Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 18/Aug/2015 às 12:24
58
Comentários

Quem salvará as crianças do ódio alimentado pelos próprios pais?

"Pai, por que a mãe daquele menino está ensinando ele a mandar a Dilma tomar no c…?" O absurdo de expor crianças ao ódio fundamentalista nos protestos: mamãe e papai sentem orgulho de perceber que os pequenos são (ou serão) como eles

protesto dilma crianças ódio

Kiko Nogueira, DCM

— Pai, por que a mãe daquele menino está ensinando ele a mandar a Dilma tomar no c…?

Antônio, meu filho, tem 11 anos. Como acontece todo domingo, pegamos nossas bicicletas para dar uma volta. A Paulista, por volta do meio dia de domingo, dia 16, estava começando a encher.

Chamava a atenção o número de famílias com crianças. Clima de piquenique, exceto que os garotos e garotas estavam sendo expostos a uma explosão de ódio.

Uma meia dúzia de jovens, por exemplo, carregava um estandarte com os dizeres: “Dilma, decida: Jânio ou Getúlio” (a pontuação é por minha conta; no original é dilma decima jânio ou getúlio). Gritavam palavrões enquanto marchavam.

O que significa isso? Ou ela sai por bem ou dá um tiro no coração?

Uma senhora fofa empunhava um cartaz no qual se lia: “Dilma, pena que não te enforcaram no Doi Codi”

O termo carnacoxinha foi usado para definir essas manifestações. É pouco acurado. Está mais perto de uma micareta do mal, repleta de gente orgulhosa de sua ignorância.

Estão criando uma geração de pessoas odientas e preconceituosas que acha normal vomitar impropérios sobre aquela velha terrorista e o bêbado barbudo. Júnior não pode falar cocô no jantar, mas ganha um iPhone novo quando faz versinhos sujos sobre Lula e o PT. Tio Marlon e tia Patrícia acham lindo.

Esses meninos precisavam ser salvos desses monstros.

Em fevereiro, o biólogo britânico Richard Dawkins, ateu militante, afirmou que filhos de pais fundamentalistas deveriam ser protegidos na Irlanda.

“Eles devem ser ensinados a pensar por si mesmos”, disse. “Tradição é uma coisa boa quando se fala em música ou literatura, moda ou arquitetura. Mas a tradição é uma base terrível para a ética”.

Ao apoiar uma campanha para reformar o sistema educacional irlandês, foi além. “Você tem que equilibrar os direitos dos pais e os direitos dos filhos e eu acho que o saldo oscilou demais em favor dos pais. As crianças precisam ser preservadas de modo a não ser doutrinadas”.

É difícil prever o que vai acontecer com as crias dos coxas, mas você não precisa ser especialista para saber que aquilo é uma espécie de curso de maus modos e de como virar um ressentido e um proto fascista.

Ensinar o medo e a raiva não é algo que necessite de lições ou manuais. Adultos podem simplesmente transmitir esse sentimento através de piadas e xingamentos. As crianças querem se encaixar naqueles círculos sociais, ser aceitas, e vão simplesmente imitar o que vêem e ouvem.

Mamãe e papai sentem orgulho de perceber que os pequenos são como eles. Os garotinhos ficam felizes ao notar que, repetindo o discurso de ódio, recebem em retorno alegria e reconhecimento dos mais velhos. Que tipo de sujeito acha legal levar os filhotes para ver uma pessoa como Marcello Reis ser aclamada num carro de som?

O que os coxas cometem com seus filhos nesses ambientes vai assombrá-los no futuro.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. ALINE Postado em 18/Aug/2015 às 12:36

    Ontem no Jornal do Almoço, programa da RBS, emissora filiada a Globo, o repórter entrevistou o pai e a filha que lhe acompanhava na manifestação. A menina que deveria ter por volta dos 12 anos, foi questionada pelo repórter sobre o que ela estava se manifestando e então ela disse: pela democracia. E ele pergunta, e o que você quer? Eis a resposta - tirar a Dilma e o PT. Ou seja, a ela foi ensinado que democracia é golpe

  2. Leonardo Postado em 18/Aug/2015 às 12:37

    O alento é a certeza de que a maioria, ao tomar conhecimento da história verdadeira, renegará esse legado maldito.

