Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 03/Sep/2015 às 18:36
37
Comentários

A história de Aylan Kurdi, o menino da foto que fez o mundo chorar

Seu nome era Aylan Kurdi. Aos três anos, o menino sírio foi encontrado morto em uma praia na Turquia nesta quarta-feira. Conheça a história por trás da foto que comoveu o mundo

Sobreviveu às bombas e à guerra, mas não conseguiu vencer o mar e as barreiras geográficas e legais que separam o Oriente Médio em chamas da Europa. Aylan Kurdi é o nome do garoto sírio cuja fotografia se transformou no símbolo do drama dos refugiados —com sua camisetinha vermelha e sua bermuda azul, estendido sem vida na turística praia turca de Ali Hoca Burnu, as mesmas ondas que o mataram roçando seu rosto. Tinha somente três anos.

O bote no qual viajavam a família de Aylan e outros refugiados sírios —seis pessoas no total— saiu na noite de terça para quarta-feira da península de Bodrum (sudoeste da Turquia) com destino à ilha de Kos. Mas jamais chegou ao seu destino. Junto com o pequeno sírio morreram seu irmão, Galib (de 5 anos), sua mãe, Rihan Kurdi (de 35 anos) e um jovem de 18 anos. Só duas pessoas, uma delas o pai da família Kurdi, Abdulá, foram resgatadas pela guarda costeira turca.

Desespero

Abdulá Kurdi, o pai do menino afogado, relatou a tragédia: “A guarda costeira [turca] nos deteve e depois nos soltou. Nós mesmos conseguimos um bote e começamos a remar em direção a Kos”, explicou. “Depois que nos distanciamos uns 500 metros da costa, começou a entrar água no bote e nossos pés ficaram molhados. O pânico aumentava à medida que a água subia. Alguns ficaram de pé, e o bote virou. Eu segurava minha mulher com a mão. As mãos dos meus filhos se soltaram das minhas. Tentamos ficar no bote, mas quase não tínhamos ar. Todo mundo gritava na escuridão. Eu não conseguia que minha esposa e meus filhos ouvissem minha voz”.

“Quero que o mundo inteiro nos escute da Turquia, aonde chegamos fugindo da guerra da Síria. Estou sofrendo muito. Depois do que ocorreu, não quero ir. Vou levar os corpos primeiro a Suruç [cidade turca na fronteira com a Síria] e depois a Kobani [Síria]. Passarei o resto da minha vida ali”, afirmou.

Asilo no Canadá

Aylan e sua família eram de Kobane, a cidade que ganhou notoriedade por ter sido palco de violentas batalhas entre militantes extremistas muçulmanos e forças curdas no início do ano. O menino refugiado de três anos cujo afogamento causou consternação ao redor do mundo, tinha escapado das atrocidades do grupo autointitulado “Estado Islâmico” na Síria.

Parentes dos Kurdi no Canadá disseram à mídia canadense que o pai telefonou para informar sobre a morte das crianças e da mulher. E que desejava voltar a Kobane para enterrar a família.

Várias fotos do corpo de Aylan na praia de Ali Hoca, em Bodrum, sendo observado e depois levado por um policial turco, ganharam manchetes no mundo inteiro e viraram símbolo do drama enfrentado por milhares de refugiados sírios, afegãos e iraquianos que buscam recomeçar suas vidas na Europa.

A consternação aumentou com o surgimento, nas mídias sociais, de uma imagem bem diferente das que tornaram Aylan famoso: nela, ele e Galip são vistos sorrindo para a câmera, ao lado de um urso de pelúcia.

Aylan Kurdi (esq) tinha apenas 3 anos
Aylan Kurdi (esq) tinha apenas 3 anos

No início da semana, a Guarda Costeira turca disse que, apenas nos primeiros cinco meses de 2015, 42 mil pessoas foram resgatadas no Mar Egeu. Na semana passada, foram mais de 2 mil.

Na mesma quarta-feira em que Aylan morreu, 100 pessoas foram resgatadas, também tentando atravessar da Turquia para a ilha grega de Kos.

A última foto do menino Aylan Kurdi com vida:

informações de BBC e EL País

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Nilza Castilho Freitas Postado em 03/Sep/2015 às 18:55

    Acredito que não há quem não sinta uma imensa tristeza ao ver essa foto dessa linda criança em plena florecer da vida morta na praia! Faz a gente pensar como a vida é sinistra para tantas pessoas, mas uma criança comove terrívelmente!!

  2. Juniperos Postado em 03/Sep/2015 às 19:29

    Sempre me lembro dos brasileiros que esbravejam contra países que recebem exilados de guerra, como o nosso. São pessoas assim que afogam Aylans ou acorrentam meninas chiitas em portões para recheá-las de pano depois de removerem o coração ( a menina que o faceb00k desligou o botão de like, para evitar divulgação). A midia sempre tenta tapar o sol com peneira, até a hora em que crianças chegam boiando mortas a praia... O mundo está em guerra, até nós. Não consigo imaginar como ajudar um povo tão distante, fugindo de uma guerra, de "amigos" (rebeldes sírios) de norte-americanos... Há tanta podridão por trás das cortinas da guerra, que é possível literalmente "passar mal" ao saber da metade. parecem que todos querem carregar um estandarte sujo de sangue de seu deus, e para mante-lo em pé, apoia-lo no primeiro cadáver de seus inimigos que encontrar, não se importando nem mesmo, se for uma de criança.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 03/Sep/2015 às 20:40

    Capitalismo é isso aí mesmo. O maldito imperialismo arregaça com o terceiro mundo, as grandes potencias instauram conflitos, desestabilizam governos através do fomento a grupos extremistas, colocam marionetes de merda no lugar destes quando caem, aí a marionete bota o país de 4 pro imperialismo, o entreguista vagabundo vendido entrega todas suas riquezas, transforma sua própria nação em uma porcaria de colônia, e quando as pessoas no ápice do desespero fogem desses países devastados, elas SÃO BARRADAS POR ESSAS MESMAS POTENCIAS IMPERIALISTAS. É o "fazer a merda e não arcar com as consequencias" alçado a níveis planetários. A irresponsabilidade atinge níveis inéditos na história da humanidade. Essa foto estraga o dia de qualquer criatura de bem e deveria forçar todos a repensar algumas coisas.

    • leonardo Postado em 03/Sep/2015 às 21:13

      É isso ai, a solução e o socialismo.

      • Denisbaldo Postado em 03/Sep/2015 às 21:35

        Se você tivesse nascido e crescido em uma favela brasileira, com 8 irmãos e filho de mãe solteira, rodeado de traficantes, esgoto e PMs, pode ter certeza que preferiria ter nascido em Cuba ou na Europa Socialista. Ou poderia ainda ter nascido no sertão nordestino do século passado. Não se esqueça que estou falando de uma grande parcela da população brasileira que vive ou viveu nestas condições. Tudo é uma questão de ponto de vista. O capitalismo me deu uma vida boa, mas não sou inocente, hipócrita ou ignorante ao ponto de acreditar que é um modelo econômico justo. Temos sim a obrigação de aperfeiçoá-lo e muito, antes que seja tarde demais.

      • eu daqui Postado em 11/Sep/2015 às 12:18

        Qume me dá vida boa são meus esforços e méritos e não capitalismo nem socialismo. Quem achar que no socialismo não vai precisar fazer esforço nenhum, acredita, em verdade, no parasitismo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Sep/2015 às 21:20

      Mas que belo comentário...me enche de esperança no futuro ver meninos tão maduros e cultos...

    • Pereira Postado em 04/Sep/2015 às 09:51

      hahahaha ! que imaginação fértil ! Se tivesse capitalismo e liberdade religiosa na Síria... isso não acontecia ! ...vide namíbia, Emirado arabes, catar, barhein e muitos outros do mundo árabe que aderiram ao capitalismo.

      • Pereira Postado em 04/Sep/2015 às 09:52

        No socialismo o menino nem precisaria entrar no bote para morrer.... o ditador socialista o declarava terrorista e inimigo do partido e mandava-o para um gulag da vida !

      • Eduardo Ribeiro Postado em 04/Sep/2015 às 10:35

        Eu perguntaria quem financia o EI, mas como se trata de voce, não vale a pena..

