Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 28/Jan/2016 às 11:43
11
Comentários

Bancada conservadora trabalha pela aprovação do Estatuto da Família

Nem o possível afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, intimida a bancada evangélica no Congresso. Além do Estatuto da Família, grupo trabalha para aprovar o PL do Aborto e o Estatuto do Nascituro

bancada conservadora evangélicos política
Membros da bancada conservadora realizam culto religioso no Congresso Nacional (reprodução)

Nem o iminente afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), principal patrocinador do avanço das pautas da Bancada Evangélica, desanimou os integrantes da frente.

A bancada traçou três prioridades para este ano:

1 – Estatuto da Família

O texto que define família apenas como a união entre homem e mulher está pronto para ir ao plenário desde o fim do ano passado. Apesar da polêmica, a bancada acredita que o texto será aprovado com facilidade.

2 – PL 5069/2013, o PL do Aborto

O projeto de lei 5069 dificulta o atendimento às vítimas de estupro, exige que a mulher comprove que foi vítima de violência sexual, com o retorno da obrigatoriedade do exame de corpo de delito. O texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e está pronto para ir ao plenário. Porém, sumiu dos debates, após uma série de protestos contra a proposta. A Bancada Evangélica acredita que o tema voltará à pauta tão logo se acalmem os ânimos sobre o afastamento de Cunha da presidência da Casa — o que deve se desenrolar até março.

3 – Estatuto do Nascituro

O projeto que tem como principal mote dar direito ao feto dominou os debates em 2013 e promete voltar à pauta da Casa este ano. A proposta também tipifica o aborto como crime hediondo e considera crime congelar, manipular ou utilizar nascituro como material de experimentação, o que inviabiliza o estudo com células-tronco.

Leia: Estatuto do Nascituro, a maior aberração dos últimos tempos

Clima desfavorável

De acordo com o deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ), o clima desfavorável envolvendo Eduardo Cunha atrapalhou o avanço da pauta conservadora no Congresso.

Segundo o deputado, além das denúncias contra Cunha, a abertura do processo de impeachment tirou as pautas do foco. “Acho que terminado este processo de afastamento da presidente, o clima se torna mais favorável, de interesse da ampla maioria da Casa.”

Sóstenes também ressalta esforço da bancada diante dos católicos para desengavetar o PL 5069. “É um assunto de interesse de todos, um tema importante.”

informações de HuffPost Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rogerio Postado em 28/Jan/2016 às 13:10

    Sou totalmente contra o aborto. Mas até certa fase embrionária não há vida humana. É só um tecido. A pesquisa com células-tronco não pode ser dificultada jamais. Pode salvar vidas. O objetivo não é esse?

    • Eduardo Postado em 28/Jan/2016 às 15:34

      Ok! Mas será que só os embriões são a única fonte de células troncos???? Será que por causa disso no Brasil as pesquisas parariam??? A vida tem que ser defendida em todas as suas fases, inclusive na embrionária.

      • Rogerio Postado em 28/Jan/2016 às 23:03

        Quando o lula perdeu o dedo, quem era ser vivo e quem era só tecido? E as células-tronco embrionárias são mais versáteis. Religião x ciência não dá certo.

  2. Lucas Postado em 28/Jan/2016 às 14:08

    Quem é o estado pra dizer o que a mulher deve ou não fazer com o próprio corpo? Dane-se os conservadores, aborto continuará sendo feito independente de ser legalizado ou não.

  3. poliana Postado em 28/Jan/2016 às 14:39

    nojo dessa escória evangélica!!!!!!!!!!!!!

    • Jonas Schlesinger Postado em 28/Jan/2016 às 16:20

      Dessa vez vou ter que concordar. Sou contra o aborto e só, mas isso é radicalismo. Até pra quem foi estuprada!! Sinceramente os Evangélicos Brasileiros estão se tornando cada vez mais criminosos e intolerantes. Eles acreditam que o universo foi feito em 7 dias, que só existe vida na terra num universo gigantesco, que Jesus vai salvá-los kkkkk Se Jesus vier vai matar todos, quer apostar isso? E ainda vai dizer "eu disse que existiam falsos profetas"

      • poliana Postado em 28/Jan/2016 às 22:59

        e tem gente q diz q eles n são representantes dos evangélicos!

      • felipe Postado em 29/Jan/2016 às 09:41

        Sou contra o aborto salvo os casos de estupro, risco a vida da mãe etc.... agora matar uma criança pelo simples desejo de não a desejar é crime, agora esse tipo de comentário para denegrir a imagem do Cristão do evangélico etc é tão ridículo.... gostaria de saber Poliana ja que me disse que tem amigos evangélicos se vc olha no olho deles e diz que tem nojo.... totalmente desnecessário esse tipo de conduta vc não ganha nada com isso, agora Jonas a crença em Deus é algo muito importante para as pessoas, e sim elas acreditam que Jesus vai salva-las sim, se vc não gosta q as pessoas achem engraçado seu sotaque ou a cabeça dos nordestinos de o exemplo e respeite a diferença dos outros.... tudo vira piada e é engraçado quando é com o outro, religião, crença, racismo, etnia.

      • felipe Postado em 29/Jan/2016 às 09:53

        Detalhe: Já fui, mas não sou mais participante de nenhuma igreja e ou denominação exatamente por discordar de muitos pontos das igrejas, mas quem conhece uma igreja séria sabe o belo trabalho social que ela faz na vida das pessoas e que só ela vai acolher o sobrado e o bêbado na rua quando ele ele esta na pior, e é óbvio ela precisa de dinheiro para sobreviver pois paga conta de agua, de luz, aluguel, e tem diversos projetos sociais bancados por ela, enfim.... hoje a bancada tem péssima representação no governo assim como qq outra outro grupo eu mesmo não votei em nenhum deles, agora se as pessoas que pregam tanto respeito aqui não respeitam as demais classes, fica no mínimo difícil discutir qq tipo de assunto ou tentar pelo menos entender o outro lado, e acredite a ideia é essa, dividir as pessoas para elas se odiarem e se colocarem de lados opostos.

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 28/Jan/2016 às 14:44

    Bancada Evangélica = CANCER. Um dos cânceres do Brasil, que passou 2015 meio latente mas ao que parece vai entrar em metástase agressiva em 2016. É uma das bolas de ferro acorrentadas na canela do povo brasileiro, atrapalhando severamente sua caminhada pra frente, pro progresso. As 3 "prioridades" são 3 toletes que só servem pra jogar o país num ambiente retrógrado de trevas, obscurantismo e irracionalidade. É o chorume do Brasil. Cada vez que eu lembro que existe uma Bancada Evangélica (!!!!) por alguns instantes eu quase sinto vergonha de ser brasileiro.

  5. Thiago Teixeira Postado em 28/Jan/2016 às 17:48

    Bancada do Retrocesso. Constituintes de 1824 são mais modernos e progressistas que estes estrumes.