Redação Pragmatismo
Compartilhar
Curiosidades 21/Oct/2015 às 18:18
4
Comentários

As previsões do filme 'De Volta para o Futuro' que viraram realidade

É exatamente para o dia 21 de outubro de 2015 que vai a máquina do tempo inventada pelo cientista Emmet “Doc” Brown no filme De Volta para o Futuro, lançado em 1985. As previsões de como seria 2015 acertaram em partes e erraram em outras. Confira 10 tecnologias que viraram realidade

de-volta-futuro1

Na tarde desta quarta-feira, 21 de outubro de 2015, Marty McFly (personagem de Michael J. Fox em De Volta para o Futuro) completa sua viagem no tempo e chega a 2015 vindo do passado, mais precisamente de 1985, a bordo do DMC DeLorean convertido em máquina do tempo.

Infelizmente, para a decepção de McFly e fãs, o 2015 real é muito diferente: não existem carros voadores movidos a lixo, sapatos auto-amarráveis ou garçons-robôs. Viagem no tempo segue sendo ficção, também. Em contrapartida, em muitos aspectos, nossa realidade atual imitou ou ultrapassou aquilo pensado pelo cineasta, garantem especialistas. Quer um exemplo? Celulares, hoje, fazem sozinhos muito mais que os aparelhos da casa futurista do segundo filme.

A seguir, confira 10 tecnologias abordadas no filme que viraram, de certa forma, realidade.

DRONES. No 2015 do filme, aviões capazes de filmar pessoas a quilômetros de distância são uma realidade. Hoje, essa tarefa pode ser desempenhada por drones como o Inspire 1 da DJI. Com filmadora 4K, o gadget pode atingir alturas de até 4.500 metros.

CÂMERAS COMPACTAS. Robert Zemeckis acertou quando previu que câmeras fotográficas compactas existiriam em 2015. Em “De Volta para o Futuro”, aparecem modelos parecidos com a W830. O gadget da Sony tem 2 centímetros de espessura e pesa pouco mais de 100 gramas.

2

CINEMAS 3D. Assistir um filme em três dimensões não é mais privilégio de Marty McFly e companhia. O cinema 3D já é realidade há algum tempo. Alguns sistemas de projeção existentes hoje, como o Fulldome, colocam o espectador praticamente dentro do filme.

COMANDOS DE VOZ. Assim como previu “De Volta para o Futuro”, nossas máquinas (Tvs, smartphones) já respondem aos nossos chamados. Hoje, sistemas de comando de voz como, Cortana (da Microsoft), Google Now (do Google) e Siri (da Apple) estão espalhados por smartphones e outros gadgets.

CONTROLES POR MOVIMENTO. Na foto abaixo, Marty McFly joga um game de tiro com um controle que reconhece seus movimentos. Hoje, ele poderia usar tecnologias como o Kinect para isso. Criado pela Microsoft, o acessório para Xbox é capaz de identificar até quais músculos um ser humano mais usa.

3

BIOMETRIA. Chaves são coisa do passado no 2015 de “De volta para o Futuro”. No filme, esses objetos são substituídos por tecnologias de reconhecimento de impressão digital. Cada vez mais comum, esse tipo de tecnologia já está presente hoje em caixas eletrônicos e smartphones.

TELA PLANA. A Sony anunciou na última semana uma TV de tela plana com 4,9 milímetros de espessura. Monitores assim são uma das atrações eletrônicas presentes (e previstos) nas aventuras de Marty McFly.

De Volta para o Futuro
A viagem ao futuro foi exatamente para o dia 21 de outubro de 2015

VIDEOCONFERÊNCIAS. Falar com alguém por meio de sua TV em 1985 parecia um grande barato. Hoje, programas como Skype tornaram isso realidade. Eles inclusive permitem ao usuário falar não só com uma, mas com várias pessoas ao mesmo tempo.

SKATE VOADOR.  Depois “De Volta Para o Futuro”, muitas pessoas ficaram com vontade de ter seu próprio skate voador. Até bem pouco tempo, isso era um privilégio de Marty McFly. Porém, no ano passado, a empresa californiana Arx Pax anunciou o Hendo. Assim como no filme, o gadget é capaz de deslizar sem tocar o chão.

ÓCULOS INTELIGENTES. É famosa a cena do filme em que vários personagens aparecem na mesa de jantar assistindo TV em seus óculos. Embora ainda pareça meio bizarra, a ideia já se tornou realidade. Hoje, a empresa americana Vuzix já oferece gadgets que cumprem exatamente essa função. Além de servirem para ver TV, os óculos também desempenhavam outras funções no 2015 de “De Volta Para o Futuro” – como alertar para telefonemas. Qualquer semelhança com o Google Glass é mera coincidência.

com informações de EXAME (Saulo Pereira Guimarães)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. As previsões do filme ‘De Volta para o Futuro’ que viraram realidade | Além da Mídia Postado em 21/Oct/2015 às 19:44

    […] post As previsões do filme ‘De Volta para o Futuro’ que viraram realidade apareceu primeiro em Pragmatismo […]

  2. Thiago Teixeira Postado em 22/Oct/2015 às 08:18

    Agora ... aquela pizza minúscula do tamanho daquelas esfihas aberta, que a mãe do Macfly coloca num tipo de micro-ondas, segundos depois ela abre a porta e sai uma pizza tamanho big ... PARA NÉ???????????? kkkkkkkkkkkkkk

  3. Rodrigo Postado em 22/Oct/2015 às 11:29

    (Outro Rodrigo) O jogo de video-game que a personagem usa já era considerado, no "futuro" do filme, algo ultrapassado - Marty diz às crianças que ele sabe jogar aquele jogo, pois era do "tempo" dele. A tecnologia surgiu na década de 30 e o jogo de tiro em questão é da década de 80 (havia versões para consoles domésticos, como "Phantom System", "Mega Drive", "Master System", entre outros da época), em que as "pistolas" eram ligadas por fios ao console, não sendo assim um reconhecimento de movimento ( http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funcionam-as-pistolas-de-videogame ). No mais, a trilogia realmente é inovadora e, de certa forma, ainda atual. Gostei do post.

  4. Pedro Accioli Postado em 22/Oct/2015 às 16:19

    Nossa, fico espantado que muitas previsões do filme foram acertadas! Emmet “Doc” Brown foi um homem a frente do seu tempo!