Redação Pragmatismo
Mobilidade Urbana 24/Set/2015 às 12:05 COMENTÁRIOS
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WSJ: Haddad seria considerado visionário se fosse prefeito de Berlim

Publicado em 24 Set, 2015 às 12h05

Matéria do Wall Street Journal rasga elogios a Fernando Haddad: se o prefeito de São Paulo fosse o chefe de São Francisco, Berlim ou alguma outra metrópole de característica inovadora, ele seria reconhecido como um visionário

Fernando Haddad Wall Street Journal
Para Wall Street Journal, Fernando Haddad é visionário (Pragmatismo Político)

Em matéria desta quarta-feira do jornal americano Wall Street Journal, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), foi classificado como “visionário”, por suas políticas sociais e reformas do sistema de mobilidade.

“Se o impopular prefeito de São Paulo fosse o chefe de São Francisco, Berlim ou alguma outra metrópole de característica inovadora, ele seria reconhecido como um visionário em políticas urbanas”, diz o jornal.

O texto ressalta a importância do projeto social Braços Abertos, que dá apoio a usuários de crack a se livrar da dependência química, e reconhece o esforço do prefeito em criar soluções de mobilidade para uma cidade superlotada, representadas pela implementação das ciclovias e corredores de ônibus.

Outro fator ressaltado pelo jornal é o fechamento de vias como a Avenida Paulista e o Minhocão para lazer dos paulistanos. “Em uma cidade tão carente de áreas verdes, a medida proporcionou o deleite de pedestres, ciclistas e skatistas, mas desagradou comerciantes e moradores do local.”

Pelo fato de essas políticas desagradarem parcelas mais conservadoras da população, o jornal aposta que a oposição usará essas cartas para tentar impedir sua reeleição.

“Essas iniciativas lideram as críticas a sua administração, caracterizada como ‘demagógica’ e ‘imprudente’, como definiu o editorial do jornal O Estado de S. Paulo“, diz o texto. “Outros críticos classificam as ciclovias como um luxo em uma cidade com índices crescentes de criminalidade, escolas desmoronando e hospitais falidos.”

O jornal ressalta, no entanto, que as iniciativas vêm sendo bem aceitas por especialistas em transporte e pela população. O jornal cita a aprovação de 80% das ciclovias e de 91% das faixas de ônibus para justificar que Haddad aproveitou seu mandato para mudar o conceito centrado no automóvel que a cidade sempre teve.

Wagner Iglecias, doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP publicou um texto sobre a matéria do Wall Street Journal. Leia abaixo:

por Wagner Iglecias

Em sua edição desta quarta-feira o The Wall Street Journal, um dos mais importantes jornais do mundo, publicou matéria em que chama o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, de visionário. A reportagem refere-se à política da prefeitura de São Paulo de criação de ciclofaixas em várias partes da cidade. É o reconhecimento do sucesso do programa e também da guerra que Haddad comprou com a direita paulistana ao começar a modificar o modal de transportes da maior metrópole do Hemisfério Sul, composto por uma frota de mais de 6 milhões de automóveis a sufocar a mobilidade de 12 milhões de pessoas. A matéria é também, obviamente, um trunfo para o marketing eleitoral do prefeito na eleição de 2016, quando ele será candidato à reeleição contra um punhado de candidatos desta mesma direita.

O fato da reportagem ter sido publicada no prestigioso jornal norte-americano é mais um daqueles episódios divertidos na luta entre o petismo e os seus adversários. Pela simples razão de que fatos assim desnorteiam a direita, que sempre teve nos EUA o seu referencial de país, de cultura e de sociedade. Ao ler essa matéria do WSJ lembrei-me da ocasião em que Barack Obama declarou que Lula era “o cara” e presenciei diversos tucanos conhecidos meus tentando desqualificar a fala do presidente norte-americano. Uns disseram que Obama fora mal interpretado, outros que a frase fora traduzida de forma errada. Com essa matéria do WSJ não deverá ser muito diferente. Aliás, será hilário também ver veículos e articulistas da imprensa local, que batem nas ciclofaixas de Haddad dia sim outro também, tentando desmerecer a reportagem do jornal norte-americano.

Mas voltando a Haddad, é bom dizer que ele não está inventando a roda. Não é preciso ir a Amsterdã, Estocolmo ou Nova York para se dar conta de que ciclofaixas existem em todas estas cidades há muitos anos. Um passeio aqui pela vizinhança mesmo, por Bogotá, Quito ou Santiago, nos mostra que ciclofaixas e a disponibilização de bicicletas públicas para a população não são exatamente uma novidade. Ainda que a matéria do The Wall Street Journal afirme que se fosse prefeito de San Francisco, Berlim ou alguma outra metrópole progressista Haddad seria considerado um visionário urbano, o que no fundo a reportagem ressalta, dados os baixíssimos índices de popularidade do prefeito, é o caráter conservador de grande parte da população de São Paulo (e de boa parte de sua mídia também). Afinal, as ciclofaixas paulistanas, bem como várias políticas implementadas pelo PT a nível nacional, ainda que de socialistas não tenham nada, são rechaçadas com todo o ódio pela direita. A conclusão, cada vez mais evidente, é de que o petismo não é nem tão de esquerda, nem é a assim tão inovador. A direita brasileira, sim, é que talvez seja muito primitiva.

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