Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 15/Sep/2015 às 10:36
28
Comentários

Os melhores deputados do Brasil, segundo jornalistas que cobrem o Congresso

Mais de 180 profissionais que acompanham o dia a dia do Congresso votaram nos deputados que, na sua opinião, melhor representam a população no Parlamento. Veja quais são os deputados mais bem avaliados pelos jornalistas

melhores deputados Brasil
Câmara dos Deputados (Ag. Câmara)

Já é tradição. Todos os anos, o portal brasiliense Congresso em Foco organiza uma premiação para eleger os melhores senadores e deputados do Brasil. São realizados dois tipos de votação. Em uma delas (votação popular), o internauta é que tem a liberdade e o poder de escolher o melhor parlamentar. Na outra (votação especializada), mais de 180 profissionais da imprensa que acompanham o dia a dia do Congresso Nacional são os responsáveis por avaliar os políticos.

Em 2015, os jornalistas manifestaram suas preferências entre os últimos dias 8/9 e 10/9, por meio de urnas itinerantes, numa votação acompanhada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF). Para eles, são do Rio de Janeiro seis dos dez melhores deputados do país: Chico Alencar (Psol), Alessandro Molon (PT), Jandira Feghali (PCdoB), Jean Wyllys (Psol), Glauber Braga (PSB) e Miro Teixeira (Pros). Completam a lista dois representantes do estado de São Paulo, Ivan Valente (Psol) e Luiza Erundina (PSB), e os deputados Maria do Rosário (PT-RS) e Júlio Delgado (PSB-MG).

OBS1.: Ainda não foi divulgada a ordem de colocação dos 10 melhores deputados listados acima.

VEJA AQUI A LISTA DOS MELHORES SENADORES

OBS2.: Foram considerados inaptos para receber os votos dos jornalistas os deputados que respondem a inquéritos criminais ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF).

Confira abaixo a lista com o número de votos dos demais deputados (os 40 melhores)

11. Benedita da Silva RJ PT 17 votos
12. Mendonça Filho PE DEM 17 votos
13. Mara Gabrilli SP PSDB 15 votos
15. Antonio Imbassahy BA PSDB 12 votos
16. Conceição Sampaio AM PP 12 votos
17. Paulo Teixeira SP PT 10 votos
19. Edmilson Rodrigues PA PSOL 9 votos
20. Janete Capiberibe AP PSB 9 votos
21. Silvio Costa PE PSC 9 votos
22. Carlos Sampaio SP PSDB 8 votos
23. Jarbas Vasconcelos PE PMDB 8 votos
24. Rubens Bueno PR PPS 8 votos
25. Bruno Araújo PE PSDB 7 votos
26. Eliziane Gama MA PPS 7 votos
27. Henrique Fontana RS PT 7 votos
28. Jô Moraes MG PCdoB 7 votos
29. Tiririca SP PR 7 votos
30. Augusto Carvalho DF SD 6 votos
31. José Guimarães CE PT 6 votos
32. Leonardo Picciani RJ PMDB 6 votos
33. Carlos Zarattini SP PT 5 votos
34. Vicentinho SP PT 5 votos
35. Arnaldo Faria de Sá SP PTB 4 votos
36. Esperidião Amin SC PP 4 votos
37. Luiz Carlos Hauly PR PSDB 4 votos
38. Luizianne Lins CE PT 4 votos
39. Margarida Salomão MG PT 4 votos
40. Onyx Lorenzoni RS DEM 4 votos

O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

Profissionais dos 45 veículos de comunicação a seguir tiveram direito a voto:

Agência Senado
Agência Brasil
Agência Câmara
Agência Dow Jones
Agência Estado
Agência Política Real
Agro Canal
Band TV
Bloomberg
Câmara Notícias
CBN
Coluna Esplanada
Congresso em Foco
Correio Braziliense
Diário do Poder
EBC – Rádio
Fato online
Folha de São Paulo
G1
GloboNews
IG
Jornal Câmara
Jornal Senado
NBR
O Globo
O Estado de São Paulo
Rádio Agência
Rádio Câmara
Rádio Estadão
Rádio Nacional
Rádio Senado
Rádio Tupi
Rádio Web
RBC – Goiás
Rede TV
Reuters
SBT
TV Brasil
TV Câmara
TV CNT
TV Globo
TV NBR
TV Record
TV Senado
UOL

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 15/Sep/2015 às 11:13

    (Outro Rodrigo) Sendo a avaliação algo importante, poderia ser avaliada a abordagem do(s) critério(s) que pautaram a votação - se assiduidade, contato com o eleitor e resposta ao mesmo, número de projetos aprovados e rejeitados, participação em comissões etc. A votação, pois, pode ser importante ferramenta para ajudar o eleitor a definir seu voto, de modo que seria interessante a enumeração dos critérios e mesmo, se possível, a avaliação de cada político nos determinados critérios - acima e no link indicado apenas é dito que há a livre votação popular e a etapa de votos dos jornalistas que acompanham o dia a dia, sem especificar os critérios levados em conta para o voto.

