Redação Pragmatismo
Compartilhar
Juristas 16/Mar/2016 às 20:08
31
Comentários

Sergio Moro grampeou Lula e monitorou Dilma e ministros do STF

Depois de grampear Lula, Dilma e ministros do STF, Sergio Moro divulga gravação para a Globo. Juiz já havia feito bate-bola com a emissora no domingo das manifestações, com o envio de e-mail para ser lido ao vivo

sergio moro grampo lula dilma

O juiz Sergio Moro, que conduz a força-tarefa da Operação Lava Jato, autorizou grampos telefônicos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que atingiram também a presidente Dilma Rousseff e ministros do STF.

No diálogo, Dilma informa a Lula que um auxiliar iria lhe entregar um termo de posse para ser utilizado pelo petista “em caso de necessidade”. Para a PF, trata-se de uma estratégia para evitar que Lula, ainda sem a prerrogativa de foro privilegiado, ficasse vulnerável a uma eventual ordem de prisão de Moro.

Ao mesmo tempo em que era divulgada veiculação do áudio, propiciada após levantamento de sigilo judicial por Moro, uma edição extra do Diário Oficial da União formalizou a posse de Lula como ministro da Casa Civil.

Com o status de ministro, Lula não pode ser preso por um juiz como Sérgio Moro – ministros e outras autoridades, como deputados e senadores, só podem ser processados e presos por determinação do Supremo Tribunal Federal e depois do devido processo legal. Prisão, só em flagrante.

Leia a transcrição do áudio:

– Dilma: Alô
– Lula: Alô
– Dilma: Lula, deixa eu te falar uma coisa.
– Lula: Fala, querida. Ahn…
– Dilma: Seguinte, eu tô mandando o ‘Bessias’ junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!
– Lula: Uhum. Tá bom, tá bom.
– Dilma: Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.
– Lula: Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.
– Dilma: Tá?!
– Lula: Tá bom.
– Dilma: Tchau.
– Lula: Tchau, querida.

Os grampos também atingiram, direta ou indiretamente, ministros do Supremo Tribunal Federal, como o presidente Ricardo Lewandowski, a ministra Rosa Weber, e também o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão.

Tudo isso veio a público hoje, porque Moro decidiu abrir o conteúdo das interceptações sobre Lula, realizadas na última fase da Lava Jato.

Moro comentou o despacho de Rosa Weber sobre o pedido da defesa de Lula, que apontava conflito de competências sobre as investigações relacionadas ao “triplex do Guarujá”, caso que, em tese, deveria ser investigado em São Paulo.

“A eminente Magistrada, além de conhecida por sua extrema honradez e retidão, denegou os pleitos da Defesa do ex-Presidente”, afirmou Moro

Também aparece nos diálogos Ricardo Lewandowski. “Há diálogo que sugere tentativa de se obter alguma intervenção do Exmo. Ministro Ricardo Lewandowski contra imaginária prisão do ex-Presidente, mas sequer o interlocutor logrou obter do referido Magistrado qualquer acesso nesse sentido”, afirmou Moro.

Estarrecido

O advogado José Roberto Batochio, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, se disse estarrecido com os grampos realizados nesta quarta-feira pelo juiz Sergio Moro, que atingiram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff.

“É algo de uma ousadia inadmissível, que prova que um juiz de primeira instância tentou instituir um Estado policial no Brasil”, afirma.

Batochio disse também que é de absoluta gravidade o fato de terem sido grampeadas conversas entre cliente e advogados. “Isto é inaceitável e fere a Constituição”.

Ele também comenta que algo dessa gravidade jamais seria aceito em democracias sólidas, como os Estados Unidos. “Quer dizer que agora um juiz do Paraná se considera apto a bisbilhotar segredos de Estado? Onde está a segurança nacional?”, questiona.

Segundo Batochio, a OAB terá que se pronunciar, assim como todas as pessoas comprometidas com a defesa da democracia no Brasil.

