Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 20/Apr/2016 às 17:48
30
Comentários

Palmatória e pau de arara: Dilma conta detalhes de como foi torturada

"A pior coisa que tem na tortura é esperar, esperar para apanhar", afirmou Dilma, que sofreu choques elétricos, passou pelo pau de arara e dividiu a cela com uma mulher grávida. A presidente conta ainda como perdeu um dente após ser esbofetada. Seu relato é tão estarrecedor quanto o de outras vítimas

dilma ditadura tortura
Relato de Dilma sobre tortura sofrida na ditadura é estarrecedor (Imagem: A jovem Dilma Rousseff)

Jornal GGN

Em dezembro de 2014, foi divulgado o relatório da Comissão Nacional da Verdade, que detalha como a tortura era praticada por agentes do Estado durante o regime militar.

Na época, a presidente Dilma Rousseff era uma das líderes da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares, e foi presa em janeiro de 1970. Em relato para a Comissão Estadual de indenização às Vítimas de Torturas de Minas Gerais, em 2001, Dilma relatou as torturas que sofre e como teve um dente arrancado a socos.

“A pior coisa que tem na tortura é esperar, esperar para apanhar”, relatou, contando que sofreu choques elétricos e foi amarrada em um pau de arara. “Me deram um soco e o dente deslocou-se e apodreceu. Tomava de vez em quando Novalgina em gotas para passar a dor. Só mais tarde, quando voltei para São Paulo, o Albernaz completou o serviço com um soco arrancando o dente”, disse Dilma.

Leia mais abaixo em reportagem publicada pelo portal Terra, em 2014:

“Você vai ficar deformada e ninguém vai te querer. Ninguém sabe que você está aqui. Você vai virar um ‘presunto’ e ninguém vai saber”, era uma das ameaças ouvidas de um agente público no período em que esteve presa.

O relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), divulgado na quarta-feira, detalhou como a tortura era praticada por agentes públicos durante o período militar. As informações contidas nos depoimentos dão uma noção mais clara dos requintes de crueldade sem poupar nem mesmo mulheres, adolescentes ou inocentes presos de forma clandestina e sem qualquer direito básico a defesa, algo injustificável mesmo por aqueles que pregam a volta dos militares como se vê em algumas manifestações ou se ouve de alguns parlamentares.

Naquela época, a presidente Dilma Rousseff era uma das líderes de uma organização chamada Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Ela foi presa em janeiro de 1970, pela Operação Bandeirante. Assim como outros opositores do regime militar, Dilma foi torturada e até hoje alega sofrer com sequelas físicas e psicológicas.

No relato que fez à Comissão Estadual de indenização às Vítimas de Tortura de Minas Gerais, em 2001, Dilma conta como teve um dente arrancado a socos, sobre as sessões de tortura (algo que parecia ser uma praxe entre os presos interrogados), sobre ser amarrada em um pau de arara e sobre os choques.

Eu vou esquecer a mão em você. Você vai ficar deformada e ninguém vai te querer. Ninguém sabe que você está aqui. Você vai virar um ‘presunto’ e ninguém vai saber”, era uma das ameaças ouvidas de um agente público no período em que esteve presa. “Tinha muito esquema de tortura psicológica, ameaças (…) Você fica aqui pensando ‘daqui a pouco eu volto e vamos começar uma sessão de tortura’”, contou Dilma.

Dilma foi levada para a Operação Bandeirante no começo de 1970, em Minas Gerais. “Era aquele negócio meio terreno baldio, não tinha nem muro direito. Eu entrei no pátio da Operação Bandeirante e começaram a gritar: ‘Mata!’, ‘Tira a roupa’, ‘Terrorista’,’Filha da puta’, ‘Deve ter matado gente’. E lembro também perfeitamente que me botaram numa cela. Muito estranho. Uma porção de mulheres. Tinha uma menina grávida que perguntou meu nome. Eu dei meu nome verdadeiro. Ela disse: ‘Xi, você está ferrada’. Foi o meu primeiro contato com o ‘esperar’. A pior coisa que tem na tortura é esperar, esperar para apanhar. Eu senti ali que a barra era pesada. E foi. Também estou lembrando muito bem do chão do banheiro, do azulejo branco. Porque vai formando crosta de sangue, sujeira, você fica com um cheiro”, relata.

