Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 12/Nov/2015 às 10:20
18
Comentários

Versão de Eduardo Cunha sobre contas na Suíça é desmascarada

Extratos contrariam versão de Eduardo Cunha sobre contas secretas no exterior. Documentos presentes no dossiê enviado do Ministério Público da Suíça à Procuradoria-Geral da República mostram que o peemedebista movimentou o dinheiro depositado duas vezes só no ano passado

Eduardo Cunha extratos conta Suíça

O dossiê enviado pelo Ministério Público da Suíça à Procuradoria-Geral da República (PGR) contém documentos que contrariam a versão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sobre contas no exterior.

Embora ele tenha afirmado que nunca movimentou o dinheiro depositado em uma de suas contas naquele país por um lobista, extratos obtidos mostram o contrário. Só no ano passado, os recursos foram movimentados duas vezes. As informações são da Folha de S.Paulo.

Segundo a reportagem, a primeira movimentação foi para aplicar em ações da Petrobras e a outra para transferir montante para uma conta de uma empresa em Cingapura, em qual Cunha é beneficiário.

Investigado pela Operação Lava Jato, o lobista João Augusto Henriques contou, em delação premiada, que depositou 1,3 milhão de francos suíços em uma conta do peemedebista. O pagamento foi em decorrência da intermediação de Cunha na venda de um campo de petróleo na África para a Petrobras.

A PGR diz que o depósito é evidência de que o presidente da Câmara atuou no esquema de corrupção da estatal. Na semana passada, Cunha disse que administradores da conta o informaram da transferência dos recursos em 2012, mas que ele orientou manter o dinheiro parado, até que alguém reclamasse a posse.

Nome da mãe

Eduardo Cunha forneceu o nome da mãe como contrassenha a ser usada em consultas ao banco suíço Julius Baer. A informação consta dos documentos de abertura da conta Triumph-SP, uma das quatro atribuídas ao deputado pela Procuradoria Geral da República.

Para investigadores envolvidos no caso, trata-se de mais um indicativo de que os recursos no exterior eram diretamente controlados pelo peemedebista.

Entre os procedimentos de segurança, o banco exige que o cliente responda a uma pergunta secreta, definida no momento da criação da conta. Ela serve para acessar o serviço de helpdesk (suporte técnico).

A questão escolhida na abertura da Triumph-SP foi “O nome de minha mãe”. A resposta a ser dada, preenchida numa das fichas de abertura, era “Elza”. O deputado é filho de Elza Cosentino da Cunha.

Para os investigadores, o uso de informações pessoais para acessar a conta enfraquece os argumentos de Cunha, que desde a semana passada afirma não ter ingerência sobre os valores nela depositados.

com Agência Estado e Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. sergio ribeiro Postado em 12/Nov/2015 às 11:41

    A casa tá caindo. Felizmente vamos nos livrar de mais um traste. Mesmo que não venha a ser cassado, vai perder a presidência e certamente vai voltar ao ostracismo, de onde não deveria ter saído.

  2. ademar Postado em 12/Nov/2015 às 11:54

    Cunha é inimigo confesso da Presidenta e do PT, acusado por ambos de manobrar para as derrotas do Governo na Câmara e ainda planeja instalar processo de impeachment de Dilma, mas é o PSDB que formalmente pede o afastamento de Cunha pelas denúncias já comprovadas...como vai se entender o silêncio e inercia do PT em não pedir também o afastamento? Há algo de muito podere no Reino da Dinamarca....

    • Denisbaldo Postado em 12/Nov/2015 às 12:28

      O PSDB só está fazendo isso porque já sabe que o Cunha não vai dar prosseguimento no GOLPE e o PT por sua vez tem interesse no não prosseguimento do maldito GOLPE. Há sim algo de muito podre, mas é do lado de sempre, do lado dos GOLPISTAS!!!

    • Vitor Luiz Postado em 12/Nov/2015 às 13:17

      Por um lado é vantagem pro PT a permanência dele. Ou que ele seja derrubado por outro partido.

  3. Thiago Teixeira Postado em 12/Nov/2015 às 11:58

    Ahhhhhhhhhh se fosse o José Dirceu ... Sem provas ele foi pra cadeia, nesse caso o Marcelo Resende e Datena iram noticiar a semana toda, e pedir pena de morte para políticos envolvidos em corrupção.

  4. Denisbaldo Postado em 12/Nov/2015 às 12:25

    De todo poderoso chefão no começo do ano a charlatão máximo. SOMOS TODOS CUNHA!?!?!?! HAHAHAHA! Agora eu quero ver quem a coxinhada vai querer colocar como novo presidente da Câmara. Sim, porque achar um deputado honesto da direita ali é uma tarefa impossível. É só colocar que a gente derruba. HAHAHAHAHA!!!

    • lucila sa Postado em 12/Nov/2015 às 16:07

      Justamente

  5. junior maia Postado em 12/Nov/2015 às 12:35

    Fico aqui pensando se o "povão" ainda pensa que tudo isso aí é culpa do PT...

  6. Rosendo Postado em 12/Nov/2015 às 12:36

    Resumindo : com tudo isso ai o cara ainda é o presidente da camara,realmente o Brasil é o pais dos Cunhas.

  7. Versão de Eduardo Cunha sobre contas na Suíça é desmascarada | Além da Mídia Postado em 12/Nov/2015 às 12:45

    […] post Versão de Eduardo Cunha sobre contas na Suíça é desmascarada apareceu primeiro em Pragmatismo […]

  8. poliana Postado em 12/Nov/2015 às 13:01

    com a palavra, o pereira.................pereira, o espaço é todo seu. fique a vontade! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. João Paulo Postado em 12/Nov/2015 às 14:00

    Esse aí não nega: é mesmo o filho da mãe.

  10. Eduardo Ribeiro Postado em 12/Nov/2015 às 15:02

    Nem comento. Chutar cachorro morto não é do meu feitio. Triste fim para este belo deputado e empresário do ramo de carnes moídas. Prefiro deixar o espaço aberto pra aquela rapaziada honesta, gente de bem, do "somos milhões de Cunha" e do "Cunha moralizador do Brasil", se pronunciar. Será interessante.

  11. Fausto Postado em 12/Nov/2015 às 17:39

    Abre conta, abre conta, o CUnha vai dizer que a mãe é a culpada. teu nome é: Joga pedra na Geni.

  12. Ana Postado em 12/Nov/2015 às 21:17

    não seria informação privilegiada? "Nós" atacamos a Petrobrás, as ações caem, vocês compram na baixa (até baixam aplicações em banco estrangeiro), a empresa é fortíssima, "vocês e nós" ganhamos uma grana fácil.

    • rafa santos Postado em 13/Nov/2015 às 04:31

      QUEM SÃO VOCÊS E NÓS NESSA EQUAÇÃO, ANA???

  13. poliana Postado em 12/Nov/2015 às 21:24

    o pereira ignorou essa matéria???? pq?????????????????? q chato!!!!!!!! rsrs

  14. enganado Postado em 15/Nov/2015 às 16:35

    Engraçado foi o ""AERÓPIO"" falando da moral do "CÚnha" e que o PS_DB não poderiam mais apoiá-lo. É ou não é piada? Só faltou dizer que o FHC e o resto da gangue eram ___honestos___ e que assim sendo dessa forma não mais poderiam apoiar um político-ladrão. É pelo visto esse vagabundo=Aerópio pensa que os ouvidos de nós normais é pinico.