Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direitos Humanos 04/Sep/2015 às 15:20
35
Comentários

A “foto nojenta” de Alberto Fraga e Jair Bolsonaro

Para ex-deputado, a imagem dos deputados Alberto Fraga e Jair Bolsonaro comemorando, com o dedo em riste, a aprovação da redução da maioridade penal tem um recado claro: “Menores, principalmente negros e pobres, a morte ronda vocês e a vida pode ser mais curta”

bolsonaro alberto fraga redução maioridade
Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Alberto Fraga (DEM-DF)(Imagem: Ailton de Freitas/Agência Câmara)

por Dr.Rosinha

Recentemente foi aprovada na Câmara dos Deputados uma proposta de emenda ​à Constituição (PEC) que tramitava desde 1993, reduzindo a maioridade penal de 18 para 16 anos de idade.

Tal redução se deve a um ​’​clamor​’​ da opinião pública. O clamor vai entre aspas porque a opinião pública é aquela que os meios de comunicação, principalmente os chamados repórteres policiais​,​ construíram ao longo do tempo. Manipulado​,​ o povo repete o que a classe dominante deseja.

Um dos símbolos da aprovação desta ​e​menda ​c​onstitucional foi uma foto (nojenta) que circulou na ​internet. A foto foi feita, segundo o crédito que est​á​ na internet, por Ailton de Freitas, dentro da Câmara dos Deputados, no dia da votação da PEC.

Na foto, dois deputados, Alberto Fraga (DEM-DF) e Jair Bolsonaro (PP-RJ), integrantes da ​chamada ​bancada da bala, simulam, com as mãos e os dedos indicadores em riste, darem tiros.

Ao ver a foto​,​ cada qual lhe dá a concepção que ideologicamente queira. Eles passam, pela foto, a concepção deles, que pode ter recepção em parte da sociedade, que é um simples recado: menores, principalmente negros e pobres, se preparem para enfrentar uma violência maior do que já enfrentam. Se preparem, a morte ronda ​você ​e a vida pode ser mais curta do que pensa.

Para mim, pela minha ideologia e minha concepção de vida​,​ a foto, o gesto e quem o pratica só cabe um adjetivo: nojento.Antes que seja acusado como defensor de menores que cometem qualquer tipo de delito​,​ deixo claro minha posição: sou favorável que qualquer delito, por menor que seja, cometido por criança e/ou adolescente​,​ deve ser penalizado.

O mínimo da pena pode ser uma advertência ou repreensão​,​ e o máximo submetido às medidas socioeducativas em estabelecimentos próprios e por um período maior daquele que hoje está especificado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Portanto deve-se mudar o ECA e não a Constituição.

Ao invés de aprovar uma Emenda a Constituição, tem-se que investir mais na educação formal e informal. É preocupante a educação formal, porém a informal preocupa muito​ ​mais, pois há nos meios de comunicação, principalmente TV, rádios e internet​,​ a pregação da violência.

Na Câmara dos Deputados é feita também essa pregação, pela chamada bancada da bala. A foto nojenta que comento faz isto através do gesto de dois deputados. Deputados deveriam servir como símbolo da pregação da paz, da solidariedade, da boa educação e da construção, através de leis, de justiça.

A nossa polícia, em geral, é incompetente, principalmente se for para investigar os crimes contra as pessoas. Quantos homicidas e feminicidas t​ê​m sido condenados no Brasil? O percentual é mínimo.

Quando a investigação se completa​,​ no geral​,​ temos uma justiça que é injusta, ou seja, não se faz justiça. Esta emenda ​à Constituição expõe ainda mais esta fragilidade.

No mês de julho​,​ foram comemorados os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)​,​ o número de adolescentes entre 15 e 19 anos de idade assassinados, no Brasil, neste período de vigência do ECA, passou de 4.378 em 1990, para 9.450 em 2013.

Dados da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) mostra​m​ que 64% das infrações cometidas pelos menores internados no país são por ter cometido roubo ou ​tráfico. Os que estão internados para receberem medidas socioeducativas que atentaram contra a pessoa (homicídio e lesão corporal) representa​m​ 0,01% dos 21,2 milhões de adolescentes do país.

