Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 09/Oct/2015 às 09:41
54
Comentários

Policiais militares “raspam” tatuagem de homem na faca

Em sessão de tortura, PMs do Ceará arrancam tatuagem de homem detido com facão. O rapaz, que chora enquanto sangra, é ainda agredido com chutes. Corporação diz que, se confirmada a participação dos policiais, eles serão punidos. Perícia Forense vai analisar vídeo

tortura tatuagem pm Ceará

Um vídeo que circula em grupos de WhatsApp mostra um policial militar, aparentemente pertencente à corporação do Estado do Ceará, utilizando um facão para torturar um rapaz. O PM passa todo o 1m54s do vídeo raspando o lado esquerdo das costas da vítima.

O rapaz, que chora enquanto sangra, é ainda agredido com a ponta do facão e com a lateral da lâmina. Outra pessoa, que acompanha a sessão, dá dois violentos chutes na região do tronco da vítima. É possível ver que ela usa coturnos semelhantes aos da PM.

“Chore, não. O palhaço agora está ganhando cor. A gente agora está só dando cor para o seu palhaço”, afirma o policial torturado no início do vídeo, com a vítima ainda de pé.

De acordo com um policial militar que preferiu não ser identificado, a tatuagem de palhaço está relacionada a morte de policiais e é feita por pessoas, já envolvidas em crimes, que em algum momento entraram em confronto com a polícia.

Investigação

Segundo o coronel Andrade Mendonça, relações públicas da PM no Ceará, o arquivo foi enviado para análise na Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

“A PM repudia esse tipo de atitude feita por qualquer integrante da corporação. Respeitamos o princípio da legalidade, o que diz respeito ao direito individual de cada um, seja cidadão ou pessoa que cometa algum crime”, afirmou. O coronel Andrade Mendonça também pediu que a vítima da agressão e testemunhas denunciem a ocorrência pelo Canal Disque Denúncia (181) para agilizar a investigação.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Ingrid Postado em 09/Oct/2015 às 10:04

    Cada dia fica mais difícil a relação entre a policia e a população. Aqui onde moro faz pouco tempo, uns garotos chamaram a policia relatando uma briga, quando a viatura chegou foi atingida por diversos disparos, Foi um caos já que isso aconteceu durante a saída de um colégio próximo. Por conta disso, agora a policia está no bairro o tempo todo, porém os traficantes "grandes", continuam suas atividades normalmente já que estão em dia com a propina. Eu sinceramente acho que o único jeito de resolver isso é entender que policia é uma coisa e bandido é outra. Quando um policial faz algo contra a lei, ele tem que deixar de ser visto como defensor e passar a ser visto exclusivamente como bandido. Da mesma forma, é preciso parar de alimentar nas comunidades que se quem morreu era policial não tem problema. Crianças crescem ouvindo isso e criam na sua cabeça a ideia de que para ser "o chefe" um dia tem que atacar a policia. Para vocês terem uma ideia, aqui mesmo ano passado um filho atacou a mãe porque ela chamou apolicia para o pai que tinha batido nela. Na cabeça dele, ela tinha que ter ligado para ele e ele "resolveria" com o pai, mas "fechar com os verme" não pode. Só quis colocar tudo isso para saber a opinião de vocês, já que quem vive tudo isso de perto como eu, costuma ter uma visão diferente de quem observa a distancia.

    • karol Postado em 09/Oct/2015 às 10:26

      Muito bom seu comentário Ingrid... A instituição está corrompida, a própria PM suja a imagem dos bons policiais que querem proteger a população... mas ódio generalizado é realmente tão errado quanto a proteção incondicional que algumas pessoas demonstram pras ações da PM, precisamos ser mais sensatos.

    • Carlos Postado em 09/Oct/2015 às 11:53

      Concordo com vc. Corruptos e mal intencionados existem em todas as profissões e grupos, inclusive naqueles que se apegam a episódios isolados para tentar demonizar a PM.

      • poliana Postado em 09/Oct/2015 às 13:47

        "episódios isolados"...sabia q logo vinham aqui soltar esse absurdo...

  2. Ingrid Postado em 09/Oct/2015 às 10:09

    Só uma correção a matéria,esse desenho é feito para caracterizar "matadores de policiais", pessoas que, tendo ou não entrado em conflito com a policia, se identificam com a ideia de -policial bom é policial morto-, que eu acho tão perigosa quanto a ideia de -bandido bom é bandido morto- ou -tem que apanhar mesmo para aprender a não ser besta-.

