Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 30/Dec/2015 às 17:44
16
Comentários

Folha divulga denúncia contra Aécio em nota de rodapé

Esquema de propina envolvendo o senador Aécio Neves (PSDB-MG) é escondido em nota de rodapé na Folha de S.Paulo. O que o jornal faria se o citado por um delator fosse o ex-presidente Lula ou Dilma Rousseff?

Aécio Neves corrupção Folha

Nesta quarta-feira, às vésperas do fim do ano, a Folha de S. Paulo trouxe um furo de reportagem do jornalista Rubens Valente. Segundo um dos delatores da Operação Lava Jato, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional do principal partido de oposição e candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais, recebeu uma propina de R$ 300 mil da empreiteira UTC (saiba mais).

Em condições naturais de temperatura e pressão, a notícia teria sido estampada na manchete principal do maior jornal do Brasil. No entanto, mereceu apenas uma nota de rodapé na primeira página da publicação, confirmando a tese do colunista André Singer de que a mídia faz de tudo para abafar a corrupção tucana.

“Enquanto o PT aparece, diuturnamente, como o mais corrupto da história nacional, o PSDB, quando apanhado, merece manchetes, chamadas e registros relativamente discretos. O primeiro transita na área do megaescândalo, ao passo que o segundo ocupa a dimensão da notícia comum”, disse Singer. “A salvaguarda do PSDB pelos meios de comunicação reforça a tese de que o objetivo é destruir a real opção popular e não regenerar a República.”

O caso de Aécio mereceria ainda mais destaque, quando se leva em conta o fato de que, há um ano, o senador tucano, em aliança com o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vem liderando uma cruzada moralista para derrubar a presidente Dilma Rousseff, num terceiro turno sem fim que tem causado sérios danos à economia. No entanto, como disse Singer, a denúncia contra o tucano “ocupa a dimensão da notícia comum”.

Vale-tudo contra Lula

A Folha, naturalmente, poderá argumentar que, no caso de Aécio, a denúncia de um delator carece de comprovação. Mas não foi esse o comportamento do jornal quando se tratava do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No dia 16 de outubro deste ano, a Folha cravou em sua manchete a seguinte notícia: “Delator diz ter repassado R$ 2 mi para nora de Lula”. Era mentira. A Folha havia apenas embarcado numa “barriga” (jargão jornalístico para as notícias falsas) do colunista Lauro Jardim, do Globo, o que mereceu reparos da ombudsman da publicação.

Mais recentemente, a Folha deu outras demonstrações de sua perseguição a Lula. Ao noticiar uma denúncia contra o senador Delcídio Amaral, a Folha estampou na manchete a foto do ex-presidente. Quando o pecuarista José Carlos Bumlai foi denunciado, ele também perdeu o direito ao nome e foi retratado como “amigo de Lula”.

Nas pesquisas recentes do Datafolha, Aécio e Lula têm sido pesquisados como os dois principais nomes da disputa presidencial de 2018.

informações de 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Alan Kevedo Postado em 30/Dec/2015 às 18:02

    Atenção meus amigos eleitores, fiquem ao largo do que a imprensa imprensa brasileira dita e votem no PC do B, no PSOL, no REDE, no PSTU e afastem essas assombrações de nossa política. Vamu lá !!!!

    • leonardo Postado em 30/Dec/2015 às 22:29

      Tem um ex PSOL delatado tbm.

      • EDUARDO Postado em 30/Dec/2015 às 23:57

        quando Cunha diz que leva a metade do congresso com ele, eu acredito piamente, pois não tem muitos que são limpos, se bobear todos tem uma peguinha.... é só investigar.

      • Trajano Postado em 31/Dec/2015 às 03:17

        Olá, Leonardo! Seu comentário foi um exemplo quase pedagógico do que a matéria trouxe e confirma o seu conteúdo. Penúltimo dia do ano: Folha divulga que Aécio Neves, anteriormente citado por Youssef , foi mencionado agora por Carlos Alexandre de Souza Rocha. Dados que se complementam entre uma delação e outra, só que virou manchete de “rodapé”. O assunto mesmo assim ganha repercussão, então, quase que subsequentemente, se estampa que o Renan também recebeu e, pasmem, Randolfe Rodrigues também levou o dele, conforme registro de delação premiada. Realmente, chama muito a atenção o Rodrigues, ex-PSOL, ter seu nome vinculado a um depoimento de bandido, na verdade, estarrecedor. Para Aécio e Renan, o FLA x FLU político. Já Randolfe, para desânimo geral, boi de piranha, vide comentário do Leonardo, no melhor estilo Pereira e o seu mote cretino “Chico Alencar também foi denunciado no conselho de ética” para tentar minimizar a denúncia contra o Cunha; desta vez, para minimizar a delação do Aécio, o assunto da matéria, algo do tipo: até o Randolfe está envolvido, com a intenção de dizer que ou o Aécio é tão vítima quanto Rodrigues de delação ilegítima, ou tão bandido quanto. Oras! Diga mais sobre a informação que leu! Vou confiar que o seu interesse é o debate político, não simples torcida de futebol ou por gorjeta: Randolfe Rodrigues jamais foi citado por Youssef em delação (não até o momento); Rocha não deu datas precisas, nem se foi realmente pago ou como foi feito. Mesmo assim, Randolfe Rodrigues precisa ser investigado, Renan Calheiros igualmente, neste caso a justiça está atrasada e, claro, o tradicionalmente blindado Aécio Neves. Enfim, sim, a matéria está correta: grandes mídias com amplo alcance de público atribuem pesos diferentes para políticos e partidos diferentes. Um fato, uma constatação, não interpretação.

