Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 04/Mar/2016 às 10:25
22
Comentários

Lula divulga nota sobre Operação ordenada por Sergio Moro em sua casa

Comunicado diz que "nada justifica um mandado de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça" e chama a ação determinada por Sergio Moro de arbitrária e ilegal, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal. Confira a íntegra da nota:

Lula Lava Jato Operação Moro

Em nota, o Instituto Lula afirmou nesta sexta-feira 4 que a Operação Lava Jato, cuja 24ª fase foi deflagrada nesta manhã contra o ex-presidente Lula, “desrespeita o Supremo e compromete sua credibilidade”.

“A violência praticada hoje (4/3) contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal”, diz o texto.

Comunicado diz que “nada justifica um mandado de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça”, nem a quebra de seus sigilos e a “invasão do Instituto Lula”. “O único resultado da violência desencadeada hoje pela Força Tarefa é submeter o ex-presidente a um constrangimento público”, aponta. “É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro”, conclui a assessoria do ex-presidente.

Abaixo, a íntegra:

Lava Jato desrespeita o Supremo e compromete sua credibilidade

São Paulo, 4 de março de 2016

A violência praticada hoje (4/3) contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal.

1) Nada justifica um mandado de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça, espontaneamente ou sempre que convidado. Nos últimos meses, Lula prestou informações e depoimentos em quatro inquéritos, inclusive no âmbito da Operação Lava Jato. Dezenas de testemunhas foram ouvidas sobre estes fatos alegados pela Força tarefa, em depoimentos previamente marcados. Por que o ex-presidente Lula foi submetido ao constrangimento da condução coercitiva?

2) Nada Justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do Instituto Lula e da empresa LILS Palestras. A Lava Jato já recebeu da Receita Federal, oficialmente, todas as informações referentes a estas contas, que foram objeto de minuciosa autuação fiscal no ano passado.

3) Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Lula, pois este sigilo já foi quebrado, compartilhado com o Ministério Público Federal e vazado ilegalmente para a imprensa, este sim um crime que não mereceu a devida atenção do Ministério Público.

4) Nada justifica a invasão do Instituto Lula e da empresa LILS, a pretexto de obter informações sobre palestras do ex-presidente Lula, contratadas por 40 empresas do Brasil e de outros países, entre as quais a INFOGLOBO, que edita as publicações da Família Marinho. Todas as informações referentes a estas palestras foram prestadas à Procuradoria da República do Distrito Federal e compartilhadas com a Lava Jato. Também neste caso, o Ministério Público nada fez em relação ao vazamento ilegal de informações sigilosas para a imprensa.

5) Nada justifica levar o ex-presidente Lula a depor sobre um apartamento no Guarujá que não é nunca foi dele e sobre um sítio de amigos em Atibaia, onde ele passa seus dias de descanso. Além de esclarecer a situação do apartamento em nota pública – na qual chegou a expor sua declaração de bens – e em informações prestadas por escrito ao Ministério Público de São Paulo, o ex-presidente prestou esclarecimentos sobre o sítio de Atibaia em ação perante o Supremo Tribunal Federal, que também é de conhecimento público.

6) A defesa do ex-presidente Lula peticionou ao STF para que decida o conflito de atribuições entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal (Força Tarefa), para apontar a quem cabe investigar os fatos, que são os mesmos. Solicitou também medida liminar suspendendo os procedimentos paralelos até que se decida a competência conforme a lei. Ao precipitar-se em ações invasivas e coercitivas nesta manhã, antes de uma decisão sobre estes pedidos, a chamada Força Tarefa cometeu grave afronta à mais alta Corte do País, afronta que se estende a todas as instituições republicanas.

7) O único resultado da violência desencadeada hoje pela Força Tarefa é submeter o ex-presidente a um constrangimento público. Não é a credibilidade de Lula, mas da Operação Lava Jato que fica comprometida, quando seus dirigentes voltam-se para um alvo político sob os mais frágeis pretextos.

O Instituto Lula reafirma que Lula jamais ocultou patrimônio ou recebeu vantagem indevida, antes, durante ou depois de governar o País. Jamais se envolveu direta ou indiretamente em qualquer ilegalidade, sejam as investigadas no âmbito da Lava Jato, sejam quaisquer outras.

A violência praticada nesta manhã – injusta, injustificável, arbitrária e ilegal – será repudiada por todos os democratas, por todos os que têm fé nas instituições e do estado de direito, no Brasil e ao redor do mundo, pois Lula é uma personalidade internacional que dignifica o País, símbolo da paz, do combate à fome e da inclusão social.

É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de nossa história.

com Instituto Lula e 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Fábio Postado em 04/Mar/2016 às 10:44

    Quem não deve não teme. Se cometerem algo ilegal, que sofram processo legal (ambos os lados).

    • Martin Postado em 04/Mar/2016 às 13:55

      voce leu?

  2. Douglas Postado em 04/Mar/2016 às 10:51

    Esse texto é gozação, né não? estão brincando em achar que o povo brasileiro vai se importar com a condução do crápula... WOW, QUE PAÍS COMÉDIA, PQP! "MUSQUITA" DA DILMA NELES!

    • Thiago Teixeira Postado em 04/Mar/2016 às 12:36

      Crápula é você, golpista.

    • Maria Clara Postado em 04/Mar/2016 às 14:24

      Meu filho, se você não tem humanidade, eu sinto muito por você. Não podem tratar uma pessoa como culpada antes de ela sequer ser julgada. E no caso, estamos falando de um senhor de 70 anos de idade, que é o ex-presidente mais popular do país. Foi um desrespeito enorme... ao direito, ao Lula, a seus eleitores...

    • juliano Postado em 04/Mar/2016 às 15:38

      "o povo brasileiro" hahhahahahah

  3. joao danelli sudarte Postado em 04/Mar/2016 às 11:02

    Rasgaram a CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. eduardo de paula barreto Postado em 04/Mar/2016 às 11:22

    . PASSAREDO . Lula é igual massa de pão Quanto mais apanha mais cresce Mas o pessoal da oposição Quando apanha desaparece Escondendo-se debaixo da saia Daqueles que fazem maracutaias Com as normas estabelecidas Com o único objetivo De anular os avanços obtidos Pelas classes oprimidas. . Querem resgatar o sistema Que imperava em nosso País Quando a maioria existia apenas Para tornar a minoria feliz Mas o povo aprendeu a voar E agora não mais permitirá Que cortem suas asas como antes E voando em bandos Continuará migrando Em busca de novos horizontes. . Os cortadores de asas desejam Colocar Lula numa gaiola Pensando que assim estejam Inibindo os voos aqui fora Mas eles estão enganados Porque pássaros encarcerados Não deixam de cantar nunca E em suas melodias tristes Nos refrães gritam: ‘Migrem Para longe das arapucas’. . As grades das gaiolas imobilizam As asas que não voam mais Mas não há grades que consigam Impedir os voos dos ideais Que fluem por entre os espaços Atraindo a atenção de outros pássaros Que ao ouvirem o canto do prisioneiro Se unem num enorme passaredo E despojados do espírito do medo Rompem as grades do cativeiro. . Eduardo de Paula Barreto

    • Galvão Postado em 04/Mar/2016 às 14:02

      Tudo isto que esta acontecendo com LULA, é só pelo medos dos FDP de direita perderem a eleição de 2018. E com a ajuda da grande mídia golpista, o ódio dos coxinhas e ignorância da grande massa, que engole tudo que a mídia enfia em seus ouvidos, tentam ao máximo retirar votos de LULA em 2018. Porém o povo não é mais bobo. acorda coxinhas. 2018 VAI VOLTAR PAPAI LULÃO.

  5. Marcos Postado em 04/Mar/2016 às 11:27

    O fato de você não se importar não significa que outras pessoas não se importem também, mesmo quem não votaria no PT sabe que a Lava Jato não está aí pra punir todos as pessoas envolvidas nos casos de corrupção que ela investiga, mas somente àqueles que interessam às pessoas que conduzem essa operação.

    • Maria Clara Postado em 04/Mar/2016 às 14:32

      Exato.

  6. Cypher Postado em 04/Mar/2016 às 12:34

    Esta ação coordenada estratégicamente depois da aprovação de abertura de inquérito contra o Eduardo Cunha no congresso por unanimidade, é no mínimo estranha. Investigações devem ser feitas, não importando quem seja, de qual partido seja, qual cargo público ocupa. Mas o ''timing'' foi muito oportuno nesse caso.

  7. Thiago Teixeira Postado em 04/Mar/2016 às 12:42

    Só o Exército invadindo o Paraná e capturando esse auto dominado chefe do Brasil coxinha para acabar essa arbitrariedade. Já passaram dos limites e o governo federal continua bunda mole.

  8. Deisi Postado em 04/Mar/2016 às 12:44

    Os coxinhas adestrados pelo PIG, são tão alienados que confundem depoimento com prisão.

  9. André Postado em 04/Mar/2016 às 12:48

    Até hoje, desejava não votar no Lula, mas depois do que aconteceu, votarei no Lula!

    • poliana Postado em 04/Mar/2016 às 16:13

      faço das suas, as minha palavras! essa foi a gota d' água!!!!!!!!!!! vamos ver no final, quem ganhará!!!

  10. George Postado em 04/Mar/2016 às 12:48

    o aécio neves e asseclas comemorando essa ação ilegal. É bom lembrar que esse ato causa um abalo sério na democracia, prejudica simplesmente TODOS, ou seja, não há motivo para comemorar isso aí.

  11. sidney Postado em 04/Mar/2016 às 12:52

    NÃO VAMOS ADIMITIR ESSA BARBARIDADE. A DEMOCRACIA NÃO PODE SER QUEBRADA. VAMOS AS RUAS QUEBRAR O PAU NELES SIM COMO ELES ESTÃO FAZENBDO. O POVO BRASILEIRO NÃO VAI ASSISITIR ISSO DE FORMA IMPARCIAL NÃO. ESSA JUSTIÇA É DESGRAÇADA E O QUE ESTAMOS VENDO NO PAÍS É O PODER QUERENDO ARREBENTAR COM OS POBRES NOVAMENTE.

  12. Alfredo Batista Postado em 04/Mar/2016 às 14:21

    Comentário da Bárbara Gancia: Antes de mais nada, fazer com o Lula o que estão fazendo -seja para impedir que eles se candidate em 2018; para desviar a atenção sobre Cunha, para injetar ânimo na torcida do Fla-Flu convocada para a passeata do próximo dia 13 ou em retaliação às ameaças de fiscalização no MP e na PF, tanto faz- é uma afronta aos cidadãos mais humildes que nele votaram. Uma gente que já foi vilificada de tudo quanto é jeito, chamada de burra por não saber votar, de indolente por apoiar o Bolsa Família e de estar ameaçando hostilidade contra a elite por oportunismo. É como se dissessem, vamos lá, prendam o Lula, o zé povinho vai ter de engolir. Pois eu acho que não é bem assim. Existe uma maioria silenciosa que está bem de saco cheio do sistema Casa Grande / Senzala. E quem a está provocando até o ponto de ruptura, movida por projetos pessoais, nunca terá o aval para assumir a presidência. ‪#‎irresponsaveis‬ ‪#‎timingesquisito‬

  13. Thiago Teixeira Postado em 04/Mar/2016 às 19:09

    E desde quando coxinha é povo brasileiro? Coxinha é Miami.

  14. poliana Postado em 04/Mar/2016 às 19:32

    "chola mais"?! vc está cantando vitória antes do tempo? o lula foi preso? a dilma? impeachment? o psdb voltou à presidência?! n entendi, naro..pq "chola mais"?!

  15. Jonas Schlesinger Postado em 05/Mar/2016 às 00:26

    kkkk ai eu não sei o que faço com vocês, crianças.

O e-mail não será publicado.