Redação Pragmatismo
Compartilhar
Ditadura Militar 15/Oct/2015 às 16:01
37
Comentários

Brilhante Ustra, torturador da ditadura, morre aos 83 anos

Personagem emblemático da repressão durante o regime militar, Brilhante Ustra morre aos 83 anos. Apontado pelo Ministério Público Federal como torturador do Doi-Codi do 2º Exército nos anos 70, o coronel estava relacionado a pelo menos 60 casos de mortes e desaparecimentos em SP

Brilhante Ustra
Coronel Brilhante Ustra

Vítima de complicações decorrentes de um tratamento de câncer, o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra morreu nesta madrugada, aos 83 anos. O coronel reformado estava internado em estado gravíssimo na UTI do Hospital Santa Helena, em Brasília.

Ustra foi um dos personagens emblemáticos da repressão durante o regime militar. Apontado pelo Ministério Público Federal como torturador do Doi-Codi do 2º Exército nos anos 70, o coronel comandou o órgão entre 1970 e 1974.

O Dossiê Ditadura, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, relaciona Brilhante Ustra com 60 casos de mortes e desaparecimentos em São Paulo.

A Arquidiocese de São Paulo, por meio do projeto Brasil Nunca Mais, também denunciou mais de 500 casos de tortura cometidos dentro das dependências do DOI-Codi no período em que Ustra era o comandante.

Nos porões da ditadura era conhecido pelo codinome “Dr. Tibiriçá”. Ustra era o único militar brasileiro declarado torturador pela Justiça.

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Ribeiro Postado em 15/Oct/2015 às 17:36

    Perseguiu, torturou e matou a rodo. Será enterrado com todas as honras militares, aplaudido, salva de tiros...como se se tratasse de um herói. Nunca respondeu em vida pelos absurdos execráveis e abomináveis que cometeu. A morte de Ustra IMPUNE é um desses momentos de derrota clamorosa de toda uma nação. É o Brasil de 4 no chão, prostrado. É algo que mostra, até com mais clareza do que o contexto vergonhoso de GOLPE que vivemos hoje, o quanto ainda temos que caminhar e evoluir enquanto país. De qualquer forma, rip.

  2. irineu Postado em 15/Oct/2015 às 18:03

    morre um filho da puta vai arde no inferno corno do capeta

    • Luciana Coelho Postado em 16/Oct/2015 às 15:02

      Nestes momentos seria bom acreditar no cristianismo. Imaginem um ser maldoso como este, que cometeu todas as atrocidades possíveis, chegando ao inferno como ele é pintado pelos crentes. Faltaria tempo na eternidade para puni-lo.

  3. Marcos Kim Postado em 15/Oct/2015 às 18:56

    O inferno está em festa! O Tremunhão recebeu seu emissário de braços abertos.

  4. Trajano Postado em 15/Oct/2015 às 20:09

    Ustra, que você possa obter muitas orações dos que sobreviveram à brutalidade de sua existência. Que as vítimas e suas famílias possam um dia perdoar seu servilismo à carniça. Que a luz o alcance um dia e que não seja tarde demais, pois já é muito tarde para reverter o seu legado monstruoso aos olhos da História nacional. Descanse em paz, se isso um dia lhe for permitido.

  5. Carlos Postado em 15/Oct/2015 às 22:04

    Fidel matou 100.000 é tido como herói pela esquerdalha, parabens a esse grande guerreiro, grupos comunistas treinados em Cuba sofreram com ele.

    • Fernando Rezende Postado em 16/Oct/2015 às 08:46

      Carlos, sei que é duro ser semi-analfabeto e tentar participar de discussões que estão além de sua parca e viciada "visão de mundo", mas, vejamos. De onde é a cifra que você imputa à Fidel Castro? Ainda que consiga "provar" o número, note que as pessoas (se é que podem ser chamadas assim...) por Fidel, Cienfuegos, Guevara e outros personagens da revolução cubana eram gente da estirpe de Ustra: torturadores, carrascos, mercenários e outros tipos de vagabundos. O paredón cubano, tão alardeado pela direita raivosa e coxinha só provou o sangue de gente dessa natureza. Agora, o seu "grande guerreiro" era um bate-pau do exército a serviço do Imperialismo, o mesmo que estabeleceu regimes ditatoriais em toda a América Latina nas décadas de 60 e 70. Ele matou, torturou, despareceu com insurgentes, com gente que se rebelou contra a ditadura imposta em 1964 pelos generais e com as bençãos dos EUA. Esses sim, eram heróis. Agora, seu coxinha ignorante e estulto, recolha-lhe a sua insignificância e pare de passar recibo de idiota na internet.

