Redação Pragmatismo
Compartilhar
Juristas 29/Apr/2016 às 11:50
15
Comentários

Investigadores da Lava Jato tentam induzir homem a incriminar Lula, revela gravação

Gravação mostra investigadores da Operação Lava Jato tentando induzir depoimento de homem. As ameaças registradas são dignas de um filme policial, mas foram feitas por procuradores na humilde residência de um cidadão que presta serviços de eletricista e jardinagem. Objetivo era incriminar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Procuradores Lava Jato Lula interrogatório
(Imagem: Os procuradores Athayde Ribeiro Costa, Roberson Henrique Pozzobon e Januário Paludo. Os três, que integram a força-tarefa da Lava Jato a partir de Curitiba, tentaram induzir homem em depoimento. Gravação foi realizada por filho do interrogado. O procurador Júlio Noronha também participou da intimidação, mas não encontramos uma imagem sua / Pragmatismo Político)

Marcos de Vasconcellos, Consultor Jurídico

Ameaçar testemunhas com o intuito de influenciar o resultado de uma investigação criminal configura crime de coação no curso do processo, previsto no artigo 344 do Código Penal, já decidiu o Supremo Tribunal Federal. No entanto, é difícil imaginar qual é o possível desfecho quando a atitude é do próprio Ministério Público Federal.

Ameaças veladas, como “se o senhor disser isso, eu apresento documentos, e aí vai ficar ruim pro senhor”, que poderiam estar em um filme policial, foram feitas em plena operação “lava jato”. E em procedimento informal, fora dos autos.

O cenário é uma casa humilde no interior de São Paulo. Quatro procuradores batem à porta e, atendidos por familiares do morador — que presta serviços de eletricista, pintor e jardinagem em casas e sítios—, começam a questionar se ele trabalhou no sítio usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se conhece um dos donos do imóvel, o empresário Jonas Suassuna. Ao ouvirem que o homem não conhecia o empresário nem havia trabalhado no local, começam o jogo de pressões e ameaças:

Procurador: Quero deixar o senhor bem tranquilo, mas, por exemplo, se a gente chamar o senhor oficialmente pra depor daqui a alguns dias, e você chegar lá pra mim e falar uma coisa dessas…

Interrogado: Dessas… Sobre o quê?

Procurador: Sobre, por exemplo, o senhor já trabalhou no sítio Santa Barbara?

Interrogado: Não trabalho.

Procurador: O senhor já conheceu o senhor Jonas Suassuna?

Interrogado: Nunca… Nunca vi.

Procurador: O senhor já fez algum pedido pra ele em algum lugar?

Interrogado: Nem conheço.

Procurador: Então, por exemplo, aí eu te apresento uma série de documentações. Aí fica ruim pro senhor, entendeu?

A conversa foi gravada pelo filho do interrogado, um trabalhador da região de Atibaia. Os visitantes inesperados eram os procuradores do Ministério Público Federal Athayde Ribeiro Costa, Roberson Henrique Pozzobon, Januário Paludo e Júlio Noronha.

Nas duas gravações, os membros do MPF chegam na casa do “faz tudo” Edivaldo Pereira Vieira. Sutilmente, tentam induzi-lo, ultrapassando com desenvoltura a fronteira entre argumentação e intimidação, dando a entender que dizer certas coisas é bom e dizer outras é ruim.

Na insistência de que o investigado dissesse o que os procuradores esperavam ouvir, fazem outra ameaça velada a Vieira, de que ele poderia ser convocado a depor e dizer a verdade.

Procurador: É a primeira vez, o senhor nos conheceu agora, e eventualmente talvez a gente chame o senhor pra depor oficialmente, tá? Aí, é, dependendo da circunstância nós vamos tomar o compromisso do senhor, né, de dizer a verdade, aí o senhor que sabe…

Interrogado: A verdade?

Procurador: É.

Interrogado: Vou sim, vou sim.

Procurador: Se o senhor disser a verdade, sem, sem problema nenhum.

Interrogado: Nenhum. Isso é a verdade, tô falando pra vocês.

Procurador: Então seu Edivaldo, quero deixar o senhor bem tranquilo, mas, por exemplo, se a gente chamar o senhor oficialmente pra depor daqui a alguns dias, e você chegar lá pra mim e falar uma coisa dessas…

Investigado ou testemunha

Ao baterem à porta de Vieira, um dos procuradores diz: “Ninguém aqui tá querendo te processar nem nada, não”.

No entanto, o nome de Pereira Vieira aparece na longa lista de acusados constantes do mandado de busca e apreensão da 24ª etapa da operação “lava jato”, que investiga se o ex-presidente Lula é o dono de sítio em Atibaia, assinado pelo juiz Sergio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Ao se despedirem, deixando seus nomes e o telefone escritos a lápis numa folha de caderno, os membros do MPF insistem que o investigado escondia algo e poderia “mudar de ideia” e decidir falar:

Procurador: Se o senhor mudar de ideia e quiser conversar com a gente, o senhor pode ligar pra gente?

