Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 19/Apr/2016 às 16:48
52
Comentários

Veja vende Marcela Temer como a 'primeira dama perfeita'

A Veja perdeu mais uma oportunidade de ficar calada. Em tentativa retrógrada, machista e quase desconcertante, tamanha a vergonha alheia, a revista tenta vender Marcela Temer como a primeira-dama perfeita

marcela temer primeira dama revista veja
Vice presidente do Brasil, Michel Temer e sua esposa Marcela Temer (reprodução)

Nathali Macedo, DCM

A revista Veja perdeu mais uma oportunidade de ficar calada.

Numa tentativa óbvia – quase desconcertante, tamanha a vergonha alheia – de colocar Marcela Temer, esposa de Michel Temer, como a primeira-dama perfeita, a revista deu mais um show de machismo e atraso.

Na matéria, Marcela é colocada como “bela, recatada e do lar” – nada mais conveniente para a sociedade patriarcal. Afinal, uma mulher bela, recatada e do lar – tal qual a mulher idealizada da literatura romântica do século XIX – não pisa no calo do machismo.

Ela se contenta com o lugar de inferioridade que lhe foi imposto com uma consciência de subalternidade preocupante.

Como Marcela, ela se satisfaz em ser “o braço direito do seu homem” – porque os seus braços, os seu corpo e a sua mente estão, de fato, unicamente direcionados aos interesses do homem que “a assumiu”. Eis o papel que o patriarcado lhe conferiu.

O tom de admiração e satisfação diante de uma mulher subalterna empregado na matéria é repugnante. Marcela, a mulher linda, elegante, discreta e subserviente é o sonho de consumo da Veja e dos golpistas conservadores.

É a mulher que encontra conforto num casamento tradicional, que precisa de um homem que a proteja e dê significado à sua vida pública – e quando falo em vida pública, refiro-me a tudo aquilo que extrapola os limites do papel de “mulher do lar”.

A Veja quer mulheres que não sustentem, sozinhas, suas próprias vidas, suas próprias lutas, sua própria existência. Que estejam – e se contentem em estar – à sombra de seus homens. Que dependem deles para existirem socialmente e que mantenham a fragilidade que só eles podem alimentar: as princesas perfeitas a espera de um homem forte e corajoso que, finalmente, legitime a sua existência (talvez os editores da Veja estejam lendo muitas histórias da Disney).

Essa mulher – agora representada pela aspirante a primeira-dama do Brasil – é justamente a figura idealizada do Brasil do século XIX (ao ler a matéria, sinto-me em 1850): a mulher pudica, que sempre pede “luzes finíssimas”, que não se atreve a ascender intelectualmente (segundo a matéria, Marcela é bacharél em direito, mas trabalhou pouco e tem um currículo lattes sucinto), que se casa com o primeiro namorado e jamais expressa uma postura libertária.

Marcela Temer é a figura do retrocesso feminista e a Veja parece ter orgasmos com sua mera existência.

A matéria serve para que tenhamos uma noção clara – embora já o saibamos há algum tempo – do que, de fato, tanto incomoda a direita ao ver uma mulher como Dilma Roussef na presidência.

Ao contrário de Marcela, Dilma é tudo que o patriarcado não quer: não obedece aos padrões de beleza estabelecidos, não se curva diante da exigência de subserviência feminina que ainda persiste, não cultiva a delicadeza tradicionalmente feminina (afinal, não somos obrigadas!), luta com as próprias mãos, derrama o próprio suor, e o que é pior: é a mulher mais poderosa do país.

Leia também:
Mulheres ainda precisam enfrentar problemas históricos
Dilma divulga nota de repúdio contra texto da Istoé: “covarde, escandaloso e sexista”

No bom e velho nordestinês: uma mulher de grelo duro.

A Veja, a direita e os golpistas (agora sendo redundante, já que se resumem à mesma coisa) não querem as mulheres poderosas.

Eles querem mais Marcelas e menos Dilmas. Mas continuarão só querendo.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 19/Apr/2016 às 18:19

    A mulher não tem o direito de fazer o q quiser da sua vida? Não estou entendi as criticas à moça.

    • Wylie Postado em 19/Apr/2016 às 19:31

      O Texto foi escrito por uma mulher.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 19/Apr/2016 às 22:31

      Ela pode ser o que quiser. O texto em nenhum momento critica a moça. A crítica é sobre a glamourizaçao deste modelo e sobre a moça ser "a mulher que o patriarcado admite na política brasileira", uma espécie de anti-Dilma. Foda ter que explicar tudo. .