Oficialmente, a tortura sempre foi negada pelos militares. De acordo com o relatório da CNV, era uma prática instituída dentro do regime militar, inclusive com premiação de torturadores com a Medalha do Pacificador.

No caso de Dilma, o principal responsável pela tortura era o capitão Benoni de Arruda Albernaz. “Quem mandava era o Albernaz, quem interrogava era o Albernaz. O Albernaz batia e dava soco. Ele dava muito soco nas pessoas. Ele começava a te interrogar, se não gostasse das respostas, ele te dava soco. Depois da palmatória, eu fui pro pau de arara”, conta. Albernaz era o chefe da equipe A de interrogatório preliminar da Oban quando Dilma foi presa, em janeiro de 1970.

Dente arrancado a socos

Um dos pontos mais gráficos nos trechos do depoimento de Dilma contidos no relatório fala sobre o episódio no qual teve um dente arrancado a socos, que lhe acarretou sequelas até os dias atuais. “Uma das coisas que me aconteceu naquela época é que meu dente começou a cair e só foi derrubado posteriormente pela Oban. Minha arcada girou para outro lado, me causando problemas até hoje, problemas no osso do suporte do dente. Me deram um soco e o dente deslocou-se e apodreceu. Tomava de vez em quando Novalgina em gotas para passar a dor. Só mais tarde, quando voltei para São Paulo, o Albernaz completou o serviço com um soco arrancando o dente”, conta Dilma.

Mas para estas pessoas, a principal memória dos dias em que foram submetidos a práticas desumanas e quase medievais de tortura, em pleno século 20, são as sequelas que perpetuam até hoje em suas vidas.

Acho que nenhum de nós consegue explicar a sequela: a gente sempre vai ser diferente. No caso específico da época, acho que ajudou o fato de sermos mais novos, agora, ser mais novo tem uma desvantagem: o impacto é muito grande. Mesmo que a gente consiga suportar a vida melhor quando se é jovem, fisicamente, mas a médio prazo, o efeito na gente é maior por sermos mais jovens. Quando se tem 20 anos o efeito é mais profundo, no entanto, é mais fácil aguentar no imediato.

Fiquei presa três anos. O estresse é feroz, inimaginável. Descobri, pela primeira vez que estava sozinha. Encarei a morte e a solidão. Lembro-me do medo quando minha pele tremeu. Tem um lado que marca a gente o resto da vida.

Quando eu tinha hemorragia – na primeira vez foi na Oban – pegaram um cara que disseram ser do Corpo de Bombeiros. Foi uma hemorragia de útero. Me deram uma injeção e disseram para não me bater naquele dia. Em Minas Gerais, quando comecei a ter hemorragia, chamaram alguém que me deu comprimido e depois injeção. Mas me davam choque elétrico e depois paravam. Acho que tem registros disso até o final da minha prisão, pois fiz um tratamento no Hospital de Clínicas.

As marcas da tortura sou eu. Fazem parte de mim”, relatou Dilma.

Lendo relatos como esse, seja da presidente ou de qualquer outra pessoa que esteve custodiada pelos militares naquela época, fica claro que, independente da orientação política ou do que cada um acredita, uma sociedade civilizada não deveria compactuar ou esquecer da selvageria que foi praticada naquela época e que se perpetua até hoje, de forma arbitrária, entre as camadas mais pobres, talvez como resquícios daqueles tempos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Paula Postado em 20/Apr/2016 às 18:22

    E lendo isso me vi assistindo um filme de terror, não aquele terror que estão acostumados, o terror do susto. Mas sim o terror psicológico, o medo de saber que isso aconteceu e muita gente se calou. Medo em pensar que domingo torturadores foram homenageados e que a população clama pelo golpe, pela intervenção militar. 64 é uma mancha na nossa história, nas nossas vidas. Assombroso.