A diminuição da maioridade penal é mais uma agressão aos pobres e negros do Brasil. Sobre eles a culpa. Toda a culpa.

No Rio de Janeiro, conforme noticiado, os meninos pobres e negros não podem sequer ir à praia da Zona Sul, são retirados dos ônibus e detidos. No final do dia, quando o sol se pôs e o laser das praias já acabou, são colocados em “liberdade” para voltarem para suas casas. Isto agora​, co​m a Constituição modificada​,​ vai piorar.

Piora por que cada policial, cada delegado, individualmente​,​ fará sua leitura, assim como sempre fizeram do Estatuto da Criança e do Adolescente​,​ passando a ​falsa ​ideia ​de ​que menor não pode ser detido.​​​

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilhermo Postado em 04/Sep/2015 às 16:33

    Respeito a opinião contida no texto mas não concordo com ela. Para mim, nojento, é a violência que assola o país. Nojenta é a falta de segurança e as mortes de pessoas que apenas querem viver suas vidas, mas são impedidas de o fazerem por marginais NOJENTOS, independente da idade, sexo, cor, classe social, naturalidade, religião e signo.

    • Douglas Postado em 04/Sep/2015 às 16:35

      Concordo contigo nessa. O PP as vezes deixa os fatos de lado para ficar com "picuinhas".

    • João Paulo Postado em 04/Sep/2015 às 21:48

      Concordo. Esse tipo de discurso não ganha e jamais ganhará a simpatia da classe média (inclusive a baixa), porque essa ideia é surreal para nossa realidade. Nós temos que repensar e agir rapidamente no que diz respeito à educação e à redistribuição de renda, mas não podemos nos ater apenas a isso. Esses indivíduos marginalizados e que cometem os mais diversos crimes são vítimas, em regra (não há como discordar disso), mas a sociedade não tem como suportá-los ou ressocializá-los, tampouco deve se tornar vítima deles para uma espécie de "compensação". Certa vez, um professor falou algo que julguei uma grande besteira, mas com o tempo percebi que era a forma comportamental da sociedade: "As pessoas suportam bandidos de colarinho branco, porque - ao menos não diretamente - não são eles que nos esfaqueiam pelas ruas". Enfim, vamos punir igualmente menores/maiores, ricos/pobres, brancos/negros/amarelos, homens/mulheres, etc. E não deixá-los igualmente impunes.

  2. Eduardo Ribeiro Postado em 04/Sep/2015 às 16:39

    Fascistas aplaudirão. Vão imprimir a foto, emoldurar e pregar na parede do quarto.

  3. Herbert Postado em 04/Sep/2015 às 16:40

    O governo com certeza tem muitos erros. A CUT também, o PT também, o PSDB também. Entretanto o texto não defende nem governo nem oposição, mas sim uma ideia, no sentido que reduzir a maioridade, o partido que seja, não é um bom caminho. Com vários argumentos. Um erro não justifica o outro, assim como a CUT ou o Governo serem ruins ou não, não faz do projeto de lei para a redução da maioridade ser mais ou menos benéfico a sociedade. Esse é o problema do Brasil, pessoas como a Senhora, que atrapalham o desenvolvimento social do país, que não têm argumentos para debater IDEIAS, e tratam a política como clubismo ou uma luta, que quem sempre apanha é a sociedade. Por isso nunca sairemos do SUBdesenvolvido, pois a classe média do nosso país é burra, sem estudo e o pior, quer aparentar ser o que não é, trabalha a vida inteira pra ter um carro zero financiado na garagem ao invés de usar o dinheiro para comprar livros e dar cultura aos filhos. O Câncer nojento do Brasil, de fato, é esse povo analfabeto político que atrasa a evolução de quem realmente está preocupado com o futuro do país, que ao contrário de você, não publica ladainhas que absorve da Veja, ou Jornal Nacional. Fica na paz, tente se informar melhor, ler mais, e dar opiniões mais concretas.

    • poliana Postado em 04/Sep/2015 às 16:56

      APLAUSOS!!!!!!!!! PERFEITO, HERBERT.

    • Grazi Postado em 09/Sep/2015 às 10:19

      Herbert, te aplaudo de pé. Vítimas da manipulação adoram dar pinta por aqui. Impressiona o quanto o discurso é o mesmo, sempre. A foto é nojenta como bem disse o autor do texto..