Recomendados para você

Comentários

  1. Alan Kevedo Postado em 16/Mar/2016 às 20:27

    SE continuar assim, ficamos preocupados. Povo condenou Jesus. Povo já promoveu a ascensão de Adolf Hitler. Povo já precisou ser contido pra não promover linchamentos. Povo é como uma caneta que tanto pode escrever um poema, quanto ser o instrumento para matar alguém . Povo é que precisa de Justiça e não Justiça de povo. Será que a lição de Pôncio Pilatos, de lavar as mãos, foi esquecida?

    • Andre FLN Postado em 16/Mar/2016 às 23:17

      Boa reflexão! ânimos exaltados e a vaidade latente são igredientes expressivos da injustiça

    • Esmeraldo Cabreira Postado em 17/Mar/2016 às 09:51

      Em 1936, se não me engano, Hitler (sim, o Adolf!!!) foi escolhido o "HOMEM DO ANO" pela revista TIMES....... Não é necessário dizer mais nada, acho eu! Esmeraldo Cabreira. UFRGS.

  2. Éder Postado em 16/Mar/2016 às 21:08

    Isso é o golpe, a guerra companheiros.

  3. Luiz Abujamra Postado em 16/Mar/2016 às 21:15

    Esse cara está colocando corruptos na cadeia desde 2007. Merece o respeito de toda população que tem o mínimo de compaixão com o próximo. Pois esses roubos (que incluem o Sr. Lula) prejudicam DIRETAMENTE a parcela pobre da população brasileira, os desvios da Petrobrás iriam pra cultura, educação, saúde, etc., e está no bolso de Lula e companhia.

    • Onda Vermelha Postado em 16/Mar/2016 às 22:58

      A irracionalidade tomou conta de uma parcela da sociedade. Só pode ser! Um Juiz obscuro de PRIMEIRA instância divulga ilegalmente um áudio de um diálogo da Presidente da República que NÃO tem qualquer indício de crime. Tem apenas desabafos de um cidadão, o Lula, que muito justamente era PERSEGUIDO por um Juiz que não conseguiu levantar, até onde sabemos, qualquer PROVA de CRIME cometido por Lula depois de 2 anos de investigação na Lava-Jato. Estarei errado? Creio que não! Se você, Luiz Abjamra, ou qualquer outro poder apontar qual o crime cometido por Lula fique a vontade! A ilegalidade está no fato de que o diálogo tornado público foi realizado DEPOIS do horário permitido pelo próprio Juiz Moro. Ou seja, percebendo a ilegalidade ele DEVERIA ter excluído esse trecho, e não torná-lo público. Invalidá-lo! Além disso, se nos diálogos o próprio Moro reconhece não haver crime não havia razão porque divulgá-los!

    • Andre FLN Postado em 16/Mar/2016 às 23:20

      Procura saber por que no escândalo do Banestado suas atitudes não foram as mesmas de agora? Duas justiças?

    • MANOEL DE OLIVEIRA SILVA Postado em 24/Mar/2016 às 14:10

      NADA PROVADO SÓ LERO LERO, SE TIVEREM PROVAS, METAM-NO NA CADEIA LEI É LEI

  4. Guilhermo Postado em 16/Mar/2016 às 21:27

    Nunca na história desse país uma guerra foi tão divertida! Espero estar presenciando um momento histórico! ^^

    • Onda Vermelha Postado em 17/Mar/2016 às 19:22

      Guilhermo não sei qual a sua idade, e sinceramente, talvez isso nem seja relevante. Já vivia o suficiente para presenciar o final da ditadura, as crise do Governo Sarney, O impeachment do Collor, os tumultuados Governos FHC, a crise do mensalão, e posso te afiançar que um processo de Impeachment NÃO é "Domingo no Parque". Alguém pode sair machucado, e de qualquer forma é sempre traumatizante ou frustrante para um dos lados. Desta vez, diferente do Collor que não tinha "base social", com o PT é diferente. E se essa imensa massa se desiludir e passar a acreditar que seu voto NADA vale pode ser levemos muitas gerações para resgatar a fé dessa gente humilde nas nossas instituições e que seu voto, de fato, tem significado pra mudar sua vida. Pense nisso!

