Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 17/Feb/2016 às 00:02
32
Comentários

Por que pouca gente entendeu a charge de Laerte na Folha?

Através da charge de Laerte Coutinho, mansão ilegal dos Marinho aparece pela primeira vez em um veículo da imprensa tradicional desde que caso veio à baila. Para preservar pacto de não agressão, donos da mídia no Brasil seguem em silêncio sobre o tema

Charge Laerte triplex marinho mansão
(Charge de Laerte Coutinho)

Muita gente não entendeu o significado do desenho da cartunista Laerte Coutinho (imagem acima) publicado na Folha de S.Paulo nesta terça-feira (16). A charge se refere ao triplex dos irmãos Marinho, filhos de Roberto Marinho e herderiso das organizações Globo, construído em uma área de preservação ambiental na cidade de Paraty, Rio de Janeiro.

Revelada em uma reportagem do Diário do Centro do Mundo e também esmiuçada pelo Viomundo, a mansão ilegal estaria registrada em nome de uma empresa controlada por offshores do Panamá, uma delas ligada à Mossack & Fonseca, investigada na Lava Jato.

Até a publicação da charge de Laerte, o imóvel ainda não havia ganhado espaço ou manchetes na imprensa tradicional. Um dos motivos é o tradicional pacto de não agressão entre os donos da mídia no Brasil.

Sem medo de ser censurada, Laerte propôs, no desenho, uma permuta entre a mansão ilegal dos Marinho e o ‘triplex de Lula’ no Guarujá — tema usado à exaustão pela Globo como peça de sua campanha contra o ex-presidente.

Repercussão

O jornalista Flávio Gomes ironizou o fato de os leitores da Folha não compreenderem o desenho de Laerte, além de lamentar a pouca repercussão do caso, restrito às mídias alternativas. “Há focos de resistência na mídia e Laerte é um deles. Os leitores da Folha não entenderam a charge porque obviamente a Folha não publicou nada sobre a mansão dos Marinho em Parati feita à revelia da lei. Mas o VioMundo publicou e Laerte leu. Foda é que acaba não atingindo ninguém, uma obra-prima dessas”, escreveu.

Em sua página do Facebook, o escritor Fernando Morais compartilhou a charge com a seguinte legenda: “Deu na Folha de hoje. Laerte enfia o pé na jaca”.

Em declaração à revista Fórum, Laerte resumiu a charge: “Acho que está havendo, sim, um tratamento tendencioso dos fatos por parte da mídia – ou da ‘grande mídia’ – em relação a partidos e pessoas da política, no sentido de desgastar Lula, Dilma e o PT; e que é uma ação coordenada com instâncias do poder judiciário e do aparato policial do país”.

Na última semana, o sítio Tijolaço divulgou imagens da mansão ilegal dos Marinho. Confira a seguir:

mansao1
mansao2
mansao3
mansao4
mansao5
mansao6
mansao7
mansao8
mansao9

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Zeca Rodrigues Postado em 17/Feb/2016 às 01:26

    Nem os faraós egípcios poderiam imaginar um lugar assim

  2. Wellen Postado em 17/Feb/2016 às 09:16

    Mano que casa mais feia . Se fuder porr.

  3. André Nelson Postado em 17/Feb/2016 às 10:48

    Teu nome é bolso naro mesmo.

  4. Fonseca Postado em 17/Feb/2016 às 11:51

    O PT está pagando pelo crime de todos.

  5. Rodrigo Postado em 17/Feb/2016 às 11:53

    (Outro Rodrigo) Querem ir mais além ainda? Verifiquem o licenciamento ambiental (se houver), pois há o caso de um famoso apresentador que, alega-se, conseguiu o licenciamento após contratar serviços de alguém muito próximo a um Chefe do Executivo.

  6. ademar Postado em 17/Feb/2016 às 12:01

    5 cometários e quase já saiu tiros....Isso que é amor...

  7. Aline Postado em 17/Feb/2016 às 13:54

    Gente... o que mais tem é famoso e político com casa em área de preservação permanente tanto no litoral do Rio como no Nordeste e no resto do litoral brasileiro. Isso não é novidade.

    • Thiago Teixeira Postado em 17/Feb/2016 às 23:12

      Tá ... mas ... e se fosse petista?

