Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 11/Aug/2015 às 18:47
84
Comentários

Estudante de Medicina é atacada após discurso em cerimônia do Mais Médicos

Estudante de Medicina da UFRN é atacada por médicos e alunos após discursar na cerimônia de dois anos do Programa Mais Médicos. Ana Luiza Lima falou sobre as transformações que a educação provocou na sua vida a partir de incentivos de políticas públicas e foi chamada de “Vadia”, “ignorante”, “médica vagabunda pobre”, entre outros impropérios

Medicina estudante UFRN Ana Luiza Lima
Médicos Populares se solidarizam com Ana Luiza Lima, estudante de Medicina atacada por discurso sobre políticas de saúde

Saúde Popular

A estudante de medicina Ana Luiza Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), denunciou, em seu perfil no Facebook, as ofensas sofridas após discurso (vídeo abaixo) na cerimônia de dois anos do Programa Mais Médicos, em Brasília. Luiza falou sobre as transformações que a educação provocou na sua vida, a partir da oportunidade de estudar medicina por políticas públicas do governo Dilma Rousseff.

“Vadia”, “ignorante”e “médica vagabunda pobre” foram alguns dos adjetivos usados por médicos e estudantes para ofendê-la. “Fui atacada em minha página pessoal brutalmente por médicos e futuros médicos, além de outras pessoas. O machismo e a elite mostraram sua cara”, escreveu Luiza. A Rede Nacional de Médicas e Médicas Populares divulgou nota nesta terça-feira (11) em solidariedade à jovem.

Confira, integralmente, a nota da Rede:

Nota de Desagravo da Rede de Médicas e Médicos Populares à Ana Luiza Lima

A onda de ódio não passará!

A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares vem, através desta nota, prestar solidariedade à estudante de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ana Luiza Lima, que recentemente comoveu todo o país com seu discurso na comemoração dos dois anos do Programa Mais Médicos. Seu discurso emocionado, por meio do qual agradece as recentes políticas educacionais que permitiram “a neta de um agricultor sonhar em ser doutora” (nas próprias palavras dela) inspirou milhões, mas provocou a ira de um setor reacionário e conservador, que encontra em parte da nossa categoria uma das suas mais perversas formas de expressão.

A onda conservadora dentro da categoria mostrou sua face logo após o anúncio da vinda de médicas e médicos cubanos para atender áreas de difícil provimento destes profissionais por parte do governo federal. Erigiu funerais da Presidenta Dilma e do Ministro Alexandre Padilha e perpassou por cenas nefastas como o “corredor polonês” contra os médicos cubanos no Ceará, com direito a ovos arremessados e xingamentos que não merecem mais ser repetidos. Vários colegas foram perseguidos pelos conselhos regionais de Medicina (CRMs) Brasil afora por se posicionarem favoráveis ao Programa Mais Médicos e não se alinharem com o discurso corporativista, permanecendo as ameaças dos CRMs sobre os médicos que contribuem com o programa (supervisores e tutores) até hoje.

Agora a vítima é uma estudante de Medicina que cometeu o pecado de falar a verdade. Uma estudante oriunda de família humilde que ousou entender que seu sucesso hoje foi fruto de uma política pública e ousou agradecer à Presidenta Dilma pelo esforço de manter políticas voltadas aos mais pobres deste país. O ódio contra Ana Luiza manifestou-se não apenas sob a forma de machismo – numa das regiões do país onde as mulheres mais sofrem com violência e onde o patriarcado se mantém firme e forte – mas, fundamentalmente, como ódio de classe, ódio ao que representou o seu discurso, ódio ao agradecimento à Presidenta, ódio de quem não suporta ver seus privilégios ameaçados.

VEJA TAMBÉM: Médica negra é alvo de racismo: “estamos acostumados com outro padrão”

Por tudo isto e muito mais, a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares denuncia a ofensiva conservadora que se materializa no ódio à Ana Luiza e presta irrestrita solidariedade à nossa futura colega. Saiba, Ana Luiza, que assim como você, existem médicas e médicos que se preocupam com o povo brasileiro, que respeitam sua diversidade étnica, sexual, religiosa e ideológica, que se preocupam com a conformação do SUS como sistema de direitos sociais, público, gratuito, integral e de qualidade. Assim como você, existem médicas e médicos que sonham e que fundamentalmente lutam por um futuro onde este tipo de agressão à você fique num passado distante.

Todo apoio à Ana Luiza Lima

Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares

Leia o relato de Ana Luiza na página pessoal dela no Facebook:

QUEM QUER A CABEÇA DA ESTUDANTE DE MEDICINA?