      • Pereira Postado em 04/Sep/2015 às 10:45

        Quem fiancia o EI ???? quem arma é a Rússia... porque querem acabar com o estado de Israel, mas ninguém quer fazer o trabalho sujo. Obama trabalha para o islã que igualmente quer o fim do estado judeu, por isso financia bomba atômica do Irã, retira as tropas americanas do oriente médio e corta 2/3 do financiamento a Israel. O que acontece ? Os terroristas muçulmanos avançam sem problemas pelos territórios. Mais uma dos grupos globalistas que ora são amigos(contra os inimigos comuns: Israel, economia americana e cristianismo) e ora inimigos, pois os 3 querem ter o governo mundial nas mãos. Mas vocês não entendem essas coisas, não adianta nem desenhar.

      • Pereira Postado em 04/Sep/2015 às 10:49

        A saber os 3 grupos globalistas: Elite ocidental(Grupo bilderberg), Islã e Rússia-China. Aconselho o livro de Alexandre da Costa: A nova ordem mundial.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 04/Sep/2015 às 10:50

        Última chance para você salvar o pingo de dignidade que ainda lhe resta: quem financia o Estado Islâmico?

      • Pereira Postado em 04/Sep/2015 às 11:12

        Já te falei ! Rússia !

      • GabrielG Postado em 09/Sep/2015 às 17:38

        Agora vocês entendem porque o Pereira é tão paranóico e imbecil? O cara lê livros de teoria conspiratória, nova ordem mundial e o escambau! Por muitas vezes já cheguei a acreditar que o Pereira havia sido criado por gerenciadores do site, mas agora está mais do que na cara que o Pereira realmente existe e é doido de pedra!

  4. Juliana Postado em 03/Sep/2015 às 21:32

    Não tenho palavras para descrever a revolta ao ler esta notícia. Eu sou mãe de uma criança de 2anos e meio e não consigo aceitar esta realidade. Isso não pode mais acontecer! Não é justo, estamos matando inocentes. Quando olho para esta criança, vejo meu filho e dói demais. Quantas atrocidades ainda precisam ser praticadas para que o ser humano perceba que este maldito capitalismo desenfreado está destruindo nossa essência? Urge a necessidade de rediscussão dos modelos econômicos que estão em cena, da interferência desastrosa do mundo ocidental nos conflitos do Oriente Médio, de quanta comida e água estamos desperdiçando enquanto milhares morrem de fome e sede.

  5. julia Postado em 03/Sep/2015 às 21:45

    "Parem o mundo que eu quero descer..." - Raul Seixas

  6. Pereira Postado em 04/Sep/2015 às 09:20

    Objetivo midiático dessa tragédia foi cumprido. Governo britânico anuncia permissão para entrada de refugiados muçulmanos no reino unido. Europa rumo a islamização !!!!

    • Diniz Postado em 04/Sep/2015 às 11:38

      Mas, por Cristo, estes refugiados estão fugindo exatamente do Estado Islâmico !! E diante do horror e da dor de todos estes seres humanos, muitas delas crianças, toda a sua preocupação é com uma paranoia de que a Europa será menos cristã ? Se o cristianismo for isto que você representa, alguém alheio a solidariedade humana, insensível ao horror e a dor do próximo, preocupado apenas com a quantidade e não com a qualidade de sua fé, então é melhor que o cristianismo diminua mesmo até não mais existir.

      • Pereira Postado em 04/Sep/2015 às 13:14

        Não tem que fugir para o país dos outros.... tem que deixar que tropas de outros países acabem com os terroristas e estabeleçam a ordem, a democracia e as liberdades individuais. E que as pessoas possam ter paz e propseridade nos seus próprios países. Ou seja, impedir que o infeliz do Obama retire as tropas americanas do oriente médio.

