Redação Pragmatismo
Impeachment 27/Abr/2016 às 11:42 COMENTÁRIOS
Impeachment

PSDB e DEM farão parte de possível governo Temer

Publicado em 27 Abr, 2016 às 11h42

O PSDB, partido derrotado nas urnas na última eleição presidencial, deve chegar ao poder caso Michel Temer assuma o Palácio do Planalto. Os tucanos fizeram uma série de exigências e todas devem ser aceitas pelo atual vice-presidente da República. DEM também deve ficar com ministérios

Aécio Temer PSDB impeachment Anastasia
Michel Temer e Aécio Neves. Ao fundo, Antonio Anastasia, relator da comissão do impeachment no Senado Federal

Além da oferta de ministérios, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) estuda negociar com o PSDB o comando da Câmara dos Deputados a fim de garantir o apoio dos tucanos a seu provável governo.

A ideia agrada a lideranças de partidos que defendem um maior equilíbrio de forças entre as siglas no Congresso. Basicamente, essas lideranças não querem que o PMDB fique ao mesmo tempo com as presidências da República, do Senado e da Câmara.

Atualmente, os peemedebistas detêm as maiores bancadas nas duas Casas do Congresso. Por isso, desde fevereiro de 2015, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) comanda a Câmara e Renan Calheiros (PMDB-AL), o Senado.

PSDB volta ao poder sem votos

A caminho de completar 14 anos na oposição, os dois principais adversários políticos do PT estão prestes a retornar ao primeiro escalão do governo federal. Além do PSDB, Michel Temer decidiu incluir o DEM na sua equipe ministerial.

Para o DEM, será destinado pelo menos um ministério, provavelmente o das Comunicações. Por ora, os nomes mais cotados são os de José Carlos Aleluia (BA) e Mendonça Filho (PE). Temer cogita também indicar Rodrigo Maia (RJ) para a função de líder do governo na Câmara.

Na noite desta terça-feira (26), Temer reuniu-se com os líderes do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), e no Senado, Cássio Cunha Lima (PB). Disse que chamará na semana que vem o presidente da legenda, Aécio Neves.

Temer entendeu que, para ter os tucanos em sua equipe, precisará negociar com a legenda, sem cooptações individuais.

Substituto de Dilma, Temer recebeu também na noite passada a visita do prefeito de Salvador, ACM Neto, principal estrela do DEM fora do Congresso.

Conversaram sobre o retorno da legenda à Esplanada. E acertaram que o arremate da negociação será feito em reunião com a participação do senador Agripino Maia (RN), presidente do DEM federal.

informações de Agência Estado e Folhapress

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS