Redação Pragmatismo
Compartilhar
Juristas 31/Mar/2016 às 16:13
27
Comentários

Jornalistas estrangeiros reclamam de censura de Sergio Moro

"Nova era dos juízes no Brasil? Eles podem gravar suas conversas privadas, mas você não pode gravá-los em público". Correspondentes internacionais criticaram a atitude de Sergio Moro de proibir que sua palestra fosse gravada; ele ainda vetou perguntas da plateia e exigiu que jornalistas não fizessem anotações

jornalistas internacionais criticam censura Sérgio Moro
jornalistas internacionais criticam Sérgio Moro (Imagem: Pragmatismo Político)

Revista Fórum

O juiz Sérgio Moro foi um dos convidados a discursar no evento “Combate à corrupção: desafios e resultados. Casos Mãos Limpas e Lava Jato”, realizado na terça-feira (29), em São Paulo. E, para a surpresa de muitos, o magistrado vetou que sua participação fosse gravada, proibiu que jornalistas digitassem as declarações em tablets ou celulares e ainda exigiu que o canal de TV online do Ministério Público Federal, que transmitia a palestra, interrompesse as filmagens enquanto ele falava.

A plateia sequer teve o direito de fazer perguntas ao juiz. As arbitrariedades não passaram despercebidas por correspondentes internacionais que acompanhavam o evento. Nas redes sociais, eles reclamaram da atitude de Moro.

A jornalista canadense Stephanie Nolan escreveu no Twitter: “Um policial federal acaba de me acusar de gravar ‘clandestinamente’ uma palestra pública concedida pelo juiz Sérgio Moro e tentou pegar meu telefone. Ironia demais?”.

A crítica foi replicada pelo correspondente do jornal britânico The Guardian na América Latina, Jonathan Watts, que questionou: “Nova era para os juízes do Brasil? Eles podem te gravar em conversas privadas, mas você não pode gravá-los em público”.

O caso aconteceu apenas duas semanas depois de Moro liberar a divulgação de gravações telefônicas particulares do ex-presidente Lula.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 31/Mar/2016 às 18:03

    e tem gente q ainda acha esse cretino um herói! esse monstro é uma vergonha pra toda a classe de magistrados desse país!!!

    • Conceição Carneiro Postado em 01/Apr/2016 às 09:53

      Só falta ele dizer: "Brilha minha estrela"

    • Ricardo Postado em 01/Apr/2016 às 12:18

      Na verdade, no exterior sempre foram percebidas as manobras golpistas. Quem assistir o documentário "O dia que durou 21 anos", em que entrevistados historiadores americanos, vai saber do que estou falando. A diferença, para a nossa sorte, é que a internet "furou" o bloqueio dos grandes meios de comunicação do Brasil, que acharam que tudo iria transcorrer exatamente como em 64. Mais um erro crasso para a coleção deles...

  2. João Carlos Postado em 31/Mar/2016 às 18:10

    Esse sergio moro está parecendo o pp! Censurando tudo! Mas que menininho rebelde

  3. pedro Postado em 31/Mar/2016 às 20:09

    É muito facil de resolver isto, tira a TOGA dele e uma TOCA, pois esse bicho mais parece uma TOPEIRA.

  4. Universitária Postado em 31/Mar/2016 às 22:03

    Esse juizinho será punido? Quando?

    • Claudia Costa Chaves Postado em 01/Apr/2016 às 11:26

      Nunca, pois não violou a lei. Já Dilmanta e Lullarápio, é só questão de tempo.

      • poliana Postado em 01/Apr/2016 às 13:04

        hahahahaha! jura, querida??? tá sabendo bem sobre o direito pátrio, hein?! e vc achou o nome do lula e da dilma lá no listão da odebretch? conferiu tudinho? a dilma está sendo investigada por qual crime mesmo?

      • Onda Vermelha Postado em 02/Apr/2016 às 22:21

        Nunca Claudinha? Não foi exatamente isso que o Ministro Teori viu...Pelo contrário, ele já falou em consequências nas esferas penal(criminal), cível e administrativa. Ademais, se o Moro estava tão seguro de suas ações porque encaminhou uma espécie de pedido de desculpas ao STF? Notou que os ministros ignoraram, solenemente, essas "desculpas"? Aguardemos...o que é dele(Moro) tá guardado. Só mais um pouco de paciência. A batata dele já está assando...

    • Ricardo Postado em 01/Apr/2016 às 12:15

      Rá! Pode esperar sentada...

    • poliana Postado em 01/Apr/2016 às 13:01

      infelizmente, NUNCA!

  5. Salomon Postado em 31/Mar/2016 às 22:12

    Dois anos investigando o Lula e só achou dois pedalinhos, um barco de lata e um apertamento de duzentos metros quadrados. Agora que não tem mais serventia para os golpistas, será lançado ao ostracismo pela mídia, demitido pelo CNJ e odiado tanto pela direita quanto pela esquerda. Jornalistas do mundo inteiro vão se encarregar de que seja mal visto no exterior. Nada melhor para acabar com um homem do que o orgulho e o preconceito.

    • Claudia Costa Chaves Postado em 01/Apr/2016 às 11:28

      Pois é, não viu as fazendas no Pará, as contas em paraísos fiscais, as negociatas no Panamá, a venda de consultorias e palestras falsas, o cofre no Banco do Brasil com peças do patrimônio nacional... Aliás, comida fica mais gostosa com faqueiro de ouro presenteado pela Rainha da Inglaterra?

