Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 03/Jun/2016 às 10:44
6
Comentários

Pressionado, Gilmar Mendes autoriza abertura de inquérito contra Aécio Neves

Após constatar que estava muito explícita a sua proteção a Aécio Neves, Gilmar Mendes autoriza continuação de inquérito contra o senador tucano. Nesta semana, o procurador-geral Rodrigo Janot desafiou o ministro e pediu publicamente o prosseguimento das investigações

Aécio Neves Gilmar Mendes furnas
Aécio Neves e Gilmar Mendes (folhapress)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou ontem (2) a retomada do inquérito que investiga o senador Aécio Neves (PSDB-MG), um dia após parecer no qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se a favor do prosseguimento das investigações que apuram supostos crimes cometidos pelo senador em Furnas, empresa subsidiária da Eletrobras.

Há duas semanas, o ministro Gilmar Mendes, relator da investigação, suspendeu as diligências e devolveu o processo para o procurador-geral Rodrigo Janot. Na ocasião, ao decidir a questão, Mendes entendeu que não há fatos para uma nova investigação contra o senador, sendo que o procurador pediu o arquivamento de um primeiro pedido em março do ano passado.

Na manifestação protocolada na quarta-feira (1º), além de indicar que há novas provas para o prosseguimento do inquérito, Janot diz que o ministro não pode se recusar a dar prosseguimento ao inquérito sem a anuência da procuradoria. Entre as provas estão os depoimentos do ex-senador Delcídio do Amaral, nos quais Aécio foi citado como recebedor de “pagamentos ilícitos”, feitos, segundo ele, pelo ex-diretor de Furnas Dimas Toledo.

Em nota, Aécio Neves disse que compreende o papel do Ministério Público em dar prosseguimento às investigações, mas que tem a convicção de que sua inocência será provada.

“Tenho a absoluta convicção de que, ao final, ficará provado mais uma vez a minha inocência, como já aconteceu no passado, o que levou, inclusive, ao arquivamento dessas mesmas acusações”, disse o senador.

Agência Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 03/Jun/2016 às 11:42

    Com a licença de Gonzaguinha: ...não dá mais pra segurar, explode, "podridão".

  2. C.Pimenta Postado em 03/Jun/2016 às 14:56

    A estratégia dos golpistas, no momento, é desconstruir a imagem da Presidenta Dilma no que tange à sua integridade e honradez reconhecidas até pelos seus adversários. O PIG promoverá essa campanha com base em mentiras e com a sem-vergonhice que lhe é peculiar.

  3. sandro Postado em 03/Jun/2016 às 18:16

    O beiçola não teve pra onde correr,vamos ver qual será a próxima desculpa.

  4. Deisi Postado em 03/Jun/2016 às 19:41

    Não confio no Beiçola, aí tem, só acredito vendo.

  5. Maurício de Souza Matos Postado em 04/Jun/2016 às 11:08

    Esse Ministro já deveria ter sido expulso do STF há muito tempo, pela sua parcialidade quando se trata de processos contra o PSDB e seus filiados.

    • Thiago Teixeira Postado em 06/Jun/2016 às 12:28

      É ridículo. Pelo menos ele não disfarça como os outros.