    • lucas artur Postado em 09/Oct/2015 às 15:38

      Mas entramos num campo bem abstrato, na noticia não falam se esse rapaz foi surpreendido apenas pela tatuagem, mas se sim a atitude está completamente errada, e mesmo que fosse abordado por ter praticado um crime ainda seria uma atitude proibida. Se o rapaz se identifica porém não cometeu um crime mesmo assim deveria sofrer tortura? E se você tiver uma tatuagem que é ofensiva pra mim eu posso me sentir no direito de agredi-la?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 09/Oct/2015 às 16:15

        pelo amor de deus....dane-se a tatuagem...a tatuagem nem precisava ser citada a bem da verdade....ela é de uma absurda e imensurável IRRELEVÂNCIA....o fato é a tortura, gente...o "caso isolado" de tortura perpretada pela PM....o "caso isolado da PM" do dia...não percam o foco...

    • Paulo Postado em 09/Oct/2015 às 21:06

      olha....nao. O policial representa o Estado e tem como dever defender a lei e os valores da sociedade. Quem arrisca o pescoço em um trabalho de m*rd% é o policial: ver tudo ralo abaixo por causa de torturadores como esse é muito triste.

  3. Rodrigo Postado em 09/Oct/2015 às 10:38

    (Outro Rodrigo) Não justifico, nem defendo a agressão, que deve ter dura reprimenda. Mas, como de costume, um fato deixou de ser noticiado: tatuagem de palhaço (especialmente a do estilo acima mostrado) é símbolo, sinônimo, identificação de ASSASSINO DE POLICIAIS. Contudo, mesmo com o esclarecimento, sei que o princípio da presunção de inocência impede de prontamente acusar o rapaz em questão de ser um assassino de integrantes de forças de segurança pública do Estado, sendo ainda óbvio que a conduta dos policiais em questão corresponde à descrição legal de tortura.

    • Administrador
      Moderação Postado em 09/Oct/2015 às 11:21

      Olá, Rodrigo. Sugerimos que releia o texto – bastante curto, diga-se. A informação que trata do significado da tatuagem consta na publicação. De todo modo, seja sempre bem vindo e sinta-se sempre à vontade para participar deste espaço que costuma omitir fatos.

      • Rodrigo Postado em 09/Oct/2015 às 11:28

        (Outro Rodrigo) "relacionada à morte de policiais".

      • Administrador
        Moderação Postado em 09/Oct/2015 às 11:33

        A linguagem adotada não é adequada? Você sugere alguma modificação no texto; algum adendo? Podemos fazer a alteração, sem problemas. Policiais relataram que o significado da tatuagem indica envolvimento no mundo do crime, como está explícito no texto.

      • Rodrigo Postado em 09/Oct/2015 às 11:35

        (Outro Rodrigo) Pois é, é bem curto e reli. Achei que podia ter me enganado e já estava pronto a pedir a desculpa que fosse devida, reconhecer meu erro e o acerto da publicação, mas apenas tornei a identificar o que o texto curto já permitia, desde o início: não fala que a tatuagem é usada não como alusão, mas é, no mundo do crime, declaração de ser um assassino de policiais. E, veículo de mídia que é, tendo o dever de ser democrático, todos podem aqui participar independentemente de alguém julgar bem ou "mal-vindo" este ou aquele.

      • Administrador
        Moderação Postado em 10/Oct/2015 às 10:11

        "Pessoas já envolvidas em crimes que em algum momento entraram em confronto com a polícia" foi a frase utilizada por um policial militar para descrever a tatuagem. Há, também, menção à morte de policiais. Consideraríamos a sua crítica pertinente caso essa informação não pudesse ser observada no texto – o que, aí sim, caracterizaria omissão. A despeito da linguagem adotada para identificar o perfil do rapaz que aparece no vídeo, abrir margem para qualquer justificativa das agressões registradas, como já vimos aqui, não parece razoável. O coronel, aliás, garantiu apuração do caso e punição aos responsáveis. O sujeito, se assassino de policial for, deverá ser preso (e não ter a sua tatuagem raspada e, porventura, retornar às ruas). Quando a discussão central do episódio passa, premeditadamente, a ser em torno do significado da tatuagem, há clara tentativa de atenuar o crime registrado em vídeo, razão da publicação da matéria. A respeito dos "mal-vindos", felizmente, em nome do bom senso, eles não podem participar. Ainda ontem, encaminhamos denúncia contra um comentarista que fazia apologia ao estupro; o caso não é uma exceção. Manifestações de cunho racista também não são toleradas. Reiteramos: seja sembre bem-vindo.

