Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 21/Aug/2015 às 10:42
41
Comentários

PGR pede 184 anos de prisão a Eduardo Cunha

Procuradoria Geral da República cita casos de corrupção que teriam sido praticados por Eduardo Cunha e mais de 60 manobras diferentes de lavagem de dinheiro. Considerando a soma mínima de cada um dos crimes, a conta chegaria a 184 anos de prisão. Total pedido em restituição chega a U$ 80 milhões. Partidos e deputados já exigem o afastamento do presidente da Câmara

eduardo cunha 184 anos prisão
Procuradoria pede 184 anos de prisão para Eduardo Cunha. No entanto, de acordo com a legislação brasileira, o deputado só poderia ficar 30 anos preso (reprodução)

Na denúncia feita ao Supremo Tribunal Federal contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede 184 anos de prisão ao parlamentar. As informações são do jornal Valor Econômico.

Para chegar ao cálculo, ele cita casos de corrupção em ao menos dois episódios e mais de 60 casos diferentes de lavagem de dinheiro. Levando em conta a soma mínima de cada um dos crimes, a conta chegaria a 184 anos. No entanto, na prática, ele ficaria 30 anos em regime fechado, o máximo permitido pela legislação

Rodrigo Janot aponta que o peemedebista recebeu vantagens indevidas para viabilizar a contratação do estaleiro Samsung pela Petrobras e pede ‘restituição do produto e proveito dos crimes no valor de US$ 40 milhões e a reparação dos danos causados à Petrobras e à Administração Pública também no valor de US$ 40 milhões’.

De acordo com a lei brasileira, porém, na prática ele ficaria 30 anos em regime fechado, o máximo permitido por nossa legislação. De qualquer modo, informa o Valor Econômico, a tendência do Supremo Tribunal Federal é de reconhecer cada crime em uma única vez para, depois, aumentar a pena em até dois terços e não somar todas as penas mínimas.

Partidos e deputados pedem afastamento de Cunha

Um grupo de parlamentares de dez partidos divulgou um manifesto, nesta quinta-feira (20), pedindo o afastamento temporário do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, descoberto pela Operação Lava Jato.

Após a divulgação da denúncia da PGR, o líder do Psol na Câmara, Chico Alencar (RJ), defendeu em plenário, por meio de um manifesto, o afastamento de Cunha “até para que ela [a presidência da Casa] não seja usada como meio de atrapalhar as investigações e para que a normalidade dos trabalhos legislativos prossiga”. “Nós defendemos a Operação Lava-Jato em todos os âmbitos, em todos os níveis, e isso significa também, quando a denúncia chega ao Parlamento, que nós saibamos cortar a própria carne”, afirmou Alencar.

A manifestação do Psol teve o apoio de deputados do PT, PSB, PPS, PDT, PR, PSC, PROS e PTB. Além disso, parlamentares do PMDB apontados como adversários de Cunha, também apoiaram o manifesto do Psol. “Temos que evitar que a Câmara seja utilizada para fins pessoais”, declarou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

com informações de 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 21/Aug/2015 às 10:53

    Piada pouca é bobagem no Brasil ! depois não sabem porque somos motivo de chacota la fora.

  2. Denisbaldo Postado em 21/Aug/2015 às 11:05

    Então Cunha, lembra daqueles processos de impeachment que você pediu para tirar da gaveta? Pois é, pega um por um e enfia no seu rabo. Agora quem vai sangrar é você, e vai sangrar ocupando a presidência da Câmara pra todo mundo ver. O "reizinho" está nu e só.

    • Eduardo Postado em 21/Aug/2015 às 12:56

      está nada, não acredito que dê nada para ele, pois essa arrogância dele se baseia em preceitos constitucionais, que ele e outros da turma dele sabe que existe e usarão para protege-lo, é como as tais apelações na justiça comum.... apelam apelam até que o criminoso fica mais livre que se tivesse cumprido a pena quando da primeira sentença..... AGORA ÉTICA... e existe um tal de CONSELHO DE ÉTICA DA CAMARA FEDERAL....(até prova em contrário, CASA DA MÃE JOANA) que não faz nada.... poderiam pegar a jurisprudência do ANDRÉ VARGAS.... que foi cassado por usar avião do Youssef e logo depois descobriram que também tava metido nessas coisas que meu xará é acusado.... só que ele André é do PT.... e este é de que partido mesmo????

