Redação Pragmatismo
Compartilhar
PSDB 21/Aug/2015 às 16:25
26
Comentários

Por que o PSDB está em silêncio diante das denúncias contra Eduardo Cunha?

"A moral e a coerência tucanas são mesmo um primor", diz Jean Wyllys, em crítica ao "silêncio constrangedor" dos parlamentares do PSDB em relação à denúncia contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o fato de o líder da bancada ter participado de reunião com o peemedebista "a portas fechadas"

psdb eduardo cunha denúncia corrupção
Nem mesmo Aécio Neves, principal liderança do PSDB em atividade parlamentar, se pronunciou sobre as denúncias contra Eduardo Cunha (reprodução)

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) criticou, nas redes sociais, o comportamento de parlamentares tucanos em relação à denúncia contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por corrupção e lavagem de dinheiro ao STF nesta quinta-feira 20. A PGR pede restituição de mais de U$ 80 milhões, além de prisão de 184 anos para o atual presidente da Câmara.

Nesta quinta, Wyllys postou em sua página no Facebook: “A bancada do PSDB na Câmara Federal – também conhecida como o ninho dos tucanos – não só mergulhou em silêncio constrangedor em relação à denúncia da PGR contra Eduardo Cunha (acusado de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro), como o deputado Carlos Sampaio, líder da bancada do PSDB, participou de reunião a portas fechadas com Eduardo Cunha (da qual participaram também o líder do DEM, Mendonça Filho, e do PSC, André Moura) para ver meios de blindar o denunciado e o manter na presidência da Câmara”.

“Ah, a moral e a coerência tucanas são mesmo um primor, né? FHC também ainda não abriu o bico. Por quê? Quanto ao DEM e ao PSC, nós já sabemos a que valores servem esses partidos”, continuou o deputado do PSOL. Seu partido, sob liderança do deputado Ivan Valente (SP), pede a saída de Cunha da presidência da Casa e ainda a abertura de um processo de investigação na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, o que abre caminho para a cassação de seu mandato.

Em uma nota pluripartidária assinada ontem, deputados pediram o afastamento de Cunha do comando da Casa. Confira abaixo o manifesto de deputados de dez partidos contra Cunha:

A denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, por corrupção e lavagem de dinheiro, apresentada pela Procuradoria Geral da República, é gravíssima. Com robusto conjunto probatório, ela não apenas reforça as informações sobre o envolvimento de Cunha no esquema criminoso investigado pela Operação Lava Jato, como expõe o Parlamento brasileiro e torna insustentável a sua permanência na Presidência da Casa.

O Ministério Público acusa Eduardo Cunha de corrupção e lavagem de dinheiro – referente ao recebimento de US$ 5 milhões de um lobista e outras milionárias transações. Apurou-se também que Cunha se utilizou de requerimentos de informação para chantagear empresários que estariam com parcelas de propina em atraso – requerimentos esses originados em seu gabinete e assinados pela então deputada Solange Almeida.

A diferença da condição de um investigado em inquérito para a de um denunciado é notória. Neste caso, Cunha é formalmente acusado de ter praticado crimes. Com a denúncia do Ministério Público, a situação torna-se insustentável para o deputado, que já demonstrou utilizar o poder derivado do cargo em sua própria defesa.

Exercer a Presidência da Câmara dos Deputados exige equilíbrio, postura ética e credibilidade. A responsabilidade de dirigente maior de uma das casas do Poder Legislativo é incompatível com a condição de denunciado. Em defesa do Parlamento, clamamos pelo afastamento imediato de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados. Parlamentares do PSOL, PSB, PT, PPS, PDT, PMDB, PR, PSC, PROS, PTB.

informações de Congresso em Foco e 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 21/Aug/2015 às 17:11

    Podem não acreditar, mas há quem ainda ache que o PSDB é o partido da ética e que sua "guerra" contra a corrupção é pra valer.

    • poliana Postado em 21/Aug/2015 às 21:05

      jeff, eu ainda acredito no psol. n podemos deixar de acreditar e ficar desesperançosos. temos q lutar todos os dias por um país melhor...n desista!