      • Rodrigo Postado em 10/Oct/2015 às 16:28

        (Outro Rodrigo) Novo equívoco, pois não disse em momento algum que a tatuagem revela perfil do rapaz - fui expresso ao tratar do princípio da presunção de inocência, bastando simples releitura. A mesma simples releitura levará ainda à identificação do trecho em que, também expressamente, recriminei a conduta que implica em crime de tortura. Não a justifiquei, pois, nem mesmo disse que ter uma tatuagem tal implica em autorização para ser submetido a tortura por agentes policiais. Nem que todo aquele que a porte seja um assassino de policiais. Disse apenas que o significado para o mundo do crime não é "relação com morte de policiais", mas "declaração de ser assassino de policiais" - simples leitura permite tal compreensão, sem tanto equívoco. E, ao final, parabéns pela denúncia, o que é realmente digo de louvor, sem nenhuma ironia.

    • felipe Postado em 09/Oct/2015 às 11:22

      Rodrigo daqui a pouco vem alguem falar que o simples fato do cara de identificar como matador de policia não é importante.

      • Rodrigo Postado em 09/Oct/2015 às 11:46

        (Outro Rodrigo) Pois é, Felipe. Não justifica o crime de tortura, nem leva os agentes à isenção da pena que for devida, mas é bom destacar a situação como um todo, para a plena informação.

      • poliana Postado em 09/Oct/2015 às 15:40

        clarooo..e isso dá o total direito aos policiais militares de praticarem tortura, "raspando" a tatuagem das costas do indivíduo com uma faca!! inacreditável, fleipe..queria q vc tivesse ido pro pau de arara nos tempos da ditadura pra ver se ia ter a coragem de defender essa corja!

      • felipe Postado em 09/Oct/2015 às 15:57

        Poliana quem disse que da direito??? esses dias vc justificava a morte de policiais por bandidos com um "PORQUE SERA NE" toda e qualquer forma de violência independente de quem seja deve ser repudiada, o interessante é as pessoas aliviarem a barra de bandidos como fazem aqui como não transmitir com clareza que o significado de sua tatuagem e demonizar a policia.

      • poliana Postado em 09/Oct/2015 às 16:50

        como sempre, vc peca na interpretação. jamais disse q justificava, disse q essa animosidade e ódio q existe entre apopulação da perioferia e a polícia militaré histórica, e a violência de um para com o outro é uma triste realidade do nosso país. mas se vc é péssimo pra interpretar o q os outros falam, seu problema está na base de sua formação mesmo. vc disse q estudou em escola pública né? então tá explicado...

      • poliana Postado em 09/Oct/2015 às 16:51

        e aprendi com vc q qq pessoa q tatue um palhaço no corpo, o significado desta é "assassino de pm". grata pelos esclarecimentos. um dia pensarei duas x na hora de tatuar um palhaço em meu corpo...

      • poliana Postado em 09/Oct/2015 às 16:52

        pobre palhaço...uma profissão tão nobre q faz tanta gente rir, e agora ficou imortalizado como o símbolo de assassinato de policiais militares.

      • poliana Postado em 09/Oct/2015 às 16:53

        minha afilhada até se chama isis..acho melhor desistir da ideia de fazer uma homenagem a ela e tatuar seu nome em minha nuca..vai que...né??????

      • Rodrigo Postado em 09/Oct/2015 às 17:17

        (Outro Rodrigo) Realmente é triste que uma profissão tão nobre, que leva alegria às pessoas e foi imortalizada por gênios como George Savalla Gomes, tenha sido escolhida por criminosos como símbolo de identificação de assassinos de policiais. E também, mais uma vez, é extremamente lamentável que policiais prestem-se à tortura, devendo sofrer todas as penalidades cabíveis.

      • Felipe Postado em 09/Oct/2015 às 17:55

        Ta bom Poliana igual da vez que desejou a morte de uma pessoa aqui sei sei.... E sim veja o palhaço tatuado e veja se teria coragem de fazer um assim

      • poliana Postado em 09/Oct/2015 às 20:24

        mais uma vez, vc está apenas"esquecendo"aq a moça me escaldou né? ação e reação, meu caro.

      • Felipe Postado em 09/Oct/2015 às 23:06

        Pois é Poliana neste caso se justifica ne, se todo mundo pensasse assim atitudes como essa se justificariam, lamentável

      • poliana Postado em 10/Oct/2015 às 01:08

        como vc é péssimo em interpretação de texto, filho. dá pena..mas vc veio de escola pública..então é compreensível. paciência...

      • Felipe Postado em 11/Oct/2015 às 15:21

        Poliana para uma pessoa que declaradamente disse que desejava a morte de outra entendo perfeitamente sua posição.