    • Aleluia Postado em 09/Sep/2015 às 11:08

      Vixiiiiii matou a pau kkkkkk Pior que demonstrou completamente a absoluta falta de capacidade argumentativa da dona Maria.

  4. Denisbaldo Postado em 04/Sep/2015 às 17:28

    "A única coisa boa do Maranhão é o presídio de Pedrinhas. É só você não estuprar, não sequestrar, não praticar latrocínio que tu não vai para lá. Vai dar vida boa para aqueles canalhas?" Esse é o raciocínio do nobre deputado. Prender motorista playboy bêbado assassino ninguém quer né? Ah não, aí pode ser que um de nossos filhos branquinhos sejam presos.

    • Ricardo Postado em 07/Sep/2015 às 13:23

      Falei a mesma coisa no caso da bate Kiss e quase apanhei. Quando um parvo defensor desse discurso falou para termos calma com os empresários donos da boate, para apurar os fatos segundo a lei, respeitar o contraditório e a ampla defesa perguntei: "ué, mas bandido bom não é bandido morto?! Eles mataram 242 pessoas". Quase pulou no meu pescoço... Eis a classe média brasileira.

  5. Trajano Postado em 04/Sep/2015 às 21:14

    A vida do maria se restringe a reclamar ferozmente do PT, do imposto de renda, do número mágico dos 7% contra o impeachment, da ameaça iminente do comunismo e do temido pão com mortadela. Por isso, não acho que o maria atrapalha o desenvolvimento social do país porque ele já dedica todo o seu tempo em atrapalhar o seu próprio desenvolvimento. Minha dúvida é: se não existisse o PT existiria o maria? O que será do maria quando o PT não alcançar a mesma performance nas urnas quanto tem alcançado? Sem o PT, maria vai reclamar do quê? Maria ama tanto o PT que o trata como uma espécie de marido brocha. Só que quando o marido for comprar cigarro e não voltar mais, não vai ter gato e nem cachorro que compensem a ausência daquele a quem dedicou a emoção de uma vida inteira.

  6. enganado Postado em 04/Sep/2015 às 22:42

    mariaX. Qual foi mesmo o instituto de pesquisa dos 7%? Foi algum de Direta? Aliás só tem Institutos de Direita, então tá ""baum"" para enfiar a pesquisa no rabo de quem acredita nos 7%, ou melhor, porque não fazem pesquisa sobre o moral do Aópio? FHC? Trezentinha? Anastasia? çERRA, ...? Alíquota do IR? Então quem MANDOU no BRASIL até 2002? Ou será que o PT tem obrigação de consertar a putaria financeira dos DIREITA/RICOS/ ... etc? Se o PT TENTAR consertar, aí mesmo que os EUA invadem aqui em 24 horas. Então aqui só os Ricos podem ROUBAR! Pelo que vc rumina o PSDB/DEM vão dar jeito no BRASIL, eu acho que vão acabar com o resto de Patriotismo/Nacionalidade/Civilidade. Desminta-me! Vcs da Direita são vagabundos até o infinito. Cabe ressaltar que a rede gRoubo+AIPAC+MOSSAD+CIA+... colocaram as coisas a tal ponto, principalmente nos “””Estados Unidos de São Paulo””” que já estamos bem afinados para uma Guerra Civil, e por sinal, como SEMPRE Vcs VENCEM (exército dos EUA, sempre intervem a seu favor), então precisamos destruir tudo e não deixar nem uma arvore em pé, para que Vcs=Direita=Apátrida vão ter que suar/reconstruir (sem os 5P´s) até o cx para começarem a ROUBAR tudo de novo. Como vc sabe, esses fdp´s como o Jereissate querem que imitemos os EUA em tudo, pois então precisamos de uma Guerra Civil para dizimar 2% da população=2/100x204.000.000(habitantes)=4.080.000 de mortes (aprendeu a fazer conta?). Vai ter! E vai mesmo! Ou vai ou racha! Que vamos perder, já sabemos disso há muito tempo; mas NÃO ME ENGANO, mas garanto que meia dúzia de 3 ou 4 figurões de cada Facção da Direita vai junto, isso vai mesmo! Agora não se esqueça que os 5P´s vão lutar com seus pobres recursos contra os USArmy, vamos fazer o que os Heroicos VIETCONGS fizeram com os soldadinhos de Beverly Hills. Segundo o Ciro Gomes todos Vcs são covardes, começando até pelo xerife Boçalnaro. Nos encontraremos! Não fuja, tá! Menina corajosa!!!!