      • Carlos Postado em 16/Oct/2015 às 23:52

        Os regimes históricos mais assassinos fa história foram os de esquerda, oque Fidel fez foi matar a democracia e açrisionar sei próprio povo a miséria, guerra é guerra. Guevara chegou a matar crianças algo que esse não fez.

      • Aristóteles Postado em 17/Oct/2015 às 13:41

        Fernando: não perca seu tempo tentando colocar na cabeça oca do tal de Carlos, coisas que ele jamais entenderá, mesmo porque coxinhas não gostam de entender. Se tomarem um Lacto-Purga cada um, as cabeças murcham, imediatamente!

      • Ricardo Moura Postado em 18/Apr/2016 às 16:56

        Carlos, o que você tá falando cara? Democracia no tempo de Fulgêncio Batista? Tá louco garoto? Tu deve ter uns 13 anos e ainda toca punheta escondido no banheiro né?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 16/Oct/2015 às 09:45

      Olha aí o que acontece quando se foge da escola, da "doutrinação marxista" que são as aulas de história, e prefere ser alfabetizado pelo astrólogo/cartomante Olavão...dá nessa merda aí...sabe nem do que está falando e se mete a comentar o que desconhece...aliás, menino Carlos deve estar de luto pela perda de tão rico, humano e inspirador personagem da história brasileira...um verdadeiro herói patriota que trabalhou pelos seus irmãos brasileiros...vou pegar leve contigo. São 7 dias de luto, certo? Respeito sua dor.

  6. André Postado em 15/Oct/2015 às 23:33

    Cada um tem que dar conta de si mesmo e do que faz e fez. A conta vai ser cobrada, só isso.

    • Trajano Postado em 16/Oct/2015 às 11:47

      A conta do Ustra nunca foi cobrada apropriadamente. Ele nunca pagou a dívida pelos crimes contra a humanidade cometidos.

      • Roberto Pedroso Postado em 17/Oct/2015 às 10:49

        De fato senhor Trajano Ustra e tantos outros não foram devidamente responsabilizados e punidos pelos seus crimes contra a humanidade enquanto o Brasil não resolver suas pendencias históricas e colocar os facínoras assassinos no banco dos réus e passar sua história a limpo teremos sempre energúmenos elogiando figuras nefastas como a de Ustra e teremos sempre a sombra da maldade planando sobre as instituições democráticas como exemplo disto temos,por exemplo,a grande quantidade de ex militares ruralistas pastores e outros seguimentos identificados com os setores conservadores da sociedade.

  7. George Postado em 16/Oct/2015 às 08:08

    tomara que seja torturado ETERNAMENTE pelo Diabo! Se fosse num país com leis sérias, ficaria a vida toda em cana por crimes contra a humanidade.

    • Roberto Pedroso Postado em 18/Oct/2015 às 15:19

      estes ruralista ex militares e pastores a quem fiz referencia em meu comentário acima hoje estão ocupando a maioria das cadeiras no congresso segundo ultima pesquisa do DIAP (desculpe por não ter terminado meu raciocínio no comentário anterior) mas a onda de conservadorismo que assola o pais é também resultado da falta de punição aos facínoras que cometeram crimes contra a humanidade durante a ditadura civil militar,permaneceram impunes e assim perpetuam sua ideologia e seus "valores" reacionários, retrógrados e desumanos.

  8. Douglas Postado em 16/Oct/2015 às 10:31

    E quanto a Mário Kozel?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 16/Oct/2015 às 10:48

      Olha mais um viuvo do torturador aí....Kozel = irrelevante, menino. Era parte opressora. Inimigo do país e do povo. Daqui a pouco vamos chorar a morte de nazistas na segunda guerra. "Dos alemães mortos não vejo vocês falando hein?? E quanto aos alemães mortos????????".

      • Fernando Rezende Postado em 16/Oct/2015 às 12:57

        Naro, tem que chorar morte de repressor, agora? O povo cubano não chorou nem um pouco quando os torturadores e carrascos da sangrenta ditadura de Batista foram fuzilados pelos revolucionários.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 16/Oct/2015 às 14:17

        Explica mesmo. É altamente revelador de uma série de coisas, em especial (1) nível de conhecimento da história da sua nação e (2) carater. Naquele contexto, Kozel trabalhava pelo opressor, por interesses imperialistas que colocavam o Brasil de 4...em suma, era o inimigo, e o oprimido reagiu adequadamente em favor do povo brasileiro. De qual lado você está?

