Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 04/Mar/2016 às 11:11
23
Comentários

Ação contra Lula: Se houver derramamento de sangue, sabemos de quem é a culpa

Março de 2016 não pode ser março de 1964. A Operação Lava Jato (nesta fase, chamada de Aletheia) – que deveria se chamar Operação Globo – nunca teve como objetivo erradicar a corrupção

pf moro lava jato lula sangue esquerda golpe

Paulo Nogueira, DCM

Não é hora de atear fogo às vestes.

Os dados estão rolando. Não estamos vivendo um novo 31 de março de 1964.

Não ainda.

A Operação Aletheia – que deveria se chamar Operação Globo – não define nada. Seu mérito maior, se é possível usar essa expressão, é revelar as intenções da Lava Jato e Sergio Moro, sob as bênçãos dos Marinhos e, por extensão, da plutocracia.

O objetivo jamais foi erradicar a corrupção, mas derrubar o governo e acabar com Lula. (No triunfo supremo do cinismo, Aletheia é uma palavra grega que significa busca da verdade.)

A sequência dos acontecimentos é clara quanto a isso: o vazamento pela PF da alegada delação de Delcídio, o Jornal Nacional de ontem com conteúdo assassino e, na manhã desta sexta, um enxame de policiais fortemente armados para capturar Lula.

Tudo isso às vésperas de uma manifestação pró-impeachment.

A grande questão, agora, é como os defensores da democracia – não estamos falando apenas de petistas – reagirão.

A verdade estará nas ruas.

Caso os antigolpistas reajam com vigor – atenção: não confundir com violência – o golpe será abortado. Caso corra sangue de brasileiros, o que seria uma tragédia, todos sabemos de quem é a culpa: dos mentores da ação desta manhã.

Não é hora de lamentar a apatia suicida com que o governo tratou a Lava Jato. Como o ministro da Justiça recém-saído pôde cruzar os braços diante das barbaridades cometidas por Moro e pela PF? Como, em nenhum momento, o PT expôs a face real da Lava Jato? Como os governos Lula e Dilma continuaram a dar verbas bilionárias de publicidade para uma empresa com um histórico notável de golpes contra governos populares?

Isso tudo, as bobagens cometidas no meio do caminho, deve ser analisado depois.

Agora é hora de defender nas ruas não Lula, não o PT, não Dilma – mas a democracia.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. alexandre Postado em 04/Mar/2016 às 11:54

    A parcialidade da lava jato realmente intriga. No mais, bandidos estão indo pra cadeia! Palmas! Quanto ao Lula, que não se pode tê-lo como o "bandidão" ainda, até porque delação não é prova( e se ela realmente aconteceu), se for provado pelas subsequentes investigações à delação do Delcídio que ele está realmente envolvido, que ele vá pra cadeia também. Quanto ao real conteúdo da matéria acima. Um derramamento de sangue seria realmente a Catástrofe. É a prova de que nossa democracia não evoluiu nem um pouco e está longe de ser madura. É a prova de que ela não se passa de "birrinha" do irmão que quer o brinquedo do outro alimentada por interesses de ambos os lados no entanto com consequências incalculavelmente mais sérias se evoluir a um derramento de sangue. Torço e acredito que não evolua pra isso.

    • Henrique Postado em 04/Mar/2016 às 13:31

      Exato. Quem dera o dia que o Aécio for junto pro fundo do poço, mas não é pq alguém que roubou um carro há 15 anos nunca foi preso que o que assalta hoje também não pode.

