Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 01/Oct/2015 às 16:24
47
Comentários

Grupos que pedem 'intervenção' são ridicularizados por comandante do Exército

Comandante do Exército brasileiro debocha de grupos – homens, mulheres e até crianças – que estão acampados há 4 meses em frente ao portão principal do quartel-general do Ibirapuera (SP) para pedir um golpe militar contra a presidente Dilma Rousseff

intervenção militar Brasil Dilma
Grupo acampa em frente ao quartel do Exército para pedir “intervenção militar”

Eduardo Guimarães, blog da Cidadania

Faz pelo menos quatro meses que um grupo de homens e mulheres – e até crianças, vistas no local amiúde – montou um acampamento na calçada em frente ao portão principal de acesso ao quartel-general do Exército, no Ibirapuera, Zona Sul da capital paulista, para pedir um golpe militar contra a presidenta Dilma Rousseff.

Em nota oficial, o responsável pelo Comando Militar do Sudeste, general João Camilo Pires de Campos, informa que o comando não irá se posicionar sobre o acampamento:

O Comando Militar do Sudeste não se manifesta sobre atos políticos. “O posicionamento do Exército Brasileiro, em qualquer circunstância, é de atuar com isenção e dentro da legitimidade e legalidade, conforme o previsto no Art. 142 da Constituição Federal

Ironicamente, esse grupo tão original cita justamente o artigo 142 da Carta Magna como “justificativa” para a sua tão sonhada “intervenção militar constitucional”. Leia o que diz o texto constitucional:

Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Não se sabe que tipo de interpretação esses pirados deram ao texto acima, já que determina justamente o contrário de “intervenção militar”. O texto diz, claramente, que cabe às Forças Armadas a “garantia dos poderes constitucionais” e que só podem intervir de alguma maneira em alguma coisa por iniciativa desses poderes, quais sejam, Executivo, Legislativo e Judiciário.

O grupo de acampados é composto, majoritariamente, por pessoas de meia idade e idosos. Na internet, reúnem-se em uma página do Facebook ao qual deram o nome de Movimento Brasileiro de Resistência (MBR), o qual está convocando um “outubro negro” que promete “matar pela pátria” em meio a exaltações a “Deus”.

Veja a convocatória:

convocatoria

Ao fundo do acampamento, o prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo. Funcionários da Casa relatam que, na verdade, os acampados costumam aparecer no local mais para tirar fotos e aparecer em vídeos e depois vão embora. Não sabem precisar quem fica lá durante a noite. Durante o dia, há um revezamento entre os protagonistas da iniciativa.

Como essas pessoas residem na região do acampamento, fica fácil a encenação de estarem vivendo no local para enganarem incautos na internet.

Não se sabe ao certo, porém, o que pretendem essas pessoas, já que ninguém acredita em uma intervenção militar, forma como a proposta de golpe militar é chamada por grupos de extrema direita.

Aliás, neste domingo (27) o comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, 63 anos, deu uma entrevista ao jornal Correio Brasiliense em que chega a debochar do acampamento de malucos diante do QG do Exército.

Villas Boas diz que “Não há hipótese de os militares voltarem ao poder” e espanta-se com as propostas de “intervenção militar constitucional” baseada no artigo 142 da Constituição, como pregam grupos de extrema direita. Diz Villas Boas:

É curioso ver essas manifestações. Em São Paulo, em frente ao Quartel-General, tem um pessoal acampado permanentemente. Eles pedem “intervenção militar constitucional” (risos). Queria entender como se faz

O comandante do exército quer entender como se pode fazer uma intervenção militar “constitucional” se a Constituição prega exatamente que militares não podem fazer intervenção alguma em nada a não ser por ordem dos poderes constituídos, nos quais o presidente da República ocupa o cargo de “comandante em chefe” das Forças Armadas.

Abaixo, vídeos mostram os delírios dessas pessoas mês após mês. Arme-se com senso de humor, pipocas e assista. Não posso negar que achei divertido.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Anlub Postado em 01/Oct/2015 às 16:50

    Deixem os aposentados, os desocupados, os loucos e as crianças (que mal sabem direito o que fazem) se "divertirem". Faltam só 3 anos e pouco para o governo da Dilma acabar. Passa rapidinho!