  2. João Cirino Gomes Postado em 15/Sep/2015 às 11:51

    Vergonha, vergonha, vergonha! Como um país onde 99% dos políticos estão envolvidos em corrupção pode progredir, se durante a noite, estes canalhas estão se apossando de tudo que os trabalhadores produzem durante o dia? Como um país pode progredir se 30% dos que deveriam estar produzindo, são pelegos de sindicatos, bajuladores de políticos corruptos e parasitas, sugando o sangue e suor de quem produz? E enquanto nos roubam, nos sangram , desrespeitam a constituição, a lei e a ordem, nos oprimem, e tentam nos ludibriar com papo furado, de união paz e amor? Queremos intervenção devolução das verbas surrupiadas, e pé no rabo de todos corruptos, embusteiros e seus pelegos, traidores da pátria e da Nação! Queremos Ordem e progresso para todos; indiferente de cor, raça, religião, ou classe social! Basta de Ordens aos humildes; e progresso aos parasitas, pelegos de políticos canalhas e corruptos!

    • Thiago Teixeira Postado em 15/Sep/2015 às 12:14

      Nossa. Quanta generalização. Pare de escutar Ricardo Boechato e de hipocrisia. Discurso fácil de âncoras demagogos não acrescentam em nada. Há corrupção também no bar que você toma cerveja, na padaria, do mecânico do seu carro, no escritório que cuida do seu condomínio, etc. Existe sim pessoas que querem prestar um serviço honesto na carreira pública, estes passam desapercebidos e sem os holofotes da mídia.

    • OLEGÁRIO Postado em 15/Sep/2015 às 13:17

      Otário de merda.

  3. Carlos Prado Postado em 15/Sep/2015 às 12:25

    Esta é a maldita mídia golpista

  4. Trajano Postado em 15/Sep/2015 às 12:49

    Sempre votei no Chico Alencar. E sempre me orgulhei deste voto. E o Rio de Janeiro tem destas coisas: ao passo que carioca elege Chico Alencar, elege também Bolsonaro, Eduardo Cunha, Sóstenes Cavalcante, Cristiane Brasil... Enfim, e o Brasil que ature depois! Bom, se eu pudesse dar um conselho para o Chico, o orientaria a fazer vista grossa pra esse prêmio aí. Oras, onde já se viu prêmio decidido por voto de jornalista? Cruzes! Mau agouro isso. Se não fizer mal, bem é que não vai fazer. Se for simbólico, ignora. Agora se derem algum prêmio mesmo, Chico Alencar, pega e joga no mar porque é tipo ebó mal despachado. Eu hein! Prêmio de jornalista... Aff!

    • isaac Postado em 15/Sep/2015 às 13:48

      Parabéns pela construção textual. Resta indubitável seu conhecimento da língua portuguesa. Quanto a sua generalização acerca dos jornalistas, assim como todas as generalizações, é extremamente idiota.

      • Trajano Postado em 15/Sep/2015 às 15:19

        Então... Ignorando o frio na espinha que tive depois de ler um comentário tão gelado e já que você realizou um convite para adentrar no campo dos idiotas, me diga, por gentileza: sou um idiota por não acreditar na mídia nativa representada pelos veículos de comunicação listado lá em cima? Tudo bem se a resposta for positiva. Mas confesso que fico na dúvida, sério, uma dúvida cruel: o nível de idiotice é medido pela generalização ou pelo fato de querer que alguém me destitua honestamente da qualidade de descrente frente ao jornalismo brasileiro representado por poderes hegemônicos altamente influentes nas políticas e nos políticos? Creio que sou duplamente idiota, tanto por generalizar quanto por esperar que alguém me convença com honestidade intelectual suficiente de que a mídia que temos hoje realmente é benéfica para o país. Bom, quem se importa? Por fim, gosto dos jornais independentes e gosto um pouco das mídias com assumida posição política. Não acredito nas grandes corporações midiáticas, nas suas famílias bilionárias, nas suas agendas políticas, porque são benéficas até os primeiros sinais de prejuízo. A partir desse ponto, o jornalismo torna-se a canalha que vende. Jornalismo já morreu há tempos, foi devorado pelos monstros que ele mesmo criou. Agora, Isaac (espero que não seja um certo Isaac que conheço), faça o favor de pegar um pouco de sol. A frente fria está passando e será bom derreter um pouco este cubo de gelo.

