Redação Pragmatismo
Compartilhar
Esquerda 28/Aug/2015 às 12:12
41
Comentários

Multidão lota anfiteatro da Uerj para ver e ouvir Mujica

“Queridos, recordemos. Ninguém é mais que ninguém”. Em diálogo que reuniu milhares na Uerj, Mujica falou de valores para construir um mundo menos injusto. De valores fora do mundo do mercado e do consumo, como a solidariedade, a igualdade de direitos. Veja as imagens e assista a íntegra

Mujica uerj estudantes brasil
Visita de José Mujica deixa lotado anfiteatro da Uerj (reprodução)

Milhares de estudantes receberam o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, hoje na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu no anfiteatro da instituição de ensino superior – também conhecido como Concha Acústica. Mais cedo, Mujica havia almoçado rabada e feijoada no Bar do José, onde também bebeu cerveja.

Mujica veio ao Brasil a convite da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul e fez questão, depois, de conversar com os universitários cariocas (vídeo abaixo).

Falou de valores para mudar o mundo, para construir um mundo menos injusto, governado pelas maiorias. De valores fora do mundo do mercado, do consumo e do individualismo, como a solidariedade, a igualdade de direitos. “Se gosta de dinheiro, vá ganhar no comércio ou na indústria. Mas não se meta na política”, disse ele.

Falou sobre a necessidade de uma mudança cultural. “Os estudantes tem que se dar conta que não é só uma mudança do sistema, é uma mudança de cultura, é uma cultura civilizatória. E não tem como sonhar com um mundo melhor se não gastar a vida lutando por ele. Temos que superar o individualismo e criar consciência coletiva para transformar a sociedade.”

Maioridade penal e legalização das drogas

Questionado sobre o que pensa da redução da maioridade penal, Mujica afirmou que “não considera um caminho ideal”. Perguntado se o Brasil teria capacidade para legalizar as drogas, ele se ateve a falar sobre sua experiência com o tema enquanto foi presidente do Uruguai.

“Nós temos que pensar como espécie e não como países. E isso engloba o mundo inteiro. Os pobres da África não são da África, são do mundo inteiro. Os homens que atravessam o Mediterrâneo são nossos. Todos são nossos conterrâneos. A liberdade não se vende, se ganha fazendo algo pelos demais”, disse o ex-presidente.

Imagens e vídeo do encontro na sequência:

mujica
mujica1
mujica3
mujica4

Assista a íntegra do encontro abaixo. A fala de Mujica começa em 2:21:39. “Queridos, recordemos. Ninguém é mais que ninguém”.

informações de O Dia, blog do zé, G1, Mídia Ninja e Folhapress

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 28/Aug/2015 às 12:25

    Mujica e Papa Francisco, os maiores líderes mundiais da atualidade! Vendo isso tenho fé no futuro da humanidade!

    • eu daqui Postado em 28/Aug/2015 às 12:42

      LÍDERES SEM LIDERADOS IDEALISTAS NÃO FAZEM MILAGRE.

    • Pereira Postado em 28/Aug/2015 às 13:11

      Os maiores lobo em pele de ovelinha que tem, isso sim.

      • marcos Postado em 28/Aug/2015 às 15:18

        Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha. E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça, E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo. E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou- lhes: Por que estais ociosos todo o dia? Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo. E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros. E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um. Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um. E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família, Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 20:1-16

      • Marcos Postado em 28/Aug/2015 às 15:19

        Quem tiver duas túnicas, dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo (Lc 3,11)

      • marcos Postado em 28/Aug/2015 às 15:21

        ia agora, vós ricos, chorai e pranteai, por causa das desgraças que vos sobrevirão. 2As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão roídas pela traça. 3O vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará as vossas carnes como fogo. Entesourastes para os últimos dias. 4Eis que o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos. 5Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações no dia da matança. 6Condenastes e matastes o justo; ele não vos resiste. "Os conservadores q não gostarem discutam com os autores desses palavras, não comigo"

    • Pereira Postado em 28/Aug/2015 às 13:12

      Dá pena ! uma seita se juntando para imbecializar-se em conjunto. Salve o coletivo !

      • Denisbaldo Postado em 28/Aug/2015 às 13:31

        Jé te disse e repito: Se você se deparasse com Jesus Cristo no meio da rua iria chamá-lo de comunista, de escória. Você não passa de uma pessoa que dissemina o "ódio de bem". É uma contradição humana, um moribundo ideológico. Uma alma penada se arrastando a duras penas na terra sem nada compreender. Você é a cara do final dos tempos. Jesus sempre pregou o coletivo, mas pra você a Igreja não passa de uma fantasia, um local para encontrar hipócritas como você. Pereira, o símbolo dos hipócritas.

      • O Choro é Livre!!!! Postado em 28/Aug/2015 às 13:43

        vai se tratar cara. seu doente.

      • Pereira Postado em 28/Aug/2015 às 13:48

        Meu querido, Jesus pregava a igualdade verdadeira: A igualdade na bastança e na fartura(como nós conservadores queremos) e não na miséria como querem os socialistas. Vê se aprende ! Uma leitura de novo testamento vai bem para você.