  2. Denisbaldo Postado em 04/Mar/2016 às 12:23

    Tudo isso para evitar o que já estava por vir. A derrota total da direita no Poder Executivo. Fiquem tranquilos, a história é assim às vezes, dolorida, injusta, decepcionante. Ganhar 4 eleições consecutivas contra tudo e todos já é a maior vitória de todas. Podemos muito mais ainda. Este evento deixará marcas eternas na política brasileira e a reação será muito maior. Ainda não prenderam aquele que eles tanto gostariam de prender, e ademais, muita coisa está para acontecer. Calma, quanto mais eles agirem arbitrariamente, maior a responsabilidade que eles mesmos estão assumindo. Na semana em que Cunha foi derrotado por unanimidade, Dilma e Lula é notícia. Quem pode pode, quem não pode, se sacode. É só isso que sobrou à direita, sacudir a poeira para ver se encontra alguma saída. A evolução deve ser lenta, gradual e continua. Somos milhões de brasileiros conscientes da realidade e amanhã este número será ainda maior. Eles são milhões de Cunhas... "Deus escreve certo por linhas tortas".

    • Eduardo Postado em 04/Mar/2016 às 13:27

      quem tem patrimônio político é LULA, quem fez pelo povo foi LULA, quem está com o povo é LULA, então que o escalde nas águas da perseguição, pois isto só o fará mais forte..... A MÃE DELE DIZIA, "FILHO TEIMA, TEIMA, se não der certo, ESPERA E TEIMA DE NOVO"... podem até tentar destrui-lo mas no meu coração nunca o destruirão, o tenho como um pai que colocou comida na boca de milhões de crianças e brasileiros que morriam de fome nos governos que hoje querem mancha-lo.... não vão conseguir.....EM 2018 É LULA GLORIOSO NOS BRAÇOS DO POVO!!!!!!

    • poliana Postado em 04/Mar/2016 às 16:22

      só quero ver o q vai acontecer agora q o presidente do pt convocou a militância contra esse absurdo!! já marcaram os protestos? será antes ou depois do dia 13!? eles querem guerra??? pois bem...vamos lá...

  3. Isabela Postado em 04/Mar/2016 às 12:26

    Aqui onde moro (bairro de classe baixa de uma cidade de porte médio de Minas Gerais) a população já está nas ruas, teve comemoração até no ponto de ônibus hehehe.

    • Eduardo Postado em 04/Mar/2016 às 13:22

      comemoração de manipulados só pode ser, devem ter aproveitado para comemorar a derrota do governador que faz fogo para que se manifestem para que se dê bem.... mas não vai..... a hora dele vai chegar....

    • Ricardo Postado em 04/Mar/2016 às 15:15

      Como disse Tim Maia: "O Brasil é o único Pais em que além de puta gozar, cafetão sentir ciúmes e traficante ser viciado, o pobre é de direita".

      • poliana Postado em 05/Mar/2016 às 18:37

        PERFEITO, RICARDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. George Postado em 04/Mar/2016 às 12:43

    operação-2018 total, visando atingir claramente o brasileiro que tirou milhões da pobreza. Cortina de fumaça para o amigo da revista veja (eduardo cunha). Espero que o STF seja STF pois se for marionete de rede globo (como essa operação vaza jato), vai se enforcar nas próprias cordas e adeus democracia.

    • Ricardo Postado em 04/Mar/2016 às 15:16

      Esquece o STF...

  5. Alfa Postado em 04/Mar/2016 às 13:16

    Mas dizer que a imprensa é golpista não responde à principal questão: e aí, Lula, fez ou não fez bobagem?

    • Ricardo Postado em 04/Mar/2016 às 15:18

      Não sei. Fez?! Então prova - assim funciona um Estado Democrático de Direito. Quando condenam para depois justificar, hum, não sei não...

      • Jonas Schlesinger Postado em 05/Mar/2016 às 00:18

        O Lula precisa ser investigado como qualquer um que tem que ser investigado. Só porque o homem é citado numa delação, as pessoas ficam histéricas e pensam em falar em guerra. Minha gente, bora parar com o senso do ridículo. Sérgio Moro não vai prender ninguém que não há nada para ser acusado.

  6. José Ferreira Postado em 04/Mar/2016 às 13:21

    Esse povo não se convence. Eles ainda acreditam na "pureza" do Brahma Nine Fingers. Mesmo que ele mate alguém na frente das câmeras, ainda haverão pessoas dispostas a defender o avô da facção.