  5. Eduardo Postado em 16/Mar/2016 às 21:30

    ele pode tudo.... dá até medo.... grampear ministros do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.... a suprema corte do país.... isto não seria um exorbitância de suas atribuições????? Quem vai parar esse meretíssimo global. Lula tá mais é que certo, o apartamento e o sítio não são dele, e ele que é de Curitiba quer julgar uma coisa que é de São Paulo.... ou seja quer holofotes em todo lugar e a globo tá dando, quem sabe ele esquece dos milhões que ela deve.... né, e se é direito dele ter foro privilegiado é legitimo, até porque está mais que claro que o que querem é persegui-lo para tira-lo do caminho deixando ele aberto para a direitona voltar a nada de braçadas no Brasil, com a volta do privilégio de antes dele no poder. Que ele seja 1% de bom que foi como presidente....e os pobres ganharão muito.

  6. Onda Vermelha Postado em 16/Mar/2016 às 21:41

    Pessoal pelo ouvi na GloboNews o Eduardo Cunha deu um prazo até amanhã, ao meio-dia para que os líderes dos partidos indiquem os membros da comissão do impeachment. Ou seja, neste MOMENTO EXTREMAMENTE CONTURBADO e com o a Praça dos Três com algo perto de mil de manifestantes Anti-Governo PODE estar sendo decidido o destino do mandato da Presidente Dilma. É preciso e absolutamente necessário sairmos do imobilismo e IMPEDIR esse GOLPE em curso conduzido pela Mídia Hegemônica, Rede Globo à frente.

  7. Onda Vermelha Postado em 16/Mar/2016 às 21:42

    Nos diálogos NÃO há qualquer crime cometido pela Presidente da República ou por Lula. O próprio juiz Moro diz isso no despacho. O que ele fez ao tornar públicos esses diálogos foi, mais uma vez, tentar se ARVORAR o juiz ÚNICO do Brasil, proporcionando um Show Midiático deprimente que NÃO faz jus ao grau de maturidade democrática que se espera de um país de nossa dimensão. É uma vergonha o que ele fez e o que a Globo com o seu aparato midiático promoveram hoje. O mais DESCARADO golpismo em pleno ano de 2016!

  8. Onda Vermelha Postado em 16/Mar/2016 às 21:42

    Nos diálogos NÃO há qualquer crime cometido pela Presidente da República ou por Lula. O próprio juiz Moro diz isso no despacho. O que ele fez ao tornar públicos esses diálogos foi, mais uma vez, tentar se ARVORAR o juiz ÚNICO do Brasil, proporcionando um Show Midiático deprimente que NÃO faz jus ao grau de maturidade democrática que se espera de um país de nossa dimensão. É uma vergonha o que ele fez e o que a Globo com o seu aparato midiático promoveram hoje. O mais DESCARADO golpismo em pleno ano de 2016!

  9. Onda Vermelha Postado em 16/Mar/2016 às 21:42

    Nos diálogos NÃO há qualquer crime cometido pela Presidente da República ou por Lula. O próprio juiz Moro diz isso no despacho. O que ele fez ao tornar públicos esses diálogos foi, mais uma vez, tentar se ARVORAR o juiz ÚNICO do Brasil, proporcionando um Show Midiático deprimente que NÃO faz jus ao grau de maturidade democrática que se espera de um país de nossa dimensão. É uma vergonha o que ele fez e o que a Globo com o seu aparato midiático promoveram hoje. O mais DESCARADO golpismo em pleno ano de 2016!

  10. Onda Vermelha Postado em 16/Mar/2016 às 21:42

    Nos diálogos NÃO há qualquer crime cometido pela Presidente da República ou por Lula. O próprio juiz Moro diz isso no despacho. O que ele fez ao tornar públicos esses diálogos foi, mais uma vez, tentar se ARVORAR o juiz ÚNICO do Brasil, proporcionando um Show Midiático deprimente que NÃO faz jus ao grau de maturidade democrática que se espera de um país de nossa dimensão. É uma vergonha o que ele fez e o que a Globo com o seu aparato midiático promoveram hoje. O mais DESCARADO golpismo em pleno ano de 2016!

  11. Jonas Schlesinger Postado em 16/Mar/2016 às 21:43

    Vagabundo. Agora tá explicado. Prefiro mil vezes o Lula sendo investigado pelo Supremo. Comprado pela Globo aí é fácil, né? Queria ver se ele morasse nos EUA e fizesse isso com o presidente. No mínimo teria o diploma caçado. Falsiane do caralho.