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 17/Feb/2016 às 14:53

    Mas que triplex? Aquele que dizem que é de papai Lula? Triplex já é algo démodé, é um assunto super semana passada...eu já havia até me esquecido dele. Os articulistas do golpe já deram seu veredito: triplex é assunto encerrado. Foi só a "investigação" do triplex bater sem querer na tal da Mossack & Fonseca que deu-se o furdúncio: ia respingar merda em quem não pode, fatalmente iam ter que investigar o Palácio de Paraty, que ao que tudo indica é ilegal....aí não pode, pára tudo....chegou a ordem - se bobear até do além, do espírito do "Grande Fundador" em pessoa - pra cessar a palhaçadinha, "parem com essa porra já...chega desse negócio de triplex...acabou".....e está feito. Notem que "Triplex de Papai Lulão Meu Presidente" praticamente SUMIU dos noticiários. Em cerca de uma semana será mais uma lenda, assim como o escandalo dos votos da reeleição, como Banco Marka, Banestado, privataria, etc, milhares de etc....ninguem fala, ninguem viu, tudo lenda. Só se sabe, como de praxe, que Lula é culpado de alguma coisa e tem que perecer. Não se sabe ainda do que ele é culpado exatamente, mas ele é, então bola pra frente. Falhou o negócio do triplex? Segue o jogo. Agora, é foco na chácara, e tambem na cassação da chapa Dilma-Temer...ficou claro, meninotes safados e mídia golpista? É hora de atualizar os memes, nada de triplex...dessa cartola já não sai mais coelho nenhum, não é via triplex que vão derrubar Papai Lulão.

  9. Wylie Postado em 17/Feb/2016 às 15:55

    Achei muito moderna! Não gosto muito desse estilo moderno e minimalista. Porém a vista da sala deve ser impressionante!

  10. Phelipe Postado em 17/Feb/2016 às 17:03

    Tem um aí que diz que a globo acoberta o PT...kkkkkkk Deve tá bebendo Óleo diesel..... é cada figura que aparece....

  11. Esmeraldo Cabreira Postado em 17/Feb/2016 às 17:25

    Máaááss bááá´hh, tchêêêê! QUÊÊ BARBARIDADÊÊ!! Num faiz differência!! Os CÉRBRO COXINHA num aconségui rasionalizá nádia mêêmõ! Deixa anssim: A GLOBO TÁ INDÕ PRO BURACO!! Abrauço, Esmeraldo Cabreira. Mestre e Doutor em Ciências. UFRGS.

  12. Sr. Inácio Postado em 17/Feb/2016 às 17:47

    Será que existe uma cota bem baratinha de uma cooperativa para eu comprar meu ap??? vai que dou a sorte dela virar um triplex com elevador privativo e tudo mais.... tenho um amigo com uma chácara em Juquitiba, coisa bem simples, uma casinha de 3 cômodos e tal..... ele esta preocupado de viajar e quando voltar terem reformado sua casa, sera que ele corre esse risco?

  13. Irion Postado em 17/Feb/2016 às 21:05

    Quem disse que o crime não compensa? (ao menos por enquanto....)

  14. PReto velnho Postado em 18/Feb/2016 às 10:53

    Um golpe de gênio de Laerte, como sempre. Entendendores entenderão.

  15. Iura Postado em 17/Feb/2016 às 04:17

    so que a mazela do "um"a qual vc se refere nunca existiu. Já a mazela do "outro" vem ocorrendo ha algumas décadas...

  16. Filipe Postado em 17/Feb/2016 às 06:01

    Essa é a única opção que vem na sua cabeça? Que trazer uma contradição à tona é defender o pt? Amigo, faça um bem a todo mundo e troque esse recheio de frango por um cérebro.....

  17. Rosali de Rosa Cantlin Postado em 17/Feb/2016 às 07:42

    Você é que não aprende. Consequentemente, patético é você. Parece um disco arranhado. O que se tem discutido aqui é a perseguição sofrida por membros do PT enquanto todos os outros partidos e seus membros são acobertados pela mídia golpista a despeito das inúmeras denúncias, algumas já comprovadas, contra eles. Ou você é conivente, ou burro. Muda o discurso, porque já está ficando feio...

  18. Augusto Postado em 17/Feb/2016 às 11:41

    Meu irmão, faça um favor a si mesmo: vá procurar uma rola!