      • poliana Postado em 01/Apr/2016 às 13:06

        mas rpz, vc achou tudo isso? como assim q o mp e o judiciário n conseguiram encontrar tais fatos contra o lula e prová-los? sugiro-lhe estudar pro concurso do mp ou da magistratura, e aí sim, vc será a magistrada q conseguirá provar todos estes crimes cometidos por lula já q em 2 anos de operação "vaza"-jato, o moro n conseguiu nada...mas continue tentando...continue...

      • Onda Vermelha Postado em 02/Apr/2016 às 22:28

        Pô Claudinha! Na tua lista faltou a FriBoi, a fazenda que tem uma faixada idêntica a ESALQ, a Lista da Forbes como milionário, um jatinho particular no valor de R$ 25 milhões, etc, etc, etc. Com tantas "evidências" por que se preocupar com um Triplex no Guarujá e um sítio em Atibaia? Que viagem...

  6. enganado Postado em 01/Apr/2016 às 00:24

    Será que já deu para entender o tamanho do PILANTRA que este juizeCÚ representa?

  7. enganado Postado em 01/Apr/2016 às 00:27

    Pudera! Um juiz que fala ""CAMÊRA dos Deputados"", nunca vai repetir o erro de deixa-lo grava-lo e ainda mais que é ""analfabeto"" juridicamente; pois isto ficou notório qdo arguiu o Zé Dirceu, tá gravado!. Um desastre, não sabia perguntar nada ao Zé. Acho que comprou o diploma!

    • Rita Candeu Postado em 01/Apr/2016 às 09:49

      kkkk jura que ela fala assim? caramba

      • enganado Postado em 02/Apr/2016 às 22:05

        Cara Rita, esta observação está gravada no ""Conversa Afiada"", e mais ainda o digníssimo PHA o chama de ANALAFABETO em palestra em NATAL-RN. Note bem a faceta deste imundo e veja se não tem cara de ignorante, aliás a Direita NÃO consegue contratar ninguém com um mínimo de cultura. Basta dizer que a rede gRoubo precisa de alguma bravata-poética chama o filósofo de porta de botequim o _Alexandre Garcia_. Dá para sentir o peso da sabedoria e fora as AGRESSÕES VEBAIS, FÍSICAS, ... . Ex: São tão frouxos que o Ciro Gomes os botou pra correr, pixaram a casa do Jô Soares à noite, agrediram o Mantega que estava ao lado da esposa duas vezes, .... e assim vai. Quem poderia colocar FREIO, (exército) se finge de morto porque os apoia na calada da noite. Outro exemplo: Qtas vezes o imundo do Moro rasgou a Constituição e NADA aconteceu? O CIRCO da Lava-Jato agora usa uma nova Constituição, outorgada por ele, PSSSDB/DEM/FHC/...toda gangue, ou seja. __""Nova PROStituição do BRAZIL""__ , feita em 2007 nos EUA pelo moleque do Moro e seus asseclas=procuradores. Tem alguém com moral para colocar freio NISTO? Me respondam!

  8. Phelipe Postado em 01/Apr/2016 às 06:20

    A mídia estrangeira não é a nacional, viu Sérgio moro!

  9. Claudia Costa Chaves Postado em 01/Apr/2016 às 11:23

    A pergunta dos jornalistas é: o Dr. Moro pode gravar, mas nós não podemos. A resposta: SIM! Ele é um juiz, uma autoridade. Vocês não são NINGUÉM.

    • Ronaldo Postado em 01/Apr/2016 às 18:04

      E Vossa Alteza é quem mesmo? Aham Cláudia, senta lá.....

    • ronaldo Postado em 01/Apr/2016 às 18:43

      Então, segundo seu critério de respeito à autoridade, diante da Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff, Presidenta da República, a autoridade máxima, quem é Sérgio Moro juiz de primeira instância? Um NINGUÉM! Tô certo ou tô errado?

      • Cíntia Postado em 03/Apr/2016 às 23:01

        Certíssimo!

  10. maria neuza Postado em 01/Apr/2016 às 13:38

    A "Xuxa"do judiciário.

    • cintia Postado em 03/Apr/2016 às 23:02

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk "Tá na hora, tá na hora...de mandar o Moro embora...." kkkkkkkkkkk

  11. Rodrigo Postado em 01/Apr/2016 às 22:16

    (Outro Rodrigo) Jornalista estrangeiro, seja qual for a sua origem, precisa inteirar-se mais da legislação pátria do solo em que pisa para não confundir "Olívia Pires com pratinho de azeitona", descambando para comparações rasas, simplórias e, mais, descabidas. Assim, um Juiz, agente político que é, na condução de processo poderá sempre acolher pedido do Ministério Público ou Polícia, atendidos os requisitos, no sentido do deferimento de interceptação telefônica. E, em segundo lugar, não foi vedada a cobertura do evento, mas, sim, desde o princípio o juiz em questão (como sempre o faz), não autorizou a captação de imagens suas - seja qual for a sua razão, a questão é inerente ao direito de imagem, tutelado mesmo pela Constituição, em que pese o desconhecimento do(a) profissional de imprensa. Assim, chamar a ausência de autorização de censura é tomar a mesma postura de ataque daquele que, buscando realizar "perfil" do juiz em questão, passou a importunar a mãe deste querendo saber até se ele tinha nascido de "parto normal" ou cesareana.