  12. Adroaldo Bauer Corrêa Postado em 16/Mar/2016 às 21:58

    DIZ SÓ PRA MIM MORO, PORQUE GRAMPEASTE DILMA E O SEGURANÇA DE LULA? DILMA LIGA PARA O TELEFONE DO SEGURANÇA DE LULA ME INFORMA O JORNAL NACIONAL DA TEVÊ GLOBO.. DILMA FALA POR ESTE TELEFONE COM LULA. PELA MANHÃ, JUSTIFICA MORO, LULA AINDA PODIA SER GRAMPEADO. DILMA NEM O SEGURANÇA ESTAVAM COM SIGILO QUEBRADO.

  13. Thiago Teixeira Postado em 16/Mar/2016 às 22:30

    O que é pior? O grampo ou o sensacionalismo do JN na edição de 16/03/2016? Fico com a segunda opção.

  14. Renato Postado em 16/Mar/2016 às 22:38

    Esse Excelentíssimo Juiz Moro está passando o Brasil a limpo. Muito bom. O lula não tem foro privilegiado, o grampo foi no telefone dele e não no da Dilma.

    • Onda Vermelha Postado em 17/Mar/2016 às 19:35

      Não é bem assim, não Renato! Existe um áudio que, claramente, sugere que o alvo da escuta era a Dilma, pois é a sua secretária que liga para o secretário(ou ajudante) do Lula e isso pode ser facilmente constatado. Justamente, aquela ligação feita no dia da 24 fase da LJ quando Dilma liga para ele para se solidarizar pela "devassa" promovida pelo Força Tarefa e pelo Moro. Naquele momento o Lula estava na Sede Nacional do PT. Não podemos fechar os olhos para a realidade! O Moro comete ILEGALIDADES em série: longa prisões preventivas para forçar delações premiadas, condução coercitiva sem prévia recusa injustificada de intimação do investigado, grampeou os escritórios de advocacia violando a prerrogativa da classe, tornou públicos áudios da Presidente da República quando devia remetê-los ao STF, se houvesse indícios de crime. E se dirige a sociedade como NENHUM outro juiz faz. É messiânico. É GRAVÍSSIMO o que estamos assistindo.

  15. André Nelson Postado em 17/Mar/2016 às 01:38

    Imagino que Moro de um lado e Governo do outro conhecem bem o tabuleiro. Estão jogando pessoas umas contra as outras. Se Moro consegue grampear e ainda ter a coragem de vazar, imagino o que ele já não grampeou e sabe, só que usa o que pra ele e sua ideologia combinam. Isto é, um juiz parcial, duas palavras que nunca deveriam estar unidas.

  16. enganado Postado em 17/Mar/2016 às 01:42

    Já perguntei no PP qto está levando de grana o Moro? TODOS já sabem que é VENAL: BANESTADO=132 BILHÕES de Dólares (levou muita grana=$$$$) e qto levou $$$$$ para defender o prefeito de Londrina que roubou 2 BILHÕES e foi absolvido. O que este puto faz não é Patriotismo e sim moleque de recado da rede gRoubo. Tô cansado de escrever que o BRASIL tem dono: Alcaide nomeado pela AIPAC: Moro, porque ninguém faz isto tudo de graça, só mesmo por muita $$$$, venal fdp! O circo armado é para horrorizar e levar as forças DESARMADAS a intervirem e entregar o poder ao P$$$DB/DEM, como sempre foi!! Até gostaria de saber porque o Clube Militar ainda não MANDOU o exército intervir a favor dos AMERICANOS. Estranho! No passado a cavalaria já tinha feito a festa. Das duas uma: Ou as ordens do Pentágono=AIPAC=Bca. Internacional Anglo-SIONISTA foram para que esperasse mais um pouco= UMA SEMANA para começar a matança, OU desta vez qdo a guerra civil começar, o exército vai iniciar a matança no meio da rua. Nada de novo no front, porque o Moro e a rede gRoubo já rasgaram a PROStituição do BRASIL e seus guardiões se não fizeram nada até agora, não farão nunca. Estão do mesmo lado, o BRASIL é um mero detalhe. Assim a Famiglia Marinho vai continuar roubando, mentindo, ... , pois quem criou o monstro, exército do BRASIL, não tem coragem, falta homem, não tem brio, ... aliás falta tudo para enquadrar esses vendilhões da Pátria. Mesmo para quem não acredita em reencarnação, como gostaria que o Duque de Caxias e Tiradentes voltassem aqui por esses dias, ia ser farra do boi! Imagina o foda=se dos Apátridas: Moro, FHC, AÓPIO, Trezentinha ((esse tá jurado pelo sr. Carlos Marighella)), Caiado (trabalho escravo/Carlinho Cachoeira bancou sua campanha eleitoral), qual a desculpa dos generais dariam a Caxias para criarem (monstro) a rede gRoubo? Repito: Guerra Civil, porque ENTREGAR a Pátria para o Capital Anglo-JUDAICO-SIONISTA intacta! NUNCA :Valor das Estatais=5,5 trilhões de Dólares!!! Vamos destruir tudo, até virarem as cinzas, porque os 7P´s que ainda restarem vivos, reconstruiriam tudo de novo. Qto aos ricos vão para MIAMI lavar pratos para judeuSS e norte-americanos. Viva o BRASIL, terra amada! Que o Anjo Ismael proteja os 7P´s!