  3. Márcio Ferreira Postado em 21/Aug/2015 às 11:11

    A ascensão e a queda desse cara foram tão rápidas e espetaculosas que parece até que foi tudo forjado. Quase um chamariz para desviar a atenção de alguma coisa... Esse já era, daqui a pouco é só um carvão chamuscado. Agora é caçar a verdadeira ameaça, aquele que consegue estar com os todos os dedos pútridos em toda maracutaia que existe. Ele mesmo, Renan Calheiros! Ué, pensaram em quem?

    • Denisbaldo Postado em 21/Aug/2015 às 11:18

      Renan Calheiros é truta do Sarney, o verdadeiro maestro desta sinfonia toda. Duvido que alguém encoste os dedos nele. Ele aprendeu com o mestre supremo da maldade o que é fazer política no Brasil.

  4. João Paulo Postado em 21/Aug/2015 às 11:11

    Nem precisa ser condenado a 30 anos. 10 anos no regime fechado já seria o suficiente para que ele se enforcasse na cadeia em poucos meses. Amém.

    • Márcio Ferreira Postado em 21/Aug/2015 às 12:22

      No aguardo daqueles que criticaram os que desejaram a morte de Dilma, Dirceu e Lula... Não, não é diferente.

    • Pereira Postado em 21/Aug/2015 às 13:27

      Ué, pedir a morte de Cunha não seria manifestação de ódio ?

      • Trajano Postado em 21/Aug/2015 às 20:28

        Ué? Não é você que diz que bandido bom é bandido morto? Particularmente, desejo que se ele for considerado culpado nesse escândalo de corrupção e nessas 60 manobras diferentes de lavagem de dinheiro, que seja preso, que devolva todo o dinheiro e que se torne inelegível. Desejo também que o efeito Cunha motive mais investigações sobre as movimentações financeiras dos demais políticos da fé,tanto pela pela Receita Federal quanto pelo Ministério Público.

      • Pereira Postado em 24/Aug/2015 às 15:53

        Eu não digo isso, digo que bandido ter que ser punido independente de classe social.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 21/Aug/2015 às 11:13

    não, parem com isso....peguem leve com pai cunha....um herói nacional, combatente feroz da corrupção...somos milhões de cunhas...ouvi até dizer que há um projeto para instituir o dia 16 de agosto, que era o dia de Sao Roque, como sendo o Dia de São Cunha...é verdade isso aí? mas meu deus do céu...como que um homem sacrossanto como esse pode vir a pegar uma condenação de quase 200 anos de cadeia, meu irmão? não faz sentido....e como que alguem que tem uma pena dessa pairando sobre sua cabeça pode receber tanta idolatria, "somos todos cunha", quer dizer...."somos todos 2 séculos de cadeia"...tem alguem muito errado nessa história, não é possível...

    • Eduardo Postado em 21/Aug/2015 às 12:58

      eu sou Eduardo (cunha nunca) credo.

  6. Lucas Oliveira Silva Postado em 21/Aug/2015 às 11:29

    Quando você se sentir um imbecil, lembre-se: COLOCARAM O CUNHA NO PODER! Pode ficar tranquilo, quem COLOCOU O CUNHA NO PODER é mais imbecil ainda!

  7. Lucas Oliveira Silva Postado em 21/Aug/2015 às 11:29

    Quando você se sentir um imbecil, lembre-se: COLOCARAM O CUNHA NO PODER! Pode ficar tranquilo, quem COLOCOU O CUNHA NO PODER é mais imbecil ainda!

  8. Pereira Postado em 21/Aug/2015 às 12:06

    Cunha é como se fosse uma quimioterapia: um mau necessário. Causa enorme efeitos colaterais, mas ainda é melhor que a morte do paciente.

    • professora Postado em 21/Aug/2015 às 12:22

      pereira, vc existe? vc pensa? quem é vc? uma pessoa ou um rato?

      • Eduardo Postado em 21/Aug/2015 às 12:46

        mestra se raciocinarmos bem ele tem até razão.... a vergonha de nossos políticos, com exceções claro pois sempre existe, chegou ao fundo do poço.... agora só basta a CASA DO POVO, se mostrar ao povo.... que não é a casa da mãe joana.... o que parece hoje.

    • poliana Postado em 21/Aug/2015 às 13:08

      impressionante como vc adora relativizar as situações, pereira. a corrupção é tolerável, desde q o corrupto seja oposição ao pt!!tá "sertinhu"...#somostodoscunha!