  2. Herbert Postado em 01/Oct/2015 às 16:51

    Saindo do trabalho terei o prazer de assistir todos. Como não soube desses videos antes? Melhor do que muitos programas humorísticos atuais. Espero que seja melhor do que o video do repórter chileno,

  3. elaine Postado em 01/Oct/2015 às 17:05

    O cara fala no último vídeo da TV manchete....kkkk kkkk.

    • Rosali de Rosa Cantlin Postado em 01/Oct/2015 às 17:45

      Esse povo morreu e esqueceu de cair kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to rindo até chorar. Que falta de noção, jisuis!

      • Trajano Postado em 01/Oct/2015 às 17:58

        Olha... Que aflição ver aquele senhor falando com aquele olho. Achei que ele ia ter um treco naquele frio.

    • Alexandre Postado em 02/Oct/2015 às 16:43

      HAHAHAHAHA!

  4. elaine Postado em 01/Oct/2015 às 17:05

    O cara fala no último vídeo da TV manchete....kkkk kkkk.

  5. poliana Postado em 01/Oct/2015 às 17:10

    Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina,SOB A AUTORIDADE SUPREMA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.............................É TÃO DIFÍCIL ENTENDER?

    • Denisbaldo Postado em 01/Oct/2015 às 20:03

      Eu já entendi o porquê dessa loucura toda do art. 142 da CF. Eles leem o trecho final "e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem", e então acham que as Forças Armadas tem autorização constitucional para intervir sem nenhum comando superior ou alguma base legal. Na cabeça deles esse trecho já autoriza uma intervenção militar cosntitucional. Esses aí são os coxinhas extremistas, são muito mais hipócritas, burros e ignorantes do que os originais.

      • poliana Postado em 01/Oct/2015 às 22:01

        isso é um absurdo, denisbaldo. o cúmulo da ignorância. n precisa nem consultar qq livro de direito constitucional, basta jogar no google: "comentários ao artigo 142 da cf/88", e certamente vc terá uma imensidão de material para consultar...tampouco é preciso ter formação em direito pra entender a leitura desse artigo. qta ignorância meu deus!

      • Denisbaldo Postado em 01/Oct/2015 às 22:50

        Eles são a versão brazuca do Estado Islâmico. Hehehe.

      • Adjalbas Pereira Postado em 02/Oct/2015 às 08:52

        Pelo jeito vocês são mesmo meros repetidores de desinformações.Mas vou aqui dar uma ajudinha. A Constituição Federal,no seu artigo 1º,parágrafo único,diz: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição .Quando nossos representantes não cumprem seu deveres e não servem ao povo que o elegeu e, pior,massacram este mesmo povo com a dilapidação do nosso tesouro,enchendo os próprios bolsos e deixando mulheres parindo na porta dos postos de saúde,as crianças sem o mínimo conteúdo escolar e a violência tomando conta das ruas.Para nós patriotas isto é suficiente,para quem está à "margem" disso...

      • Denisbaldo Postado em 02/Oct/2015 às 19:50

        Nossa! Pena que a sua interpretação da constiuição seja inútil. Para o seu raso conhecimento, quem interpreta a Constituição Federal é o STF. Forças Armadas não passam de funcionários públicos, empregados do governo que a ele devem lealdade. Qualquer interpretação fora disso é GOLPE. E isso já era, vai chorar na caminha porque aí no frio dói mais.

      • Grampola Postado em 11/Nov/2015 às 03:37

        Isso mesmo todo o poder emana do povo, pelo voto popular democrático, voto este que elegeu a presidenta Dilma, então vai pra caminha chorar coxinha.

    • Antonio Palhares Postado em 02/Oct/2015 às 11:13

      São uns aloprados analfabetos funcionais. Formados e deformados pelo PIG.