  5. Eduardo Postado em 15/Sep/2015 às 13:02

    Interessante esta eleição... 40 em 513....tinha que ser revelados os regulares e os ruins, seria impossível, pois não pelo que vi a votação do 40º foram 4 votos.... ia ter um monte de nota zeros.... e não seria mentira, pois não vi o nome do presidente da casa na relação acima.....e o Tiririca deixando vários para traz... assessoria boa.

    • Márcio Ferreira Postado em 15/Sep/2015 às 13:23

      É que não podem receber votos os parlamentares que estão sob investigação. Isso exclui boa parte dos pilantras, mas outros ainda podem ser votados.

  6. Trajano Postado em 15/Sep/2015 às 13:33

    Em tempo: lembram da filha do ex-presidiário Roberto Jefferson? Aquela deputada do PTB-RJ preocupadíssima com a urgência de regulamentar o uso de saias na Câmara? Então, a Cricri Brasil mostrou, enfim, pra que veio: protocolou uma Proposta de Emenda Constitucional para vetar novas candidaturas de quem já foi prefeito, governador ou presidente, ou seja, uma PEC (125/2015) para que o Lula não possa se candidatar em 2018! Até acharia bacana se fosse para cargos tanto do Executivo quanto do Legislativo, aí sim ficaríamos livres não somente dela, quanto daqueles velhacos que fizeram carreira política nas costas do legislativo nacional. Gente, isso tudo é medo do Lula? Sério? Alguém duvida que a PEC vai ser alterada no meio da madrugada para que a proposta fique restrita somente para quem já foi presidente? Duvido que as bancadas vão ter a audácia de votar contra as múmias que ocupam prefeituras e governos estaduais Brasil afora.

    • Pereira Postado em 15/Sep/2015 às 15:15

      Medo do Lula eu não tenho, é só um zumbi político fantasiado de palhaço. Eu tenho medo das fraudes das maquininhas da smartimatic.

      • Trajano Postado em 15/Sep/2015 às 15:29

        Um zumbi político fantasiado de palhaço que precisa de uma PEC só para evitar sua possível candidatura. Então estamos bem, né? Hmmm, tá com medinho da Smartmatic, é? Que gracinha, filhote de cruz-credo! Fraude só quando o seu favorito não é eleito. Se fosse o contrário, adoraria ver o seu protesto. Ah, o Pereira não era o mesmo rapaz “somos milhões de Cunha”? Por que eu ainda perco o meu tempo? Vá torcer para o Cunha e para de encher o saco.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 15/Sep/2015 às 15:34

        """fraudes das maquininhas da smartimatic"""

      • Pereira Postado em 15/Sep/2015 às 15:44

        Só para reforçar : Eu quero que o Cunha, Aécio e PSDB se fodam ! A única coisa é que Cunha faz um bom trabalho como presidente da câmara...nada mais.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 15/Sep/2015 às 15:50

        """""Cunha faz um bom trabalho como presidente da câmara..."""""

      • Eduardo Ribeiro Postado em 15/Sep/2015 às 15:52

        Pereira é uma máquina de gabaritos invertidos, rapaz...inacreditável....o que a maria cesar souza faz se esforçando na trollagem, no maior empenho, Pereira faz ao natural e sem esforço...é botar a mão no teclado e deixar o chorume fluir pelos dedos...

      • Trajano Postado em 15/Sep/2015 às 15:53

        Naro, digo, Pereira, me responda uma coisa: se você não apoia mais o Lula, nem o Aécio, e agora desfez as relações íntimas com o Cunha, hmm, nem PT, nem PSDB e nem PMDB... Quem diabos é o seu candidato? Sério, cara, quem é? Qual é o político que receberá a honra do seu inestimável apoio? Ou você subiu no muro definitivamente pra ficar dando tiro de chumbinho nos outros? Gente, quem será que o Naro/Pereira/julio maria cesar souza e demais entidades adjacentes este sujeito vai votar? Pereira, tem coragem de dizer?