      • Pereira Postado em 04/Sep/2015 às 13:18

        Obama retira as tropas americanas e esses terroristas muçulmanos avançam pelos territórios sem problema..matando, torturando e expulsando as pessoas de suas propriedades; causando esses desastres humanitários.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 04/Sep/2015 às 14:52

        """"""Não tem que fugir para o país dos outros....tem que deixar que tropas de outros países acabem com os terroristas e estabeleçam a ordem, a democracia e as liberdades individuais."""""""...mas puta que o pariu...não é possível....traduzindo, "fiquem e sofram os horrores do conflito, fodam-se lá vocês e suas familias e suas crianças, fiquem quietos em seus cantos....fodam-se por lá até que o pai USA queira resolver a situação pra vocês". Eu não sei o que é maior: o vira-latismo ou a desumanidade....louvar países que, ao mesmo tempo em que devastam essas colônias com a guerra e práticas imperialistas, e permitem e fomentam o crescimento de grupos como o Estado Islamico, impedem a entrada desses seres humanos - SERES HUMANOS, PORRA - que fogem da guerra. O que tem na cabeça quem aplaude isso aí? Mas como eu disse, o capitalismo é isso aí. Diariamente são inumeros Aylan que caem diante do imperialismo...

    • Diniz Postado em 06/Sep/2015 às 02:10

      Pereira, eu simplesmente tenho nojo de pessoas como você. Que posam de cristãs, mas que na prática são o que há de mais anti-cristão. Intolerantes com a diversidade humana, xenófobas, fundamentalistas, egoístas, sem um pingo de sentimento pelo próximo. Você tem o caráter do cristão que no séc. XII, emanado de ódio e ganância, se lançava nas Cruzadas para cometer genocídios. Ou do cristão do séc. XIV, que nas Inquisições queimavam quem discordasse de tua fé. Ou dos cristão do séc. XVI, que saquearam as Américas cometendo genocídio dos indígenas. Ou do cristão do séc. XVIII, que barbarizava a África para comercializar vidas humanas em forma de escravos. Ou do cristão do séc. XX, fomentador das guerras, das desigualdades sociais, dos preconceitos. E que agora, no séc. XXI, você é do tipo cristão que ao ver uma criança refugiada chegar a praia ainda viva, seria capaz de devolvê-la ao mar para que se afogasse, somente para não permitir que o seu mundo cristão se misturasse com gente de outra fé. O seu mundo, já tão imundo, de gente de caráter tão sujo como o seu...

      • Pereira Postado em 08/Sep/2015 às 16:37

        Seu comentário é simplesmente ridículo, não da nem para tentar corrigir de tanta tolice escrita nele. Se não fossem as cruzadas esses terroristas muçulmanos já tinham islamizado a europa a muito tempo.

      • Pereira Postado em 08/Sep/2015 às 16:44

        E você é um hipócrita de marca maior Diniz. Você simplesmente fecha os olhos para os mais de 100 mil cristãos que são mortos por terroristas simplesmente por serem cristãos. Finge que não vê que 80 % da perseguição religiosa no mundo é contra cristãos. Finge que 80% dos muçulmanos são radicais. Vá ler a super desinteressante que gosta de por como perigo o "fundamentalismo evangélico".

  7. Maria Candinha Postado em 04/Sep/2015 às 11:06

    Rede Globo e imprensa brasileira... parem de usar ''imigrantes'' no lugar de REFUGIADOS!!! O que está acontecendo é um crime contra a humanidade e os países envolvidos estão se NEGANDO a acolher os refugiados, um direito garantido em tratados internacionais. O Canadá rejeitou o pedido da familia do pequeno Aylan e vejam o que aconteceu!

    • Pereira Postado em 04/Sep/2015 às 11:13

      O Canadá ofereceu imigração...o pai rejeitou.... desinformação: a gente vê por aqui.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 04/Sep/2015 às 11:25

        então, abdula...chega mais....nós aqui no canadá negamos asilo para voce e sua familia, é verdade...mas veja bem...foi apenas porque quando voces pediram, voces não tinham status de refugiados...mas olha que legal: agora que teve essa super exposição da tragédia, e agora que a sua esposa e seus dois filhos morreram, nós te oferecemos asilo...não é bacana? quem sabe você não vem morar aqui?

      • Antonio C. Postado em 05/Sep/2015 às 00:02

        Ofereceu DEPOIS da tragédia,depois que a família inteira dele estava morta,antes foi negada a entrada no país como informou a própria irmã do rapaz que por sinal já reside lá.Cara, na boa, se você vivesse na época da Segunda Guerra Mundial Hitler ia te convocar pra SS.