  2. Deisi Postado em 21/Aug/2015 às 17:31

    Todos os coxinhas marchadeiros ou não, acreditam!

  3. poliana Postado em 21/Aug/2015 às 18:52

    hahahahahaha...só rindo!! pq será, hein!??!! agora todos meteram o rabinho entre as pernas!a casa caiu!!! já era o golpe!!!! até 2018, meus caros...

  4. Felipe Postado em 21/Aug/2015 às 19:27

    Igualmente o PT se fez calar inclusive atacou as.investigações como muitos aqui dizendo que ela era política, mas logo a casa cai pro PSDB tb meu desejo é q todos estes corruptos apodreçam na cadeia

    • poliana Postado em 21/Aug/2015 às 20:17

      e a demagogia, continua..sei sei..a casa cair para o psdb e q todos os corruptos apodreçam na cadeia!!uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!lindo discurso...

      • Felipe Postado em 21/Aug/2015 às 21:16

        Melhor do que culpar a imprensa pela podridão do PT, se fala que é culpado é demagogia se fala que é inocente é golpista VC por acaso é bipolar?

      • poliana Postado em 21/Aug/2015 às 21:54

        vc n sabe mesmo interpretar o posicionamento das pessoas. qdo me referi a vc e seu discurso ideológico, n me referi ao fato de vc falar dos podres do pt, e sim abrir a boca pra fazer discurso bonito sobre o fim da corrupção, q todos os políticos corruptos paguem por seus crimes, q os corruptos do psdb tb paguem por todo mal q fizeram e blá bláblá..não passa de um discurso vazio e demagogo de sua parte! tudo isso q vc falou q espera, é tão crível qto a paz mundial!!!

      • poliana Postado em 21/Aug/2015 às 22:17

        discurso demagógico*

      • Felipe Postado em 21/Aug/2015 às 22:17

        Engraçado que até hoje tem gente que jura que tudo isso é jogo político culpa da.mídia golpista e blá blá vai devolver mais 700 milhões da estuprada Petrobrás e até agora não vi um santo dizer aqui sobre os envolvimentos do PT sobre o caixa 2 que fizeram, eeu que sou demagogo? Eu não gosto do PT nem do PSDB e isso me torna demagogo.... Vai entender agora TB é regra quando VC não apóia os partidos da elite que governaram o Brasil a anos VC é chamado de demagogo e seu eu falo que apoio a Marina e ela jamais foi nem mesmo citada nessa merda toda ainda acho q estou errado simplesmente pq a dita é evangélica.... Ta sertu então veja no post anterior onde um idiota fez um comentário idiota sobre a Dilma na reportagem da epoca e choveu palavrão nos.cometários inclusive gente chamando a mãe do cara de prostituta e depois falam de direita raivosa e final eu sou o demagogo? Prefiro ser este tipo de demagogo do que ser igual a estas pessoas.

      • poliana Postado em 21/Aug/2015 às 22:53

        vc só esqueceu do teor do primeiro post da matéria mencionada né?! as palavras do cara ao abrir a boca pra falar q n viu ofensa nenhuma à presidente! se vc n percebeu, muitas pessoas contrárias ao governo de dilma tb se revoltaram com o autor dessa matéria extremamente baixa e ofensiva acerca de dilma roussef. a repercussão foi tão negativa q o texto foi retirado do ar! aí o cara solta essa pérola e vc achou q ele receberia coraçãozinho!? e por falar em esquerda q chamou a mãe do cara de prostituta, se vc n percebeu, em outra matéria sobre os protestos de ontem, a maria cesar souza, figurinha bem presente aki no pp, tb chamou a mãe de um cara de prostituta, dizendo q ela trabalhava na zona. e a maria cesar souza é da esquerda, né?!sei...é qo ódio é inerente unicamente à esquerda! na direita só tem santos bem intencionados!!!e se vc realmente acha q sou contra a marina somente pelo fato de ela ser evangélica, realmente ou vc é mal informado, ou mal intencionado mesmo. tenho certeza q n tem nada a ver com o fato de ela pregar o absurdo da independência do banco central, ou dos seus apoiadores como silas malafaia, q bastou um tweet ameaçador pra q ela voltasse atrás com relação ao casamento gay. ou ainda, o fato de ela ter dado uma entrevista e dito q antes de tomar qq decisão política, ela consulta a bíblia. q hábito super saudável essa mistura entre política e religião! é lindo de se ver!!!mas sim, no seu mundinho, eu a detesto só pelo fato de ela ser evangélica. tá "sertinhu", felipe. e mais uma vez, vc só pode estar mal intencionado ao dizer q eu ponho a culpa dos problemas no pt na grande mídia, e q é tudo um golpe. só rindo viu, filho....vc é uma figura!!!

