Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 30/Mar/2016 às 10:38
65
Comentários

Presidente do Simers diz que médica acertou ao não atender bebê de mãe petista

"Ela tem que se orgulhar disso. Não tem que se arrepender", diz presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) sobre médica que negou atendimento a bebê de 1 ano após descobrir que a mãe da criança era petista

Paulo Argollo simers médica petista
Paulo de Argollo Mendes, presidente do Simers, já se envolveu em outras polêmicas no passado. Foi um dos principais críticos da vinda dos médicos cubanos ao Brasil, mas depois descobriu-se que seus filhos cursaram medicina no Instituto Superior de Ciências Médicas de Camagüey, em Cuba

Na última semana, Pragmatismo Político noticiou o caso da pediatra que recusou atendimento a um bebê de 1 ano depois de descobrir que a mãe da criança era filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), no Rio Grande do Sul (relembre aqui).

“Fiquei tão chocada que a sensação, na hora, era de que tinham me dado um soco no estômago! Nada pode ser pior que envolver teu filho nessa canalhice toda”, desabafou a mãe.

O episódio também gerou indignação entre os leitores do site.

“Um caso sério de desvio de conduta, um equívoco lamentável, uma médica jamais poderia colocar discordâncias políticas acima de suas responsabilidades profissionais”, escreveu o leitor Gustavo.

O repúdio, porém, não foi compartilhado por Paulo de Argollo Mendes (imagem acima), presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Em entrevista ao portal Diário Gaúcho, Argollo afirmou que a pediatra denunciada não tem que se arrepender do que fez, mas “se orgulhar, porque agiu de maneira ética e honesta”.

Confira trechos da entrevista:

Como que o sindicato vê a atitude da médica?
PAULO ARGOLLO – É absolutamente ética. O código de ética médico tem um artigo que estabelece como deve se dar a relação entre médico e paciente. Tem coisas muito claras. Por exemplo, se é uma urgência ou se tu és o único médico da cidade, tu atendes e ponto. Não tem condicionais, é a tua obrigação. Tu não és o único médico da cidade e o paciente tem a possibilidade de escolher outros profissionais, daí tu tens que ser honesto, tem que ser leal com o teu paciente. Se tem alguma coisa que te incomoda e que tu achas que vai prejudicar a tua relação com o teu paciente, se tu não vais se sentir confortável, se não vai ser prazeroso para ti atender aquela pessoa, tu deves dizer para ela francamente: olha, prefiro que tu procures um colega.

Ela demostra arrependimento?
PAULO ARGOLLO – Não. Não tem porque se arrepender. Ela tem que se orgulhar disso. Tem que se orgulhar de ter cumprido o código de ética, ter sido clara, honesta.

O médico deve atender apenas pessoas com quem ele se dá bem?
PAULO ARGOLLO – Não, eu acho que ele deve evitar atender as pessoas que percebe que, por algum motivo, não vai se dar bem.

A criança foi prejudicada?
PAULO ARGOLLO – Absolutamente não. Existem milhares de médicos em Porto Alegre que podem dar um atendimento tão bom quanto esta doutora.

E se acontecesse com o senhor?
PAULO ARGOLLO – Eu gostaria muito que o médico fosse franco, que ele não fosse um fingido, ficasse fingido que tem prazer e alegria em me atender quando, na verdade, ele está representando um papel.

Outras polêmicas

Não é a primeira vez que o presidente do Simers se comporta de maneira contestável. Em 2013, período em que desembarcavam no Brasil os médicos cubanos que integrariam o programa Mais Médicos, Argollo foi um dos mais fervorosos críticos dos profissionais de medicina da ilha caribenha.

“Nós somos frontalmente contrários à vinda [dos cubanos], é enganação, pura demagogia. Se um médico estrangeiro cometer eventual barbaridade, quem vai pagar? É uma insegurança absoluta para o próprio paciente”, disse, à época, ao portal Viomundo.

Ironicamente, o mesmo portal revelou que os dois filhos de Argollo cursaram medicina no Instituto Superior de Ciências Médicas de Camagüey, em Cuba, de 1997 a 2004.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Alan Kevedo Postado em 30/Mar/2016 às 11:11

    O descrédito atingiu em cheio, nossa política e nosso jornalismo que descambou de vez para o facciosismo político. Será que agora vai ser a vez da medicina? Cruz-credo.

    • Ariel Postado em 01/Apr/2016 às 16:03

      Quem age da maneira que agiram a doutora e o presidente do SIMERS, é de uma hipocrisia sem tamanho e os que concordam com isso tasmbém sáo hipócritas. .

