Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 10/Dec/2015 às 11:07
15
Comentários

Deputados trocam tapas por Eduardo Cunha no Conselho de Ética

A que ponto chegou o parlamento brasileiro: sessão no Conselho de Ética sobre cassação de Eduardo Cunha rende xingamentos e tapas entre deputados

Eduardo Cunha deputados tapas Conselho Ética
Deputados Wellington Roberto (PR-PB) e Zé Geraldo (PT-PA) trocaram tapa no Conselho de Ética

A reunião do Conselho de Ética convocada para esta quinta-feira (10) para examinar o processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), virou um ringue de luta.

Os deputados Wellington Roberto (PR-PB) e Zé Geraldo (PT-PA) trocaram ofensas e tapas. Tiveram de ser contidos pelos colegas em meio a xingamentos. O presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), suspendeu a reunião por cinco minutos para que os ânimos se acalmassem. Nesse intervalo, os dois continuaram a se insultar.

A confusão começou depois que o deputado Paulo Azi (DEM-BA) questionou se havia na pauta pedido de afastamento de Cunha da Presidência da Câmara em razão da acusação de que ele está usando o cargo para impedir o andamento do processo de cassação.

Aliado de Eduardo Cunha, Wellington Roberto afirmou que esse tipo de requerimento era um “golpe”. “A turma do Cunha quer bagunçar aqui hoje. É tudo bagunceiro”, disse o petista. O deputado paraibano, que estava sentado atrás do paraense, levantou-se e retrucou com o dedo em riste: “Você que é bagunceiro”. Os dois então trocaram tapas e foram contidos por colegas.

“Você não é homem para me tocar”, gritou o paraense. “Foi você que me tocou. Macho nenhum vai tocar em mim”, devolveu o paraibano. “Aceito tudo, menos você me tocar”, disse Zé Geraldo.

Após o intervalo de cinco minutos, o presidente do Conselho de Ética repreendeu os dois deputados. José Carlos Araújo disse que vai pedir o vídeo e o áudio para apurar a conduta dos parlamentares.

“Este Conselho deve ser o local da ética, do zelo e do respeito entre seus pares, da conversa e do diálogo. Jamais poderá ser transformado em um ringue. Não é lugar da disputa corporal, é da disputa da palavra. Ninguém vai ganhar no grito. Não adianta falar alto e gritar, que ninguém vai ganhar no grito. Moderem, pensem onde os senhores estão e ajam como parlamentares membros do Conselho de Ética. Respeitem esta Casa, o público que está aqui e que está nos vendo na televisão”, cobrou Araújo.

Em seguida, o novo relator do processo de cassação de Cunha, Marcos Rogério (PDT-RO), anunciou que apresentará seu parecer na próxima terça-feira. Nessa fase, será analisada apenas a admissibilidade do processo, ou seja, se a representação deve continuar a ser analisada. “Já disse antecipadamente que concordo com o seu dispositivo final, mas na forma tenho restrições”, adiantou o pedetista.

Fausto Pinato (PRB-SP) foi destituído ontem da função por determinação do vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), aliado de Cunha.

Vídeo:

Deputados se agridem no Conselho de ÉticaDeputados Wellington Roberto e Zé Geraldo trocam tapa no Conselho de Ética em reunião que analisa parecer contra Cunha. Entenda por que eles brigaram: http://bit.ly/1Rc4iQU

Posted by Congresso Em Foco on Quinta, 10 de dezembro de 2015


Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilhermo Postado em 10/Dec/2015 às 11:39

    Esses deputados não são adeptos do deboísmo. É engraçado ler o que as pessoas dizem quando a cólera sobe até a garganta: "Você é bagunceiro!" "Não, você que é bagunceiro"...

  2. joseph Postado em 10/Dec/2015 às 11:40

    Quem rir vai pro inferno kkkkkkkkkkkkk

    • Felipe Postado em 10/Dec/2015 às 13:56

      Se jogar um livro do Kant nesse Conselho de ""Ética"" não sobra um ...

  3. marc Postado em 10/Dec/2015 às 11:42

    trocar tapas por eduardoi o bandido, náo neh ?

  4. Alcemir Postado em 10/Dec/2015 às 12:11

    Quem defende "ladrão", é pior que ele!

  5. Florbela Postado em 10/Dec/2015 às 12:26

    Que vergonha dessa canalha. Por mim podem se matar uns aos outros. Não valem o ar que respiram nem a comida que comem.

  6. Bárbara Postado em 10/Dec/2015 às 12:36

    É muito amor por um CÚnha! #sqn

  7. Professora Postado em 10/Dec/2015 às 12:38

    Casa da mãe joana. Que vergonha! A que nível chegamos!!!

  8. Eduardo Postado em 10/Dec/2015 às 13:20

    GENTE QUEREM DERRUBAR O ESTATUTO DO DESARMAMENTO PARA PERMITIR QUE DEPUTADOS, COISAS COMO ESTAS, ENTREM NO CONGRESSO ARMADOS.... IMAGINEM O QUE VAI VIRAR UMA SEÇÃO DESTAS....

    • Victoria Postado em 10/Dec/2015 às 22:14

      Que legal, só assim resolve o nosso problema.

  9. Fábio de Oliveira Ribeiro Postado em 10/Dec/2015 às 13:43

    Caro @DefesaGovBr O @DepEduardoCunha instiga a violência na @CamaraDeputados . Fechem o covil, matem aquele bandido.

  10. George Postado em 10/Dec/2015 às 13:52

    o pai do fernando collor já matou um aí nesse congresso, nos anos 1960, e foi "sem querer"

  11. Rosendo Postado em 10/Dec/2015 às 14:52

    Tipico Circo Brasileiro

  12. Gustavo Postado em 10/Dec/2015 às 16:41

    Brigar pelos interesses do povo; ninguém quer... Enquanto isso, o verdadeiro tá comendo o pão que o diabo amassou. Em parte somos culpados também, já que elegemos essa corja para nos representar, além de boa parte dos brasileiros demonizar tal partido brasileiro. Pra muitos Cunha é o salvador da pátria que nos livrará do PT. Pois bem, assistem ao circo armado, lembrando que quem paga o show somos nós!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 11/Dec/2015 às 09:51

      Livrará os coxinhas do PT, pois os brasileiros que mais precisam ficarão jogados na sorte do neoliberalismo da corja direitista.