  7. enganado Postado em 04/Sep/2015 às 23:25

    Caro Denisbaldo. Só para esclarecer. O Presídio de PEDRINHA é P R I V A T I Z A D O ! A gRoubo NUNCA noticiou isto. Lógico, lá pode tudo! Penso até que lá a gRoubo leva grana para omitir a VERDADE dos fatos das rebeliões que acontecem! Viva a Direita, no BRASIL! Só tem gente fina!

  8. enganado Postado em 05/Sep/2015 às 00:01

    Bancada da """bala""? Só se for """bala Juquinha""".

  9. SILVIO MIGUEL GOMES Postado em 05/Sep/2015 às 06:55

    Trabalhei em comercio e tive amigos nordestinos que eram analfabetos, mas ganharam bem a vida e tinha bom patrimônio. Eu sempre vi com estranheza esse termo "analfabeto", pois eu leio certos comentários de pessoas que não sabem ler o teor, se inteirar do conteúdo do texto. Têm idéias preconcebidas e vão escrevendo sem pensar. Mas já que tocaram no assunto, o problema social do Brasil tem como uma de suas causas negar os direitos mínimos do trabalhador e ser tratado com desprezo pelos "donos do poder" (não só os que ocupam os cargos públicos por Mandatos). O Historiador Sérgio Buarque de Holanda informou que a comercialização do açúcar no Brasil colônia deu mais dinheiro para a Coroa Portuguesa do que todo o ouro aqui conseguido. E toda a produção de açúcar era em cima dos braços dos escravos negros. E assim é até hoje, em que pese a mecanização. A carteira de trabalho existe desde 1932, se os direitos, o registro, fossem compridos, a miséria não existiria.

    • Ricardo Postado em 07/Sep/2015 às 13:25

      Este é o ponto! Quando defendem o "Estado mínimo" não estão defendendo o trabalhador mais humilde, QUE NÃO TERÁ CONDIÇÕES DE PAGAR PELA EDUCAÇÃO E SAÚDE (hoje já não têm caralho!). Só serve para a classe mais abastada ter ainda menos compromissos com a sociedade da qual se beneficia.

  10. luis Postado em 06/Sep/2015 às 09:43

    Só deixam ir na praia depois que acaba o laser? É só comprar no camelô, é baratinho.

  11. wladimir teixeira Postado em 06/Sep/2015 às 11:49

    Bancada da bala quer faturar alto com a matança de adolescentes pobres (de preferência negros).

    • soda cáustica Postado em 06/Sep/2015 às 21:23

      O Congresso mais doentio que já tivemos ! Parabéns aos eleitores coxinhas !

  12. Thiago Postado em 07/Sep/2015 às 12:14

    Maria, para esquerda 'humanitaria' isso não é nojento........kkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. Zeca Postado em 07/Sep/2015 às 13:18

    Aqui no Rio de Janeiro esse gesto é super comum, principalmente entre nós funkeiros, eu mesmo tenho várias fotos assim, não tem muito significado não, é só que está bem, tipo tirar foto com o polegar pra cima.

    • Trajano Postado em 08/Sep/2015 às 01:11

      Zeca, super comum? Porra, também sou do Rio e não vejo nada disso, parceiro. Tipo, Bolsonaro não tá fazendo apologia à moda funk, serinho, sem neurose. Bolsonaro é muito comédia, é dois papo, tá ligado? Papo reto, brother. É nós.