      • Pereira Postado em 15/Sep/2015 às 16:31

        Como não há direita no Brasil, acho que Bolsonaro poderia ser um bom presidente, embora eu acho que o legislativo é o lugar dele. Também acho que Caiado poderia fazer um bom governo. Eu votei no Aécio e no PSDB por falta de opção. PSDB e PT são aliados, são de esquerda. O PSDB é a parte que sobrou da intelectualidade esquerdista dos anos 70, enquanto os terroristas burros das guerrilhas eram mortos pelos militares nas selvas; os intelectuais tomavam a cultura, a mídia e as faculdades na cidade. O PSDB põe um candidato para perder, só para fazer de conta que há uma disputa séria. O Serra praticamente chegava puxando o saco do Lula nos debates. A falta de liderança na direita é tão grande que temos que apelar para Cunha, ainda estamos procurando uma liderança que sequer despontou no horizonte. Agora sabemos de uma coisa: Projetos de poder, socialismos de muitas cascas e esquerdismos paranóicos NUNCA MAIS !!! preferimos os militares.

      • enganado Postado em 17/Sep/2015 às 00:28

        Pois é, eu não tenho MEDO nem de VC/FHC/Aópio (anda escoltado de capanga)/çERRA/Aloysio/ ... e comigo não tem zumbi, porque se apontar o dedo pra mim, mando bala em VCS todos. Vou cadeia? Vou! Foda-se, mas merda nenhuma da Direita tira faísca comigo!

  7. Pereira Postado em 15/Sep/2015 às 13:39

    A "mídia golpista" põe o autoritário jean uilis, Mária do presidiário e jandira fecali entre os 10 ?

    • Pereira Postado em 15/Sep/2015 às 13:41

      E depois a mídia é de "direita" ..... Fala sério !

      • Pedro Accioli Postado em 15/Sep/2015 às 16:02

        Mas a mídia é de direita sim e para a sua infelicidade esses três deputados citados merecem ser considerados entre os melhores mesmo os críticos dos jornais serem de direita!

      • Pereira Postado em 15/Sep/2015 às 16:41

        Me diga um projeto de lei importante aprovado pelos 3 que não seja em prol do totalitarismo estatal ?

      • Pereira Postado em 15/Sep/2015 às 16:51

        Os críticos são de "direita": Emir Sader, monica bergamo, Luis nassif, Anselmo góes, guilherme boulos, Gregório duvivier, Leonardo sakamoto, LFV, Jânio de freitas.... etc e etc ! É muito BBB na cuca !

  8. Pereira Postado em 15/Sep/2015 às 14:44

    Para quem acha que Lula seria incapaz de dizer a verdade.... veja isso: https://www.youtube.com/watch?v=IxYJ2y10T7A Pura verdade!

    • Thiago Teixeira Postado em 16/Sep/2015 às 13:34

      Ao invés de falar de LULA, que tal falarmos de SERRA? FHC? ALQUIMIN? AÉCIO? Onde foi parar o dinheiro das privatizações do final da década de 90?

  9. João Cirino Gomes Postado em 18/Sep/2015 às 22:07

    Existem três tipos DE PETISTAS; tem um que esta se tornando bilionário a custas do povo, outros são os parasitas pelegos, e outro é o que votou em candidatos de partidos aliados ao PT, ajudou eleger candidatos do PT, ajudou fortalecer o PT e o comunismo, e nem sabe disso! Pois se soubessem, não estariam bajulando políticos de partidos aliados ao PT, e dizendo fora Lula, fora Dilma, fora PT, e fora comunismo! Só quem não entende nada mesmo de política e esta sendo manipulado não percebe o quanto esta atitude é contraditória, chega a ser ridícula! Por isso a educação esta sucateada, e retiraram a matéria OSPB que ensinava o eleitor votar, do currículo escolar, E os políticos dos partidos aliados ao PT continuam se fazendo de oposição, na intenção de ludibriar a população. E os eleitores inocentes e desinformados, continuam idolatrando estes políticos! Saibam eleitores, é graças aos votos destes partidos aliados, que o PT elegeu seus deputados, e agora o PT tem maioria em plenário, votando e aprovando toda lei e emenda que são de interesse petista! Mesmo com a educação sucateada, os internautas podem se informar! Acordem se informem! Os 90% dos partidos, e dos candidatos que se aliaram ao PT não são confiáveis, pois sabiam que seus votos iam ajudar eleger candidatos do PT, portanto de caso pensado também ajudaram criar este monstro, que esta destruindo a Nação e extorquindo a população! E agora só com a intervenção teremos Ordem e Progresso para todos; indiferente de cor, raça, religião, ou classe social! Somente com intervenção, teremos novamente educação de qualidade, justiça social e justa distribuição de rendas!