Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 27/Apr/2016 às 11:42
24
Comentários

PSDB e DEM farão parte de possível governo Temer

O PSDB, partido derrotado nas urnas na última eleição presidencial, deve chegar ao poder caso Michel Temer assuma o Palácio do Planalto. Os tucanos fizeram uma série de exigências e todas devem ser aceitas pelo atual vice-presidente da República. DEM também deve ficar com ministérios

Aécio Temer PSDB impeachment Anastasia
Michel Temer e Aécio Neves. Ao fundo, Antonio Anastasia, relator da comissão do impeachment no Senado Federal

Além da oferta de ministérios, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) estuda negociar com o PSDB o comando da Câmara dos Deputados a fim de garantir o apoio dos tucanos a seu provável governo.

A ideia agrada a lideranças de partidos que defendem um maior equilíbrio de forças entre as siglas no Congresso. Basicamente, essas lideranças não querem que o PMDB fique ao mesmo tempo com as presidências da República, do Senado e da Câmara.

Atualmente, os peemedebistas detêm as maiores bancadas nas duas Casas do Congresso. Por isso, desde fevereiro de 2015, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) comanda a Câmara e Renan Calheiros (PMDB-AL), o Senado.

PSDB volta ao poder sem votos

A caminho de completar 14 anos na oposição, os dois principais adversários políticos do PT estão prestes a retornar ao primeiro escalão do governo federal. Além do PSDB, Michel Temer decidiu incluir o DEM na sua equipe ministerial.

Para o DEM, será destinado pelo menos um ministério, provavelmente o das Comunicações. Por ora, os nomes mais cotados são os de José Carlos Aleluia (BA) e Mendonça Filho (PE). Temer cogita também indicar Rodrigo Maia (RJ) para a função de líder do governo na Câmara.

Na noite desta terça-feira (26), Temer reuniu-se com os líderes do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), e no Senado, Cássio Cunha Lima (PB). Disse que chamará na semana que vem o presidente da legenda, Aécio Neves.

Temer entendeu que, para ter os tucanos em sua equipe, precisará negociar com a legenda, sem cooptações individuais.

Substituto de Dilma, Temer recebeu também na noite passada a visita do prefeito de Salvador, ACM Neto, principal estrela do DEM fora do Congresso.

Conversaram sobre o retorno da legenda à Esplanada. E acertaram que o arremate da negociação será feito em reunião com a participação do senador Agripino Maia (RN), presidente do DEM federal.

informações de Agência Estado e Folhapress

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 27/Apr/2016 às 12:50

    Se é para arrebentar com o patrimônio da nação, entrega logo para quem é "profissional" do ramo.

  2. Thiago Lopes Postado em 27/Apr/2016 às 13:38

    Nós vamos colocar o Lula na presidência em 2018. Vcs vão ter que nos engolir.

    • Jonas Schlesinger Postado em 27/Apr/2016 às 17:40

      Ou não, pois tem uma PEC rolando na câmara que impede uma pessoa sem diploma acadêmica se eleger.

      • poliana Postado em 27/Apr/2016 às 20:36

        seria facilmente derrubada pelo STF diante de sua flagrante inconstitucionalidade!! não leve isso a sério, jonas. mais uma tentativa DESESPERADA de n ter lula como candidato em 2018. prendê-lo q é bom, nada né???!! então tá...

      • poliana Postado em 27/Apr/2016 às 20:45

        PEC essa facilmente derrubada no Supremo, por ser flagrantemente inconstitucional, jonas. apenas mais uma tentativa de impedirem a candidatura de lula em 2018, já que prender q é bom, nada né??!!!

      • Jonas Schlesinger Postado em 27/Apr/2016 às 21:59

        Mas o Supremo já derrubou? Teremos 2 anos com a direita no poder. Eles farão de tudo para aprovar qualquer lei para petista nunca mais voltar ao poder. E outra, eu sou a favor da PEC porque impediria analfabetos e idiotas entrarem na política. Nada contra o Lula, mas seria um grande favor à nação e ao congresso saírem da vida pública esses sanguessugas. Existem políticos com dificuldades de ler, escrever, balbuciam qualquer merda, falam palavrões... Enfim, vamos aguardar.

      • poliana Postado em 28/Apr/2016 às 15:40

        não, jonas.ainda é um projeto. assim q virar lei, algum dos legitimados constitucionais certamente arguirão sua inconstitucionalidade perante o Supremo. aí sim ele se manifestará. mas n acredito q isso passe pq prejudicaria demais a maioria dos candidatos do nosso cenário político, pois a maioria esmagadora desses indivíduos não tem nível superior. vc percebeu isso claramente nakela famigerada votação. os caras malmente sabiam o plural...vc acha mesmo q eles tem diploma? mas enfim..creio q n passe não. é apenas mais uma tentativa desesperada de impedir a volta de lula já q até hj n conseguiram prendê-lo.

      • Denisbaldo Postado em 28/Apr/2016 às 17:04

        Provavelmente irão aprovar uma Emenda Constitucional impedindo a reeleição de presidentes já empossados anteriormente, inviabilizando a candidatura de Lula. E tem mais, não acredito que ele tenha mais condições de governar nosso país depois de todo o ocorrido. De qualquer maneira, qualquer candidato que ele apoiar será eleito. Xeque mate.

  3. eu daqui Postado em 27/Apr/2016 às 13:46

    Agora é salve-se quem puder. Lá vem eles de novo: o bumerangue da história com fúria redobrada, nutrida pelos extremismos petistas. Eu avisei, hein?

  4. poliana Postado em 27/Apr/2016 às 14:14

    que lindo!!! orgulho!! é uma felicidade q n cabe dentro de mim!!!