    • Arthur Postado em 09/Oct/2015 às 13:26

      Eu tenho um primo que tem uma tatuagem de palhaço, na perna. Garanto pra você que ele nunca matou policiais e nem nunca pretendeu. Então caso um dia a polícia o pare numa blitz é justificável "raspar" a tatuagem dele na faca porque ele se "identifica como matador de policiais"? Explique isso pra mim Rodrigo, por favor. Assim quando for fazer uma tatuagem eu me lembro de ligar na DP e ver qual a lista de desenhos que eu sou proibido de fazer no meu próprio corpo senão serão raspados na faca...

      • Cristiane Postado em 09/Oct/2015 às 14:52

        isso mesmo Arthur!!! tenho uma tatuagem de coruja e estou começando a me preocupar o que ela pode significar para policiais e bandidos

      • Rodrigo Postado em 09/Oct/2015 às 15:22

        (Outro Rodrigo) Prezado Arthur, sua falta de leitura ou compreensão te levou a identificar corretamente meu argumento. Como disse duas vezes (e não apenas uma) a conduta dos policiais enquadra-se no tipo penal de tortura, sendo, mais, crime hediondo e inafiançável. O que eu falei, clara e expressamente, é que a publicação não explicou o significado claro da tatuagem para o mundo do crime e seus integrantes. Assim, em momento algum disse o que você equivocadamente compreendeu, e, em seu primo não sendo do mundo do crime (pelo que você diz, é uma pessoa decente), seu argumento, assim como sua compreensão textual, é totalmente equivocada - o caso que você apresenta, sim, é análogo ao significado da suástica para um nazista e para um indiano, mas, claro, poderá causar estranheza a quem vir um indiano ostentando uma tatuagem de suástica. Melhor sorte na próxima! E, se quiser checar a lista de fotografias de fichados, suas tatuagens e significados, fique à vontade. Não serei eu a te impedir, pois você é livre.

      • poliana Postado em 09/Oct/2015 às 15:40

        exatamente arthur...

      • Rodrigo Postado em 09/Oct/2015 às 16:37

        (Outro Rodrigo) *incorretamente meu argumento

      • Rodrigo Postado em 09/Oct/2015 às 16:38

        (Outro Rodrigo) *ver (corretor ortográfico e falta de revisão...)

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 09/Oct/2015 às 11:03

    Poxa....mais um caso isolado...dessa vez com requintes de tortura...será que até o fim do dia teremos outro caso isolado? Qual o segredo dessa bela corporaçao, que detem o recorde mundial - quiçá de todo o sistema solar - de casos isolados de violência, brutalidade e desrespeito aos mais básicos princípios de ética e humanidade?

  5. reginaldo Postado em 09/Oct/2015 às 11:37

    Se o ""torturado" for ladrão,está tudo bem.

  6. thiago Postado em 09/Oct/2015 às 11:39

    Só rasparam?! Q pena!

  7. Alisson Postado em 09/Oct/2015 às 12:51

    O ruim é que agora ficou meio que proibido ter tatuagem de palhaço. O que antes tinha outro significado, hoje em dia é sinônimo de bandido.

    • Renan Postado em 09/Oct/2015 às 19:15

      Depois do Nazismo ficou proibido usar a suástica, o que antes tinha outro significado, hoje em dia é sinônimo de psicopata. That's life.

  8. Renan Postado em 09/Oct/2015 às 13:42

    http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/pm-desvenda-significados-de-tatuagens-no-mundo-do-crime,7b4bfce66b23b410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html Se é uma suástica todo mundo daria razão pros policiais, principalmente se fossem judeus. Ou um símbolo da KKK para negros. Porque segundo certos leitores do PP, dívida histórica deve ser cobrada, não?

    • Lucas Postado em 09/Oct/2015 às 16:52

      Deixe de ser ridiculo! Não é porque uma pessoa fez algo de errado ou cometeu algum crime que o PM tem que matar ele, nem se fosse um nazista ou qualquer outra pessoa de qualquer outro grupo que prega ideaias do tipo

      • Renan Postado em 11/Oct/2015 às 14:34

        Eu não disse isso, onde está escrito que eu apoio o ato? Eu disse do repúdio dos leitores do PP para casos e casos pode ser diferente. Ridículo é você que não sabe interpretar texto.

  9. João Paulo Postado em 09/Oct/2015 às 13:43

    Vítima denunciar a ocorrência? Esse aí já deve estar na vala. Considerando que a história da tatuagem seja verdade, não consigo "vibrar" com o acontecido. Mas também não dá para dizer que é lamentável.

  10. tiago Postado em 09/Oct/2015 às 13:46

    e se possível te internem depois, pode resolver seu problema.