  8. Diniz Postado em 04/Sep/2015 às 11:17

    Não tive coragem de compartilhar, mesmo como denúncia deste mundo vil, a foto que comoveu o mundo esta semana. A do menino sírio refugiado, com o corpo estendido e sem vida em uma praia turca. Também como um refugiado, do horror e da dor, tento agora compartilhar esta outra imagem, em que o corpo do menino tem vida e estendido é o sorriso. Mas quer saber ? Meu bote salva-vidas naufragou também, o horror permanece e minha dor só fez aumentar...

  9. Denisbaldo Postado em 04/Sep/2015 às 14:03

    Extremista e inteligente são dois adjetivos que não cabem à mesma pessoa. Quando um extremista começa a se achar inteligente está na hora de retirá-lo da sociedade.

  10. Luna Postado em 05/Sep/2015 às 04:27

    Que se foda a Europa se ela se islamizar, que se foda o Canadá também e que se fodam todos os covardes empoleirados em suas belas casas, que podendo fazer alguma coisa para aliviar esta situação, nada fazem à respeito. Sim, os grandes culpados são novamente os grandes capitalistas que nunca conseguem saciar a fome por mais poder e dinheiro em suas contas bancárias. Esses rebeldes da Síria não passam de paus mandados dos soberbos rentistas e canalhas capitalistas. É verdadeiramente uma lástima ver uma criancinha morrer desta maneira de forma tão revoltante, tão atroz e estúpida. Eu fico imaginando a dor que este pai está sentindo, perdeu toda a família em um momento único provocado pela ação desses desgraçados." Que todas as forças do bem do universo convirja para consolar este pai e castigue todos os canalhas envolvidos nessa atrocidade".

  11. Cléa maria Postado em 06/Sep/2015 às 09:15

    Moito bem Diniz falou tudo que o Pereira representa! O lugar dele comentar é no g+, será aplaudido!!!

  12. Cléa maria Postado em 06/Sep/2015 às 09:23

    Concordo Luana ,e que os brasileiros que aí estão pedindo guerra reflitam!!!

  13. Eduardo de Paula Barreto Postado em 08/Sep/2015 às 09:24

    . AYLAN KURDI . Numa triste praia turca Um corpo sobre a areia Trajando uma bermuda E camiseta vermelha É um garoto de três anos Vítima dos desumanos Combates na Síria Aylan Kurdi foi enfim Para os braços de Odin Levado pelas Valquirias. . Agora ele vive em Asgard No palácio de Valhalla Construído para abrigar Os heróis das batalhas E junto a ele estão Outros heróis que não Puderam se defender Uns morreram no oceano Outros pelos humanos Que Odin não vai receber. . Quando as Valquirias cavalgam Em seus corcéis em missão real Os seus escudos transbordam A luz da aurora boreal Que ilumina os vários corpos Dos indefesos soldados mortos Nas batalhas da intolerância E assim Odin desolado chora Porque nunca em toda a história Seu palácio teve tantas crianças. . Eduardo de Paula Barreto

  14. Roberto Pedroso Postado em 08/Sep/2015 às 10:41

    Maquiagem humanitária e o comportamento cínico da comunidade internacional depois da Alemanha se recusar peremptoriamente a receber imigrantes oriundos de países em conflito ( lembram do comportamento de Angela com a menina palestina)a Alemanha decide receber 160 mil refugiados sendo que na Siria mais de 4 milhões de pessoas se deslocam dentro do Pais fugindo dos conflitos internos enquanto a ONU e toda a comunidade internacional permanecem silentes quanto ao fato,a comunidade internacional se silencia quanto a maior crise migratória desde a Segunda Guerra envolvendo refugiados do Chifre da Africa do Iraque da síria e da Libia em um deslocamento em massa enquanto isso a comunidade internacional permanece silente e agindo de forma hipócrita (160 mil refugiados isso mais se parece com uma piada de mal gosto)mas uma vez Angela não se posiciona de forma efetiva diante do fato apenas "dá um tapinha nas costas"de 160 mil refugiados e ainda consegue os holofotes da mídia internacional posando de estadista preocupada e engajada,comportamento reprovável para não dizer nojento.

  15. Max Evangelista Postado em 15/Jan/2016 às 23:30

    Pranteai-o por vós e pelo seu povo que não tá enm aí pra morte do pobre coitado. Pra eles interessam 72 virgem no céu.