      • Douglas Postado em 16/Oct/2015 às 15:21

        Papinho de repressor, opressor, inimigo do povo e blá blá blá. Era um menino, garoto jovem que morreu de forma brutal e covarde a serviço de seu país, mas nada se fala quanto a punição dos responsáveis, pois a comissão da verdade é parcial. Quanto aos alemães, você erroneamente os associa aos nazistas, uma vez que durante a segunda grande guerra muitos eram obrigados a lutarem contra a sua vontade, e aqueles que não o fizessem sofreriam as consequências bem como as suas famílias. Partindo desse pressuposto, nem todos os alemães mortos no confronto eram nazistas, e sim soldados alemães, esses sim merecem ser lembrados desse capitulo negro da humanidade. Independente do seu posicionamento político, afirmar que a morte de Kozel foi irrelevante é no mínimo desumano.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 16/Oct/2015 às 15:54

        ""Papinho de repressor, opressor, inimigo do povo e blá blá blá."" Sem isso não há diálogo, meu caro. Sem isso, não há política. Sem esse papinho, não há compreensão de nada. Há apenas alienação e apoliticismo. A compreensão da mais completa e absoluta IRRELEVÂNCIA da morte de Kozel neste contexto - e a compreensão de todo e qualquer escopo político - passa necessariamente por isso, por esse "papinho". Kozel morreu não a serviço de seu país. Só existe um tipo de pessoa que faz esse tipo de afirmação. Kozel morreu lutando contra seu país. Lutando contra brasileiros. Lutando a favor daqueles que matavam e torturavam. A favor daqueles que submeteriam o Brasil a sua mais negra era. A favor dos interesses que o mesmo Ustra defendia, Ustra que carrega nas costas dezenas de mortes, incontáveis torturas e perseguições, centenas de pessoas "subversivas" que sofreram EXCLUSIVAMENTE nas mãos desse "homem", e Kozel estava lá, do lado dele. Você traz reflexões sobre a morte de Kozel num momento em que está em pauta a morte de um dos maiores carniceiros da história deste país, com qual intenção? Você quer que alguem derrame uma lágrima que seja por ele? Não, meu caro. Aqui não. Sim, ele é irrelevante. Sobre a "ainnn punição dos responsaveis", gostaria de lembrar que não há punição para a reação do oprimido. É simples assim: o oprimido reage, levando a violência ao limite da violência que ele próprio sofreu nas mãos do opressor, e ponto. No mais, estamos a um passo de passar a mão na cabeça dos nazistas. """"E quanto aos alemães mortos na segunda guerra, não vejo ninguem falando.....estou de olho viu???". És um apolítico.

      • Douglas Postado em 16/Oct/2015 às 16:33

        Sua visão meu caro Eduardo é totalmente parcial, com isso sua opinião é comprometida. Você faz tantas afirmações, "a mais negra era", "lutando contra brasileiros", "aqueles que matavam e torturavam", deve ter vivenciado bem esse período não? Quanto a reação do "oprimido", nem vou nem comentar tua afirmação de tão esdrúxula que é. Sds.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 16/Oct/2015 às 17:06

        Claro que é parcial. Há dois lados: a verdade e a mentira. Estou do lado da verdade, portanto sou obviamente parcial ao escolher um lado: o lado de quem sabe que essa foi, de fato, a mais negra era da história deste país. Errado é quem quer dar uma de imparcial, em cima de um muro, ou quem escolhe o lado da mentira. Faz assim: vai lá pegar aquele livro de história que você nunca abriu, e procure lá, vá ler um pouco. Não fique dando atenção pra maluco de internet não, pegue uns livros, bons livros de história. Não precisa ter vivenciado a era mais negra da história da nação brasileira para saber a dimensão das trevas em que nosso país se enfiou, e em alguns aspectos ainda não saiu desde então. É pra isso que existe o estudo da História. Para que aqueles que não vivenciaram o momento, como você, tomem conhecimento daquilo e, conhecendo os erros cometidos no passado, não mais os cometam no futuro. Para que nunca mais você leia um texto com conotação política e diga "ainnn esse papinho, opressor, blablabla". Não precisa ter ido pro pau-de-arara pra sentir profundo asco e ódio deste período e de todos que defendem/relativizam os eventos nefastos ocorridos nessa época medonha e trevosa.

