Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 04/Sep/2015 às 15:49
34
Comentários

15 ilustrações em homenagem ao menino Aylan Kurdi

lustrações na internet homenageiam menino sírio de 3 anos morto em praia. Desenhos mostram Aylan Kurdi com asas de anjo e dormindo em quarto

A fotografia que mostra o corpo de Aylan Kurdi, o menino sírio de três anos que morreu afogado na quarta-feira (2) em Bodrum, na Turquia, tornou-se um símbolo da crise migratória na Europa.

SAIBA MAIS: A história do menino da foto que fez o mundo chorar

A fotógrafa que registrou as imagens do corpo de Aylan na praia da Turquia também falou sobre o caso nesta quinta. Nilüfer Demir disse ter ficado “petrificada” com a cena e contou que também viu Galip, irmão de Aylan, no chão, a 100 metros dali. “A única coisa que eu poderia fazer era tornar seu clamor ouvido. Naquele momento, eu pensei que poderia fazer isso ao acionar minha câmera e fazer sua foto”, afirmou a fotógrafa.

Demir cobre as imigrações na região há 15 anos. “Eu testemunhei muitos incidentes com imigrantes nesta região, suas mortes, seus dramas. Espero que isso agora mude. Fiquei chocada, me senti mal por eles. A melhor coisa a fazer era tornar sua tragédia conhecida.”

Diante da seríssima crise de refugiados e de uma imagem tão brutal, muita gente se pergunta: o que aconteceu com a humanidade?

Ilustrações divulgadas nas redes sociais homenageiam Aylan Kurdi. As imagens foram compartilhadas com as hashtags #KiyiyaVuranInsanlik e #HumanityWashedAshore. Ambas significam algo como “humanidade levada à margem”, em português.

Confira abaixo algumas das ilustrações:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rosendo Postado em 04/Sep/2015 às 17:01

    ...

  2. enganado Postado em 04/Sep/2015 às 23:10

    Na conta de quem ficam essas mortes? Casa Branca=Casa do Terror! Quem desestabilizou a Síria? Quem desestabilizou a Líbia? Quem desestabilizou a Iraq? Quem desestabilizou a Afg.? Quem desestabilizou a antiga Iugoslávia? Quem desestabilizou a UScrânia? Quem desestabilizou a Grécia? ... Só rindo! Engraçado que a fdp da Imprensa Empresa Press_tituta Ocidental Anglo-Semita continua com as putarias de sempre! """Ninguém pergunta quais foram as causas dos porquês que o ""menino"" morreu? Por que hein! Foram os RUSSOS e/ou CHINESES e ainda os IRANIANOS que destruíram a Síria para passar o """gasoduto da Halliburton""" . Quem foi o responsável? Tá escondido debaixo de uma mesa na Casa do Terror? A putaria da ""Imprensa .... "" é tão grande que de outra feita que endeusaram a moçoila Malala, isto foi porque o Talibã quase assassinou-a. Oh Talibã! Por que não ENDEUZARAM aquele garotinho, o Iraq, que teve sua casa bombardeada pela Heroica USAF, qdo todos morreram e o mesmo sobreviveu sem metade de braços e pernas. Foi levado para Londres para tratamento e daí deram SUMIÇO no garoto. Onde está ele? Acabou! Não é mais um humano! Não deve ser, pois foi bombardeado pelos EUA e corja! Não aparece em NADA! Agora este garoto, porque o responsável por sua morte será o Assad e/ou o Putin e ainda pode ser o Fidel! E as 150.000 crianças IRAQUIANAS mortas pelos EUA/corja na procura de Armas de destruição em Massa? Não conta? A Orquestra do Terror dos Anglo-Semitas não para, ou seja, porque não contam que iSSraHell são quem preparam as SUV´s do EI e as entregas via Jordânia? Vamos gRoubo! Noticia isto! O “”Bom dia desgraça BRASIL”” é um belo horário para o Renato Machado contar a verdade. .... . Meu “””MENINO””, “””MALALA”””, “””GAROTO ALEIJÃO IRAQUIANO””” que a Justiça Do DIVINO MESTRE se faça presente. Eu Vos rogo PAI!

  3. wladimir teixeira Postado em 05/Sep/2015 às 09:26

    Reino de Satanás, o pai da mentira , aquele que vem para roubar, matar e destruir ...

  4. A.L. Postado em 05/Sep/2015 às 16:55

    Como é que alguém vê essas cenas e não se comove? Bocado de restos de imundícies que pensam que são gente!