  19. Trajano Postado em 17/Feb/2016 às 14:55

    Desta vez acho que eu consigo defender o Naro! Como ele tornou equivalentes as situações, significa que Naro não somente reconhece que a famiglia Marinho através de suas empresas age como um partido político, como também reconhece que se trata de um partido de oposição ao governo atual. Assim, mazela de um, mazela de outro; da mesma forma que existe a acusação mútua entre PSDB e PT, logo a rede globo, também contextualizada como partido de oposição, agora é também atacada como qualquer outro político/partido adversário por ter atitudes iguais ou piores de quem ela pretende condenar. Notem: Naro consegue ser mureteiro até quando não anula o voto. Se até ele agora reconheceu que a globo age como partido de oposição, gente, isso significa que a família Nogueira, o Brito e os demais sites que denunciaram o escândalo do Triplex dos Marinho acertaram em cheio: parcialidade, estelionato, manipulação política etc. A partir do momento que cai a fantasia da globo e ela passar a ser reconhecida como uma força política com agenda própria que age para selecionar os políticos que trazem mais benefícios para a empresa, nossa, o Brasil vai dar um “salto olímpico” pra frente. E não é fácil para pessoas como o Naro (gente, olhem bem para o avatar escolhido pelo cara, rs), tão inflexíveis, quase adolescentes, reconhecerem uma coisa dessas, mas ele o fez, da sua maneira. Vindo do Naro, eu mesmo fiquei impressionado com a força que os sites alternativos têm de alcançar um público tão difícil e conseguir passar uma das mensagens importantes das reportagens. Na verdade, a que considero a mais importante: que a globo sempre agiu como um partido político poderoso, antidemocrático e com muita coisa a responder na justiça, tudo sempre oculto justamente porque ela é quem detém o maior império midiático do país. Mas a internet, mesmo aos poucos, a está destruindo.

  20. antonio carlos Postado em 17/Feb/2016 às 14:58

    A diferença é que,no caso do Lula,é uma mera suposição,baseado em suspeitas sem nenhuma comprovação,já no dos Marinho,é uma realidade,nababesca por sinal. Dá pra se ter a dimensão exata da diferença abissal de tratamento e da forma tendenciosa como as questões que envolvem Lula e o PT são tratadas.

  21. Marcelo Postado em 17/Feb/2016 às 16:00

    Divertida é a sórdida tentativa de defender um em detrimento do outro. Ninguém quis justificar nada. A ironia genial na obra de Laerte reflete a hipocrisia do país. De uma face, a mídia ataca fortemente os crimes de um bandido vagabundo e, na outra, pratica delitos e crimes que acabam sem investigação por um "acordo de senhores" entre as outras grandes veiculadoras de noticias. O sujo falando do mal-lavado.

  22. sergio ribeiro Postado em 18/Feb/2016 às 14:07

    O problema é que as mazelas estão ligadas. A empresa dona do triplex que Lula não é dono é sediada em Nevada, EUA, enquanto essa mansão que todo mundo sabe que pertence aos Marinho está registrada em nome de uma outra empresa, também sediada em Nevada. Uma mesma empresa que abriu e tem participação nas duas é fartamente acusada de abrir essas contas em paraísos fiscais, lavar dinheiro e proteger patrimônio de ditadores, terroristas e políticos. Tudo indica que a Lava Jato vai parar por aí por ter esbarrado nessa conexão.

  23. Luck Postado em 23/Feb/2016 às 00:51

    Bolsominion, por favor, volta pro quartel e fuca lá...

  24. Rosali de Rosa Cantlin Postado em 17/Feb/2016 às 07:30

    Excelente comentário! Parabéns!

  25. ricardo vaz Postado em 17/Feb/2016 às 10:58

    Boa! E, no que se refere aos indícios de origem duvidosa de recursos, eles não veem nenhum problema, nenhuma iniquidade social praticada pelo judiciário e pela mídia.

  26. Denisbaldo Postado em 17/Feb/2016 às 12:24

    Pensamento dos pereiras: "Se o PT for investigado, é culpado e deve ser preso. Já o resto não interessa".