    • José Ferreira Postado em 18/Aug/2015 às 13:40

      Também tenho a esperança de que as crianças passem a renegar o legado maldito do PT, e assim, construirão uma sociedade em que não veremos mais o ódio fomentado por um partido (o PT), que quer dividir (mais ainda) para conquistar.

      • alba Postado em 18/Aug/2015 às 14:48

        Pelo comentário nota-se que vc também pensa igual, pois é um coxinha estragado, cheio de ódio. Cuidado que o ódio é um veneno letal.

      • Lima Postado em 18/Aug/2015 às 15:37

        José, me desculpa, mas acho que você é ruim em interpretação de texto...será que vc não percebeu o questionamento em relação as crianças, que os coxas estão doutrinando?...Acho que vc precisa de um tratamento psicológico urgente, porque alimentar tanto ódio dentre desse seu coraçãozinho, não é normal. Temos que aprender a conviver com todos os tipos de diversidades, pq senão vc sofrerá mto, no quesito conviver em sociedade.

      • SONIA INES RIGO Postado em 18/Aug/2015 às 16:41

        que idiota esse teu comentário, tenho pena disso tudo....

      • SONIA INES RIGO Postado em 18/Aug/2015 às 16:43

        ridículo esse seu comentário!!!! tenho pena de você!

      • Daniel Postado em 18/Aug/2015 às 16:56

        Taí o exemplo perfeito do que o texto está falando, meu caro José.

      • HelderM Postado em 18/Aug/2015 às 18:31

        Você pensa antes de digitar? Parece que vive em um mundo paralelo.

      • Clara Postado em 18/Aug/2015 às 19:20

        Já contemplada pelas falas anteriores quanto ao caráter reacionário do comentário, queria só questionar uma coisa: dividindo o que, meu filho? se o que esse partido tem feito é juntar, juntar uma base aliada gigantesca e monstruosa?

  3. João Paulo Postado em 18/Aug/2015 às 13:08

    Criminalização da maternidade/paternidade irresponsável já!

  4. enganado Postado em 18/Aug/2015 às 13:33

    " ... — Pai, por que a mãe daquele menino está ensinando ele a mandar a Dilma tomar no c…? ... ". Deve ser porque na alcova o marido não a satisfaz enfiando até o talo em todas suas entranhas. Só pode ser explicado assim! Ou será que é funcionária dos Setubal´s = Bco. Itacú que está pleiteando aumento? Isto aí é mãe de família? Ou mulher de aluguel da Direita? Tá mais para mulher de aluguel/mulher de programa/mulher de vida fácil! Qdo, qdo, qdo minha progenitora iria me ensinar palavrões/ódio/rancor/desejar a morte das pessoas/... etc? Essa é Direita do FHC/Aópio/çERRA/MORO/JB/..., pois qdo o Presidente da CUT disse que pegaria em armas para defender o mandato legítimo da Presidente, o vagabundo Merdal se assustou! É Merdal o buraco é mais embaixo, e até a chegada/invasão das Tropas dos EUA/iSSraHell não vai dar tempo para salvar seus dólares. Covarde de uma figa, o buraquinho no Instituto LULA é igual ao Buraquinho da sua Mãe, dê uma olhadela nela só para se certificar se o tamanho é igual. Curto e grosso, com a Direita não tem negócio, é matar ou morrer, esta é tônica dos EUA/iSSraHell. A guerra da Coréia é que o diga, pois tiveram que engolir a arrogância/prepotência/covardia. Mãezinha do garoto envie seu valente filhinho para uma escolinha de tiro ao alvo nos EUA/iSSraHell para aprender caridades com um Fúzil e vir trabalhar aqui na PF_DB, PM_DB, Forças Armadas_DB. Ah sim! Não esqueça que a Casa Branca coloca medalhas nos peitos naqueles que assassinaram civis em suas Intervenções Humanitárias, com isso qdo o Garotão matar o LULA e DILMA vai ser premiado até pelo FHC e sua gangue! Que mãe hein!