  5. soda cáustica Postado em 06/Sep/2015 às 21:11

    Parabéns aos EUA e seus discípulos !!! Derrubaram inúmeros governos no norte da África e Oriente Médio mediterrâneo, para que agora não exista mais governo nesses lugares e apenas facções em luta gerando milhões de refugiados. Protegidos pelo oceano atlântico, os americanos vem agora essa situação caótica ser resolvida, em parte, por europeus humanitários. Não seus governos !!! E a pergunta que não quer calar : até quando os governos europeus embarcarão na irresponsável política externa de Washington ???

  6. Trajano Postado em 07/Sep/2015 às 02:20

    Moral da história: maria argumenta com a gente da mesma maneira que conversa com o psiquiatra do INSS quando precisa renovar o seu auxílio doença.

  7. soda cáustica Postado em 07/Sep/2015 às 10:40

    Você matava muita aula de geografia, "maria" ?

    • Gustavo Postado em 10/Sep/2015 às 10:08

      Aposto que matava!

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 07/Sep/2015 às 10:53

    menino troll safado....dê dinheiro mas não dê cabimento..

  9. Washington Postado em 08/Sep/2015 às 01:21

    Maria, sua ignorância geografia é oceânica. Dá uma olhada no google maps e tente entender o mapa mundi.

  10. Pereira Postado em 08/Sep/2015 às 12:38

    O que tem de terroristas infiltrados no meio desses refugiados não está no gibi. O único país que tentou fazer algum controle na entrada foi a Hungria..e advinha? foi hostilizada pela "santa" esquerda mundial. Vi uma charge perfeita sobre isso: Um cavalo de tróia se passando por refugiados com terroristas do Isis dentro, tentando entrar na Europa.

  11. Eusébio Postado em 08/Sep/2015 às 22:36

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA olhem o comentário da maria. Merece ser eternizado. "nao vi nenhum refugiado indo pra Russia cuba ou Venezuela.POrque sera ???" É ridículo, mas ri demais!!

    • Pereira Postado em 09/Sep/2015 às 09:11

      Os refugiados poderiam não só ir para Venezuela como o ditador Maduro ofereceu "ajuda humanitária", mas poderiam ir para países muçulmanos prósperos e ricos como A,saudita, Barhein, Catar, Kuwait, Em arabes, omã ...que ficam até mais perto e tem a facilidade da mesma religião. .... Esperem eles preferem a Europa que estpá mais longe... por quê será ?

  12. Denisbaldo Postado em 08/Sep/2015 às 23:24

    só sei que para o Brasil, o país que você tanto odeia, eles estão vindo.

  13. Guilhermo Postado em 09/Sep/2015 às 09:16

    Pragmatismo Político está de férias? Não tem matéria nova há uns 5 dias!

    • Pereira Postado em 09/Sep/2015 às 10:09

      Acho que o pixuleco estatal está atrasado !

  14. Juniperos Postado em 09/Sep/2015 às 10:50

    Sempre me lembro dos brasileiros que esbravejam contra países que recebem exilados de guerra, como o nosso. São pessoas assim que afogam Aylans ou acorrentam meninas chiitas em portões para recheá-las de pano depois de removerem o coração ( a menina que o faceb00k desligou o botão de like, para evitar divulgação). A midia sempre tenta tapar o sol com peneira, até a hora em que crianças chegam boiando mortas a praia... O mundo está em guerra, até nós. Não consigo imaginar como ajudar um povo tão distante, fugindo de uma guerra, de "amigos" (rebeldes sírios) de norte-americanos... Há tanta podridão por trás das cortinas da guerra, que é possível literalmente "passar mal" ao saber da metade. parecem que todos querem carregar um estandarte sujo de sangue de seu deus, e para mante-lo em pé, apoia-lo no primeiro cadáver de seus inimigos que encontrar, não se importando nem mesmo, se for uma de criança.

    • Pereira Postado em 09/Sep/2015 às 10:59

      Um dia talvez você entenda a verdade... parece que tem algum potencial. Não me decepcione ao creditar cadáveres de crianças diários em guerras no capitalismo ou nos EUA.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 09/Sep/2015 às 15:24

      Não credite aos USA = Não diga a verdade

      • Pereira Postado em 09/Sep/2015 às 15:31

        As milhares de crianças cristãs e curdas que são enterradas vivas pelo Estado islâmico todo o ano...deve ser culpa de Adam smith também ! Tenha santa paciência.....Eu já não consigo nem levar a sério esse negócio de capitalismo malvadão e EUA o monstro do armário.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 09/Sep/2015 às 15:47

        Aí a gente para meio minuto pra olhar quem criou o monstro e...tilt...bug no cérebro fascista.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 09/Sep/2015 às 15:52

        E que amor no coração é esse agora? Que preocupação é essa com crianças massacradas? O guri Aylan que perdeu a vida junto com mãe e irmão não parece ter te comovido tanto assim. Não faz uma semana dizia você sobre os horrores que os fugitivos, crianças inclusas, vivenciavam: """Não tem que fugir para o país dos outros""". Tipo, tem que ficar, se conformar, aceitar e morrer e que se fodam por lá. É um amor cristão que nem se mede...