      • Felipe Postado em 22/Aug/2015 às 00:40

        É a puta realidade e quanto as ofensas apenas mostro que o discurso do ódio e preconceito que vcs dizem que a direita tem tem na esquerda TB, o que acho absurdo e VC querer justificar isso ou comparar dizendo q a Maria disse, não se paga o ódio com ódio apenas mostro que quandocé conveniente as pessoas esquecem de ódio da esquerda principalmente quando estão juntos como nesse site, falta de respeito é intolerável, veja que já tivemos muitas discussões e trocamos muitas opiniões mas jamais te ofendi, nem vc a mim o que quero mostrar é o absurdo que vivemos no meio de tanto ódio.

      • poliana Postado em 22/Aug/2015 às 01:19

        sim, eu concordo com vc nesse ponto. o ódio existe dos dois lados, e EU ODEIOOOOOOO essa m* de dicotomia direita x esquerda. quem é obcecado por isso é o pereira! todas as desgraças do universo ele atribui à esquerda, e a direita pra ele só promove bons valores, é a salvação do planeta!!! mas quem somos nós pra dizer como as pessoas devem ou não agir? de cabeça quente o ser humano faz coisas inimagináveis...ofensas pessoais é o mínimo...

      • poliana Postado em 22/Aug/2015 às 01:32

        ofensas pessoais são*...

  5. Mauricio de Souza Matos Postado em 21/Aug/2015 às 20:05

    O. PSDB nao esta manifestando porque o Eduardo Cunha sabe demais e, se ele optar por uma delaçao premiada, vai "inhambu" com moita e tudo para o "chilindro".

  6. Trajano Postado em 21/Aug/2015 às 20:44

    Em qual político os coxinhas se apoiarão agora? O Laércio Never enlouqueceu. O Cunha está a dois passos do xilindró. Qual será o novo político controverso que servirá à causa golpista? Será o Bolsonaro? Ou irão sair do armário definitivamente e assumirão o desejo por um novo golpe militar?

    • poliana Postado em 21/Aug/2015 às 21:08

      "Ou irão sair do armário definitivamente e assumirão o desejo por um novo golpe militar"?................... trajano, mas há muito q eles já saíram do armário e pedem isso. a diferença é q pra maquiar o discurso eles falam em "intervenção militar constitucional", com baseno art 142 da cf/88

      • Trajano Postado em 22/Aug/2015 às 17:56

        Poliana, muito bom você ter citado a Constituição! Olha só o Artigo 142: As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. De qual buraco saiu esta mentira de intervenção militar constitucional? O artigo é claríssimo, tá quase que desenhado na Constituição. Mais ainda: § 3º, I - as patentes, com prerrogativas, direitos e deveres a elas inerentes, são conferidas pelo Presidente da República e asseguradas em plenitude aos oficiais da ativa, da reserva ou reformados, sendo-lhes privativos os títulos e postos militares e, juntamente com os demais membros, o uso dos uniformes das Forças Armadas. E PARA ALÉM: Art. 5º, XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático. Interessante! Da mesma forma que os Clubes Naval, Militar e de Aeronáutica protocolaram uma ação criminal no Ministério Público (n° 12831/2015) em razão de cometimento, em tese, dos crimes previstos nos artigos 18, 22 e 23 da lei nº 7.170/83... após aquele discurso de merda do Vagner Freitas de Moraes que está tentando se retratar até agora, ENTÃO SIGNIFICA QUE É POSSÍVEL APRESENTAR DENÚNICA AO MINISTÉRIO PÚBLICO A TODOS AQUELES QUE PEDEM INTERVENÇÃO MILITAR PARA DISTITUIR A PRESIDENTE COM BASE NA MESMA LEI DE 1983? Interessantíssimo isso! Muito interessante!