  27. Trajano Postado em 17/Feb/2016 às 15:19

    Pereira, a globo não era petista pra você? Como agora ela virou uma espécie de PSDB que “rouba”!? Então quem foi operário e progredir mais do que você é uma demonstração de anticultura? Quem nasceu pobre deve continuar pobre, né, Pereira! Malditos subversivos! Algo a falar sobre o processo que a globo já responde na justiça? Algo a dizer sobre as denúncias de estelionato documentadas sobre o triplex dos Marinho? Algo a dizer sobre o silêncio que o cartel midiático promoveu sobre o assunto? Não? Nada? Seu pensamento não tem nada que possa compartilhar sobre o assunto? Ok. Obrigado por nos apresentar a sua visão esquisitona sobre o tal pensamento da “esquerda”. Vamos agora ao pensamento do Pereira: Stop : c000021a {fatal system error}. The initial session process or system process terminated unexpedly with a startus of 0x00000001 (0xc0000001 0x00100408). The system has been shut down.

  28. Eduardo Ribeiro Postado em 17/Feb/2016 às 16:33

    Se tem um negócio que eu só vejo o Pereira falando é: """a Globo é amiga do PT e da esquerda""". É um negócio realmente inédito. É único, é sem precedentes. É uma parada tão sinistra que só ele enxerga...os irmãos ideológicos dele devem estranhar isso...a reaçada, já intelectualmente desfavorecida por natureza, fica meio sem graça, meio perdida, "num podi cê...do que que ele tá falando??", meio tiltada diante de tamanho vanguardismo na luta contra a """conspiração esquerdista bolivariana comunista marxista infernal das trevas"""...ouso dizer que até os Reinaldos Azevedos da vida pediriam calma pro Pereira...."não, calma...isso aí é maluquice demais até pra nós, pitbulls raivosos...Rede Globo de esquerda é demais...vai mais devagar, padawan...".

  29. helia Postado em 17/Feb/2016 às 17:11

    Concordo...!! Sem falar que a "mazela" dos Marinhos teve a ajuda da ditadura militar (em troca de muitos beneficios financeitos e da lealdade já tão conhecida deles com a direita)...

  30. Gersier Postado em 17/Feb/2016 às 22:41

    As mazelas do "um" só existe no PIG, na cabeça ôca dos alienados pelo PIG e nas fofocas dos coxinhas nas redes sociais. Já as mazelas do outro e outros, são todas comprovadas com documentos, que segundo o "faz a diferença", "não vem ao caso". Mude seu pseudônimo para "otário bôbo". Condiz mais com o que vc é.

  31. Trajano Postado em 18/Feb/2016 às 16:11

    Naro, não preciso convencer você, sério. Convencer do que e pra quê? E não me acho mais ou menos eloquente ou qualquer outra coisa equivalente, até porque neste quesito você mesmo consegue atrair mais debates do que eu, talvez por uma via um pouco diferente, nem por isso menos convincente, ou o Eduardo Ribeiro que todos gostam muito e outros amam, como os seus seguidores antipetistas que pontualmente surgem onde ele está. Enfim. Sobre textão, muitas vezes puxo vários assuntos ao mesmo tempo ou simplesmente sou prolixo (como você mesmo já disse); não escrevo para me adequar ao senso de consumo ou gosto de ninguém. Alguns irão ler, outros passarão batido, ué, vida que segue. Da mesma forma que me acostumei com os seus comentários twitterianos, você, raposa velha aqui, já deveria ter se acostumado com os meus. Estamos em uma página gratuita com pessoas que comentam gratuitamente, sem contratos ou pactos de mediocridade. Já é o bastante. O resto das críticas que fez pode se aplicar a você também, muito genérico, então não vou falar disso. Ao passo que você diz “menos, cara, menos”, pra você eu diria “mais, cara. Mais”. Já disse que espero mais de você e esta é a única expectativa que mantenho. Se eu não a tivesse, o consideraria mais um “hue BR” da vida que só recebe “vá procurar uma rola!” como resposta e se contenta com isso ao melhor estilo “zueira never ends”. Faça como quiser, só não reclame das interpretações ambíguas de um texto pela metade que produziu ou das reações ambivalentes que desperta. De qualquer forma, agradeço os elogios iniciais, mesmo que pareça estratégia de amaciar a carne antes de bater. Mas foi uma gentileza inesperada, de qualquer forma, e agradeço por isso. Um abraço!

O e-mail não será publicado.