      • Guilhermo Postado em 09/Sep/2015 às 18:42

        Você também não parece estar muito preocupado, Eduardo, já que se limita a criticar o os E.U.A e não falar nada sobre o piá. Aliás, é triste mas as pessoas geralmente não se preocupam com o que não as afeta diretamente.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 10:40

        Você quer que eu critique quem?? É porque para um analfabeto político a discussão deve centrar-se apenas no garoto que perdeu a vida. Eu lamento a morte dele. Mas quero saber quem tem as mãos sujas com o sangue dele. Este assunto infelizmente é muito mais político que humanitário, menino. Mas provavelmente pra você, ao invés de debater as razões concretas que levam a esse tipo de coisa, deveríamos ficar postando umas frivolidades APOLITICAS de Facebook, "ainnnnn mais amor e menos discussão sobre o mal do capitalismo"...."ainnnnnn, o problema não é os EUA, são as pessoas que tem que ser mais gente boa"........"ainnnnnn o mundo não precisa de mudanças estruturais politico-economicas, precisa apenas de uma reforma moral".......

      • Guilhermo Postado em 10/Sep/2015 às 12:01

        Não sou um analfabeto político, Eduardo Ribeiro. Você nem me conhece. Mas vamos ser francos. O mundo está cheio de problemas. A humanidade é problemática. Você realmente acredita que uma mudança político-econômica acontecerá a nível global a ponto de solucionar todos os conflitos internacionais? Em caso positivo, como seria essa mudança? Implantação do "verdadeiro Socialismo" ou algo ainda mais utópico? kkk... Você é livre para sonhar.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 14:40

        Sim, você é. Negar não muda nada. Está extremamente preocupado com o fato de se criticar os "heróis do mundo". Está seriamente preocupado com a "humanidade problemática" tentando desesperadamente transformar um problema estritamente político em um problema humanitário. Está me fornecendo prova atrás de prova de seu profundo analfabetismo ao descrever o socialismo como "ainnnn é utópico". Sei nem se você sabe o que utópico significa. Provavelmente é outro olavete, mas isso ainda não posso garantir. Mas vou lhe dar uma chance. Uma chance concreta de mostrar que és um analfabeto mas não és um caso completamente perdido. Responda por favor: quem você quer que eu critique no que tange o fatídico episódio deste garoto?

      • Guilhermo Postado em 10/Sep/2015 às 14:58

        Dudu das Aspas, você pode tentar me rebaixar me chamando de ignorante, mas os fatos estão aí. Socialismo não é utópico? Não é fruto de um sonho que é impossível se concretizar na prática? Porque se o verdadeiro socialismo foi o da URSS, então é uma bosta mesmo. Quanto ao garoto, é sim um problema humanitário. Você acha que é um problema estritamente político. Mas tenho novidades para você. A política é exclusiva da humanidade. De qualquer forma me diga, com toda a sua sabedoria, qual seria a mudança estrutural político-econômica a que você se referiu??????? Essa é a pergunta. Espero uma resposta.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Sep/2015 às 15:09

        Infelizmente você apenas confirmou seu analfabetismo. Não é porque a politica é exclusiva da humanidade que o problema do garoto torna-se humanitário. Falsa correlação. Um sofisma. Em geral funciona, mas não comigo. A morte de Aylan é um problema ESTRITAMENTE POLÍTICO. Se você parar uns 2 minutos pra refletir sobre quem desestabiliza esses governos, se você pensar um pouco sobre as ações imperialistas de rapinagem, guerras e apoio a grupos extremistas promovidos pelas grandes potências, sobre o roubo de riquezas, instauração de guerras, sobre quem coloca um governo fantoche que vai transformar esses países pequenos em meras colônias, se você gastar seu tempo pra pensar nisso, vai ver que o problema não é meramente "humanitário". Você não sabe o que significa "utópico". Se soubesse não usaria a palavra. A mudança estrutural começa alfabetizando as próximas gerações, porque essa aparentemente está perdida de novo.