  7. Rodrigo Postado em 04/Mar/2016 às 14:34

    (Outro Rodrigo) Oi? Que derramamento? Além do presidente da CUT, tem mais alguém falando em "pegar em armas"?

    • Fonseca Postado em 04/Mar/2016 às 15:36

      Tem sim! O pessoal de Bolsonaro. Eles sempre querem pegar em armas. O negócio de deles é guerra.

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 04/Mar/2016 às 15:40

    """"O objetivo (da LJ) jamais foi erradicar a corrupção, mas derrubar o governo e acabar com Lula"""". Deixa eu perguntar: depois de tudo, ainda existe alguém que sinceramente discorda dessa afirmação?

  9. enganado Postado em 04/Mar/2016 às 21:46

    Não se enganem o exército qdo sair para as ruas vai matar os 7P´s = POBRES , PRETOS, PROSTITUTAS, PROFESSORES, PETITAS, PERIFÉRICOS E PATRIOTAS sem pena e sem dó. O golpe de 1964 ainda não foi esquecido e, quem leu o recado do BOÇALNARO já está avisado, aguardem mais um pouco e verão : prisões, torturas, mortes, desaparecimentos, aleijados, chantagens, confisco de bens, sequestros, .. tudo isso para garantir os FHC, AÓPIO, çERRA, Moro, Alckmin, JB, GILMAR ""DANTAS"", Rosa Weber, ... e obedecer a Cartilha do CW (Consenso de Washington). A reunião que o FHC teve nos EUA com os JUDEUSS da Bca. Internacional Anglo-SIONISTA para a entrega total das Estatais do BRASIL, hoje no valor de 5,5 Trilhões de Dólares. Já começou com a entrega do Pre-Sal, pelo çERRA a CHEVRON. Me desmintam!

    • enganado Postado em 06/Mar/2016 às 01:33

      Caro NAROX me desculpa que esqueci de incluir o seu nome nos garantidos pelo exército contra a sanha dos 7P´s. No meu caso gostaria de ser morto pelo MORO, Vc, BOÇALNARO, gen MOURÂO, agente da CIA=MOSSAD presente ao novo golpe, çERRON e o chefão FHC (pelotão de fuzilamento são constituído de 7 assassinos). ""Não se esqueça NUNCA, que estarei do outro lado da vida esperando por todos Vcs para o acerto de contas. E aviso, lá não tem MENTIRA, basta perguntar ao seu Rabino e peça para lhe contar a verdade do que se passa do outro lado da vida. e não chore, como muitos o fazem"" .

  10. Jonas Schlesinger Postado em 05/Mar/2016 às 00:14

    rsrsrsrs

  11. Ricardo Postado em 04/Mar/2016 às 15:20

    Pior é utilizar todas as instituições republicanas (inclusive PF e Justiça) para um fim político. Isso não é ridículo: é triste.

  12. Ricardo Postado em 04/Mar/2016 às 20:14

    Primeiro que sempre apoiei que a esquerda abandonasse aqueles envolvidos em corrupção - algo como Merkel fez em relação a Helmut Kohl (embora não seja de esquerda, acho que é a estratégia política mais acertada). Esquerdismo é um conceito muito maior que determinado partido ou que determinadas pessoas. Segundo que não acredito em "aparelhamento" do STF, seja para um lado, seja para o outro, o que não me impede de criticá-lo (como na recente decisão acerca da execução da pena após a segunda instância) ou de elogiá-lo (como a declaração do Min. Marco Aurélio Mello). Terceiro, vcs estão apostando alto demais: se ocorrer uma nulidade nesse atropelo todo (o que a comunidade jurídica já está alertando), o Lula se safa (para o bem e para o mal) e vcs vão amargar mais 4 cholando a perda da eleição. O problema da direita brasileira é que ela é burra, tão burra, mas tão burra que não consegue reassumir o poder democraticamente apesar de toda a inépcia da esquerda brasileira. É um ruim e ou outro pior.