      • Pereira Postado em 21/Aug/2015 às 13:18

        outro vídeo, do mesmo padrão do que o Solbo colocou. https://www.facebook.com/#!/HumansOfPT/videos/vb.834405519956712/841006629296601/?type=2&theater

      • Pereira Postado em 21/Aug/2015 às 13:19

        É menos pior uma corrupção ínfima, para enriquecimento pessoal, do que uma corrupção gigante para tomar o poder perpétuo. Se é que me entende.

      • poliana Postado em 21/Aug/2015 às 13:45

        não existe corrupção ínfima, pereira!corrupção é trágico em qq situação. os milhões de reais desviados, seja por cunha ou pq qq corrupto, tira a comida da mesa de milhões de pessoas, sua boa educação e sua saúde. como vc tem coragem de relativizar isso!!é uma tragédia!!!!!!!!!!!!!!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 21/Aug/2015 às 14:07

        """""CORRUPÇÃO ÍNFIMA"""""" (!!!!!!!!!!!!)

      • Beto Postado em 21/Aug/2015 às 16:44

        Cara, pereira acabou com qualquer moral que possuía! Tem que ter estomago pra ler seus comentários

      • Pereira Postado em 24/Aug/2015 às 15:54

        É !!!! como previsto...não entenderam.

      • Pereira Postado em 24/Aug/2015 às 15:55

        Quem mais tirou comida da mesa dos pobres foi lula e sua gangue.

      • Pereira Postado em 24/Aug/2015 às 15:55

        Quem mais tirou comida da mesa dos pobres foi lula e sua gangue.

    • Trajano Postado em 21/Aug/2015 às 20:20

      Cunha é como se fosse uma quimioterapia: um mau necessário”. Pereira, tá difícil pra você sustentar o discurso, né? Dentre os vassalos do cunha, gostei mais de um que apresentou a analogia do veneno de cobra. Concordo plenamente! Só complemento: O uso desenfreado do veneno do cunha, como o de qualquer bicho venenoso que rasteja, só traz desgraça. Para utilizar adequadamente o veneno para fins medicinais, é necessário precaução, técnica e inteligência. Cunha é cobra criada no âmago de certas vertentes do pentecostalismo brasileiro. Que comece as investigações da corrupção imersa em instituições religiosas! Parabéns, Cunha!

  9. poliana Postado em 21/Aug/2015 às 13:04

    qto maior a ascensão, maior a queda!!!! taí!!! kd a arrogância nata desse sujeito q tinha certeza q seria o próximo presidente da república???!! de repente se acovardou e está murchinho no canto dele, só esperando cair!!! fracassado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! não foi esse o grande estadista inventado pela revista veja!!??? n dou um m~es pra ser afastado da presidência da câmara!

    • poliana Postado em 21/Aug/2015 às 13:07

      mês*...

  10. Juniperos Postado em 21/Aug/2015 às 13:31

    Pereira, não sei se você notou, mas você, é brasileiro, antes de ser tão teocêntrico .Cunha não teve escrúpulos com seus atos, contra o código penal brasileiro e contra a constituição. O que você tem na cabeça? Serio, cara eu entendo que você o defende pela sua torta visão religiosa, mas, puxa, não compensa cara... é sério. Isso está errado e todo mundo via. Acha que ele é um homem de Deus? Sabe por que a multa é em dólar? Bom, imagino que agora ele vá "explodir" a cadeia (se é que vai para lá...) Ou você faz realmente questão de ser um dos "milhões de Cunhas" que se auto intitularam tão orgulhosamente à uns dias atras? Para você ter uma ideia dos movimentos desastrosos (que incluem a bancada) tentou misturar religião e politica, e surpresa, Até malafaia que teria ficado grato ao DEP - Sóstenes Cavalcante (que segundo ele teria "trabalhado como um leão")pela eleição de Cunha como presidente da câmara, agora diz que "nunca apoiou Cunha para DEP, que quem ele apoia é Sóstenes C. não suportando ver esse "jogo politico sujo"... Isso não é algo a ser levado em consideração? já fui fã de alguns políticos e todos decepcionaram seja por envolvimento com crimes ou por negligencia, você achou que por apoiar alguém como Cunha estaria assegurado?