    • José Ferreira Postado em 18/Aug/2015 às 13:42

      Hãããã. Agora não esqueceu do iSSraHell!!!

      • enganado Postado em 18/Aug/2015 às 17:31

        Oh FerreiraX, vc não quer outra de cultura acerca de seus patrões=iSSraHell. Mais chance seu tapado=direitinha analfabeto. No exército de sua pátria=iSSraHell é que tem o maior número de suicídios, resultado do ódio implantado na cabeça dos jovem. Qdo cometem as atrocidades contra as Crianças PALESTINAS caem na dura realidade que serviram de bucha de canhão para a Banca Internacional=Anglo_Semita instalada nos EUA, sob os auspícios da AIPAC e HASBARA. Pois então, a coisa começa cedo como o garoto da foto, e reze para que o mesmo não dê um tiro na sua bunda, pra deixar de ser babaca! Otário, massa de manobra barata, sem vergonha e além de tudo analfabeto!

      • José Ferreira Postado em 19/Aug/2015 às 10:00

        Eu também detesto Israel, e os assassinos judeus.

    • Lima Postado em 18/Aug/2015 às 15:40

      Outro com dificuldade de interpretação...Enganado, é simples, leia o texto e veja o que o autor quis dizer, certo?...Vamos debater o assunto proposto, não venha com outro assunto, é um de cada vez...Calma, respira, leia o texto novamente e volte aqui para debatermos, Ok?

    • Mauro Postado em 18/Aug/2015 às 17:04

      "enganado " mostra que os idiotas estão nascendo em árvores no Brasil. São muitos, à sua (leitor) direita e à sua esquerda...

  5. Diego Postado em 18/Aug/2015 às 14:35

    Espero que as previsões mais otimistas aqui se cumpram. Sou professor no Ensino Fundamental II. Me pergunto muitas vezes como vou conseguir ensinar aos pequenos a importância da convivência em sociedade, do humanismo e do respeito quando eles chegam aos 10 anos dizendo que sonham em matar a presidente da república... fico realmente assustado.

  6. Trajano Postado em 18/Aug/2015 às 14:46

    Alguém lembra do vídeo nefasto da mãe ensinando o filho de poucos anos a ter ódio do Lula? E muitos adultos por aí aplaudiram. O que para qualquer profissional da área da saúde mental e da assistência social (ou qualquer indivíduo dotado do mínimo de discernimento) é considerado como um ponto de atenção que precisa de tratamento, para essas pessoas é lúdico, é maravilhoso! CLAP, CLAP!!! Pavoroso!!! O dia 16/08/2015 foi simplesmente PAVOROSO!!

  7. Deisi Postado em 18/Aug/2015 às 15:05

    Geralmente filhos tem como exemplos seus pais, pais mal criados, filhos mal criados. Fico imaginando a velha empunhando um cartaz lamentando porque a presidente eleita não foi morta na ditadura. Quais valores passou aos filhos? Qual exemplo está dando aos netos, é assustador o tamanho do ódio e a falta de respeito, dos coxinhas fascistas, Infelizmente, só vão perceber o estrago, quando esse ódio transmitidos por eles, seja em palavras ou atitudes, se voltar contra eles mesmos, por não satisfazerem um capricho. Daí, talvez seja tarde, caminho sem volta. Pobres pais, pobres filhos, pobre humanidade! Aposto que todos os que alimentam seu filhos e netos com tanto ódio, fazem parte da grande família cristã. Incoerência impera na geração fascista!