      • Guilhermo Postado em 10/Sep/2015 às 15:19

        Utópico é um termo relativo a utopia, ou seja, quando determinada ideia ou pensamento é idealista; fantasioso; quase impossível de ser realizado. Utópico pode ser também uma ideia de civilização ideal, tanto uma cidade como o mundo em geral... Alfabetizando a nova geração com que ideias, Dudu?

  15. Juniperos Postado em 09/Sep/2015 às 11:20

    Cadáveres de crianças diários são facilmente ocultados com o leque sujo da mídia. mas as vezes a maré traz algum. Onde vivo, vejo coisa que jornais não mostram, policia não prende, hospital não cura, escola não ensina. Vez ou outra, alguém é morto, as vezes a pauladas. não me interessa se essa "guerra" é capitalista, comunista, ou seja lá o rotulo babado que as pessoas gostam de por, para tentar ofender seus desafetos... um monte de gente já foi morta... mas antes de tudo, tento ver seus sinais vitais. Depois o enterro. Quanto as pessoas que o mataram, muito se fala...muito se rotula... mas pouca gente está preocupada de verdade em socorrer exilados. Sobretudo se não partilham de nossa "visão politica" Não vai ser hoje que vou começar a me perguntar se o cadaverzinho era capitalista...

  16. Guilhermo Postado em 09/Sep/2015 às 18:44

    Que saco isso porque eu gosto de ver os comentários de todas as matérias.

  17. Juniperos Postado em 10/Sep/2015 às 08:43

    Faz tempo que não vem noticia nova para discutir.... o jeito será trazermos nos mesmos...(??) Olha essa: CPI do BNDES não convocará JBS; Eike e sobrinho de Lula serão chamados...Na sessão da CPI do BNDES desta quarta-feira (09/09), deputados da oposição entraram em conflito com governistas durante a votação de requerimentos, e conseguiram aprovar a convocação do sobrinho da primeira mulher do ex-presidente Lula, Taiguara Rodrigues, e do empresário Eike Batista, do grupo OGX, para prestar esclarecimentos a Comissão. Em contrapartida, por 15 votos a 9, o requerimento para convocar os irmãos Wesley e Joesley Batista, controladores do grupo JBS/Friboi, foi rejeitado. hehe, para quem acha que havia favoritismo...

  18. Carol Postado em 10/Sep/2015 às 13:12

    Pereira e maria, primeiro: Vocês não gostam das notícias, vocês criticam o pragmatismo político pelas notícias TODA SANTA VEZ, vocês respondem TODOS OS COMENTÁRIOS de esquerda, VOCÊS COMENTAM em TODAS as notícias de esquerda, sempre criticando, xingando. Sim, vivemos em uma democracia. Porém que sentido tem em comentar em um jornal que já deu pra perceber ( se vocês não perceberam a hora é essa) QUE É DE ESQUERDA! que obviamente não é a orientação política de vocês. ENTÃO O QUÊ VOCÊS ESTÃO FAZENDO AQUI? Se vocês não gostam das notícias, PORQUE vocÊs não entram na Folha, estadão, época? As notícias que vocês gostam estão lá!!!!! Vocês não precisam se misturar com a gente, a gentalha, esquerdopatas, vocês nunca foram obrigados! Vocês não gostam? Vocês sabem que não vale a pena perder tempo contra gente como nós, então façam um favor a vocês mesmos, parem de comentar aqui, não vai haver nada que vocês gostem de ver! Vejam GloboNews, CNN, Leiam Reinaldo Azevedo! Ora, você deve ver que eu não gosto de Reinaldo Azevedo. Por isso eu não vou lá ler o q ele escreve e nem debater com quem o segue pois eu não curto as ideias de lá! Deixe nós, os corruPTos! Não são vocês que vao mudar o que pensamos. Segundo: Vocês não tem a capacidade, nem mesmo ÍNFIMA, de ter um pouco de compaixão pelo menino, não respeitam nem sequer isso. Pra vocÊs , o menino era um futuro terrorista. Isso é LAMENTÁVEL, nem mesmo meu pai, grande direitista que é, conseguiu ignorar tal cena. Vocês são pessoas vazias por dentro. Passar bem.

    • Guilhermo Postado em 10/Sep/2015 às 13:24

      Não! A parte mais legal do site é a sessão de comentários. Principalmente quando acontecem discussões (inteligentes ou não). O que seria do Pragmatismo Político sem o Pereira, a maria (César Souza?), a Poliana, o Naro Solbo e alguns outros personagens que são a essência deste site.