  2. Heros Postado em 30/Mar/2016 às 11:18

    Que cara de pau.

  3. Luiz Postado em 30/Mar/2016 às 11:19

    Também sou médico e este canalha aí me envergonha de forma profunda. Ele e a colega, se é que ainda posso chamar tal pessoa de colega.

    • Marcelo couto Postado em 30/Mar/2016 às 13:49

      Isso aí Luiz, mostre q os médicos não são fascistas, não são o lixo q alguns se mostram ser. Ou a sociedade precisando tanto de vocês se voltará contra os profissionais.

    • Hilton Besnos Postado em 30/Mar/2016 às 19:41

      Não não chame. Alguém assim é escória, melhor chamar de escória.

  4. Rozi Alves Postado em 30/Mar/2016 às 11:22

    Hipócrita...???...Cara-de-Pau....??? Sem noção...???? me faltam adjetivos....!!!!

    • Lucas Postado em 30/Mar/2016 às 13:13

      Isso e invenção do Pt, eles acusam mentira, pois nenhum medico pode deixar de atender um paciente. Os petistas querendo acusar as pessoas, estão assutados e querem fazer a população se revoltar, pois nenhum medico iria fazer isto.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 30/Mar/2016 às 15:01

        Nós temos a carta-resposta da médica e uma entrevista com o presidente do sindicato médico do RS, onde ele aborda o assunto direta e explicitamente, apoiando a conduta da médica. Do que mais você precisa? Tem nada de "invenção" não, menino. Estamos falando de fatos e nada mais.

      • Jane Postado em 30/Mar/2016 às 15:54

        Acorda Lucas!!!!!!!!!!!! O próprio presidente do Simers deu a entrevista e diz se orgulhar do comportamento da médica em questão. Não leste a reportagem?? Problemas com interpretação??? Ou somente queres atacar o PT, cuidado, isso é doença...rssssss

      • poliana Postado em 30/Mar/2016 às 19:47

        vc só pode ser uma alienado!! a médica assumiu publicamente a sua postura, e agora o presidente do simeRS tb reconheceu o caso, a apoiou, e vc ainda tem a cara de pau de dizer q é invenção do pt? das duas uma: ou é incapacidade intelectual de sua parte ou é má fé mesmo...pelo amor de deus. apaga q ainda dá tempo!!!

      • Divina Rocha Corte Postado em 30/Mar/2016 às 21:34

        Não quero de forma nenhuma te desejar mal, o mundo dá volta, imagine se precisar de um atendimento de urgência e o único médico que possa te atender for um petista você vai preferir morrer?

  5. José Fonseca Postado em 30/Mar/2016 às 11:26

    O corporativismo médico, defendido pelo SIMERS e CREMERS não é nada mais que uma manifestação egoísta e egocêntrica daqueles que se acham os portadores das bondades benfazejas, no entanto em grande parte são apenas parte de uma sociedade doentia vivendo um momento de muita ignorância e ódio, traduzindo-se em intolerância.

  6. Tammy Postado em 30/Mar/2016 às 11:37

    Essa desumanização entre opositores está beirando a estupidez e imbecilização coletiva. Podemos imaginar um mundo em que escolas rejeitarão alunos? Empresas demitirão funcionários? Restaurantes criarão alas para A e para B? Taxistas deixarão de atender clientes? Supermercados não venderão para determinados clientes? Advogados não aceitarão mais causas de X? Famílias não permitirão o casamento entre X e Y? Isso tudo é muito desalentador. Quanta estupidez, quanto ódio, quanta irracionalidade, quanta falta de humanidade! Estamos doentes. Todos muitos doentes!

  7. Dalva Postado em 30/Mar/2016 às 11:59

    Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos. NÃO PERMITIREI QUE CONCEPÇÕES RELIGIOSAS, NACIONAIS, RACIAIS, PARTIDÁRIAS OU SOCIAIS INTERVENHAM ENTRE MEU DEVER E MEUS PACIENTES. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.” No mínimo ele e a tal médica mereciam a cassação do CRM.

    • Abgail Postado em 30/Mar/2016 às 13:08

      Parabéns Dalva pelo seu comentário em postar esse juramento! Os dois merecem a cassação do CRM. Mas como moramos no Brasil, temos que aturar esses absurdos!

    • Marlete Postado em 30/Mar/2016 às 22:55

      👏👏👏👏👏👏👏👏

  8. José Fagundes Postado em 30/Mar/2016 às 12:05

    Este cidadão seria o medico da família do presidente da República do "Sul Maravilha" Olhar a foto do homem é ver todo o "idealismo sulista" estampado.