  2. Débora Postado em 20/Apr/2016 às 19:55

    Não consegui conter as lágrimas...

  3. Fabiane Postado em 20/Apr/2016 às 20:49

    Era essa mulher que eu queria ver como presidenta. Não uma mulher acuada, perecendo frente aos torturadores modernos da Câmara e do Mercado. ...

    • Moacir Postado em 21/Apr/2016 às 11:52

      O país mudou. Já se pode dispensar tais heroísmos (o projeto militar de Grande Potência está morto). Sobrou o Brasil Globalizado. Precisamos agora nos opor a essa cultura do ódio, que prospera em nossa classe média, pelo pavor de perder alguns privilégios frente à ascensão social dos "de baixo".

  4. João Paulo Ferreira de As Postado em 20/Apr/2016 às 21:25

    Impressionante. Esses caras eram uns monstros. A vida vai cobrar muito deles, se já não cobrou.

  5. sandro Postado em 20/Apr/2016 às 21:26

    Guerreira,obrigado por lutar por mim sem mesmo me conhecer.

  6. enganado Postado em 21/Apr/2016 às 10:01

    Querida DILMA que DEUS no seu Infinito Perdão, Sabedoria e Paz lhe dê Paz muita sabedoria para vencer mais esta parada, pois nesta mesma época de seus sofrimentos os AÓPIO´s estavam nos bares das grandes cidades torrando grana roubada dos 7P´s. Que DEUS te Abençoe, DILMA, e muito obrigado pela coragem que tiveste. Só para quem sabe: ""Agripino Maia e ainda teve a coragem que querer afirmar que nestes interrogatórios tu mentiste"". A sua resposta a este corno fdp, foi muito elegante, pois se fosse eu mandava esse corno por sua MAMÃE no Pau de Arara e ver o que a mesma responderia, ou seja, contando a verdade e entregando os companheiros de luta, traidora! Um beijo de muito carinho, enganado. ____"" BRAzIL, Pátria das Injustiças, Viciados e Ladrões"". ____ Golpe é na gRoubo ___ .

    • enganado Postado em 22/Apr/2016 às 10:33

      A "GILMA" pelo que sei acredita! Mas o seu ídolo __F H C__ se disse ""ATEU"", acrescentaria mais ainda, o mesmo é também Á-TOA, IMUNDO, ASSASSINO porque sugeriu a Miriam Dutra que fizesse ABORTO de filho TOMÁS. Vc só escreve merda! Vai ler! ____"" BRAzIL, Pátria de Injustiças, Viciados e Ladrões"". ____ Golpe é na gRoubo ___ .

    • Galvao Postado em 22/Apr/2016 às 16:18

      Naro(zista) vai tomar no cú. Beba um litro de gasolina e engole um isqueiro aceso, vai te fazer um bem danado e um enorme bem ao resto da população.

    • Pedro Postado em 26/Apr/2016 às 04:13

      Como você sabe`

  7. Richard Postado em 22/Apr/2016 às 12:51

    "O soldado Mario Kozel Filho, ao contrário, que era um jovem cumprindo serviço militar, foi brutalmente assassinado pela Vanguarda Popular Revolucionária, VPR, onde Dilma era uma das líderes e planejava os atentados terroristas, segundo ela mesmo declarou várias vezes. Mário, o jovem de 18 anos, foi atingido por uma bomba lançada pelo grupo armado da Dilma e pedaços do seu corpo foram achados a 400 metros de distância" O grupo da Dilma era um santo e não fazia nada.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 22/Apr/2016 às 14:32

      Kozel é irrelevante. Inimigo do povo. Foda-se ele.