      • Trajano Postado em 04/Jan/2016 às 18:32

        Em tempo: O STF arquivou a petição para investigar Randolfe Rodrigues. Se o próprio Youssef nega pagamentos a Randolfe – bem diferente do que declarou sobre o Aécio – e a delação do Rocha não diz se foi realmente pago e como aconteceu, aí fica complicado abrir investigação de alguma coisa.

    • Rogerio Postado em 31/Dec/2015 às 19:29

      Apesar da corrupção Aébrio Never tem ajuda do PIG.

  2. enganado Postado em 30/Dec/2015 às 22:41

    O PHA diz com muita propriedade, __NÃO EXISTE IMPRENSA NO BRA(Z)IL__, e sim __"PARTIDO DA Imprensa no BRASIL"__, ou seja __"""' PIG """, GAFE+rede bunderantes. TODOS são CONTRA o BRASIL, ou melhor, ___"""IMPRENSA EMPRESA PRESS_TITUTA INTERNACIONAL ANGLO-SEMITA=SIONISTA""" ((donos de TODOS os MEIOS de COMUNICAÇÃO do infeliz BRASIL))___ que comanda a sacanagem contra o BRASIL e os 7P's. Ainda PHA, na "Ditadura" a __F(A)lha de São Paulo__ nunca foi __C E N S U R A D A__, em compensação os Gorilas do Golpe faliram de Propósito o Jornal do BRASIL. Gostaram? Se dividam! Me desmintam! E para leu a porqueira do censor no JB, é de chorar. Por essas e outras que, afirmo e reafirmo que as Forças Armadas NUNCA foram PATRIOTAS e continuam sendo, pois taí gen. MOURÃO/BOÇALNARO/cel Telhada/cel. Metralha, e digo mais, com raríssimas exceções está difícil de encontrar algum milico que tenha coragem de por na cadeia um FHC/AÓPIO/çERRA/ ... por lesa pátria. No outro dia a AIPAC/CIA/NSA mandam tirar lhes as divisas e cadeia em Guantánamo na hora! Assim a __ f(A)lha de São Paulo __ continua na DITADURA e foda-se o BRASIL, bom mesmo para nós dos 7P's seria um presidente: cheirador/ladrão/cínico/traficante/covarde/alcoólatra/... etc. Desafio a colocarem um vagabundo destes para candidato a Presidente dos EUA/iSSraHell. Vamos respondam! falha de São Paulo, fdp.

  3. EDUARDO Postado em 30/Dec/2015 às 23:55

    Pragmatismo Político, será que alguém a sã consciência poderia pensar que essa mídia desgraçada, parcial, manipuladora, panfletos da direita, iria dar esta notícia como MANCHETE.... é acreditar que o SACI cruzou as pernas, o Papai Noel é que dá os presentes.... deram a noticia em rodapé só pra não serem acusados de parcialidade.... mas no dia a dia o que se vê é isto.

  4. sidney Postado em 03/Jan/2016 às 14:26

    Vou ser sincero. Se algum dia tivermos de ir para as ruas, eu prometo colocar uma bomba nessas MRDs de imprensas golpistas e isso não significará nada diante dos estragos de manipulação que já fizeram. Globo, Abril, Folha e companhia limitada devem desaparecer do Brasil... Já passaram do tempo de sofrer o que plantaram. O povo brasileiro já não aguenta mais tantas irresponsabilidades com a notícia. A época de manipulação e ignorância não existe mais, temos a net pra nos informar sobre o que realmente existe. Por isso, toda informação imbecil de golpe e manipulação deve ser punida severamente ou, então, temos que fazer nossa própria justiça. Se a justiça oficial não tem competência e é parcial para punir tais manipulações, então faremos a lei valer vindo das ruas. E não haverá repressão de polícia que impedirá a ira popular. A nossa tolerância tem ditado o limite para esse povo golpista, mas, tudo tem fim... Isso é uma ameaça sim... A justiça não presta então decidimos por outros meios. É legítimo.