  5. Deisi Postado em 27/Apr/2016 às 14:28

    O PSDB e o Dem, só serão governo por causa do golpe, porque no voto perderam quatro. Participando de um governo inlegitimo, nunca mais voltarão ao poder, tiveram uma experiência na marcha dos coxinhas, quando Alckimim e Aécio, foram a paulista e tiveram que se esconder. Em 2018, Lula de novo, nos braços do povo, com uma renovação completa do legislativo. Em nome de Jesus.

    • Jonas Schlesinger Postado em 27/Apr/2016 às 17:42

      Talvez sim, talvez não. Há uma PEC que está rolando na câmara que impedirá pessoas se elegerem para cargos eletivos caso não tenham diploma acadêmico. Se o impeachment que era algo mais improvável eles conseguiram realizar o milagre, imagine isso. Salve-se quem puder!

  6. Eduardo Ribeiro Postado em 27/Apr/2016 às 15:17

    Temer/Cunha + PSDB + DEM + FIESP. A definição de "terra arrasada" vigente atualmente - período imediatamente pós-2002, quando chegou ao fim o estupro de FHC contra a nação - ficará ultrapassada e terá que ser atualizada. Parabéns a todos os envolvidos. Tá aí o que vocês queriam. E lembrando que é só o começo das dores.

    • Jonas Schlesinger Postado em 27/Apr/2016 às 17:48

      Pois é, Eduardo Ribeiro. O Michel Temer não honrou ser vice-presidente. Como assim honrar? Itamar Franco não moveu 1 palha sequer para articular seu governo interino. O vice, ele devia ser aliado do seu cabeça de chapa até o último momento; porém não foi o que vimos. Ele está se comportando como candidato de oposição à sua presidente, isso é grave. E outra coisa, se o PMDB e a oposição conseguiram derrubar a Dilma por meio de um impeachment (que era algo inimaginável), imagine aí uma PEC rolando na câmara dos deputados que impede a candidatura para cargos eletivos de pessoas sem diplomas acadêmicos - o que inviabilizaria o retorno do Luiz Inácio à presidência em 2018.E é uma emenda constitucional. Enfim, nunca fui a favor do governo Dilma mas há um oceano que difere alguém pressionar o governo por melhorias e tirá-lo na base do pé na bunda.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 28/Apr/2016 às 10:34

        O panorama é tão desolador que nem duvido que essa barbaridade dessa PEC um dia venha a ser aprovada. Flagrantemente inconstitucional, mas depois do que se viu e do que está se vendo ainda, uma "PEC anti-Lula" (literalmente é isso que ela é) é coisa até pequena. Quem pagou quer Lula fora do jogo. Não vão conseguir prender o monstro. Mata-lo abertamente é inviável, pega mal. "Suicida-lo" como fizeram com Herzog por exemplo, não enganaria ninguém. Tem que inviabilizar ele pra 2018 de algum jeito. Como uma PEC que "impede a candidatura para cargos eletivos de pessoas com menos de 10 dedos nas mãos" também seria inviável, inventaram essa do diploma. E o puteiro vai ficando cada vez mais louco. Parabéns pros envolvidos, mais uma vez.

  7. André Nelson Postado em 27/Apr/2016 às 16:41

    Dilma, como eu gostaria que voce estivesse totalmente certa a respeito de que o nosso povo não vai permitir quaisquer retrocessos. Isso aí no poder é o que se pode chamar E registrar até em dicionário. RETROCESSO.

  8. sandro Postado em 27/Apr/2016 às 16:43

    Muito cacique pra pouco índio,aí vem o SUPER, HIPER, MEGA ministério,ainda tem,pr,pp,sd,psc,ptb,psb,outros nanicos e o próprio pmdb.

  9. Deisi Postado em 27/Apr/2016 às 20:36

    Temer, vai ter que se virar nos mil, na hora de distribuir os cargos, para toda corja.

  10. enganado Postado em 28/Apr/2016 às 01:08

    Já imaginaram se o LULA der a ordem de paralisar o BRASIL, e os 7P´s cruzarem os braços? Gostaria se saber como ficaram esse Patriotas da fotografia. Olha gente, não está muito longe disto, não! Vamos ver se conseguem governar! Quero ver! O mínimo vai ser a matança do gen. Mourão e do BOÇAL-naroX aos 7P´s. Vai ter luta, a coisa não vai ficar no barato. Aguardem! Vamos ver quem pode mais!

  11. Sérgio Carneiro Postado em 28/Apr/2016 às 04:52

    "PSDB e DEM farão parte de possível governo Temer". Possível ???? Possível é aquilo que pode ser verdadeiro, que talvez exista ou algo admissível. O correto seria " PSDB e DEM farão parte do governo Temer"

  12. Thiago Teixeira Postado em 28/Apr/2016 às 07:14

    PSDB e DEM farão parte do governo Golpista. Isso sim.

  13. Phelipe Postado em 28/Apr/2016 às 07:58

    Agora fudeu tudo. Classe média que se achava rica, bem feito, vão se arrepender diariamente.....e os pobres, Infelizmente, voltarão a ser miseráveis..... Brasil de alienados de uma mídia PILANTRA E GOLPISTA é isso aí....

  14. Maurício de Souza Matos Postado em 28/Apr/2016 às 09:35

    Que foto linda essa dos TRAIDORES DA PÁTRIA.

  15. enganado Postado em 28/Apr/2016 às 09:45

    Favor acrescentar ao novo governo, junto com o P$$$DB e DEM, o PCC-Marcola e VC-Fernadinho Beira Mar. ___“”BRAzIL, Pátria de Injustiças, Viciados em cocaína e Ladrões”” ___ “”Golpe é na gRoubo””__ .