Interrogado: Mudar de ideia? Ideia do quê?

Procurador: Se souber de algum fato.

Interrogado: Não…

Procurador: Se você resolver conversar com a gente você liga pra gente, qualquer assunto?

Interrogado: Tá.

OUÇA:

PS.: A operação Lava Jato é composta pelos seguintes procuradores: Deltan Martinazzo Dallagnol (coordenador), Antônio Carlos Welter, Carlos Fernando dos Santos Lima, Januário Paludo, Orlando Martello Junior, Athayde Ribeiro Costa, Diogo Castor de Mattos, Roberson Henrique Pozzobon, Paulo Roberto Galvão, Júlio Noronha e Laura Tessler. Andrey Borges de Mendonça já fez parte do grupo e atua como colaborador.

Lava Jato procuradores todos
(Imagem: Os procuradores da Lava Jato)

Recomendados para você

Comentários

  1. Jose Augusto Santos Ferr Postado em 29/Apr/2016 às 12:10

    Sao os foras da lei agindo e legislando em nome da lei de paletos e togas o Brasil deixa os limites de quase desenvolvido para cair nas maos de multinacionais tudo planejado por brasileiros antipatriotas....

  2. Gustavo Postado em 29/Apr/2016 às 12:30

    https://www.youtube.com/watch?v=m92wwsCxk7k

  3. Marcos de Moraes Gomes Postado em 29/Apr/2016 às 12:55

    A INQUISIÇÃO FOI OFICIALIZADA NO BRASIL!!!!

  4. Flavia Braga Postado em 29/Apr/2016 às 14:21

    Uma vergonha! O pior é que não vai dar em nada mais uma vez.

  5. Thiago Teixeira Postado em 29/Apr/2016 às 14:39

    "Já derrubamos a Dilma, agora podem roubar a vontade" condiz mais com esta foto.

  6. João Paulo Postado em 29/Apr/2016 às 15:26

    Acredito seriamente que a "Lava-Jato" tem o propósito único de provocar o impeachment e inviabilizar a candidatura de Lula para 2018. Agora, este áudio não tem qualquer intimidação ou ilegalidade. Matéria pueril, sensacionalista e que em nada ajuda a desmascarar o golpe em curso.

    • Jorge Viana Postado em 30/Apr/2016 às 04:15

      Falta-lhe a sensibilidade da sutileza para perceber a indução de atitude nas palavras dos procuradores.

  7. EDUARDO DO PT Postado em 29/Apr/2016 às 15:47

    E assim caminha a puta da justiça brasileira. Tudo para acabar com um partido e vender, a preço de banana, a Petrobrás. Classe média nojenta vai pagar caro por isso.

  8. Rodrigo Postado em 29/Apr/2016 às 16:29

    (Outro Rodrigo) Ou seja, foi submetido a interrogatório no qual foi dito a ele sobre a existência de eventual documento contrário à afirmação do mesmo. Se o que o depoente dizia era verdade, bastava fazer como fez e manter a versão, mas, caso estivesse mentindo, um eventual documento realmente demonstraria a inverdade. O crime de ameaça consiste em promessa de mal injusto, de modo que a promessa de "mal" que seja justo (sanção prevista em lei para quem pratique crime, mesmo para quem preste eventual falso testemunho) não constitui crime algum. Dizer a alguém que serão tomadas as medidas cabíveis, por exemplo, não constitui crime algum, o que se coaduna com o exemplo mostrado na postagem. Todas as investigações são conduzidas de tal modo, expondo a testemunhas e investigados que ele sofrerá consequências caso sua versão seja mentirosa. Não há, pois, crime de ameaça algum.

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 29/Apr/2016 às 17:16

    Mas que bela foto. Ainda bem que sairam estilosos, vão aparecer pelo resto da eternidade em livros de história também. Hoje, está nas mãos destes garbosos brazileiros a PERPETUAÇÃO do bem-sucedido golpe contra a nação. Dilma já caiu, mas isso é só metade do plano. Todo esforço pra arranca-la do poder e fazer feliz o "Bonde do Golpe" - Temer/Cunha + PSDB + DEM + Banqueiros + FIESP - não valerá de muita coisa sem a destruição de Lula. Porque Lula vivo e livre é Lula presidente em 2018, todos sabem disso. E um golpe, depois de tudo que se investe nele, não pode ter resultados efêmeros. Então, temos aí nove pequenos homens com a gloriosa missão de entregar aos interessados, custe o que custar, a cabeça do maior presidente da história do Brasil. Muito obrigado.