  9. BRUNNO MARXX Postado em 16/Oct/2015 às 11:25

    O Câncer comeu mais um maldito desgraçado e quando o câncer não come as tragédias levam essas desgraças ou seus familiares .... tem um maldito forjador de flagrante que fez parte da sangue suga o câncer está comendo ele pelo ânus cinco pacote de absorvente por dia...

  10. Carlos Augusto Normann Postado em 16/Oct/2015 às 12:04

    que sua alma vague pelo umbral por toda a eternidade...

    • Marcos Vinicius Postado em 16/Oct/2015 às 12:18

      E existe isso? kkkkkkk

      • Trajano Postado em 16/Oct/2015 às 13:17

        É curioso que carniceiros simpáticos ao bordão “família com Deus pela liberdade” tenham que no fim da vida torcer para que Deus não passe de mero instrumento de sistema político de controle de massas e, assim, não existir vida além-túmulo.

    • enganado Postado em 16/Oct/2015 às 15:52

      OK! As zonas umbralinas estão de braços abertos para os torturadores/políticos/assassinos/... e esse aí, com certeza, vai amargar muito naquelas paradas! Aliás o Roberto Marinho está lá também e não tem missa que o tire de lá! Caro Augusto me pergunto: qtas encarnações terão que vir para que o Ustra possa ressarcir/reparar seus males? Não se engane! Essa vagabundagem toda da Direita do BRASIL qdo lá chega, recebem um balde/uma vassoura/um pano de chão para começarem ver se fazem alguma coisa que prestem por alguém; e qdo encontram algum ex-pobre falando português do BRASIL ((vai lá para confortá-los, pois o PAI não desampara seus filhos)), só fazem chorar. Enfim, que cada um espere o quinhão da Justiça Divina no seu lombo por atos que cometeram qdo aqui estiveram. Aviso: "" A Justiça Divina"" não tarda e NUNCA falta.

  11. Fernando Brito Postado em 16/Oct/2015 às 13:05

    A culpa é toda nossa. E me incluo nessa. Filinto Muller, o torturador mor de Getulio Vargas morreu senador num acidente de avião na França. Impune e até virou nome de escola. Major Curió assumiu perante uma juíza que matou dois presos no Araguaia. Pela lei nada poderá acontecer com ele. E ainda tem uma cidade com seu nome - Curionóplois-PA. Nem se conta que nesse exato momento alguém está sendo torturado em alguma delegacia no Brasil. A Lei da Anistia foi um acordo que todo mundo fez para a entrega do poder militar aos civis. Magalhães Pintom Brizola, Tancredo, Ulisses e todos que pisariam nopescoço da mãe para serem presidentes assinaram e concordaram. O Cel Ustra no fundo não tem culpa de não ser preso, processado, julgado e punido por seus crimes. A culpa é de toda a sociedade (esquerda e direita e anônimos) que não cobraram dele e de outros a punição. Agora vem uma ridícula CNV para fazer o que ? O Major curió deu seu depoimento e foi para casa dormir.

    • Carlos Postado em 16/Oct/2015 às 23:57

      Quem realmente estuda TODA história conhece a mentirada da esquerda, querem o poder pelo poder sempre, a história da esquerda são resumos de genocidios.

      • enganado Postado em 17/Oct/2015 às 00:39

        Carlinhos, pergunto: Qual foi o país de Esquerda que assassinou 8,5 milhões de pessoas, com Intervenções Humanitárias? Isto sem contar com as mortes Passivas vítimas das chantagens econômicas/financeiras/militares? Pois é, um paiseco de merda do oriente médio-OM usou um helicóptero Apache para matar um religioso muçulmano (GAZA) paraplégico e cadeirante para assassiná-lo. Será que foi o Fidel? PUTIN? ... ""Isto não vem ao caso"", pois os Anglo-Semitas são os enviados de DEUS na Terra para fazerem justiça, porque a Esquerda, mata, rouba, assassina, tortura, aleija, chantageia, derruba casa, bombardeia, assassinatos em massa=Massacre de Sabra e Chatila, Genin, Falluja, prisão de Abu Ghraib, Bagram, Guantánamo, drones: Yêmen=Afg.=Síria=Iraq= ... ,TODAS as DITADURAS da América Latina ... etc. Realmente vc me convenceu que os genocídios são obras do Lula/Dilma/Zé Dirceu/Genoíno/PCB/PC do B/PT/ ..., puxa vida que bom que ainda temos a Direita chefiada pelo FHC/Aópio/CÚnha/Álvaro Dias/cel.Telhada/Boçalnaro/cel Metralha/ ...; acho sim! Que esses vão colocar o BRASIL nos trilhos. Aguardemos para ver se desta vez matem todos os do PT e seus amiguinhos. Que legal, né!