  8. Rodrigo Postado em 18/Aug/2015 às 15:15

    (Outro Rodrigo) "Pai, por que quando a polícia chega vocês colocam a gente na frente, junto com mulheres, para nos usar de 'escudo humano'? Por que temos de odiar?". Enxerguemos a mútua didática do ódio, bem como uso de crianças, repreendendo-as em todos os momentos, mas não apenas seletivamente. Há extremismo mútuo, mas em um e outro "lado" há aqueles que sentem-se puros, iluminados, fazendo crer que tudo é culpa dos demais.

    • felipe Postado em 18/Aug/2015 às 15:23

      Muito bom!!

  9. Paulo Galliac Postado em 18/Aug/2015 às 15:22

    Me explicam onde o PT é segregacionista como muitos dizem por ai? PT e os partidos de esquerda buscam isolamentos sociais quando? Isso se encontra nesse nosso sistema desde 1500 onde têm Alphavilles, Área Nobre e área carente desde os antigos cortiços, quilombos e atuais favelas. Isso é segregação social só ai vemos como é de fato dividir a sociedade. Sem falar na filosofia absurda do perdedor e vencedor. Uma humanidade dividida é uma humanidade autodestrutiva. Lutamos por todos ricos, pobres, negros, ciganos, mulheres, LGBT por toda humanidade e acima de tudo pelos mais fracos. E não uma exclusividade de classe social FAVORECIDA como Capitalismo sempre o fez. Ninguém em sã consciência quer perseguir os ricos em seus casarões como uma política extremista. Isso não condiz com uma luta justa. Perseguição e exclusão não condizem com causas justas e humanas.

    • deisi Postado em 18/Aug/2015 às 15:57

      Concordo contigo Paulo! Por ser de esquerda, penso no coletivo, sem exclusão.

    • Ricardo Postado em 18/Aug/2015 às 18:57

      Mentira! O culpado pelo ódio de classes é o Marx! Ele que o inventou! Onde já se viu?! Bastava que todo mundo aceitasse o status quo, daí viveríamos em harmonia! (ironic mode on).

  10. Salomon Postado em 18/Aug/2015 às 15:36

    Levei tempo para entender por que cargas d'água os alemães se deixaram levar pela doutrina de intolerância do partido nazista, a ponto de considerarem judeus, ciganos, comunistas e homossexuais como ratos, participando, eles mesmos, ativamente do assassinato em massa de seres humanos. A juventude hitlerista era doutrinada desde cedo, cumpriu a ordem do seu chefe e também foi dizimada. O chefe, um louco, preferiu o suicídio ao julgamento, eis que conscientemente culpado. E os coxinhas mirins, coitados, na mesma toada. Filho de coxa, coxinha é. Que herança vão deixar para os filhos: preconceito, intolerância, ignorância e ódio. Isso mata ou corrói por dentro.

    • Rodrigo Postado em 18/Aug/2015 às 16:01

      (Outro Rodrigo) Pois é... E o termo "nazi", que deu origem a "nazista", vem da pronúncia da sigla do nome do partido - NSDAP - Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou, em Português: “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães”. Não estou, contudo, deixando de reconhecer o extremismo e absurdos aos quais ele leva (genocídios, campos de concentração, gulags, Guantánamo etc.), mas apenas a atentar para o fato, mais uma vez, que o extremismo é mútuo, mas infelizmente não nos damos conta, não atentamos para nossas próprias atitudes - a mãe que ensina o filho a xingar Dilma, a agredir quem a apoie, em vez de estimular a criança ao desenvolvimento do senso crítico; os pais que ensinam crianças a apedrejar, que as usam como escudo humano ou ensinam que ela deve xingar de "nazista, racista, facista, CIS, homofóbico etc." qualquer um que dela discordar.