      • Dirck Postado em 20/Apr/2016 às 11:56

        Consta que 90% dos brasileiros não entendem o que leem...

      • Alfa Postado em 21/Apr/2016 às 01:02

        "Marcela Temer é a figura do retrocesso feminista". Eduardo, isto é uma crítica à "moça"? Ou tudo bem ser essa "figura do retrocesso"? É evidente q a "moça" é descrita como uma mulher menos admirável, sobretudo quando ela é usada para enaltecer a presidente Dilma, por comparação. Não vem com essa, Eduardo. O questionamento do Leonardo procede.

    • Débora Postado em 19/Apr/2016 às 22:37

      Você leu o texto? A crítica não é a moça, mas a Veja...

    • Pedro Postado em 20/Apr/2016 às 08:05

      Leonardo, quem critica a moça realmente esta errado: ela faz o que bem entender. O que pode sim ser criticado é a atitude da revista Veja. A reportagem é muito clara na tentativa de elevar valores ultrapassados (que eles têm todo o direito de elevar), numa obvia propaganda de como se comportar, como aparentar e como ser. A moça escolhe o que bem entender: se ela quer ser esposa-troféu de um bandido, é problema e liberdade dela. Mas nos podemos sim criticar o que isso REPRESENTA, não a pessoa. E pior, a atitude da "revista" Veja. Espero que isso pelo menos esclareça alguns pontos de vista e possa aproximar os lados opostos nessa discussão.

    • Rita Candeu Postado em 20/Apr/2016 às 09:59

      a critica não foi à Marcela, mas à Veja era bom 1° aprender ler e entender o que leu

    • Dirck Postado em 20/Apr/2016 às 11:55

      Consta que 90% dos brasileiros não entendem o que leem...

    • Joyce Postado em 21/Apr/2016 às 05:47

      'Tb n entendi! Ta certo que e a veja n pode impor padrões, como sendo os corretos. Mas por ela ser recatada e discreta é discriminada? Cada mulher tem seu jeito e esse é o jeito dela! Deve ser respeitada tb!

      • eu daqui Postado em 22/Apr/2016 às 11:51

        Eu também sou recatada mas por isso memso é que não vou abrir as pernas pra bandoleiro.

    • eu daqui Postado em 22/Apr/2016 às 11:49

      Todo mundo pode ser o que quiser contanto que se assuma.

  2. Max Vanner Postado em 19/Apr/2016 às 19:04

    Esse site já deu o tinha pra dar. Lendo as baboseiras escritas, começo a acreditar que "esse pragmatismo" na verdade é falta r*l* e pelo jeito coordenado por um monte "wyllys". VADE RETRO, ALCIBÍADES!

    • Guilherme Postado em 20/Apr/2016 às 11:08

      Você chama isso de baboseiras pois desconhece a causa sustentada. Se apenas a partir de interpretação de texto e reflexão não foi possível compreender de fato você precisará de um esforço maior. Sendo assim, sugiro que vá ler sobre a socidade patriarcal, status quo e a luta feminista pra poder entender o que está sendo defendido neste texto.

    • Vanderlei Postado em 20/Apr/2016 às 21:19

      suma

      • eu daqui Postado em 25/Apr/2016 às 09:33

        morra

  3. pedro Postado em 19/Apr/2016 às 20:05

    EU ajudo voce entender Leonado, essa moça em troca de grana aceita esse velho vampiro, fazer sexo com ela de tres a cinco dias por mes, entendeu.

    • Leonardo Postado em 19/Apr/2016 às 23:39

      E o q nós temos com isso?

      • Luciana Coelho Postado em 20/Apr/2016 às 10:26

        É mesmo, né? Isso é tão normal! Em quantas novelas da Globo apareceram velhos ricos pegando meninas que poderiam ser suas netas? Só o Antonio Fagundes já pegou umas seis em novelas diferentes. Comprar mulheres top é muito normal no mundo dos políticos e dos poderosos em qualquer lugar do mundo. Mas tenham certeza que é tudo em nome de Deus e da Família.

  4. Pedro Postado em 19/Apr/2016 às 20:12

    O pessoal ainda nao chegou a conclusão que para tomar uma atitude correta, basta fazer o oposto do que a Veja sugere?