      • Trajano Postado em 08/Sep/2015 às 12:34

        O gesto não é comum. Uma coisa é a cultura genuína das comunidades fluminenses, observadas também em linguagem corporal e verbal, que transcende o regime de violência e que cria formas de comunicação interessantíssimas, ricas e resilientes que ultrapassam os limites socioeconômicos. Outra coisa é a linguagem bélica da intimidação que transborda das ações dos traficantes, dos policiais, dos milicianos e que também se expressa em diferentes formas de comunicação, só que não tão simpáticas, nem populares, menos ainda acolhedoras. Em uma existe a expressão de resistência de uma população à brutalidade e à ausência do Estado. Em outra existe a expressão de afirmação da violência, dos simpatizantes das formas hierárquicas armadas. Em suma, a riqueza da cultura popular fluminense e suas peculiaridades de comunicação não podem ser confundidas com as expressões vulgares de grupos defensores da violência. Entretanto, Bolsonaro, seus parentes e seus asseclas não podem ser incluídos nem em um nem em outro. Eles defendem apenas o descarado interesse de continuarem politicamente estáveis através de um nicho eleitoral formados por apolíticos sem criticidade que não observam a atuação pífia destes senhores, mais publicitários que políticos, coerentes apenas em sua vontade de poder. Naro, talvez você não seja um completo canastrão, mas “escrever como funkeiro” é de sua autoria, de sua responsabilidade, do seu reducionismo com doses de falácia, como lhe é tão peculiar. Então, sim, agora concordo, deprimente e preconceituoso nesse viés. Da mesma forma que aconteceu na matéria do vídeo que expôs o ridículo das manifestações do dia 16/08 em que você esperou dias sem comentários para postar um monte de mensagens repetidas, acredito que esta sua estratégia de falar sozinho seja um resquício de sua dignidade enquanto entidade virtual, já que assim você poderá dialogar apenas com você mesmo, achar chifre em cabeça de cavalo livremente e ser falacioso como bem entender sem o risco que qualquer um questione se você é um néscio desvairado ou um troll de internet. O papo é reto.

      • Trajano Postado em 08/Sep/2015 às 20:24

        Eu hein. Perei..., digo, Naro, vai lá participar do seu monólogo. Quem sabe sua prática introspectiva de conversar sozinho, ops, sua técnica de testar tags de HTML possa lhe trazer algum tipo de benefício espiritual? Enfim, seus comentários solitários o aguardam. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/08/reporter-chileno-faz-o-melhor-resumo-das-manifestacoes-de-domingo.html

  14. Anlub Postado em 07/Sep/2015 às 14:35

    Depois dessa resposta de Herbert, qualquer coisa é prolixidade!

  15. Angelo Postado em 07/Sep/2015 às 16:23

    NOJO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Thiago Teixeira Postado em 08/Sep/2015 às 14:07

    E Sobre o envolvimento do Aécio na Lava Jato, Cesar Sousa? O que o seu Reinaldo Azevedo tem a dizer?

  17. Robson Postado em 08/Sep/2015 às 14:33

    "eu que atrapalho o desenvolvimento social do Brasil ??? Me diaga quanto que voce paga de IR quero ver o quanto voce contribui para o "social". Teu discurso é vago.Nao corresponde aos fatos.quem deve se informar e ENXERGAR melhor é voce que esta intoxicado com todo este lixo arcaico socialista comprovadamente falido" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK AS COXINHAS SÃO DOIDAS, VIVEM FALANDO O MESMO DIRCUSINMHO DE SEMPRE: COMUNISMO, COMUNISMO, COMUNISMO, ETC. SÓ ELAS PAGAM IMPOOSTOS, SÓ ELAS TRABALHAM, SÓ ELAS EMPREGAM, VÃO PRA CASA DO INFERNO GENTALHA CHATA!!!!

  18. isaac Postado em 08/Sep/2015 às 14:36

    Na minha sincera opinião essa história de que não se deve reduzir a menoridade penal, mas investir em educação é um muito forçada. Podemos fazer os dois: reduzir a menoridade e investir em educação.

  19. Helio Postado em 08/Sep/2015 às 15:07

    Sinto muito, maria. Não vou nem mais ler seus textos. Você está paranoica. Sem falar na vulgaridade...