      • Ricardo Postado em 18/Aug/2015 às 19:06

        Só não se deixe levar pelo jogo de palavras. Muito cedo, os nazis perceberam o poder da manipulação - para os conservadores/liberais, adotaram o termo "nacionalista"; para os trabalhadores, diziam-se "socialistas" (daí porque "nacional-socialista"). De mais a mais, atente-se que Hitler perseguiu e matou não só comunistas, mas todo o espectro da esquerda (até sindicalistas - sindicalismo, aliás, que foi alterado de modo a atender às necessidades do Reich). De esquerda os nazistas não tinham nada: era uma articulação de grande capitalistas (Bayer, BMW, Krupp, Siemens, etc) como um governo de massas como alternativa à proposta das esquerdas (em especial como resposta á proposta comunista). Daí Mises ("menos Marx, mais Mises") dizer que as experiências fascistas foram importantes para preservar a civilização européia... Ah, mmas aasim como os grands capitalistas não sofreram acondenação proporcional a sua participação no regime (apenas líderes políticos e militares), cuidando para, rapidamente, desvincularem suas imagens do nazismo, atualmente há um esforço hercúleo e insistente para, pela repetição ("uma mentira dita mil vezes é tida por verdade"), colar o regime de Hitler à esquerda. Mas cada um acredita no que quer. Por fim, não se deve xingar de fascista/nazista qualquer um que discorde, mas apontar para um postura típica dessa política (em especial, A NEGAÇÃO DO OUTRO - tipo quando se lamenta porque "não mataram todos em 64").

      • Rodrigo Postado em 18/Aug/2015 às 21:31

        (Outro Rodrigo) Boa, Ricardo. Meu ponto é justamente até que ponto a palavra permanece em seu sentido denotativo ou passa a ser usada conotativamente. Partidos e países livremente usam "liberal", "popular" (China e Coréia do Norte), "democrático(a)" (Congo, Coréia, Alemanha oriental etc.); "social" (PSDB), "trabalhista/trabalhador" (PT, Paulinho da Força, o partido nazista), mas raramente agem, na prática, em consonância com o que lhes dá nome. Já quanto a você, ia fazer, em contraponto à triste fala de Mises, a de Hobsbawm (aquele relativiza/ameniza os regimes totalitários fascistas, ao que este faz o mesmo quanto aos regimes ditatoriais comunistas), mas vi que em outro comentário você fez o mesmo. E, por fim, concordo com você que é absurdo o louvor que muitos fazem à ao regime ditatorial de direita no Brasil - conduta esta a me causar nausea, tanto quanto aquela que sinto ao ver outros louvando os regimes ditatoriais de esquerda, alegando que "estão a favor do povo". Eu te achei bem sensato. Parabéns.

    • Ricardo Postado em 18/Aug/2015 às 19:08

      Com uma diferença: dificilmente vc vai ver um alemão justificando o regime de Hitler (é até deselegante interpelá-los a respeito); aqui, o que mais tem é viúva da Ditadura... E se vc ensinar que a Ditadura é errado, é possível que seja acusado de "assédio ideológico"... Que país! Que tempos!

  11. Deisi Postado em 18/Aug/2015 às 16:22

    Sinto muita pena da idosa de cabelos brancos, veio ao mundo, teve a dadiva de envelhecer, e tudo que levará para o tumulo é ódio. Não consigo ver nenhum resquício de humanidade, nem constrangimento, somente ódio. Infelizmente a velhice cristalizou suas frustrações a tal ponto, que não sente vergonha, de carregar um cartaz, que reflete sem máscara sua miserável existência.

  12. Henrique Souza Postado em 18/Aug/2015 às 17:10

    Estão criando Richthofens, depois não reclamem.

    • Pedro Accioli Postado em 18/Aug/2015 às 22:25

      O ódio leva a loucura e esta já dominou a coxinhada!

      • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 11:04

        É o presidente da CUT que prega luta armada contra os opositores, e não os coxinhas.

    • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 11:07

      Richtofens são criadas no vácuo que a moralidade cristã deixou após ser completamente retirada do ensino fundamental. Desde escolas públicas até muitas de classe alta. Tudo isso em nome de uma laicidade estatal inútil !

  13. poliana Postado em 18/Aug/2015 às 19:26

    entendeu agora qdo digo q a família é a base principal na formação do indivíduo, felipe?!a formação do caráter de um indivíduo se dá no seio familiar...são os pais q moldam a personalidade e o comportamento de seus filhos. a escola, nesse caso, tem um papel coadjuvante, secundário! akela discussão q tivemos no tópico do racismo, se encaixa aki. como a escola vai vencer pais q ensinam ódio aos filhos desde berço? a sua formação se dá no seio familiar! a família é o pilar fundamental de qq sociedade!