  6. Rodrigo Postado em 01/Oct/2015 às 17:13

    DEUS!!! PÁTRIA!!! FAMÍLIA!!! (nossa...) HAHAHAHAHAHAHAHA

  7. Livia Postado em 01/Oct/2015 às 17:20

    Hospício.... tranca e jga a chave fora....

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 01/Oct/2015 às 17:22

    Personificação da vergonha. Encarnação da derrota.

  9. Denisbaldo Postado em 01/Oct/2015 às 17:32

    Regime militar é um regime político na cabeça dessas antas, uma aberração que aconteceu na América do Sul e deixou alguns sequelados. E para eles um simples funcionário público teria o poder e autoridade de acabar com a corrupção e resolver todos os problemas do país em um passe de mágicas. Vai ser idiota na casa do caralho.

  10. Mário Postado em 01/Oct/2015 às 17:33

    Todo meu apoio a essa brava gente!!!! Continuem assim, proporcionando momentos de diversão à nação!!!! Vocês são melhores que Zorra total, Trapalhões, A praça é nossa, etc, etc, etc.... Pra que gastar dinheiro indo ao circo????? Nós temos vocês!!!!!!!

  11. André Nelson Postado em 01/Oct/2015 às 17:36

    Eu fico pasmo com tanta imbecilidade. Onde vai chegar isso?

  12. André Nelson Postado em 01/Oct/2015 às 17:36

    Comeram merda quente e saíram ao vento frio. Deve ser isto.

  13. Fabricio Postado em 01/Oct/2015 às 17:37

    Eles podiam fazer greve de fome e doas as comidas aos mendigos que circulam por ali. Na greve de fome morre logo que dessa raça de ignorantes precisamos filtrar nosso planeta. Chega de gente estúpida. Enfim gostam de aparecer e serão lembrados no futuro no canal comedy central....

  14. Douglas Postado em 01/Oct/2015 às 17:38

    Ninguém aqui pra falar bobagens sobre o EB? Milagre! No mais, intervenção não é a solução. Sds.

  15. julia Postado em 01/Oct/2015 às 17:41

    Não consigo parar de rir da matéria e dos comentários....=D

  16. Rosali de Rosa Cantlin Postado em 01/Oct/2015 às 17:54

    Esses velhos morreram e esqueceram de cair kkkkkkk! Nem o melhor programa de humor me faria rir tanto. Agora, qundo vejo a jovenzinha fazendo discurso reacinha, fico com vergonha alheia. Esse povinho não é só analfabeto político; eles são o que se chama de analfabeto útil, mas eu chamaria de analfabeto inútil! "Inútil! A gente somos inútil" (filhotes do "lobo bobo, babão). Putz! Falta de noção devia ter limites, mas parece que não tem.

  17. Trajano Postado em 01/Oct/2015 às 17:55

    Retenham todos os impostos! Não paguem os impostos gerados pelas riquezas que produziram!”; “Ou lutamos pelo nosso país, pelo nosso futuro, o futuro de nossos filhos, de nossas crianças, ou seremos engolidos pelo comunismo. É Intervenção constitucional ou é guerra civil. Aí a dor vai ser muito maior, muito sangue vai rolar!”. Tá boa? Intervenção militar ou psiquiátrica? Ultradireita ou Ultra Corega?

  18. Davi Postado em 01/Oct/2015 às 18:02

    Ah não! Vídeo de gente pedindo golpe militar eu só assisto se tiver coreografia!

  19. Silvio Postado em 01/Oct/2015 às 18:10

    Eu mandaria prender esse pirados com base na Constituição Federal!

  20. Wiliam Oliveira Postado em 01/Oct/2015 às 19:33

    De boa, o que esse povo fazia antes disso - e da própria Internet - pra passar vergonha? Rindo milhões de litros até agora! hahahahahahahahahahahahaha!!!

  21. Aline Postado em 01/Oct/2015 às 19:36

    Alguém ensina para esse povo o que é comunismo, porque tenho a impressão de que ele não fazem ideia do que seja. Gente, é muita desordem mental, que horror. Burrice pouca é bobagem .