    • Pereira Postado em 21/Aug/2015 às 13:36

      Li até que Cunha não tem escrúpulos. Genoino tem escrúpulos ? José dirceu tem escrúpulos ? joão paulo cunha, enquanto integrante da CCJ tinha escrúpulos ? Esses petistas é que são os patriotas que dilapidam a petrobrás ? 5 milhoes do cunha não chega a 1 0.01 % de tudo que o Pt roubou..e vocês querem falar de escrúpulos ? Olha para o rabo primeiro.

      • enganado Postado em 23/Aug/2015 às 23:32

        PereiraX. Só esta roubalheira do "Corno da Amante" ganha de 10 x 0 de qq roubalheira de hoje até daqui a cem anos. ____Vale do Rio Doce. Apesar da mobilização da sociedade em defesa da CVRD, a empresa foi vendida num leilão por apenas R$ 3,3 bilhões, enquanto especialistas estimavam seu preço em ao menos R$ 30 bilhões. Foi um crime de lesa-pátria, pois a empresa era lucrativa e estratégica para os interesses nacionais. Ela detinha, além de enormes jazidas, uma gigantesca infra-estrutura acumulada ao longo de mais de 50 anos, com navios, portos e ferrovias. Um ano depois da privatização, seus novos donos anunciaram um lucro de R$ 1 bilhão. O preço pago pela empresa equivale hoje ao lucro trimestral da CVRD.___ Onde estão a diferença entre ((30 bi - 3,3 vi = 26,7 bi). Onde estão? Na sua conta no " Bank of American" ?

    • Pereira Postado em 21/Aug/2015 às 13:39

      Como se eu lambesse o saco co Cunha...faz o favor !

      • Beto Postado em 21/Aug/2015 às 16:50

        Tu acabou de dizer ali em cima que ele era um mal necessário, e pareira se tu abomina a corrupção do PT e "releva" para a oposição, que ate tempo atras não era tanta oposição, tu justifica todo esse discurso que tenta deslegitimar a prisão dos envolvidos com o governo nos últimos meses

      • Silva Postado em 21/Aug/2015 às 16:52

        Pereira, você sempre lambeu o saco do cunha, puxou o saco do cunha sempre defendeu o cunha, sempre falou que 5 milhões não era nada. O Cunha sempre foi um herói pra você, não queira tirar o corpo fora agora, não adianta. Se tirar uma foto sua está grudado no saco do cunha. É o Cunha te representa! Evangélico como você, homofóbico como você, racista como você.........! Seja homem, admita que tu adoras o cunha, não tem como apagar todos seus posts defendendo o ratão. KKKKKKKKKKKKKKKK!

  11. Hélio Postado em 21/Aug/2015 às 13:32

    Pica pau vende apólice de seguro para Duley, que em seguida tenta dar golpe, procuremos todos um pouco de humor???)

  12. Juniperos Postado em 21/Aug/2015 às 13:55

    Ah, sim, manifestaram opiniões em defesa de Cunha: -- Braço direito de Silas Malafaia e seu representante na Câmara, Sóstenes Cavalcante "Investigado não é condenado. Eduardo está sendo investigado agora e qualquer um pode ser amanhã. Estou solidário a ele, que pode perfeitamente continuar à frente da Câmara." --Paulinho da Força Sindical, e -- Pastor Marco Feliciano, chegou a requerer formalmente a Pastor Everaldo, presidente do PSC, uma punição a Silvio Costa,que pediu seu afastamento da presidência da Câmara."- Me solidarizo com Cunha por seu passado de lutas e décadas de serviços prestados à Nação, sem nunca ter seu nome manchado nem envolvido em qualquer ato que o desabonasse." assim disse o controverso e polemico presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados do Brasil.

  13. Juniperos Postado em 21/Aug/2015 às 13:59

    Achei interessante suas alegações, você sitou nome como se eu me importasse com eles, mas não entendi o por que. Lutei através de movimentos de concientização e até abaixo assinados contra esses mesmos nomes que você sitou. Acho que sou algo e alguém que você não encontra na cartilha, P.

  14. Duarte Postado em 22/Aug/2015 às 14:48

    FHC e Aecio nao vao pedir o afastamento dele do cargo?

  15. Onda Vermelha Postado em 22/Aug/2015 às 20:02

    Hehehe! No ano passado, durante a campanha eleitoral, eu aqui no PP quase solitário fiz campanha contra esse crápula do Cunha. Dizia eu que ele era o Inimigo Público Número Um da cidadania. Ele foi eleito, mas hoje me orgulho MAIS ainda de ter tentado e saber que estava e estou do lado certo da história. #CunhaNaCadeia!