    • felipe Postado em 19/Aug/2015 às 09:47

      Poliana é OBVIO que a família é base para qq individuo e sempre será, apenas não esqueça que na ausência da família (isso ocorre cada vez com mais frequência) a criança fica sem nenhum amparo da sociedade e muitas vezes não tem uma boa educação veja o texto do outro Rodrigo ai encima e verá que existem duas forma erradas de educar as palavras do texto da matéria como se ensinar que a política de hoje esta errada fosse uma forma errada de educar, veja que na maioria dos comentários das pessoas no caso eu falo maioria pois aqui ela é muito maior, vemos uma enorme quantidade de ódio, as pessoas hoje se odeiam por causa da política, de futebol e até por religião, em vez das pessoas defenderem seu ponto de vista elas preferem atacar a posição dos outros.... quantas vezes vc não vê isso acontecer aqui?? Nesse caso acho q nem é questão de educação da família, e sim uma índole maldosa das pessoas, tudo se resolve com violência senão física, verbal, infelizmente nossa sociedade esta caminhando para um tempo de trevas onde os valores são investidos.

      • poliana Postado em 19/Aug/2015 às 15:57

        felipe, mas não é só "hoje" q as pessoas se "odeiam"por política, futebol e religião...essa realidade sempre existiu. eu era criança e já ouvia o "ditado": política, futebol e religião, n se discutem. são três assuntos q despertam paixões, e isso pode n acabar bem se for discutido. o q normalmente acontece. não é algo novo não. nesse caso específico não tem a ver com base familiar não...

      • felipe Postado em 19/Aug/2015 às 16:54

        Poliana acredito que a política tem superado até mesmo o futebol.... veja os comentários por aqui, é palavrão pra todo lado, ofensa, hoje ví que tiraram os comentários de um tal Rogério, a discussão aqui ta cada mais impossível.

      • poliana Postado em 19/Aug/2015 às 20:51

        sim...a política de uns anos pra cá, pelo fato de a elite brasileira n ter conseguido retomar a presidência da república, passou a ser algo bastante polêmico no país. quem começou com tudo isso foram os eleitores tucanos (lembrada histeria do lobão?) q assim q a dilma foi reeleita começaram a ir pras ruas, inconformados com a derrota, pedindo sua cabeça e gritando q houve fraude nas urnas e tal. e depois de um tempo, a grande mídia, q antes n divulgava, começou a comprar essa ideia. tudo pra inviabilizar o governo de dilma roussef. n importa a situação do país e a nossa democracia, o importante é derrubar o pt de qq jeito e q o psdb retome a presidência. essas últimas eleições, de fato, despertou a ira e a divisão do povo brasileiro do povo brasileiro, de ambos os lados. trágico, mas a grande mídia tem muita culpa em cima disso. e acredito piamente q em 2018, o psdb leve as eleições presidenciais. demorou mas eles irão conseguir...a era pt está chegando ao fim..masse for verdade, q seja pela via democrática e não mediante um golpe!

      • felipe Postado em 20/Aug/2015 às 08:58

        Eu concordo em partes porque o próprio PT passou a usar o recurso do nós e eles desde as eleições, PT e PSDB causaram essa situação e claro que a mídia ajuda a multiplicar, mas na minha opinião estes dois partidos estão destruindo nosso país.

    • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 11:03

      É exatamente o contrário que métodos educacionais como o sócio construtivsimo quer fazer. Tirar a autoridade dos pais e mandar para a escola partidária. Nesse modelo, a escola ensina sexualidade, humanismos, repúdio pelas autoridades constituídas como a polícia e a "pensar politicamente" o que não passa de uma fachada para doutrinação ideológica e formação de militância.

