Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 12/May/2016 às 13:46
21
Comentários

O 1º pronunciamento de Dilma após a consumação do impeachment

“Sofro a mais devastadora injustiça. É uma das maiores brutalidades contra um ser humano puni-lo por um crime que ele não cometeu”. Em seu primeiro discurso após afastamento, Dilma denuncia chantagens e diz que pode ter cometido erros, mas jamais crime. Confira a íntegra

dilma impeachment pronunciamento
Dilma Rousseff: “É uma das maiores brutalidades contra um ser humano puni-lo por um crime que ele não cometeu”

Cercada pelo ex-presidente Lula, ex-ministros, parlamentares e assessores, Dilma Rousseff fez seu primeiro pronunciamento na condição de presidente afastada (vídeo abaixo).

Em discurso em que reiterou ser vítima de “golpe” e “sabotagem” e não ter praticado qualquer crime, Dilma disse que lutará com todos os instrumentos legais para retornar ao Palácio do Planalto para concluir seu mandato em 31 de dezembro de 2018.

A petista chamou de “farsa jurídica e política” a decisão do Senado de afastá-la por até 180 dias para que responda a processo por crime de responsabilidade. Segundo ela, o que está em jogo não é o seu mandato, mas o respeito às urnas, à democracia e às conquistas sociais dos últimos 13 anos, desde que o PT chegou ao poder. “É uma das maiores brutalidades contra um ser humano puni-lo por um crime que ele não cometeu. Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente. A injustiça é um mal irreparável”, afirmou.

“O que está em jogo é o futuro do Brasil, a esperança de avançar sempre mais. Diante da decisão do senado, quero mais uma vez esclarecer os fatos e denunciar ao país os riscos de um impeachment fraudulento, um verdadeiro golpe”, reforçou.

Dilma afirmou que foi afastada do mandato por nunca ter se curvado a chantagens. “Essa farsa jurídica de que estou sendo alvo deve-se ao fato de que, como presidente, nunca aceitei chantagem dessa natureza. Posso ter cometido erros, mas não cometi crimes”, declarou.

Após o pronunciamento à imprensa no Salão Leste do Palácio do Planalto, Dilma deixou o prédio pela porta da frente – não desceu a rampa, como vinha sendo cogitado – e repetiu o discurso para o público que se reuniu na frente do local. A presidente afastada foi recebida por movimentos sociais aos gritos de “Dilma guerreira da pátria brasileira” e “No meu país eu boto fé, porque ele é governado por mulher”.

Confira a íntegra do pronunciamento da, agora, presidente afastada:

informações de Congresso em Foco e ABR

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Deisi Postado em 12/May/2016 às 14:14

    Se ela tivesse cedido as chantagens do Cunha, não haveria golpe, fico feliz por ela não ter aceito cpmpactuar, com um crápula corrupto, réu no STF, com contas na Suica, O mais importante é ter a consciência tranquila, honrar os votos de 54 milhões de brasileiros. Aplausos a presidente, mulher guerreira, mulher de luta. A dor da ingratidão consomem a alma, deixam marcas profundas, mas na sua história não levará o estigma de que para se manter no poder, se curvou a um verme como Cunha.

    • poliana Postado em 12/May/2016 às 18:55

      Perfeito, deise! Suas palavras me deixaram emocionada!

    • Juliana Postado em 13/May/2016 às 09:15

      Perfeito!

  2. Deisi Postado em 12/May/2016 às 14:20

    Puxando pela memória o presidente dos coxinhas é o terceiro a chegar ao poder por eleição indireta. Que maravilha!

    • Bruno Postado em 12/May/2016 às 16:01

      "O presidente dos coxinhas" Quem votou na chapa foi você, não eu.

      • Deisi Postado em 13/May/2016 às 07:37

        Votei 13 coxinha, se fosse 15 não votaria, e seu presidente sim, esse papinhp não cola nem.com super bonder, sem chance de descolar a imagem dos coxinhas de Temer e Cunha.

      • Bruno Postado em 13/May/2016 às 08:54

        Continue acreditando nisso que você vai longe amiguinha!

    • Júlio Postado em 12/May/2016 às 16:06

      Deise é isso mesmo. É o terceiro presidente sem voto que o PMDB emplaca. Tem direito a pedir música em emissora golpista.

