Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2018 26/Apr/2016 às 09:36
8
Comentários

Nova pesquisa ibope é escondida pela grande mídia

Novos números do ibope avaliam as intenções de voto para a corrida presidencial e o que o eleitor pensa sobre Michel Temer no comando da nação. A pesquisa não recebeu destaque em nenhum grande veículo de comunicação. Levantamento foi realizado antes do show de horrores da votação do impeachment na Câmara

ibope pesquisa escondida temer presidente
Nova pesquisa Ibope mostra Lula na liderança e todos os principais candidatos com altos índices de rejeição. Avaliação aponta que só 8% prefere que Temer assuma o poder

por Fernando Brito, Tijolaço

Na coluna de José Roberto de Toledo, do Estadão, os números da pesquisa Ibope que vem sendo cuidadosamente escondida da população.

E que são a prova da inviabilidade política de Michel Temer.

“A pressão popular por uma chegada antecipada é grande: 62% querem eleger um novo presidente já. Pouca gente aprecia as alternativas. Só 25% defendem a permanência de Dilma e meros 8% preferem um governo do vice Michel Temer. O problema para a imensa maioria dos eleitores é que esses 8% concentram-se em Brasília – em especial no Congresso, no Palácio do Jaburu, no Supremo e – a ver – no Tribunal Superior Eleitoral.”

Entre quem diz ter votado em Dilma em 2014, as opiniões estão divididas: 45% são pró-continuidade, e 44%, pró-eleição. Entre os que votaram em Aécio Neves (PSDB), três em cada quatro gostariam que Dilma e Temer saíssem, e um novo eleito entrasse: 77%, contra 13% pró-Temer.”

Colocado em ordem direta: embora a maioria não queira nenhum dos dois, há três brasileiros que preferem ter Dilma presidente do que Temer lá.

Não consta da análise de Toledo, mas ontem o jornal O Globo informa que a pesquisa foi parcialmente feita antes do show de horrores do impeachment na Câmara.

O restante da pesquisa, embora na minha opinião irrelevante no momento, mostra, do lado tucano, Aécio com 11% de intenção de voto; Alckmin com 6% e Serra com 7%. Considerados os que “só votariam neles”, as taxas são de 5%, 1% e 2%, respectivamente.

Não há pesquisa sobre Temer. Generosamente, fica-se com o mais recente Datafolha (relembre aqui), que lhe dá 2% de intenção de voto.

No Ibope-fantasma, Marina tem 12% e 6%, segundo os mesmos critérios (votariam nela e só votariam nela, respectivamente). Já Bolsonaro, 5% e 4%, o que denota solidez que dificilmente perderia. Ciro Gomes fica com 4% e 1%.

E Lula?

19% votariam nele com certeza e 14% só mesmo nele.

A pesquisa mostra todos com altos índices de rejeição: entre os 46% de Marina e os 65% de Lula, todos estão no mesmo patamar que diziam, antes, ser o dos candidatos inviáveis, o de 40%.

Só quem fica de fora dele, com 34%, é Bolsonaro.

O que serve, apenas, para mostrar que não dá para considerar mecanicamente os índices de rejeição, porque hoje ela é a tudo e a todos.

Mas fica claro que quem tem garrafas para vender – como candidato e como articulador – é justamente o cidadão que se dedicam a destruir há quase dois anos.

Lula é o fantasma que os assusta e os faz fugir de eleições.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 26/Apr/2016 às 10:37

    Corram Golpistas. Ponham Lula na cadeia, o tempo está se passando.

  2. C.Paoliello Postado em 26/Apr/2016 às 11:30

    Como o Tijolaço revelou, o golpista fhc deu ordens expressas ao golpista temer para nomear o ultra-golpista serra para o ministério da fazenda. Caso isso venha a se concretizar, os funcionários do Banco do Brasil, da CEF, do BNDES, de Furnas e de todas as empresas públicas e estatais podem ir preparando o lombo para uma agressiva e alucinada privatização maciça. Os servidores dessas instituições podem ir se preparar, portanto, para perder muitas conquistas trabalhistas e enfrentar listas intermináveis de demissões, como Macri está fazendo na Argentina a mando do mercado financeiro internacional, a quem também serve o supergolpista serra.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 26/Apr/2016 às 11:55

    Ei, pai....além de maior e melhor presidente da história do país, patrimônio moral e político de nossa nação, és também maior que o "Bonde do Golpe"? Confere isso aí? Temos a maior reunião de forças já reunida contra UM ÚNICO homem na história do país, um conluio de ratos de esgoto disparando suas mais pesadas armas unicamente contra ti, temos herói Moro com carta branca pra fazer o que quiser, temos Globo, Veja, IstoÉ, Jovem Pan, condução coercitiva criminosa, grampo manifestamente ilegal, triplex que não te pertence, pedalinho, sitiozinho que não é teu, canoa de sucata...e segues sem um pífio arranhão em tua imagem? Como consegues? Tens peito de aço também, pai? Porque quem pagou tem pressa, e se realmente for impossível te tirar do jogo, creio que peito de aço será necessário.

  4. Fonseca Postado em 26/Apr/2016 às 13:23

    E o pior que conheço gente que é empregado público apoiando isso tudo.

  5. DANIEL Postado em 26/Apr/2016 às 13:29

    o meu maior problema, é que não tenho mais ilusão com eleições nem com votos. não acredito mais!

  6. sandro Postado em 26/Apr/2016 às 14:06

    LULA deixou o governo com 85% de aprovação,mídia nenhuma muda isso da história.

  7. James Postado em 26/Apr/2016 às 16:20

    Eles vão privatizar tudo e tampar o sol com a peneira por um tempo depois disso o Brasil estará mais pobre do que nunca ,PSDB é o cancer do Brasil.

  8. Por que os trabalhadores não precisam do parlamento? Governo eleito: instrumento político a ser superado para avançarmos na democracia. – Cultura Política Postado em 13/Oct/2016 às 11:30

    […] há todo um arranjo político-econômico-legal que beneficia os ricos, a grande mídia que o diga, ver aqui, mesmo que seja contra candidato simpático ao empresariado. Do mesmo modo não pode-se afirmar que […]