  14. Deisi Postado em 18/Aug/2015 às 22:34

    Poliana, é perda de tempo, ele achou tudo lindo, maravilhoso!

  15. José Luis Postado em 18/Aug/2015 às 23:03

    Olha aí, os fardados a espreitar a oportunidade para o golpe fascista do século no Brasil! Já ninguém se lembra de como foram feitas enormes fortunas nesse país durante a ditadura dos generais, à custa da generalidade dos brasileiros e, em particular, dos pobres e dos trabalhadores???? Esquerda, prepara-te: arma-te, ou apanhar-te-ão a dormir na cama um destes dias...

  16. Renata Postado em 19/Aug/2015 às 06:06

    Quando um pai e uma mãe apoiam e acham engraçado um garoto xingar uma mulher, idosa e presidente da república. Eles estão plantando alí a sementinha do desprezo pelas mulheres, pelos idosos e pela figura de autoridade. Amanhã estará xingando a avó, a mãe, a esposa, a filha, a professora etc.

    • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 10:57

      A esquerda retirou todo o respeito pela autoridade quando faz campanhas ferrenhas contra a polícia. Retirou a autoridade com métodos de educação falidos que põe professores de joelhos diante de alunos criminosos.

  17. Eliane Postado em 19/Aug/2015 às 08:03

    Pelo fim da progressão continuada como metodologia de ensino. Valorizar a educação promove a capacidade de crítica e a vida em sociedade com suas contradições e reveses e com respeito ao próximo.

  18. Rafael Postado em 19/Aug/2015 às 08:07

    A guerra no Donbass, Leste da Ucrânia, já matou mais de 10 mil pessoas. 2 milhões de refugiados saíram da Ucrânia. Obrigados a tolerar um governo golpista, civis inocentes sofrem ataques de artilharia do regime de Kiev, formado por neonazistas. Muitas crianças se protegem vivendo em porões e não têm bens básicos e comida! Nosso objetivo é levar a Donetsk e Lugansk, ajuda humanitária do Brasil! https://www.vakinha.com.br/vaquinha/fundo-de-ajuda-ao-donbass Para Mais informações: http://www.comunistas.spruz.com/blog.htm http://apaginavermelha.blogspot.com.br/

  19. Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 10:55

    O único ódio que eu tenho é de quem me enganou dos 17 aos 30 anos ! Essa marginália esquerdista conseguiu essa façanha !

  20. Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 11:00

    É tanta ignorância e falta de conhecimento nesses comentários que não dá nem para tentar responder. TRISTE demais !

    • poliana Postado em 19/Aug/2015 às 16:00

      e vc ainda tem a cara de pau de dizer q a esquerda é q é arrogante, hein, pereira! q horror! falou o sabichão! o ser superior a todos por ser da direita! a esquerda n presta e destruiu o mundo! a direita é a salvadora da pátria!!!!!!! tá "sertinhu"!

      • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 16:25

        Na boa, comentários como a da senhora Deisi causa dó. É tudo vazio, só coxinha pra la coxinha pra cá. E todos os outros vão para a mesma linha. Nem discuto caráter, porque não conheço essas pessoa, mas sim o nível de desconhecimento. Se houvesse um debate sério, eu com o meu mediano conhecimento, venceria fácil. Ainda ficam pedindo que os manifestantes apontem soluções políticas para um pós impeachment. É de doer, como se os manifestantes tivessem obrigação de apontar soluções...alguém apontou soluções políticas no fora collor ?

      • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 16:32

        Sinceramente não acredito que a dona Deisi seja uma má pessoa, é apenas feita de idiota útil. Aliás, acho que até você é uma boa pessoa, embora o seu ódio doentio contra os evangélicos seja flagrante. Eu sei de onde vem esse ódio, e isso é que faz a diferença entre eu e você, por isso não a culpo; tem gente muito má manipulando você, são esses que merecem a ira dos justos.