      • enganado Postado em 22/Apr/2016 às 18:16

        Richard, no calor da batalha vale tudo, salve-se quem puder! Mas colocar uma pessoa no pau de arara a sangue frio, estupra-las, dar porradas com pessoas amarradas, .... , é isse o ponto do debate. Qdo foi que a DILMA torturou alguém? NUNCA! Se ela atirou, atiraram nela também, então, zero x zero, estamos a quite. Nas passeatas em S. Paulo o cel. Metralha, aquele assassinou pelas costas 5 estudantes com rajadas de metralhadora, estava dando autógrafos para ESTUDANTES COXINHAS. Muito sadio os Coxinhas, maravilhosos, estupendos, formidável! Do jeito que a coisa vai a ___rede gRoubo___ fomentou esta divisão do BRASIL, ___"""7P´s x Coxinhas"""___ não tenho o mínimo escrúpulo de desejar uma ""Guerra Civil"", porque aí sim a Direita Festiva Comprada pelos Anglo-SIONISTAS da AIPAC-USA teria chance mostrar que não foram só torturadores das Forças Armadas S/A (privatizadas pelo P$$$DB e DEM) que são bárbaros, ou seja, gostaria de ver os Coxinha armados matando os 7P´s e não fazendo arruaças como as que ocorreram com Chico Buarque, Mantega, Padilha, Ciro Gomes, filho do LULA, o vai tomar no cx com a Presidenta DILMA na Copa, casa do Jô Soares, ... etc. E tem mais se fizer comigo passo fogo em quem vier na minha porta fazer arruaças. O que fica no ar? A Direita é VIOLENTA, COVARDE, APÁTRIDA, ... etc, tanto é que os juízes da foto escondem o rosto com as mãos. Pergunto: Desde qdo alguém se envergonha de fazer as coisas certas? Só na Direita do BRASIL, pois a temível guerrilheira DILMA não escondeu o rosto. Penso que ela não levava GRANA=PROPINA da Operação Condor da CIA/NSA para matar aqueles que não obedeciam ou que eram contra o Capital Anglo-SIONISTA. Falando na PETROBRAS já foi selada sua sorte pelo ex-guerrilheiro-TRAIDOR, Aloysio “Trezentinha” na viagem aos EUA para e entrega do Pacote da Privatização das Estatais do BRASIL que valem 5TRILHÕES de dólares e vão ser entregues por no máximo R$ 1,00. Quero Guerra Civil, olha prefiro virar uma SÍRIA mas tudo com destruído, mas NUNCA, NADA se ENTREGUE de GRAÇA aos Anglo-SIONISTA a nção INTACTA. Vai ter luta e muita luta!___ ___“”BRAzIL, Pátria de Injustiças, Viciados e Ladrões”” ___ “”Golpe é na gRoubo””__ .

      • Eduardo Ribeiro Postado em 22/Apr/2016 às 20:44

        Bom saber? Está surpreso? A essa altura você esperaria que eu lamentasse e chorasse e desse extrema relevância a morte de um INIMIGO DO POVO dentro de um CONTEXTO DE REVOLUÇÃO? Ah, vai dormir Naro....porra....trazer o assunto "Kozel", no contexto da barbárie da TORTURA perpetrada por ditadores contra civis, como se uma coisa se igualasse ou justificasse a outra, ou sei lá que caralho que esse coitado aí pensa, é desconhecimento da história do Brasil, ou pura safadeza. E sempre tem um pra falar disso...."nhééééé...mas e o Kozel hein hein hein??". Eu respondo: foda-se o Kozel. Senão daqui a pouco tem vagabundo lamentando a morte de alemão na segunda guerra. "nhééééé...mas dos alemães nazistas mortos vocês não falam nada hein hein hein??".