  17. Aristóteles Postado em 17/Mar/2016 às 18:11

    Todo mundo estarrecido, STF monitorado etc e tal e, ninguém faz nada! O rapaz de olhar paisagem continua aprontando, dando uma de paladino de não-sei-o-quê, acobertado por Globo e seus capatazes e, ninguém toma providências. Tá danado!

  18. Antonio Palhares Postado em 18/Mar/2016 às 11:37

    Estou com o saco cheio de tanta afronta e da letargia e covardia do governo. Porque o governo não executa a dívida fiscal da globo? Eu no lugar da Dilma teria nomeado , publicado e dado posse ao Lula no mais absoluto sigilo..Os inimigos so saberiam lendo o diário oficial. Vamos parar de infantilidade. Isto é uma guerra. Tem que partir para cima deste juiz e do PIG. Eles são sujos.

  19. enganado Postado em 17/Mar/2016 às 00:32

    naroX vc não aprende mesmo, pois todo judeu é burro, ou melhor, só racionam com um fuzil na mão. Olha preferia as piadas da(o) mariaX (se é que é mulher), Ela(e) sumiu, pois a embaixada de iSSraHell deve ter lhe cortado a mesada, afinal o nível dela(e) era pior do que a tia Hillária do BRASIL, Eliane Tucantanhede. NaroX quem defende bandido, bandido é! Tá gostando da confusão, se for sim, vá cheirar __pò__ com o AÓPIO para comemorar.

  20. Rodrigo Postado em 17/Mar/2016 às 17:51

    (Outro Rodrigo) P*rra, Naro AHUIAHIAHIUAHIAUHAIUAHIAU

  21. poliana Postado em 17/Mar/2016 às 12:50

    Rebater o q ela disse vc n quer neh?

  22. Onda Vermelha Postado em 17/Mar/2016 às 19:27

    Não mesmo, Naro. Não envie quatro comentários em sequência. Sei que o moderador aqui leva teeeempo pra liberar...Sei lá! Por que ele não deletou os demais?

  23. Onda Vermelha Postado em 17/Mar/2016 às 19:28

    Por que a caixa alta Regina? Fala que eu te escuto. Não precisar gritar, baby!

  24. enganado Postado em 17/Mar/2016 às 19:36

    Pois é naroX, a dona Ruth Cardoso, segundo o jornalista Hélio Fernandes, era a única da família que honrava o sobrenome: ESPIRITO SANTO CARDOSO. Pois é, a estas horas do outro lado da vida material, ela deve estar chorando lágrimas de sangue pelo vexame das molecagens do seu ex. Era isso que vc queria saber? Ou quer saber mais molecagem do ídolo FHC? Só para vc ficar curioso: Miriam e Claudia, porque estão em lados opostos? O fundamento é o mesmo! Tenho pena de vc.

O e-mail não será publicado.