  5. Natalia Postado em 19/Apr/2016 às 20:40

    Leonardo, a crítca do texto não foi em relação à Marcela e sim ao artigo da Veja que é repugnante. Inclusive eu achei esse perfil feito pela Veja um desrespeito à vice primeira dama, a trata como uma idiota sem vontades e isso não tem nada a ver com ser dona de casa (muito pelo contrário).

  6. Olavo R G Filho Postado em 19/Apr/2016 às 21:39

    O QUE SE DIZ UMA PRIMEIRA DAMA PERFEITA ,O QUE QUE ELA TEM ASSIM DE TÃO ESPECIAL QUE A REVISTA VEJA SAIBA E O RESTO DOS BRASILEIROS NÃO SABEM E NEM QUEREM SABER .

  7. Débora Postado em 19/Apr/2016 às 22:35

    Bela, recatada e dólar...

  8. Ana Postado em 20/Apr/2016 às 00:48

    Na primeira vez que vi uma foto dela achei que era neta dele. Falando nisso, já nasceu o bebezinho que ele pensa que é dele? Sim porque agora é moda.

  9. Luane Postado em 20/Apr/2016 às 01:05

    Adoro ver os reacionários fervorosos com os textos do PP que detonam abertamente as imbecilidades perpetuadas por essa parcela da sociedade brasileira que pensa que o novo nunca vem, que devemos estagnar na velha política e nos velhos "bons costumes". Acordem meus queridos, olhem pro próprio rabo asqueroso de vocês e repensem seus conceitos do que é certo ou errado. 2016 não tem espaço para uma mulher como Marcela ser vendida como modelo comportamental, apesar dela poder ser a recatada alienada que quiser. Vai ter mulher com cabelo no corpo sim, sem maquiagem, com estria, com a cabeça cheia de ideias a frente de milhares de homens imbecilizados. E se não estão, gostando, podem se mudar para algum lugar que seja vigente com o pensamento de vocês, ta bom? beijos amores

    • Luciana Coelho Postado em 20/Apr/2016 às 10:29

      ...estagnar na velha política e nos velhos "bons costumes". Alô?? Você também está à venda, Lu?

  10. Ana Postado em 20/Apr/2016 às 02:05

    michel temer, o maior pedófilo da história do brasil

    • Helena/S.André SP Postado em 20/Apr/2016 às 11:36

      Putz! Pior é que é verdade, pois quando ela nasceu, Temer já tinha 43 anos.

  11. João Paulo Postado em 20/Apr/2016 às 07:46

    Muito mimimi. Não sei do passado dela. Não interessa se ela casou virgem ou era modelo "book rosa" (ela era recepcionista em eventos e casou com esse gostosão de quase 80 anos, tirem suas conclusões), se ela não trabalha, se ela é sustentada pelo marido, se ela é a mulher mais inteligente do mundo (apesar de não ter compartilhado publicamente sua sabedoria) ou uma fútil, etc. O simples fato de estar casada com esse golpista, vagabundo, CAPACHÃO do Cunha (verdadeiro futuro presidente da Colônia Fedorativa do Brazil - USA) já diz muito sobre a possível índole dessa figura desprezível e irrelevante no cenário nacional, estadual, municipal e, inclusive, da rua onde ela mora.

  12. Stella Postado em 20/Apr/2016 às 10:07

    Nossa,tá ruim, hein? Tenta reler a matéria com calma, bem devagar. Assim, talvez, vc consiga entender a crítica feita pela autora da matéria.

  13. sandro Postado em 20/Apr/2016 às 12:01

    Deita, rola, morta.Mais golpista que o marido.

  14. Rodrigo Postado em 20/Apr/2016 às 15:14

    (Outro Rodrigo) Fez foi pintá-la, sim, como mero objeto.

  15. Rodrigo Postado em 20/Apr/2016 às 15:16

    (Outro Rodrigo) Isso não é expressão nordestina. Jamais foi.

  16. Anne Postado em 20/Apr/2016 às 16:18

    HAHAHAHAHAHAHA.. Naro e a amplitude intelectual de uma colher de chá! Que profunda análise da participação das mulheres na política... ahahahaha! Quarta série A ou B, neném?

    • Anne Postado em 21/Apr/2016 às 14:39

      "Um comentário de internet"... UM.... ehehe, você não é pouco cara-de-pau, né.

  17. sergio50 Postado em 20/Apr/2016 às 16:36

    No ideário machista dos coxinhas de nada importa o fato destes senhores terem idade para ser avós de suas "prendas", e que suas virilidades sejam apenas antigas recordações. O que vale mesmo é mostrar o "troféu" nos rega-bofes, como a dizer: foi o meu dinheiro que a conquistou, mas não importa, é minha!