      • poliana Postado em 22/Aug/2015 às 19:04

        pois é, trajano. isso se chama analfabetismo funcional. certamente algum "especialista" em direito constitucional do supremo tribunal do facebook, leu esse artigo, viu q a na cf tem um capítulo dedicado às forças armadas, e achou q por isso, os militares teriam legitimidade constitucional pra derrubar a presidente e assumir o poder! é de uma ignorância sem precedentes! pior q os militares são extremamente oportunistas. eles sabem q n podem fazer isso, mas nos bastidores, se aproveitando do calor do momento e dos ânimos exaltados da população, eles mesmos viram uma oportunidade de flertar outra vez com um golpe! lembra de 64, da "marcha da família com deus pela liberdade", em q eles estavam por trás pra derrubar joão goulart?! são uns oportunistas! uma corja maldita!!! NÃO EXISTE A MENOR BASE LEGAL OU MESMO CONSTITUCIONAL PARA UMA INTERVENÇÃO MILITAR NO PAÍS! AFIRMAR ISSO É DE UMA IGNORÂNCIA TÃO GRANDE, Q DÁ ATÉ PENA! SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO!

  7. Duarte Postado em 21/Aug/2015 às 21:18

    KKKKKK, o PSDB e' ouro de tolo, nao vale nada,

  8. sidney Postado em 21/Aug/2015 às 22:18

    Minhas resposta ao PSDBosta: LULA 2018.. continua a esperança... LULA LÁ... PRESIDENTE NOVAMENTE...

  9. vilmar Postado em 23/Aug/2015 às 19:05

    não tem jeito não, 2018 vou ter que votar em papai Lula de novo não tem outro que o substitua...!

  10. Tchekowski Postado em 24/Aug/2015 às 16:58

    “Em toda essa turbulência, é fácil não ver a boa notícia: a força das instituições democráticas brasileiras. Ao processar a corrupção na Petrobras, os promotores federais de uma unidade especial anticorrupção do Ministério Público não foram dissuadidos por posições hierárquicas, aplicando um golpe na forte cultura da impunidade entre as elites do governo e empresariais. Embora as investigações tenham criado enormes problemas políticos para Rousseff (…) ela, admiravelmente, não se esforçou para constranger ou influenciar as investigações” New york Times.

  11. Walter Postado em 25/Aug/2015 às 12:36

    O silêncio de Neves a corrupção e os aeroportos da família.

    • enganado Postado em 25/Aug/2015 às 19:54

      Caro Walter. Algum de nós conhece alguém da Direita que seja honesto e ainda não tenha conta bancária no exterior e/ou vice-versa? Se conhece favor nomeá-lo!

  12. enganado Postado em 25/Aug/2015 às 12:58

    Vou repetir: Deixa de ser cínico! Qdo foi que o PSDB comentou: Aópio=Lista de Furnas=rombo 7,5 bi de M.G.=Porque (4) quatro contas bancárias em Luxemburgo? Pra esconder que GRANA? // Álvaro Dias=Sonegação de propriedades no IR // Aloysio "Trezentinha"=300.000 reais recebeu GRANA do Paulo Preto do RouboAnel p/quitar o apto // çERRA=roubo da GRANA que fingiram comprar Ambulância=Privatização da LIGHT // FUX=o juiz-judeu-ordinário negou aceitar acusação da SIEMENS contra o Aloysio "Trezentinha", pois o funcionário ALEMÃO disse p/quem entregou a GRANA // TRENSAlÂO // Mensalão do PSDB // ... vou ficar até amanhã de manhã contando VERDADES e não chego no fim. NaroX, a AIPAC vai cortar metade dos seus salários, e não esqueça que se o juros nos EUA subirem o corte será maior ainda! Estão precisando de grana p/bancar as matanças no MUNDO. Tá tudo duro, êta Direita fdp.