Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 09/Dec/2015 às 13:18
21
Comentários

Michel Temer já estaria montando sua equipe de governo, diz Folha de S. Paulo

Michel Temer já começa a montar equipe de governo caso venha a substituir a presidente Dilma Rousseff na hipótese da ocorrência de impeachment, garante jornal. José Serra, Nelson Jobim e Henrique Meirelles são três dos nomes mais fortes já cogitados para pastas fundamentais

Temer impeachment Dilma Serra
Michel Temer e José Serra (divulgação)

O vice-presidente da República, Michel Temer, já trabalha na montagem de uma eventual equipe de seu governo, caso venha a substituir a presidente Dilma, na hipótese da ocorrência de impeachment. Seu nome escolhido para comandar a economia será Henrique Meirelles. As informações são da colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

Interlocutores do vice-presidente, afirma a colunista, dizem que ele mantém canal aberto com Meirelles, que aceitaria o cargo de ministro da Fazenda mesmo se fosse convidado por Dilma, como já se chegou a especular, e estaria disposto a assumir num governo Temer.

Outros dois nomes em alta são Nelson Jobim, pessoa próxima do vice e que retornaria ao comando da pasta da Justiça, e José Serra, que ocuparia um ministério importante mas distante da área econômica, já que sofre rejeição do mercado.

A Folha garante que, embora usando outro caminho, Temer pode acabar trilhando roteiro semelhante ao que já foi traçado por Lula para que Dilma seguisse, o que não ocorreu: Meirelles para a Fazenda, Jobim para a Justiça.

Temer, enquanto isso, seria mantido “ocupado” em missões políticas. Durante toda a crise, Lula e Temer têm mantido canalde diálogo aberto, mesmo com todas as dificuldades de Dilma com seu vice.

Monica Bergamo diz que o nome de Jobim sempre foi visto por Lula – e por setores do PT e do PMDB – como uma forma de o Ministério da Justiça manter maior controle sobre a Polícia federal. De acordo com um interlocutor de Temer, com Jobim na Justiça, “delegado não vai mandar em ministro”, ainda de acordo com a jornalista.

O jornal acrescenta que os rumos da Operação Lava Jato, num eventual governo Temer, também geram expectativa. Em tese, a imprensa estaria mais focada no desempenho do novo governo e daria menos espaço às investigações, fazendo ainda, segundo profissionais do direito, com que juízes se sentissem menos “acuados” em caso de decisões contrárias à do juiz Sérgio Moro.

Também são lembradas, nesse contexto, as boas relações de Temer com o procurador geral da república, Rodrigo Janot, de grande importância na Operação Lava Jato.

Serra ‘pronto’

Em recente entrevista à Folha de S.Paulo, o senador José Serra (PSDB-SP) disse que está pronto para ajudar um eventual governo de Michel Temer. Serra diz que, em caso de impeachment, todos serão chamados a dar uma contribuição. “Vou fazer o possível para ajudar”, afirmou o tucano.

“Creio que se o destino exigir dele [Temer] a tarefa de presidir o Brasil, ele estará à altura. Vai dar tudo de si”, completou.

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 09/Dec/2015 às 14:04

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cof cof cof kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vão sonhando Coxinhas!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Eduardo Postado em 09/Dec/2015 às 23:26

      ele foi eleito presidente ou vice.... coitado, tá achando que irá governar....

  2. TAMMY Postado em 09/Dec/2015 às 14:14

    Tudo vale a pena se a barganha não é pequena. Amém. E que Deus nos proteja.

  3. Rogério Bedim Postado em 09/Dec/2015 às 14:24

    Espero que o traíra com síndrome de rejeição esteja pronto para pedir demissão assim que o golpe fizer água.

  4. Elvis Morias Postado em 09/Dec/2015 às 14:52

    "José Serra, Nelson Jobim e Henrique Meirelles são três dos nomes mais fortes já cogitados para pastas fundamentais". Seria mais fácil vender o Brasil para os americanos de vez...

    • poliana Postado em 09/Dec/2015 às 20:50

      EXATAMENTE!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Dec/2015 às 10:09

      Perfeito..eis o gabarito.