    • eu daqui Postado em 22/Apr/2016 às 08:52

      Deixa de hipocrisia: nesse ponto especifico aí, o Michel Temerario representa muito bem o homem brasileiro: quanto mais jovem e mais capacho, mais vale como trofeu.

  18. pedro Postado em 20/Apr/2016 às 19:55

    Ah velho, vaza.

    • Pedro Postado em 21/Apr/2016 às 06:03

      Vaza cara. Tu so falas bobagem. Nem de direita tu és. Eh pura trollagem: tu és cadeirante, tas doente em casa, não tem o que fazer? E se quiseres trollar, posso te esculachar o quanto eu quiser. Tu nunca falaste nada verdadeiro aqui: so mentes e falas bobagens.

    • Pedro Postado em 21/Apr/2016 às 13:39

      Eu leio o que eu quiser. E respondo e xingo o quanto eu quiser. Você é contra essa liberdade? Você so fala bobagem, e sequer tem algo a dizer. Vem para causar, para encher o saco, vai ser "do contra" que nem criança birrenta. Eh um babaca, não tem nada para contribuir. Suma, va embora, vai comentar no Blog do Reinaldo Azevedo. Eh masoquismo então? Quer dizer que um babaca como você vem buscar noticias da qual discorda para, invés de argumentar um ponto de vista antagônico fazer birras babacas e sem conteúdo? E temos que acreditar que isso é sério. Eh Brasil imbecil, todos conhecem trote, pegadinha, sua única intenção é encher o saco. Você nem acredita em nada que escreve: quer apenas ser chato.

  19. pedro Postado em 20/Apr/2016 às 20:40

    Nossa que legal, pela primeira vez na historia o Brasil ter a (PRIMEIRA NETA DAMA)gostou dessa JOSE SIMÂO

    • eu daqui Postado em 22/Apr/2016 às 08:51

      Inveja de que? Do banquete de carniça à disposição dela todo dia? kkkkkkkkk

    • eu daqui Postado em 25/Apr/2016 às 09:34

      Os professores de historia que tive em casa passam longe desse estereotipo aí....

  20. Luane Postado em 21/Apr/2016 às 05:06

    E você com isso meu amor? Vai querer tabelar o meu corpo, é isso?

  21. Pedro Postado em 21/Apr/2016 às 06:04

    Ninguém nunca falou isso no nordeste. Outra mentira tua.

    • Pedro Postado em 21/Apr/2016 às 13:41

      Essa expressão nao é usada em lugar nenhum do nordeste. Se a autora do texto e você são idiotas o suficiente para não saberem disso, não é problema meu. Apenas informo a você e sua amiga autora do texto, que essa expressão é dita por uma totalidade de zero pessoas. Imbecil.

  22. Jonas Schlesinger Postado em 23/Apr/2016 às 17:10

    ehehehehehehehee morrendo de rir com os comentários. Marcela Temer, minha filha, tenho 24 anos, sou caucasiano, branco, gostoso, com cheiro de jovialidade aqui. Larga mão desse véi kkkkkkkk eu comia, e comia fácil.

  23. enganado Postado em 24/Apr/2016 às 10:22

    naroX, Vc só escreve merda! Aliás a Direita toda devem ter feito uma renovação para as próximas eleições. FHC=Ali Babá, AÓPIO, Temer=RATAZANA, ... os já trocaram de mulher. Acredito que o CÚnha não trocará porque a sua sirigaita ainda retém boa parte da grana nas contas na Suíça. E vc vai trocar de macho?

    • Jonas Schlesinger Postado em 24/Apr/2016 às 23:28

      Se ele quiser tem um ativo aqui, mas esse c* é tímido demais. :3

  24. Strazzo Postado em 25/Apr/2016 às 23:06

    Pragmatismo falando da Veja, é o mesmo que o emporcalhado falando do enlameado..

    • eu daqui Postado em 27/Apr/2016 às 09:47

      APOIADO: IMPEDIMENTO PRA TODOS: PT, TUCANALHA, LEGISLATIVO E STF TAMBÉM. E que venha o novo..........

  25. FERNANDO Postado em 29/Apr/2016 às 06:03

    OLHA O TEMER PODE NÃO PRESTAR PARA SER UM BOM PRESIDENTE, MAS PARA SER UM BOM CORNO COM UMA MULHER DESSA, QUALQUER UM SERIA COM CERTEZA!