      • Pereira Postado em 28/Aug/2015 às 13:50

        Se você Denisbaldo encontra-se Jesus, cahamaria-o de burguês, homofóbico e coxinha.

      • Julio Marcello Postado em 28/Aug/2015 às 14:13

        "Uma leitura de novo testamento vai bem para você." hahahahahahaha Faz tão bem quanto ler a fábulas de Esopo. Sobre o resto do seu comentário só posso recomendar educação e estudo....

      • Pablo Postado em 28/Aug/2015 às 14:19

        Jesus é aquele cara que nasceu na manjedoura, filho de carpinteiro, que pregava boas palavras e era sustentado financeiramente por doações, que eram partilhada igualmente entre ele e os discípulos. Os únicos iguais na bastança e fartura que conheço são meia duzia de vigaristas.

      • Pereira Postado em 28/Aug/2015 às 14:35

        Concordo Pablo. Você descreveu os vigaristas "socialistas" como Lula, fidel castro, maduro e outros que se apoderam do estado para enriquecer em forma de corrupção. Essa casta rouba os bens do estado para si e da uma migalha para o povo(bolsa família) e assim mantem o cabresto da militância com o discurso hipócrita da igualdade.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 28/Aug/2015 às 14:44

        Pereirinha de seita deve manjar bem...seguidor fiel e cego do Pai Astrólogo, deve ter frequentado tambem aquele ambiente sadio que o Cartomante pertencia...já entrou na rede social nova dele, coleguinha fascista?

      • Pablo Postado em 28/Aug/2015 às 14:45

        Pereira, não tenho intenção de defender esses citados ou o Mujica, mas me tire uma dúvida. Você gasta energia com seus pitis aqui por que alguém lhe paga ou por pura tara?

      • Denisbaldo Postado em 28/Aug/2015 às 14:50

        O Pereira é tão vazio intelectualmente que usa as minhas próprias analogias para poder se expressar. E ainda diz um absurdo sem tamanho. Eu xingaria Jesus de homofóbico, burguês e coxinha!!! Também esperar o quê de uma pessoa que antes lê o Reinaldo Azevedo para poder fazer comentários no PP. E ainda me recomenda ler a Bíblia!!!Hahahaha! Não é à toa que a Igreja Católica abomina esses personagens bizarros súditos de Malafaias, Felicianos, Macedos, e etc.

      • Pereira Postado em 28/Aug/2015 às 15:08

        Queria eu ver um Brasil onde talentosos jovens negros da favela tivessem uma oportunidade de vida numa economia forte e com um mercado livre e menos estado para empatar a vida. Lamentavelmente, perdemos todos os dias milhares de talentos para as drogas e tráfico, e ainda tem gente que quer legalizar essas coisas para perdermos mais talentos ainda. Liberalidade economica para todos. Se um negro montar uma empresa e quer trabalhar só com negros, ótimo vá em frente. Se um gay montar um império e quer só dar chances para outros iguais, perfeito. Se um candomblecista quer formar grupo de estudos para discutir o futuro do candomblé está no seu direito. Se uma mulher quiser trabalhar só com outras mulheres, ótimo. E assim por diante. Soubemos que o capitalismo não é perfeito, mas doutrinação ideológica e partidária também não dá, é muito pior e causa muito mais desigualdades e conflitos(a tal de luta de classes, que assola o Brasil hoje).

      • Denisbaldo Postado em 28/Aug/2015 às 15:08

        Pablo, o Pereira não é uma pessoa. Ele é um vírus com personalidade brazuca desenvolvido pelos americanos durante a guerra fria quando a internet ainda era somente utilizada pelo exército yankee. Ele acabou ficando fora de moda, desatualizado e foi esquecido, congelado no sistema por décadas. Agora com a internet globalizada, Pereira acordou e resolveu destilar suas ideias novamente, conscientizar o mundo dos riscos do comunismo, mas ele ainda não sabe que estamos em 2015, que o mundo mudou muito dos anos 70 pra cá. Mas não se incomode, uma hora ou outra passam um anti-vírus no sistema e ele desaparece. É só uma alma virtual, penada e desatualizada.

      • Pereira Postado em 28/Aug/2015 às 15:11

        Olha Pablo, já me fiz essa pergunta. A resposta é: Acho engraçado os comentários.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 28/Aug/2015 às 15:15

        """""""(a tal de luta de classes, que assola o Brasil hoje).""""""""". Assola o Brasil hoje?? Assola--o--Brasil--hoje???? Puta que o pariu...para de falar bosta sobre o que desconhece...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 28/Aug/2015 às 14:52

      "Pai Pepe" e "Francisco - O Vermelho". Pura balaca. Eu seria amigo dos dois, e convidaria Pepe pra tomar uma num buteco pé sujo. Sujeito simpático demais.

      • Denisbaldo Postado em 28/Aug/2015 às 15:23

        Só falta o Lula em 2018 pra completar o ataque dos sonhos! Vai ser Messi-Soares-Neymar no Barça e Papa Francisco-Mujica-Lula na política mundial! Os coxinhas piram!