      • enganado Postado em 23/Apr/2016 às 10:04

        naroX acho que com todo o seu machismo, não consegue meter medo pelos em mim; e olha vc precisa beber um chá de macho, pra ver até onde vc vai falar grosso. Ah! Não se esqueça de comprar uma cama de casal "king" porque na hora do pau deve acolher muitos coxinhas embaixo dela. Vc corre para a casa dos ladrões do P$$$DB/DEM porque as tais forças armadas S/A vão protege-lo dos 7P´s, principalmente dos PATRIOTAS, como eu!_________________“”BRAzIL, Pátria de Injustiças, Viciados e Ladrões”” _____________________ “”Golpe é na gRoubo””__ .

      • Eduardo Ribeiro Postado em 23/Apr/2016 às 11:46

        Cara...eu nem discordo tanto de você, porque de fato os quadros de esquerda hoje, ou que se diz de esquerda, são predominantemente da "new left". Gente que tem ojeriza da revolução. Só esclareço que não é meu caso. Detalhe: ontem o Zé de Abreu num restaurante escarrou na cara de um coxinha e na cara da esposa dele, na frente dele, e o bostão não fez nada. Um coxinha-padrão, branco, braço fino, bufão...um frouxo. Pena da esposa do cara, casada com um notório molenga. Pagaram a coxinhada, ofereceram dinheiro pra fazer o mesmo com o Ciro, e não se apresentou um. Bateu o pé eles correm. E repito quantas vezes forem necessárias: foda-se o Kozel.

    • enganado Postado em 22/Apr/2016 às 18:28

      Richard, no calor da batalha vale tudo, salve-se quem puder! Mas colocar uma pessoa no pau de arara a sangue frio, estupra-las, dar porradas com pessoas amarradas, .... , é isse o ponto do debate. Qdo foi que a DILMA torturou alguém? NUNCA! Se ela atirou, atiraram nela também, então, zero x zero, estamos a quite. Nas passeatas em S. Paulo o cel. Metralha, aquele assassinou pelas costas 5 estudantes com rajadas de metralhadora, estava dando autógrafos para ESTUDANTES COXINHAS. Muito sadio os Coxinhas, maravilhosos, estupendos, formidável! Do jeito que a coisa vai a ___rede gRoubo___ fomentou esta divisão do BRASIL, ___"""7P´s x Coxinhas"""___ não tenho o mínimo escrúpulo de desejar uma ""Guerra Civil"", porque aí sim a Direita Festiva Comprada pelos Anglo-SIONISTAS da AIPAC-USA teria chance mostrar que não foram só torturadores das Forças Armadas S/A (privatizadas pelo P$$$DB e DEM) que são bárbaros, ou seja, gostaria de ver os Coxinha armados matando os 7P´s e não fazendo arruaças como as que ocorreram com Chico Buarque, Mantega, Padilha, Ciro Gomes, filho do LULA, o vai tomar no cx com a Presidenta DILMA na Copa, casa do Jô Soares, ... etc. E tem mais se fizer comigo passo fogo em quem vier na minha porta fazer arruaças. O que fica no ar? A Direita é VIOLENTA, COVARDE, APÁTRIDA, ... etc, tanto é que os juízes da foto escondem o rosto com as mãos. Pergunto: Desde qdo alguém se envergonha de fazer as coisas certas? Só na Direita do BRASIL, pois a temível guerrilheira DILMA não escondeu o rosto. Penso que ela não levava GRANA=PROPINA da Operação Condor da CIA/NSA para matar aqueles que não obedeciam ou que eram contra o Capital Anglo-SIONISTA. Falando na PETROBRAS já foi selada sua sorte pelo ex-guerrilheiro-TRAIDOR, Aloysio “Trezentinha” na viagem aos EUA para e entrega do Pacote da Privatização das Estatais do BRASIL que valem 5TRILHÕES de dólares e vão ser entregues por no máximo R$ 1,00. Quero Guerra Civil, olha prefiro virar uma SÍRIA mas tudo com destruído, mas NUNCA, NADA se ENTREGUE de GRAÇA aos Anglo-SIONISTA a nção INTACTA. Vai ter luta e muita luta!___ ___“”BRAzIL, Pátria de Injustiças, Viciados e Ladrões”” ___ “”Golpe é na gRoubo””__ .