  10. Eduardo Postado em 29/Apr/2016 às 18:07

    pelo STF esses são os intocáveis.... querem transformar LULA de MITO a Al Capone latino.... é uma vergonha, o PT, estou começando a achar que deveria acabar mesmo, está muito frouxo na parte jurídica, se na justiça brasileira não tem jeito, visto que está corroída, porque não apelar por uma corte internacional.... não é possível, estas manipulações vão acabar se transformando em sangue inocente..... tudo em nome da impunidade, tipo Joana Darc....

  11. Marco Sousa Postado em 30/Apr/2016 às 02:20

    E aí, qual foi o resultado (legal) da ILEGALIDADE dos procuradores, em questão?????. Não vem ao caso????.

  12. Marco Sousa Postado em 30/Apr/2016 às 09:57

    Canalhas é o que não falta no Brasil, de políticos a juízes e promotores, passando por advogados, maçons, comerciantes, etc..., é uma lista INFINITA!.

  13. enganado Postado em 02/May/2016 às 01:31

    Da foto estão todos RICOS! A GRANA corre solta! A Direita PAGA! Pergunto: Quem vai abrir as contas bancárias e quebrar o sigilo telefônicos desta GANGUE? NINGUÉM aqui do _braZil_. O CÚnha está livre e solto e zombando de todos nós, e ainda é/será PERDOADO pelo STF_DB. Não tem quem o coloque na cadeia! DITADURA do JUDICIÁRIO! E mais, aprovou o aumento de salário para a Gangue do STF_DB, e aí vem a roldão o aumento dos "capangas" do MORO. Quem deveria pôr moral e/ou garantir o cumprimento das Leis, os defende por debaixo dos panos. Taí o fato de achacarem o ""Faz tudo"", agora o azar da GANGUE foi a gravação do diálogo. Repito: Quem vai punir a GANGUE? Tem alguém na JUSTIÇA que tenha coragem de mexer com esses ASSASSINOS da CONSTITUIÇÃO? NÃO e Não! O BRASIL está aviltado em tudo! Num país que um bco (ITAcÚ) paga uma plateia para mandar o Presidente ir tomar no cx, fazer um adesivo da Presidenta pernas abertas para ser colado no veículo onde encher de combustível, reportagem que o Lula ia se refugiar na Itália, ... etc. Pior, depois de TODAS são as Provocações aos que estão a favor do governo, ainda criticam a educação do Abreu qdo sua esposa foi chamada de Vagabunda, e cuspiu na cara do casal de vagabundos da Direita, e mais o macho era AD(e)VOGADO. __ “”O BRASIL acabou como nação, ou será a Imprensa Estrangeira é tão burra que não consegue defender gente com esta GANGUE””__? Olha não sei como os ditos militares conseguem ver a degradação moral de sua nação ((a Direita rasgou a Constituição-taí a gravação))) e não esboçarem a mínima reação. Não estou pedindo Golpe, estou pedindo que se de uma chamada por debaixo dos panos a quem de direito, pois não tem cabimento esta omissão. Das duas uma: ou estão gostando de derrubar a Dilma-PATRIOTA-HONESTA ou estão levando uma GRANA para ficarem quietos. A história não os perdoará pela OMISSÃO=COVARDIA. Se por acaso algum dia soubermos num futuro o valor da PROPINA, sairá de alguma coisa como saiu manipulado pelo "governo dos EUA" , o ""Panamá Papers"", e olhe lá! Ex.: A conta em bco. dos EUA do FHC, só veio à tona por causa do filho Tomas com a Miriam Dutra denunciado pelo Panama Papers. Lógico! Foi devidamente abafado pela rede gRoubo (GOLPE-2016) e pela PF_DB e STF_DB. Fora disto, culpado é o LULA e a DILMA, dois Comunistas que comem Criancinhas atrás da porta. Pelo visto o treino da GANGUE em Chicago-2006, junto com o canalha do MORO não foi bem aprendido, porque deixaram este furo, a gravação! Aliás, a Direita não consegue contratar pessoas inteligentes, porque se Vc tem um pouco de massa cinzenta, moral e educação de berço=boa mãe, não se deixar levar por putarias que prejudique os mais pobres. Pelo santo dia de hoje, gostaria que respondessem não a justiça dos homens, mas a Justiça Divina, porque lá não tem choro e nem vela, e nem ranger dos dentes. O cacete é baiano! Mais tarde procurem saber da felicidades deles em famílias e aí, por favor, não tenham pena! Aguardem! DEUS é Pai!

  14. Roger Postado em 03/May/2016 às 00:00

    Fala aí o sabichão que deve ter um monte de provas... Só que não, não é, mesmo? Mais um eleitor dos corruptos tucanos frustrado.