    • enganado Postado em 03/Jan/2016 às 17:12

      Caro Sidney.__ O PSDB/DEM/GAFE+rede bunderantes/toda DIREITA conseguiram desmoralizar o resto do pouco de moral de tínhamos no STF/TCU/PF/AGU/PRG, pois de agora em diante, penso, só mesmo na porrada/mortes ((além daquelas já praticadas pelos milicos de 1964))/destruições/guerrilha urbana/ ... et cetera. Ninguém de sã consciência suporta mais os FHC's/AERÓPIO''s/ ... et cetera. Portanto não se esqueça de me convocar para defendermos a PÁTRIA e seu ""legítimo""" destino. BRASIL acima de tudo! Como gostaria que o Duque de Caxias levantasse do túmulo e visse com seus próprios olhos de reencarnado a porqueira que os MILITARES já contribuíram para que chegássemos no ponto de desordens em que estamos, e ainda a covardia/omissão/submissão as ordens daqueles que, como FHC's e seu bando, prejudicaram nossa PÁTRIA e continuam destruindo o BRASIL em doses homeopáticas sem que dentro caserna não uma voz surja uma voz de Brasilidade ((como do gen, Ladário)) em favor do BRASIL. Vamos pro pau, até no fim do mundo. Anjo Ismael, que nos abençoe!

  5. Márcio Dib Postado em 03/Jan/2016 às 17:07

    Vergonhosa imprensa brasileira... Cade as noticias estampadas em primeira página e com letras garrafais desse falso paladino da moralidade? A História do Brasil ha de lembrar disso em seus escritos... Nossa imprensa representa uma enorme mancha encardida na nossa História...

  6. Thiago Teixeira Postado em 03/Jan/2016 às 17:17

    Folha = LIXO.

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 04/Jan/2016 às 11:05

    Se é primo do mecânico do vizinho do patrão do cunhado do entregador de leite da ex-esposa do cabelereiro do ex-sócio de Lula, já é o suficiente pra ganhar matéria com letras tamanho 60, e o fulano passa a ser chamado oficialmente de "Senhor Amigo do Lula". Mas é um cacique tucano, e mais que isso, é Aécio. Aí não....aí não pega nada, "faz aí uma notinha de 3cm para esses chatos não dizerem que não falamos nada, e tá ok...".

  8. Trajano Postado em 04/Jan/2016 às 18:23

    Abujamra e seus problemas: só aparece aqui pra xingar todo mundo com os comentários mais medíocres da internet. Fernandinho também foi presidente 2 vezes e os escândalos de corrupção durante o seu governo só aparecem em notinhas de rodapé com muito esforço – ou simplesmente não são divulgadas atualmente - como os incríveis absurdos da privataria, os casos da Sudam, Sudene, Sivam, da compra da reeleição, da própria Petrobrás (vide Orlando Galvão Filho), do caso Alstom, das matérias de rodapé que desaparecem rapidamente como o recente caso das termelétricas durante governo FHC no embalo dos escândalos do Delcídio, etc. Enquanto isso, Lula fala de preço de frango em palestra e vira manchete de primeira página. Além disso, nenhum dos dois atualmente ocupam cargos políticos no Legislativo ou Executivo. Sobre o Aécio ser um “zé ninguém... Você tá de palhaçada! De qualquer forma, antes ele fosse um ninguém: ele foi governador de Minas Gerais, bem como deputado federal e agora é Senador da República, ex-candidato à presidência com votação significativa na campanha passada e celebridade pró-golpe até metade de 2015, quando o caldo começou a entornar na aliança Aécio-Cunha. Enfim, muita coisa pode ser discutida. Mas, sério, o que esperar de um tal Abujamra que acha que a Folha é esquerdista? Ninguém tem paciência pra falar de política com apolíticos, afinal, ou você se absteve no segundo turno ou votou em quem considera um “zé ninguém”. Não sei de você é ignorante, pois mais parece bêbado que não fala coisa com coisa. Boa sorte aí na vida. Um abraço!

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 05/Jan/2016 às 10:32

    Eu tenho pena do Abujamra...é uma maria-xonga-cesar-souza que sabe escrever...

  10. Onda Vermelha Postado em 06/Jan/2016 às 11:35

    #PodemosTirarSeAcharMelhor Eita jornalismo vergonhoso esse praticado pela Folha de São Paulo! Depois reclamam quando são chamados de Partido da Imprensa Golpista.É PIG! É PIG! É PIG!