  16. Ricardo Edmundo Postado em 04/Sep/2015 às 18:22

    E AGORA, GILMAR MENTES? POLÍCIA FEDERAL PRENDE SOBRINHO DE RENATA VILHENA, CHEFONA TUCANA DO PSDB DE MINAS GERAIS, POR FRAUDE CONTRA OS BANCOS FEDERAIS. O IRMÃO E OUTRO SOBRINHO DA SECRETÁRIA DE AÉCIO NEVES SEGUEM FORAGIDOS. Segundo a Rede Brasil e o jornal O TEMPO os governos tucanos de Minas blindavam 'amigos' em roubo ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. (adendo: Será que o titio Tolentino vendia habeas corpus para a quadrilha tucanalha mineira?) Ainda segundo O TEMPO: Aécio Neves, Anastasia e Vilhena: trio da gestão do "choque de gestão" em Minas Gerais, estão no centro de novo inquérito policial Um inquérito da Divisão Especializada em Investigação de Fraudes, da Polícia Civil, que investiga o roubo de R$ 22,7 milhões de agências do Banco do Brasil em Minas Gerais por meio da empresa de transporte de valores Embraforte, em 2013, aponta uso político da Polícia Civil mineira pelo então governo do PSDB daquele estado para blindar criminosos "amigos". O delegado Cláudio Utsch, que assumiu e concluiu o inquérito, indiciou e pediu a prisão dos donos da Embraforte, Marcos André Paes de Vilhena e seus dois filhos – Pedro Henrique Gonçalves de Vilhena e Marcos Felipe Gonçalves de Vilhena. São respectivamente irmão e sobrinhos de Renata Vilhena, chefe da Secretaria de Planejamento e Gestão, entre 2006 e 2014. Trata-se da poderosa secretária estadual do "choque de gestão" dos governos tucanos de Aécio Neves e Antônio Anastasia. Ela também foi secretária adjunta de Logística e TI do Ministério do Planejamento do governo Fernando Henrique Cardoso. A Polícia Federal prendeu em São Paulo o sobrinho da poderosa secretária de Aécio, o empresário Marcos Felipe Gonçalves de Vilhena, que é um dos sócios da empresa de transporte de valores Embraforte, acusada de causar um golpe de R$ 12 milhões na Caixa Econômica Federal e R$ 22 milhões no Banco do Brasil. O irmão de Renata, Marcos André, e outro sobrinho, Pedro Henrique, estão foragidos. Na investigação, o delegado da Polícia Federal, Claudio Utsch,afirmou que "o poder de Renata esteve sempre pronto a auxiliar o irmão" nos governos do PSDB em Minas Gerais e teme-se que o rombo seja ainda maior, segundo os investigadores O delegado Cláudio Utsch, que assumiu e concluiu o inquérito, indiciou e pediu a prisão dos donos da Embraforte, Marcos André Paes de Vilhena e seus dois filhos – Pedro Henrique Gonçalves de Vilhena e Marcos Felipe Gonçalves de Vilhena. São respectivamente irmão e sobrinhos de Renata Vilhena, chefe da Secretaria de Planejamento e Gestão, entre 2006 e 2014. Trata-se da poderosa secretária estadual do "choque de gestão" dos governos tucanos de Aécio Neves e Antônio Anastasia. Ela também foi secretária adjunta de Logística e TI do Ministério do Planejamento do governo Fernando Henrique Cardoso. "O poder de Renata esteve sempre pronto a auxiliar o irmão, e como é cediço*, tempos atrás a Deif (Divisão Especializada em Investigação de Fraudes) fora usada para atender interesses do grupo político do qual faz parte a ex-secretária", diz o inquérito. O problema, segundo o delegado, seria interferências políticas para atrapalhar as investigações. Ou seja, parece que estão DESMASCARANDO o poder do Aécio Neves, e sua irmã cangaceira, que usavam do poder político para atrapalhar toda e qualquer investigação contra o crime organizado mineiro. UFA! Já não era sem tempo. Agora só falta o Gilmar tucanalha dar habeas corpus para os tucanos voarem para alhueres. http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/195584/PF-prende-sobrinho-de-ex-chefe-do-Planejamento-que-criou-'choque-de-gest%C3%A3o'.htm