  22. Fernando Brito Postado em 01/Oct/2015 às 21:18

    Piadas a parte sobre esses "sem noção" isso é muito bom. Eles se manifestam, pedem o que querem, ninguém os ataca e o melhor ainda, ninguém os apoia. eu ficaria extremamente preocupado se isso se espalhasse pelo país. Mostraria que uma parcela significativa da população quer efetivamente a volta dos militares como solução para nossos problemas. Manifestações contra e pró governo fazem parte do jogo democrático. E o melhor ainda: o oficialato das forças Armadas nem dá bola para esse tipo de coisa. Bem diferente de décadas atrás

  23. Grace Diniz Postado em 01/Oct/2015 às 22:20

    Bota esses malucos pra correr! Nem trabalham, nem estudam? É um bando de nem nem...Desocupados!!!

  24. Franklin J. Alencar Postado em 01/Oct/2015 às 22:52

    É nisto que dá esta gente dar crédito aos cães raivosos da direita midiática, eles acabam internalizando os factóides do jornalismo hidrofóbico, e passam a agir como se tudo aquilo não fôsse uma farsa orquestrada.

  25. Regina Oliveira Postado em 01/Oct/2015 às 23:17

    AHHHH..TEM GENTE QUE PODIA FAZER UM FAVOR PRA HUMANIDADE E DOAR O CÉREBRO PRA CIÊNCIA .

  26. Eduardo Postado em 02/Oct/2015 às 00:42

    viva as empregadas domésticas, que a partir de agora para desespero das dondocas tem seus direitos assegurados.... eis um dos motivos para pedir a intervenção.... vão ter que quebrar as unhas para lavar panelas, pois para bater não precisa pegar nem esfregar.

  27. Sarah Postado em 02/Oct/2015 às 11:19

    Não consegui ver nenhum vídeo até o fim...o último parei enquanto aquele senhor com os olhos saltando pra fora flw em Rede manchete...esse povo é piada pura.

  28. Carlos Postado em 02/Oct/2015 às 15:26

    Por que o Ministério Público não toma providências? Vão esperar virar piada internacional?

  29. Isaac Postado em 02/Oct/2015 às 17:02

    Comunismo? Em que época esse povo ignorante vive? kkkkkkkkkk

  30. tatiana Postado em 03/Oct/2015 às 21:04

    Adolescente acampar p ir num show, não pode. Levar crinça p acampar em protesto de coxa, pode

  31. Geraldo Postado em 05/Oct/2015 às 12:12

    Se peidar mais alto não fica um.

  32. Geraldo Postado em 05/Oct/2015 às 12:16

    O cara da primeira foto à esquerda não é o pai do Roger?

  33. sidney Postado em 06/Oct/2015 às 01:07

    Essas igreja citadas não são cristãs mas um bando de malucos mesmo. Sou evangélico e digo que esses doidos não representam a igreja cristã. Cruz credo!!!!!!!

  34. Shuma Postado em 06/Oct/2015 às 07:18

    Matar em nome de entidades abstratas (Deus, pátria, etc)é algo muito islâmico.

  35. Mauricio de Souza Matos Postado em 06/Oct/2015 às 16:05

    Esses ai sao daqueles que batem panela em latinha de caviar. Em 2018, PIXULECO neles.

  36. Ricardo Postado em 15/Oct/2015 às 17:00

    Sei que não devemos ter pena das pessoas (e sim ajudá-las), mas vendo esse pessoal brincando de Rambo não consigo evitar...

  37. Iran Bayma Postado em 18/Oct/2015 às 14:07

    Esses cidadãos de meia idade (chegando aos 50) e alguns mais velhos de até setenta anos fazem parte da geração perdida da decada de 50 e 60, ou seja, aqueles que eram pre-adolecentes ou nascidos na decada de 60 que assistiam pela Globo programas enlatados exportados dos EUA como Batman e Robin, A Feiticeira, A Familia Do-Re-Mi, Jeane É Um Gênio, Perdidos no Espaço, etc. Dá pra imaginar o que eles acumularam de "cultura" de lá pra cá se considerarmos que no Brasil, muitos universitários fazem graduação sem ler ao menos um livro por ano. Pior ainda, o s que nem universitários foram.