  8. Richard Postado em 23/Apr/2016 às 10:07

    Caro Amigo Querer virar uma Guerra Civil, o país se tornar uma Síria, putz que pensamento é esse? Enfim compreendo seu pensamento, mas se continuarmos a pensar que no calor da batalha vale tudo, então isso justifica os atos da VPR, onde a Dilma era uma das líderes? Que líder é esse que mata inocentes? Que líder é esse que rouba bancos? Mas é mais fácil enxergar que é um golpe do que ver o que o país se transformou sobre sua administração.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 23/Apr/2016 às 16:43

      Como assim "entao justifica"? É cada uma que se tem que ler. Os atos de Dilma estao mais do que justificados. Estao legitimados em absoluto, ela e outros são moralmente inatacáveis por tudo que fizeram pela nação. Atacar quem lutou pela liberdade num contexto de ditadura, que usava a tortura, a supressão de direitos e o assassinato de civis como instrumento de perpetuação, é assinar atestado de desconhecimento da história brasileira, ou de safadeza mesmo. Não seja mais um a confundir a ação do opressor com a reação do oprimido. E outra: é fácil enxergar que é um golpe porque. ....ora porra, porque efetivamente é golpe. É fácil enxergar o sol quando olho pro sol, porque é o sol. O golpe é assim também.

      • Richard Postado em 25/Apr/2016 às 10:02

        Caro me diga qual a diferença entre tortura e assassinato?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 25/Apr/2016 às 17:30

        Estás perdido, Richard. Isso é irrelevante, filho.

    • enganado Postado em 23/Apr/2016 às 18:19

      Richard entenda uma coisa. A passividade do PT e & cia Ltda nos levou ao estado de coisas que nos encontramos. Em que mundo=país um MORO já não teria ido pra gaiola? Qq país que cumpram as Leis. Não tem UM (1) milico de plantão que responda porque os abusos cometidos na Constituição pelos GILMAR, MORO, JB, FUX, procuradores, NADA ACONTECE? Onde estão os Guardiões da Constituição? Vc sabe que se fosse o PT que cometesse tais ATOS onde estariam, a 7 PALMOS. O que o GAFE faz com a figura do LULA e DILMA, não estão só degradando o PT; estão degradando também o BRASIL. E aí, isto não tem freio? Quem cala consente=as forças armadas S/A. As forças armadas S/A OBEDECEM ao Pentágono, NÃO DUVIDES! O BRASIL é um mero detalhe, não vem ao caso (PHA). Será que no BRASIL só tem os blogs SUJOS para informar o que se passa de verdade? Como este=PP, Conversa Afiada, Cafezinho, DCM, Tijolaço, (ñ dá para citar todos).... etc. O BRASIL virou a Casa da Mão Joana! Então meu caro, quem veste farda está ao lado dos GOLPISTAS. Foi o PT o responsável por esta degradação da ordem pública? NÃO! Foi a __””rede gRoubo””__ com a aquiescência das forças armadas S/A, omissas que querem entrar no jogo por debaixo dos panos para garantir os bancos e as fortunas resultantes dos ROUBOS da Direita a quem sempre defenderam. Desta vez a mesma coisa apoiam o GOLPE-2016. A coisa é tão descarada que o “”Aloysio _Trezentinha_ foi aos EUS negociar a entrega de NOSSAS Cabeças=ESTATAIS. Num país sério, com uma força armada séria o buraco seria mais embaixo, mas como aqui é CX da MÃE Joana vale tudo! Bom mesmo foi o que o FHC fez com os milicos, e hoje é amado. Quer mais? O Alckmin deu 28 PEDALADAS e a DILMA deu 4, e ela está sendo PUNIDA (sem contar que todos os ex-presidentes a fizeram), e o Picolé NÃO? Olha, cansa de ver abusos cometidos pela Direita e NADA, NADA, NADA, NADA, NADA, NADA, NADA, NADA, NADA X NADA, NADA, NADA, NADA, NADA, NADA, ... acontece. Afinal a PORRA da Lei é para TODOS? Se Não for pelos AVISA! Esse STF_DB é uma excrecência! Meu caro vou ficar dias aqui enumerando os abusos da Direita e NÃO veremos NADA de Justiça. Quer pior que CÚnha, Temer, Aópio, FHC, Bolsonaro .... , ... . Até qdo aturar isto? Não tem fim? Olha prefiro uma Guerra Civil do que esse FINGIMENTO de DEMOCRACIA orquestrado pela __rede gRoubo___, milicos, fiesp, ... que só privilegia os RICOS. Então como faz para acabar isto? No AMOR? Tô de saco cheio da PUTARIA, prefiro MORRER! Guerra Civil! Tá bom, Temer=RATAZANA, presidente! Tá bom, Aécio=VICIADO, presidente! Tá bom, Cúnha=LADRÃO, presidente! Tá bom, Aloysio=TRAIDOR presidente! Tá bom, Alckmin=LADRÃO_TRENSALÃO, presidente! ... Vergonha! Vergonha de ser Brasileiro!___ ___“”BRAzIL, Pátria de Injustiças, Viciados e Ladrões”” ___ “”Golpe é na gRoubo””__ .