  11. Pedro Postado em 09/Oct/2015 às 14:29

    tomara que se vc cometer um crime ou qq ação ilegal, eles te deem o mesmo tratamento que está propondo

  12. leonardo Postado em 09/Oct/2015 às 17:14

    Que pena!!!

  13. Sonia Almeida Postado em 09/Oct/2015 às 19:29

    Até quando essa sombra negra do nazismo se estenderá sobre o Brasil ? Os pms a maioria, são como nazistas, porque matam por preconceito racial social e homossexual

  14. hahaha Postado em 09/Oct/2015 às 21:29

    "Corporação diz que, se confirmada a participação dos policiais, eles serão punidos" PIADA DO SÉCULO. ERA PRA FAZER RIR? CONSEGUIU. HAHAHAHAHAH "CORPORAÇÃO VAI PUNIR POLICIAIS" HAAHAHHAHAHAAHHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA Ganharam do Tiririca. HAHAAHAHAHAH "Vai punir policiais" HAHAAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAH

  15. raphael souza Postado em 10/Oct/2015 às 15:02

    com toda razão o caso é critico! de um lado um homem com uma tatuagem provocadora de expressão assassina de policiais, conhecida pela própria sociedade e sem dúvidas do próprio rapaz e policiais revoltados com essa ousadia da simbologia dessa tatuagem.O Rapaz revoltado com os policiais faz um protesto em seu próprio corpo ou está registrando a sua marca de assassino em seu próprio corpo para ter orgulho de si mesmo ? Policias psicologicamente perturbados com a serie de matanças que vem ocorrendo nessa guerra entre bandidos x police parentes próximos, amigos de infância enfim, será que a dignidade da pessoa humana está valendo apena quando os tempos estão voltados para a carne ficina e a selvageria..

  16. Ricardo Postado em 10/Oct/2015 às 20:58

    Cadê o vídeo? Esse Pragmatismo Político é um bom site, mas nunca posta os vídeos pro pessoal ver..

  17. Andre Andrade Postado em 10/Oct/2015 às 22:35

    O problema todo esta com a justiça, a demora no julgamento de processos, a imparcialidade naqueles que sao julgados, tudo isso leva a exaustao dos policiais que chegam a um determinado momento e resolvem fazer a justiça com suas proprias maos. Nao estou dizendo que isso é correto, agora o que estamos observando é toda a sociedade no limite, daí para acontecer casos como este é um mero detalhe.

  18. Carlos Postado em 11/Oct/2015 às 19:19

    Morreu um amigo meu, policial também levou um tiro na cabeça, fiquei muito triste. Ninguém, absolutamente ninguém ligou, mas quando um bandido é torturado ou morto, passa em rede nacional, vem os direitos humanos, agora quando um pai de família, um policial morre, vem pessoas dizendo que foi reagir, que deu chance, sério isso? ATÉ QUANDO TEREMOS QUE VIVER REFÉNS DESSES MARGINAIS QUE SÓ QUEREM O CAOS E A RUÍNA DAS PESSOAS DE BEM DOS PAIS DE FAMÍLIA, O QUE É ISSO BRASIL? ESSES CARAS QUE DÃO SEU SANGUE PRA PROTEGER A PORCARIA DA SOCIEDADE ENQUANTO ELA AGE INJUSTAMENTE COM A PROFISSÃO. Aí vem pessoas se dizendo "humanistas" dizendo que não vale apenas enterrar a vida de uma "criança" de dezesseis anos que não tem mais nada a perder, MAS TEM A QUEM TIRAR, UM BANDIDO UM MARGINAL, QUE NAO VALE ABSOLUTAMENTE NADA TIRA UM PAI, UM IRMÃO, UM FILHO, UMA MÃE. É muito triste isso.

  19. Rafael Martini Postado em 14/Oct/2015 às 03:10

    Criminosa a atitude dos policiais. Ainda que o rapaz esteja ligado a homicídios de PM's, cabe levá-lo à Justiça, simplesmente. Ademais, até onde sei, ao menos na criminalidade aqui de São Paulo, o "palhaço" relaciona-se sobretudo ao furto e delitos de menor potencial ofensivo. As pesquisas de tatuagens do mundo do crime possuem divergências, e há razoável quantidade de material disponível na internet, caso alguém se interesse. Por fim, vale salientar que deve-se, no mínimo, tomar cuidado com a interpretação de tatuagens. É comum, por exemplo, ver pessoas tatuadas com uma "carpa" que, a princípio, pode sugerir ligação com o crime organizado mas, muito antes disso, na cultura oriental simboliza boa sorte e superação. Como diria Freud, "às vezes um charuto é só um charuto".