  20. Herbert Postado em 08/Sep/2015 às 19:57

    Não sou socialista, nem de esquerda para começo de conversa, políticas públicas para desenvolvimento social e igualdade social não é exclusividade da esquerda. Muitos países da Europa, muito mais desenvolvidos que os EUA têm políticas públicas muito mais avançadas que o Brasil, apesar de serem neo-liberais (assim como o Brasil). Da mesma forma que defender a maioridade penal (consoante a Carta dos Direitos do Homem)(consoante ser para muitos penalistas uma cláusula pétrea da CF88), não é exclusividade da esquerda. Ou seja, sim pessoas como você, dualistas, que acham que tudo é uma partida de futebol, atrasam o país. Já viajei muitos países do mundo, e defendo o que acho certo, independentemente de ser uma ideia de esquerda ou direita, o centro ou canto. Deveria fazer o mesmo. E a senhora que não tem argumentos, um texto que rebate a redução da maioridade e um comentário contra o governo, o que soma para esse debate? Se o governo defende, é contra, se o governo é contra é a favor. Contribuo muito para o social, e isso também não faz eu estar mais ou menos certo no que eu disse.

  21. enganado Postado em 09/Sep/2015 às 00:34

    mariaX, tá com febre alta? O Corno da Amante vai lhe reduzir o salário.

  22. vinicius Postado em 09/Sep/2015 às 11:27

    Maria, você está correta dos pés a cabeça, esse tipo de gente que falou mal de você, não devem ler outra coisa alem de pragmatismo politico e outros sites de apologia ao governo, são completamente alienados por esse governo comunista, inescrupuloso, imoral e corrupto. Eles seriam capazes de acreditar na idoneidade do ditador da coreia do norte.

    • Herbert Postado em 09/Sep/2015 às 12:33

      Não, Vinicius. Pelo contrário, o governo da Coréia do Norte é uma ditadura, aqui no Brasil vivemos uma República Presidencialista. O governo tem muitos e muitos erros, e o pior deles foi acreditar em mudanças sociais sem efeitos colaterais antes de reformas estruturais do governo. Por exemplo, acreditar que a corrupção acaba sem reforma política. Outro ponto que podemos abordar é o distanciamento do Governo com a base que o elegeu, muito por culpa da união com o PMDB. Entretanto, nada disso faz da Redução da maioridade um bem ao Brasil. Pode ser o Papa, o Hitler, ou o Reinaldo Azevedo que diga para mim que a redução é ruim para nossa Sociedade, vou concordar plenamente com eles. Essa é a diferença de um ser pensante, para a Maria e você. Vocês não conseguem debater ideias. Alias, não sabem nem o que é comunismo, Que nenhum país no mundo foi comunista, quanto mais o Brasil que segue os ditames dos grandes bancos e do Capital Internacional. Dizer que hoje existe algum país Comunista é não entender nada de Economia, Sociologia e política. Embora todos os problemas do governo, a oposição do nosso país é tão ruim, mas tão ruim, que todos lúcidos sabemos que o ruim continua sendo melhor que o péssimo. Quando uso exemplos de melhorias públicas para o Brasil, não cito como referência países tidos para você como "comunistas" (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) mas, pequeno gafanhoto, cito França, Espanha, Alemanha. Precisamos de governos progressistas, não por querer igualar a classe média por baixo, como aconteceu nos países citados por você que vivem um neo-Socialismo, mas aproximando do neo-liberalismo que deu certo na Europa, o neo-liberalismo que se importa com as demais classes sociais, que inovaram ao criar a Previdência social, como Inglaterra e Alemanha, que inovaram ao abolir a escravidão, o que aqui no Brasil, por causa dessa Elite burra, demoramos anos e anos para fazer o mesmo. Vocês "capitalistinhas da oitava série", não entendem que aumentando o desenvolvimento social da classe menos remunerada, formentamos a economia defendida por vocês, fortalecemos o seu "capitalismo" defendido de unhas e dentes (como se alguém hoje em dia fosse contra, vide Cuba e EUA). Na verdade as únicas pessoas alienadas aqui são vocês dois. Mas tudo bem, essa sua inteligência funciona muito bem pra ter status na classe mérdia do nosso país.

    • Vinicius Postado em 11/Sep/2015 às 04:31

      Governo comunista? A pessoa tem que ser muito ingênua para achar que num país que os bancos tem recordes de lucro possa um dia ser comunista. Depois nós que somos alienados... *Outro Vinicius