  9. Rosa Maria Feijó Postado em 30/Mar/2016 às 12:15

    Este senhor tem dois filhos médicos que se formaram em Cuba. Será que ele, também, dará razão a algum paciente que se negar a ser atendido por um de seus filhos, somente por preconceitos ?

  10. Ana Carolina Zibordi Postado em 30/Mar/2016 às 12:19

    Cadê o juramento que vocês fazem ao final do curso superior mesmo... Vocês estão lidando com gente, gente que sente dor, independente de partido político... Lamento que a humanidade tenha chegado a esse estado vergonhoso...

  11. Patrícia Postado em 30/Mar/2016 às 12:26

    Fascista. Só isso.

  12. Alckmina Postado em 30/Mar/2016 às 12:38

    Existe algum órgão pra punir estes dois? Ou estão acima da lei ? Lixo ainda se recicla

  13. Jana Martin Postado em 30/Mar/2016 às 12:39

    Este Sr.sempre foi reacionário,jamais puniria ninguém que tivesse atitudes que ele mesmonyeria.Esta médica não é Dra.e so médica,e como ela temos muitos,lamento que a mãe tenha feito todo este estardalhaço,fosse procurar alguem.mais competente que tenha inteligência emocional.Deixe a atendendo filho de coxas.Vai morrer de fome.Procure um bom profissional,com certeza se for comoetentebo que menos vai interessar é a ideologia da pessoa.Medica medíocre assim,janais colocaria as mãos no.meu filho.Te livrou companheira.Livrou teu filho de coisa pior amanha.

  14. Claudio Rocha Postado em 30/Mar/2016 às 12:42

    Me diz uma coisa, isso se deu num consultório particular ou público? Se foi num consultório do SUS, não tem nem o que argumentar, esse médico e o sindicato devem ser denunciados. Se foi num consultório particular, ainda cabe uma denúncia por discriminação onde se vá discutir os méritos da questao

  15. Maria Célia Postado em 30/Mar/2016 às 12:44

    Barbaridade!

  16. Octavio Postado em 30/Mar/2016 às 12:52

    Você é muito estúpido.

  17. Leonardo Postado em 30/Mar/2016 às 12:56

    Eis a dúvida: traste ou verme?

    • Rosali de Rosa Cantlin Postado em 31/Mar/2016 às 04:14

      Os dois!

  18. priscila Postado em 30/Mar/2016 às 13:01

    Gente, no fim das contas o bebe ganhou, melhor arrumar um profissional de verdade do que ficar sendo atendida por uma médica deprimente e medíocre. Triste é saber que eu vivo em mundo onde pessoas estão tão egoístas, e burras... Pessoas que não sabem apreciar a beleza da diversidade

  19. Daniel Postado em 30/Mar/2016 às 13:06

    Ese desgraçado fica colocando fogo em a sunto que não lhe diz respeito é umsem moral todas a população da cidade ande essa vagabundos mora deveria recusar de atendida por ela quero ver ela ficar sem paciente ela ficar na merda

  20. Edison Carleti Postado em 30/Mar/2016 às 13:07

    Demente!

  21. Deisi Postado em 30/Mar/2016 às 13:08

    Hipócrates está revirando no túmulo, já os hipócritas fascistas aplaudem. Quanto mas conheço a classe médica brasileira, mas admiro os médicos cubanos

  22. Victor Postado em 30/Mar/2016 às 13:20

    "PF já descobriu que metade desses "médicos" cubanos tem diploma falso" Onde encontrou essa informação? No Vlog do Olavo de Carvalho?

    • Ade Silva Postado em 31/Mar/2016 às 05:26

      já vi essas bobagens se espalhando.. foi uma das muitas mentiras espalhadas e milhares de outras virão. aqui está o link de onde tiraram, e a resposta da FARÇA MONTADA. http://www.boatos.org/saude/noticia-falsa-pf-descobre-que-medicos-cubanos-usam-diploma-falso.html

  23. Jean Carlos Postado em 30/Mar/2016 às 13:24

    Isso é o que dá elitizar o ensino de medicina... Por isso necessitamos que ter mais médicos de origem pobre, porque estes sabem entender de forma humana a necessidade do outro!

  24. Carmen Fusquine Postado em 30/Mar/2016 às 13:29

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/simers.html

  25. Carlos Postado em 30/Mar/2016 às 13:31

    Esse tipo de bandido tem que ser preso, os dois porcos na cadeia

  26. Marcio Dib Postado em 30/Mar/2016 às 13:43

    Facismo Puro... seletividade... estamos vivendo em um País idiotizado.