  2. Juniperos Postado em 28/Aug/2015 às 12:51

    Um humanista. Será que viria até São paulo? Será que haverá um dia, um Mujica brasileiro? a quem doí o que ele diz, é por doer em ser humano. pessoas que poem lucro acima de pessoas. Ele é uma pessoa de opiniões simples, sóbrias e que funcionam.

  3. Pereira Postado em 28/Aug/2015 às 13:09

    É por essa e por outra que: a esquerda está falida intelectualmente. A direita brasileira é tão mísera e pequena que consegue alguma coisa. Num quadro de ausência total de intelectualidade esquerdista, Mujicas são elevados ao posto de "jênios" ! heheheh.

    • Sérgio Augusto Haeming Postado em 28/Aug/2015 às 14:24

      É triste ver a incapacidade de certas pessoas como Pereira, de não discernir nem o óbvio. Mujica é simplesmente Mujica em sua coerência de vida em si mesma. Algo que não estamos acostumados nesse nosso mundo de faz de conta.

  4. Hélio Postado em 28/Aug/2015 às 13:15

    Vai entender tem gente que fica de quatro para politica da bancada evangélica como representantes de preceitos como moral e civilidade, mesmo mostrando total desprezo pelas minorias, além de cometerem atos de racismo, machismo, assedio e roubo, mas ao ver um homem realmente ligado a algo de bom os alhos do se imagina "deus" mas não ser o lixo do cu nha , o cara tenta rotular com esquerda e direita. cara você é patético.

    • Pereira Postado em 28/Aug/2015 às 13:18

      Bom. se você acredita mesmo que humanismos falsos não tem haver com política, então só me resta a resignação.

      • FRANCISCO Postado em 28/Aug/2015 às 15:18

        Pereira, Pereira, invoque o grande Buda Pereira, para que você alcance o caminho do meio Pereira, você ta com a alma envenenada Pereira.

  5. Pereira Postado em 28/Aug/2015 às 13:20

    Enquanto o pessoal der ouvidas para Mujicas da vida, a direita mesmo miserável continuará crescendo. Sinto muito.

    • Victor Stoimenoff Postado em 28/Aug/2015 às 16:08

      Filho, primeiro: é anacrônico falar em comunismo a essa altura.Esquerda não quer dizer comunismo.Se você fosse americano seria republicano do tipo que ainda acredita em criacionismo.Você dá preguiça..sua cantilena é maniqueísta, óbvia, senso comum...

  6. Wanderson Postado em 28/Aug/2015 às 13:30

    Mujica para presidente do Brasil!!! Oh,wait...

    • Thiago Teixeira Postado em 28/Aug/2015 às 14:34

      O quê? Mujica presidente do Brasil???? TO DENTRO!!!!!!!!!!!!

  7. Rosendo Postado em 28/Aug/2015 às 13:43

    Um exemplo de ser humano,que CUnha que nada,que bancada evangélica p... nenhuma,tudo vira rotulo quando se age com humanidade.

  8. irineu Postado em 28/Aug/2015 às 14:22

    ouvir o mujica faz bem pra alma!, faz a gente ver que nem tudo está perdido, quem dera tivéssemos um Mujica no Brasil! Mas parece que aqui a imprensa é tão mais poderosa que os condicionamentos sociais fizeram até mesmo de políticos que educados também na simplicidade aceitaram as benesses do sistema e do consumo para se transformarem em pessoas que governa para os interesses de classe!

  9. Thiago Teixeira Postado em 28/Aug/2015 às 14:33

    O reconhecimento das pessoas não tem preço. Um gestor público pode fazer a diferença e lotar arenas em outros países, mas ainda tem cretinos que roubam dinheiro, beneficiam pessoas de má índole que não precisam, enfiam no anus de seus filhos, filhas e netos e são esquecidos ou até perseguidos após suas gestões. Vale a pena?

  10. Ariadne Postado em 28/Aug/2015 às 14:41

    pensou se fosse o cunha, Perreira? Acho que você chorava...

  11. Eduardo Ribeiro Postado em 28/Aug/2015 às 15:08

    maria é um menino desonesto demais...safado demais...maria é a sintese de como age a direita brasileira: o assunto já foi desmentido, desmistificado, encerrado, acabou, e ele do nada trás de volta, insiste na boataria, quer contar a mesma mentira um milhão de vezes pra ver se vira verdade...confia demais na falta de memória das pessoas

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 28/Aug/2015 às 15:09

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/05/mujica-desmente-factoide-de-o-globo-sobre-lula-e-mensalao.html

    • Pereira Postado em 28/Aug/2015 às 17:17

      Me surpreenderia se ele confirmasse.

  13. Mauricio de Souza Matos Postado em 29/Aug/2015 às 15:05

    Esse homem de nove dedos colocou no bolso o letrado do FHC e saiu do governo com 82,4 por cento de aprovacao, apesar da campanha difamatoria da imprensa brasileira. Ja imaginaram se tivessem feito o mesmo com o FHC, teri saido do "governo" devendo popularidade.