    • leonardo Postado em 10/Dec/2015 às 13:03

      dois desses ja foram ministros do lula.

  5. Luiz Alberto Postado em 09/Dec/2015 às 14:54

    Temer.. Espera sentadinho aí como você está conversando com o tico-tico(serra)

  6. luis Postado em 09/Dec/2015 às 15:11

    Que trouxa! Quem deveria estar pensando em montar uma equipe de governo é o Tiririca, o único da linha sucessória que não é um ladrãozinho pilantra.

  7. Phelipe Postado em 09/Dec/2015 às 15:17

    Os abutres já estão rondando a área....

  8. juliano Postado em 09/Dec/2015 às 15:45

    me lembrou disso: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/10/aecio-familiares-e-convidados-comemoraram-vitoria-antes-tempo.html

  9. Peterson Postado em 09/Dec/2015 às 16:04

    Se o destino exigir dele LOL

  10. Joao Paulo Postado em 09/Dec/2015 às 16:37

    Como dizem... "não tão esperando nem o cadáver esfriar"... se é que vai haver cadáver.

    • Eduardo Postado em 09/Dec/2015 às 23:28

      estão brincando com fogo... já tivemos uma revolução militar que tomou o governo sem um tiro, será que a democracia será entregue novamente sem luta.... duvido.

  11. JOHN J. Postado em 09/Dec/2015 às 21:24

    ENQUANTO ISSO: O corrupto que hoje jogou dinheiro pela janela, quando a PF chegou no seu apartamento em Recife, também fez especialização em corrupção no governo do FHC: vejam o currículo dele: http://www.hemobras.gov.br/site/downloads/cv_romulo_1.pdf Se a PF quisesse mesmo pegar corruptos seria muito fácil. Fechem as saidas dos condominios de alto luxo (de casas e de apartamentos) sem avisar os condôminos e depois mande os poteiros avisarem todos condôminos que a PF está chegando e vai vistoriar com autorização da dajustiça, vários apartamentos ou casas. Depois é só pegar na rua todos que estão fugindo rapidamente com seus carróes, motos, malas, sacolas e documentações.

  12. Olavo R G Filho Postado em 09/Dec/2015 às 21:28

    Pelo amor de Deus,agora quem quer ir embora do País sou eu,sóde pensar que o Zé da Serra vai ser Ministro me dá calafrio.Cruz Credo 3 vezes ,sai capeta.

  13. Olavo R G Filho Postado em 09/Dec/2015 às 21:29

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK,só otario esta acreditando nisto.

  14. João Paulo Postado em 09/Dec/2015 às 23:15

    "Monica Bergamo diz que o nome de Jobim sempre foi visto por Lula – e por setores do PT e do PMDB – como uma forma de o Ministério da Justiça manter maior controle sobre a Polícia federal. De acordo com um interlocutor de Temer, com Jobim na Justiça, “delegado não vai mandar em ministro”, ainda de acordo com a jornalista. O jornal acrescenta que os rumos da Operação Lava Jato, num eventual governo Temer, também geram expectativa. Em tese, a imprensa estaria mais focada no desempenho do novo governo e daria menos espaço às investigações, fazendo ainda, segundo profissionais do direito, com que juízes se sentissem menos “acuados” em caso de decisões contrárias à do juiz Sérgio Moro." A informação sempre está aí para quem quiser. Até mesmo na mídia coxinha, ainda que de formas sutis. No final, o que incomoda mesmo é a o operário Presidente. Corrupção, saúde, educação, etc é papo-furado, afinal, a única preocupação da classe média é segurança pública e tráfego urbano.

  15. Roberto Pedroso Postado em 11/Dec/2015 às 08:58

    É impressionante quando Temer da entrevista ate parece que ele é o novo "estadista da nação"com uma "base aliada" composta pelo PMDB quem precisa de oposição?

  16. ALFREDO DE VITA Postado em 11/Dec/2015 às 14:13

    Vai colocar o CUNHA, como ministro da Fazenda e o RENAN como ministro do planejamento.