      • poliana Postado em 19/Aug/2015 às 21:00

        ninguém me manipula não, pereira. e é muito difícil julgar as pessoas no mundo virtual. vc fala do meu suposto ódio aos evangélicos, e eu posso te apontar o seu ÓDIO gritante à esquerda, q chega a parecer uma doença. vc é o direitista mais raivoso q eu conheço, obcecado por essa visão ideológica direita x esquerda. o meu ódio aos evangélicos não é bem como vc pensa, e n sou manipulada não, apenas acompanho o crescimento desse nicho no cenário político, e o q eles fazem pra chegar lá. é realmente inacreditável o q supostos "líderes" evangélicos como feliciano ou silas malafaia fazem pra conseguir voto, alienando milhões de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social pra construírem fortunas e chegarem ao poder. é revoltante e n preciso de ninguém me manipulando pra ver isso. e nem vou entrar no mérito da polícia militar. pra isso temos os livros de história e pessoas q viveram nessa época. mas se vc, como um direitista nato, os defende, o q eu vou falar? mas enfim..a questão n é ser uma pessoa boa ou má, mas é q vc como um direitista nato, q odeia a esquerda, vem aki diariamente "debater", e vc n quer ouvir? não quer ser contrariado pq acha q o nível intelctual das pessoas é precário e menor q o seu?! isso é de uma extrema arrogância, mas se vc n enxerga dessa forma, continue odiando a esquerda, achando q ela é culpada por todos os males do planeta. e vc n imagina qtos amigos evangélicos eu tenho..massssssssssss...

  21. Thiago Teixeira Postado em 19/Aug/2015 às 11:42

    Intolerância, homofobia, lei do mais forte, machismo, viralatismo, idolatria ao primeiro mundo, racismo, arrogância, preconceito, discriminação se aprende tudo no berço, assim como as ideologias da direita (que não foge muito destas personalidades citadas).

  22. Sérgio Postado em 19/Aug/2015 às 12:59

    Em alguma das manifestações passadas, eu presenciei uma cena idêntica no meu bairro de classe média alta: uma menina, de no máximo uns 8 anos, gritando a plenos pulmões para a Dilma tomar naquele lugar. E os adultos achando graça. Isso é muito triste.

  23. enganado Postado em 19/Aug/2015 às 14:09

    " ... filho do bandido presidente da CUT ... ". mariaX, espero que o mesmo não se torne igual ao "filhinho" do "Corno da Amante", "LADRÃO DE CADERNINHO" igual ao seu "pai-corno". Pergunto onde foram parar os 360 milhões que o BNDS DOOU ao "filho-ladrão-vagabundo" e o seu sócio Benjamin Steinbruch (judeu) para sanear as agressões ao Meio-Ambiente qdo aconteceu a "privataria" da Companhia Siderúrgica de Volta Redonda? Tá na cara vc, mariaX, está metido nisto até o pescoço, porque agredir quem não da Direita deve ser proprietária de muitos dólares Roubados!

  24. Gustavo Horta Postado em 20/Aug/2015 às 09:17

    DIFÍCIL DE SE RECUPERAR. HÁ CASOS, ALGUNS BEM PRÓXIMOS EM MINHA FAMÍLIA, EM QUE OS PAIS COXINHAS COLOCAM CRIANÇAS DE POUCOS ANOS, TENRA IDADE, A BATER PANELAS, FILMAM E COLOCAM NA REDE. TRISTE, TRAGICÔMICO. NãoVaiTerGolpe Mas não vai mesmo!! É hoje, dia 20 de agosto de 2015. É o dia de mostrar que nós, a maioria de nosso povo, mestiços não branquinhos, como o é a nossa podre elite dominante e poderosa, apoiamos o governo popular da Dilma e do PT. Vamos mostrar que nas eleições municipais vamos fazer a diferença desta vez. Vamos mostra que em 2018 será Lula lá de novo. Reduziram-se a GOLPISTAS. Apenas isto, GOLPISTAS, manipuladores de mentes e almas menos preparadas. Apoiam uma outra ala, a ala dos que bebem, cheiram e traficam. #NãoVaiTerGolpe Mas não vai mesmo!!