    • Júlio Postado em 12/May/2016 às 16:13

      Sem comentários. Fantástico o discurso e tem meu respeito. Posso parecer repetitivo, mas PORQUE NÃO DENUNCIAR O VERDADEIRO E PRINCIPAL GOLPISTA??????? .... É algum tipo de proteção a globo? Alguém pode me explicar pq nenhum deputado, nenhum senador e no discurso de hoje não acusou a Globo? ?? Não seria um momento ideal para acusar para o mundo essa maldita emissora???

    • Eduardo Ribeiro Postado em 12/May/2016 às 18:30

      Essa contagem é uma vergonha. Fizeram 3 presidentes em 30 anos sem ganhar UM puto de um voto. O "P" do PMDB significa "parasitas".

  3. enganado Postado em 12/May/2016 às 14:33

    A PF_FB, exército, MORO, GILMAR, ROSA WEBER, FUX, FHC, .... deixaram a Presidenta falar, coisa estranha! Pergunta que fica no ar: Quando vão prende-la e o LULA? Aí MORO a bola está contigo, rápido com o processo porque Washington está reclamando a demora porque não tem mais CONSTITUIÇÃO, STF_DB, AGU_DB, qq merda jurídica serve para obedecer. Favor não câmera oculta no banheiro feminino, só escuta! Qto ao LULA mande envenenar a comida. Serviço completo! Assassinos de aluguel na Direita é o que não faltam, aliás pagam bem, né! Fazer o que? DILMA Querida que DEUS a Proteja e aos seus entes Queridos.

  4. eu daqui Postado em 12/May/2016 às 16:00

    Definição perfeita pro asse´dio moral: punição para um crime não cometido, puro castiguismo. E sempre a serviço de interesses escusos.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 12/May/2016 às 16:01

    Dilma guerreira sai de cabeça erguida pela porta da frente. Condução impecável, sem renúncia e sem ceder a chantagens. Se querem o poder por birra, que fique escancarado que tomaram a força rasgando Constituição, cagando nas urnas e usando os métodos mais vis e torpes possíveis. A Presidenta Dilma é a única nessa história sórdida, nojenta, vergonhosa, que vai deitar a cabeça no travesseiro hoje e dormir em paz. Isso não tem preço. Parabens aos envolvidos, e medo do amanhã.

  6. ODECIO Postado em 12/May/2016 às 17:16

    DEVE SER CORNO..ASSUME QUE É ENGANADO....PARABÉNS !

  7. felipe Postado em 12/May/2016 às 17:20

    Quanta insistência em dizer que o Temer é da oposição..... esqueceram da tela na hora de votar com a foto dele, ou mesmo dos discursos da Dilma rasgando elogios a pessoa dele.... até alí era tudo paz e amor e viva Temer como fizeram muitos petistas em um comício, bem patético.

  8. poliana Postado em 12/May/2016 às 18:53

    Essa mulher é uma guerreira! Me representa e me faz sentir orgulho de ser mulher. Gostaria muito de ter estado ali e dar um abraço nela! Q mulher!!!! Um mito! Uma ídola!

    • Deisi Postado em 13/May/2016 às 03:21

      Também me representa Poliana, sinto muito orgulho dessa mulher, a primeira presidente eleita no país, sai pela porta da frente. O presidente dos coxinhas, sem votos, conslirador, traidor, ficha suja, junto com Cunha, representam os coxinhas.Eu também, gostaria muito de estar lá.

  9. pedro Postado em 12/May/2016 às 21:12

    Força Amiga DiLMA voce ainda tem nossa total confiaça, ate breve, 180 dias passam rapido, ai vamos arrancar esse bando de RATOS da politica.

  10. eudes Postado em 12/May/2016 às 21:45

    Collor foi substituído pelo Itamar, deixem de mimimi, Mensalão, Petrolão, BNDES, Pedaladas, o Molusco no Foro de São Paulo... não acredito que isso seja burrice apenas, é caso espiritual mesmo, alguma doença na alma, deve ser por isso que só temos as esquerdas no poder e oposição ...

  11. Felipe Postado em 12/May/2016 às 23:49

    Parabéns Dilma pelo ótimo governo que fez, sqn!!! Pior presidente da história do Brasil.

  12. Sérgio Carneiro Postado em 13/May/2016 às 05:31

    Dilma não desceu pela rampa e ganhei cinquentinha. Desconfiei que ela não é mulher para isso, apostei e ganhei.