  9. Jonas Schlesinger Postado em 23/Apr/2016 às 22:28

    Desculpa, mas faltou estadismo por parte da Dilma. Talvez se fosse o Ciro Gomes em 2010, por ser nordestino, teria feito alguma coisa pra calar os Marinhos. Mas, veremos nos livros de história, daqui a 50 anos, o governo Dilma, Lula, FHC, em 2018 da Marina Silva e tantos outros e ficarão no passado. Mas a Globo continuará firme e forte porque tem cagão subindo à rampa do Planalto. Meu consolo é que nem o Galvão Bueno nem a Susana Vieira estarão mais vivos.

  10. julia Postado em 24/Apr/2016 às 08:03

    Mamãe, queria eu ter um terço da coragem que você tem! Você é um exemplo para mim! Força para enfrentar a luta novamente. Estamos com você.

  11. Sérgio Carneiro Postado em 24/Apr/2016 às 19:32

    "Dilma foi torturada e até hoje alega sofrer com sequelas físicas e psicológicas." (sic) Esse trecho explica porque a Dilma sofre de dislexia. Paga uma indenização para a coitada e fica tudo bem.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 24/Apr/2016 às 20:53

      Que engraçado, cara...vc é ilario mesmo, jenio do umor da Escola Gentilli. Parabéns.

      • Sérgio Carneiro Postado em 25/Apr/2016 às 19:31

        Jenio e ilario. Foste também torturado? Ou a dislexia é congênita?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 25/Apr/2016 às 20:40

        Poxa cara....como é que você se tornou esse gênio do humor, melhor aluno da Escola de Humor Danilo Gentilli, com essa capacidade cognitiva tão deficitária? Sou seu fã, mas fiquei decepcionado.

  12. Sérgio Carneiro Postado em 24/Apr/2016 às 19:35

    “Você vai ficar deformada e ninguém vai te querer. Ninguém sabe que você está aqui. Você vai virar um ‘presunto’ e ninguém vai saber”, era uma das ameaças ouvidas de um agente público no período em que esteve presa. (sic) . Agora sei que uma ameaça foi concretizada - a de ficar deformada. Paga uma indenização para a coitada e ficará tudo bem.

    • MAGDA SANTOS Postado em 02/May/2016 às 08:42

      PIOR É A^DEFORMIDADE MENTAL DE TODOS ELES E DE VOCE Sérgio Carneiro, ESTA É MAIS DIFICIL DE CURAR!!