a Lava-Jato já começou.A GLOBO não fala mais neles (Renan,Jucá e Sarney) e está diminuindo as notícias sobre corrupção. Querem aplicar a lei do silêncio, até que essa operação caia no ostracismo.