  27. ejedelmal Postado em 30/Mar/2016 às 13:48

    "Existem milhares de médicos em Porto Alegre que podem dar um atendimento tão bom quanto esta doutora." OBRIGADO POR CHAMAR A MÉDICA DE MERDA. ELA MERECEU.

  28. Ronaldo Postado em 30/Mar/2016 às 13:53

    Por que não facilitar as coisas? Que tal obrigar esse povo a usar uma estrela vermelha com a inscrição "petista" no centro? Funcionou na Alemanha durante a Segunda Guerra.

  29. Armando G.Jr Postado em 30/Mar/2016 às 13:56

    Como se permite um individuo com essa mentalidade ser presidente de qualquer entidade médica? Cadê o conselho regional,tão rigoroso com alguns?

  30. Urias Rocha Postado em 30/Mar/2016 às 13:58

    Gente!! Não estou acreditando nessa reportagem? Isso é no Brasil mesmo?? Esses caras são fascistas declarados, isso é inaceitável, tem que cassar suas credenciais para sempre...

  31. gilberto Postado em 30/Mar/2016 às 14:04

    outro hipócrita, como dizem estamos doente mesmo.

  32. jairo de freitas Postado em 30/Mar/2016 às 14:05

    ''VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica OU POLÍTICA''. (Constituição Federal, Art. 5º inciso VIII)

  33. jairo carneiro Postado em 30/Mar/2016 às 14:08

    ''VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica OU POLÍTICA''. (Constituição Federal, Art. 5º inciso VIII)

  34. Paulo Postado em 30/Mar/2016 às 14:18

    "....Se tem alguma coisa que te incomoda e que tu achas que vai prejudicar a tua relação com o teu paciente, se tu não vais se sentir confortável, se não vai ser prazeroso para ti atender aquela pessoa, tu deves dizer para ela francamente...". Imagina ai os racistas recorrendo a esse argumento pra cometer seus crimes!

  35. Marc Postado em 30/Mar/2016 às 14:21

    Sempre um branco fdp filho de imigrante q a gente praticamente salvou da guerra e geralmente do RS, porra, vamos fazer o seguinte guarda o nome dos dois, pra o povo tb não se consultar com nenhum deles, quero v se vão sobreviver atendo só coxinhas, safados. É impressão ou essa classe médica é um bando de racista fdp, ei Dilma trás mais cubanos, se parecem mais com a gente e nos atendem infinitamente melhore, e médico racista, elitista e fdp, por favor procurem outro país, pq senão vamos ter expulsá-los.

  36. Marília Cardoso Postado em 30/Mar/2016 às 14:22

    "Tu não és o único médico da cidade e o paciente tem a possibilidade de escolher outros profissionais, daí tu tens que ser honesto, tem que ser leal com o teu paciente." (PAULO ARGOLLO) O problema é que o paciente tem um ano de idade, o que torna o argumento desse médico Paulo Argollo, no mínimo, cínico.

  37. Ivanildo Postado em 30/Mar/2016 às 14:24

    Dizer o que? Falta palavras e sobra indignação.

  38. Mário Postado em 30/Mar/2016 às 14:24

    Poderia fornecer a fonte onde comprova-se que os cubanos não têm diploma de médicos?

    • Sergio Postado em 30/Mar/2016 às 21:19

      Engraçado sou bem atendido por todos os médicos e nunca houve este questionamento político ainda mais partidário...Este cidadão ai não deve de fato representar a classe dos médicos, não em essência..

  39. Eduardo Ribeiro Postado em 30/Mar/2016 às 14:30

    Qual o segredo de tanto e tanto mau carater envolvido numa atividade tão nobre quanto a medicina? Por que ela é tão especialmente atrativa pra gente assim? É inacreditável a quantidade de candidatos fortissimos ao "paredão do mestre Iasi" provenientes dessa categoria.

  40. Edson Antunes Postado em 30/Mar/2016 às 15:37

    OPS!!!!!!!!!!!!!!! AGIU COM ÉTICA E HONESTIDADE??? HUMMMM E SE CRIANÇA MORRESSE??? E SE VOCE SE COLOCA-SE NO LUGAR DA MÃE DA CRIANÇA??? NÃO MINHA OPINIÃO VOCES SÃO UNS TIRANOS E NÃO MERECEM EXERCER A MEDICINA!!!!