  12. Luann Postado em 19/Oct/2015 às 01:12

    Morreu hoje -ontem- aos 83 anos, o General Brilhante Ustra, comandante do DOI-CODI nos anos 60-70.O único tido pela justiça como, de fato, um torturador. Enquanto foi comandante do DOI-CODI, mais de 60 pessoas -alunos, alunas, professores, intelectuais, músicos, poetas- foram mortas e desaparecidas, e mais de 100 pessoas torturadas. A lei da anistia -a vergonha brasileira- não permitiu que ele pagasse em vida pelas crueldades que fez na história mais triste e lamentável do nosso país. Eu, como católico, imagino-o pagando pelos seus crimes e sua verminose pessoal no mais alto patamar do sofrimento da alma, do corpo e da violação moral. Poderia ele ter sido perdoado por Deus, que, na literatura, é conhecido por ser misericordioso. Então que essa misericórdia cobre desse ser tudo que ele nao foi; que ele possa rever, de perto, e sentindo, a dor de tantas pessoas e famílias que ele desagregou, destruiu, sem direito à moral ou decência; sem sequer dar a essas pessoas a chance de se despedirem de suas famílias. Desejo, para esse verme, a multiplicação de todos os vermes que o comem a carne podre hoje, enquanto escrevo, convertidos em sua alma sôfrega. Que a terra que o solapa agora -que é a mesma terra com a qual ele encerrou a vida de tantos jovens incipientes, mas que nao tiveram a possibilidade de viver tantos anos- seja a mais quente e suja e amarga, e cheia dos bichos que são análogos à vergonha e à peçonha: os ratos, baratas, vermes, formigas, insetos -esses, que representam a decomposição. Esse ser sentará, com um cetro, ao lado de tudo que há de ruim, pois uma pessoa como ele não tem a dignidade teológica de se arrepender dessa mancha na história brasileira. Na terra, restará o olhar da história sobre a vergonha que essa figura representou e a certeza do caminho democrático que o Brasil tem que avançar: punir, na lei, em vida, pela lei do homem; a mesma lei que ele negou ao assassinar tantos brasileiros e brasileiras. Desculpem o desabafo.Eu Nao poderia deixar de me manifestar sobre esse fato ignóbil da história do nosso Brasil: esse Brasil que nao mais regridirá, pois a Lucidez moral e política há de prevalecer, e a misericórdia de nosso Deus há de fazer a justiça que nosso sistema não permitiu fazê-lo. No mais, RIP Brilhante Ustra.

  13. Lopes Postado em 19/Oct/2015 às 22:10

    Descanse em paz!

    • enganado Postado em 20/Oct/2015 às 00:54

      Caro Lopes. O pau vai começar agora, pois lá do outro lado não tem mentiras! Sem descanso! Lá é preto no branco e/ou vice versa, ou será que ainda vai arranjar alguma desculpinha safada, como essas que a Direita inventa por aí para enganar ao Nosso PAI Maior e o Povo? É negron! Imagina o FHC/Aópio/ ... tentando inventar as mentiras como fazem através da rede gRoubo, para os de LUZ, que já sabem tudo de antemão do histórico de vida terrena desta vagabundagem sórdida, que aqui se fazem de Santos. Como diz o velho ditado: """A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória""", ou melhor ainda: """ Cada colhe o que plantou""", ou seja, """ Se plantou rosas colhe pétalas, mas se plantou espinhos colherá dores""". Amém!

  14. Carlos Postado em 20/Oct/2015 às 20:52

    Quantos brasileiros são mortos e torturados por bandidos no Brasil? Os amados da esquerda? Uns 60000 por ano?

    • Carlos Alberth Postado em 18/Jan/2016 às 23:49

      Se for pra falar merda e mostrar que é acéfalo, é melhor ficar calado, porra!!!!