  41. Lopes Postado em 30/Mar/2016 às 16:26

    Essa médica tem nome/CRM ou só existe no mundo da ficção?

  42. Guilhermo Postado em 30/Mar/2016 às 18:20

    Ai quanto drama. É só procurar outro médico.

    • poliana Postado em 30/Mar/2016 às 19:48

      tens razão, guilhermo. é só isso mesmo..basta procurar outro médico. é só disso q se trata...

  43. pedro Postado em 30/Mar/2016 às 21:06

    Paulo Argollo. não te chamo de DR, porque não,sei se voce fez Doutorado, mas te dar uma dica, como voce é presidente do sindicato dos medicos, reuna seus associados, e diz para os que tem Odio do PT e odeia pobres, a colocarem um CARTAS na porta do respectivo consultorio com os diseres naõ atendemos, pobres nem pessoas que votaram no PT.em nome da ETICA MEDICA.AH vai pra CUBA aprender como se faz medicina por la. grande Abraço, em nome da minha educação.

  44. João Paulo Postado em 30/Mar/2016 às 21:54

    Acabei de ver os comentário no site da Bobo a respeito desta matéria. Muitos coxinhas são sórdidos e merecem sofrer todo o mal do mundo.

  45. mari Postado em 30/Mar/2016 às 22:13

    Esse asqueroso não honra seu diploma, seu juramento. É um canalha, sem vergonha. mentiroso. Médicos cubanos não, mas estudar em Cuba sim? Esse tipo de gente me enoja.

  46. Iran Postado em 30/Mar/2016 às 23:06

    Isso significa que os médicos são pessoas muito perigosas. Isso porque se odeiam uma pessoa ou classe de pessoas por mera ideologia ou simples ogerisa. Imagine-se se ao invés de negar-se a atender, ele atende para provocar um choque anafilático no seu desafeto, porque o odeia e quer matá-lo?

  47. cláudio Postado em 30/Mar/2016 às 23:33

    Não cabe processo pra esse F D P ?

  48. enganado Postado em 31/Mar/2016 às 00:18

    Este fdp deveria ser atendido por Proctologista Negro de urgência, para lhe um ferro bem grosso no rabo, e qdo o ferro estivesse dentro do rabo, perguntar lhe se é PETISTA ou a favor dos Ladrões: çERRON, FHC, AÓPIO, Alckmin, Aloysio, Moro, ... . Caso afirmativo deixa-lo de quatro c/o ferro no rabo e ir embora para casa e foda-se, ou melhor ainda, abandonar a Mamãe deste FDP na sala de operações no meio de uma operação protológica e ir assistir uma partida de futebol. Pimenta só arde no rabo dos outros!

  49. Sérgio Postado em 31/Mar/2016 às 03:36

    Que venham mais e mais médicos cubanos!

  50. Antonio ibiapino da Silva Postado em 01/Apr/2016 às 10:24

    Soldados criminosos e assassinos, quando estão em guerra são capazes de tudo, no entanto, eles preservam as vidas dos inimigos quando estes se encontram enfermos. Criminosos de rua, mesmo os verdadeiros monstros foram capazes de construir um código de ética, eles não toleram estupradores. Acho que esses criminosos construíram o código não concordam que mulheres e crianças indefesas devem ser preservadas de ataques covardes. Os soldados e os criminosos comuns, neste aspecto são melhores do que essa médica e o presidente do sindicato da categoria. Peço a Deus que me ajude no sentido de nunca conhecer tais pessoas, porque elas são demasiadamente miseráveis de espírito.

  51. Carlos Mello Postado em 01/Apr/2016 às 16:36

    Colocando assim dá a impressão que a médica deixou a criança mal ou sem assistência, não era um atendimento.Não foi nada disto. Só lembrando que o PT está colhendo o que sempre plantou. Sempre defenderem o "nós contra eles", há anos estimula o ódio entre classes, o proselitismo na sociedade brasileira. E conseguiram! Ela, com a liberdade que qualquer pessoa tem, propos uma troca de profissional por incompatibilidade com a petista, não quis continuar atendendo a filha da petista, como poderia ser de qualquer pessoa que não lhe fosse conveniente. não foi uma recusa de emergência ou atendimento como a chorona está colocando. Havendo alguma discrepância de relacionamento entre médico e paciente (no caso, a mãe do paciente) é prudente que o profissional faça exatamente isso que inclusive está dentro do código de ética médica. Esta é mais uma ativistal em busca de holofote se vitimizando. Vítima é a médica que não foi falsa e hipócritas como eles. Parabens à pediatra.

O e-mail não será publicado.