“Me pergunta, que tipo de sentimento é o medo? Te respondo — dos outros! O meu é o mesmo há várias luas…Deixa os verme falar pelos cotovelos eu ainda falo pelas ruas!!!!” – Emicida.
Vim aqui pra deixar coisas claras. Vim falar porquê a minha garganta não aguenta o nó que se formou. E eu NUNCA fui de calar. Fui convidada a falar sobre a transformação que a educação causou na minha vida e sobre a alegria de cursar medicina. E assim escrevi um texto, de coração e de peito aberto. E hoje penso em tudo que eu disse e tudo que eu queria ter dito mas não foi ouvido. Minhas palavras ecoaram. Porém nunca foram direcionadas à NENHUM partido político. Foi o reconhecimento de um acerto e uma reafirmação do que eu acredito e luto. Fui atacada em minha página pessoal brutalmente por MÉDICOS E FUTUROS MÉDICOS, além de outras pessoas. O machismo e a elite mostraram sua cara. Fui chamada de vadia, de MÉDICA VAGABUNDA DE POBRE, ignorante, não merecedora de cursar medicina. Me foi dito que iam fazer de TUDO pra que eu não conseguisse emprego depois de formada. De que eu não sabia com QUEM estava lidando. Que eu merecia LEVAR UMA SURRA pra aprender a deixar de ser corrupta. Me mandaram CALAR MINHA BOCA NOJENTA DE POBRE E DE VADIA. De novo. Está tudo guardado, não para dar respostas. Mas porque aprendi desde cedo a não responder ódio com violência. Não. Eu NÃO tenho a SUA sede de sangue.
Mas eu tenho uma novidadinha pra essa classe COVARDE de profissionais. A mesma classe que eu já vi combinando entre si no MESMO grupo, de “tratar mal os negros, as feministas e os gays que chegassem nos consultórios médicos, pra que esse povinho aprendesse seu devido lugar”. A novidade é que minhas palavras não foram em nenhum momento pra vocês. Vocês que ignoram a realidade cruel vivida todos os dias nos hospitais públicos. Minhas palavras foram pros profissionais de saúde que dão o sangue todo dia, mesmo com condições péssimas de trabalho, com salários atrasados, numa saúde abandonada e caótica. Eles sim, são verdadeiros heróis. Minhas palavras foram direcionadas àqueles que acreditam e lutam por um mundo transformado a partir da educação e do amor. Minhas palavras foram um agradecimento aos professores, a classe Trabalhadora com T maiúsculo!! Que têm seu serviço desvalorizado ao máximo, mas toma a linha de frente na luta pela transformação diária do futuro de milhões de jovens sem oportunidade no país.
Eu não fui nenhuma heroína, e eu conheço mil médicos que são verdadeiros heróis. Que não precisaram de mais NADA além de força de vontade pra vencer na vida. Mas me desculpa, é que eu penso além. Eu sonho com o dia em que vamos cobrar das nossas crianças, apenas COMPETÊNCIA pra vencer, e não mais heroísmo.
Eu tô falando com aqueles meninos que você tem medo quando para no sinal, tô falando daqueles com fuzil na mão vigiando um fio de vida nos morros das grandes cidades. Tô falando daquela menina que mora na rua e cata latinha, daquele nos campos com enxada na mão cortando cana. Daquela que perde a infância nas esquinas da prostituição. Tô falando daqueles que você insiste em dizer que não existem. Por quê quando você percebe que ELES EXISTEM, coça em você uma ferida podre de 515 anos. Te dá um medo na espinha quando aparece alguém pra defender uma educação por eles e para eles. Te gela a alma a chegada do dia em que o povo não vai mais esquecer seus Amarildos e suas Cláudias Silvas….
Eu já consigo imaginar muitos de vocês rindo, pensando na reeleição garantida, enquanto veem no jornal o povo gritando por mais prisões e menos escolas. E apesar de me doer, eu entendo esse grito.
Eu engoli meu medo porque sei que toda luta pode ser desmerecida. Eu dei minha cabeça à prêmio, e voltei pra casa com a esperança real de um hospital universitário pra minha região onde muita gente tem sorte de ter a esperança de ter um prato de comida.
Eu recebi um agradecimento da prefeita de uma das maiores cidades do país, dizendo que graças às minhas palavras, um novo plano pra educação pública vai ser pensado, e que ela se encheu de esperança e disposição para lutar com unhas e dentes pelos professores da rede pública e pelos jovens em situação de risco. Isso já me curou de todos os medos e de todo o ódio que me foi jogado.
Esperança. Vontade de mudar. EMPODERAMENTO de um povo PELO seu povo.
Eu sei que eu não sou nada nesse sistema corrompido e intricado. Eu sei que não sou ninguém diante dos poderosos desse país. Mas eu tenho outra novidade, eu não estou sozinha, e gente como eu, é quem te causa os piores pesadelos à noite.
E eu vou seguir, mesmo frágil, mesmo com medo, mas sempre acreditando.

“Então serra os punhos, sorria. E jamais volte pra sua quebrada de mão e mente vazia.”

Vídeo:

NADA NOS IMPEDIRÁ DE SONHARAna Luiza Lima estuda medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Hoje, durante a cerimônia em comemoração aos 2 anos do programa #MaisMédicos, ela prestou uma homenagem à Dilma: “No Brasil de hoje, a neta de agricultor do sertão do Nordeste, ou de qualquer outra região do Brasil, já pode sonhar em ser doutora.” Assista:

Posted by Dilma Rousseff on Terça, 4 de agosto de 2015

_
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Jônathas Arruda Postado em 11/Aug/2015 às 19:02

    Não havia visto o discurso da estudante. Emocionante, tocante, verdadeiro, digno e sincero. Hoje, o pobre possui dignidade que outrora lhe foi negada. Não que não haja problemas em nosso país, há, e apenas unidos os venceremos. Fiquei muito feliz em vê-la discursar. J

    • ANTONIO CARLOS Postado em 12/Aug/2015 às 09:39

      Tá o discurso realmente foi bom e parecia ser sincero não há duvidas dos avanços feito pelo PT porém não acho justo que por causa disso se esqueçam dos erros das roubalheiras das falcatruas corrupções etc minha gente os fins não justificam os meios tem que pagar como qualquer cidadão paga o PT fala tanto que defende os pobres porém os pobres são os que mais são injustiçados porque que a justiça deve aliviar o PT errou pague seja lá quem for por isso defendo FORA PT, FORA PSDB, FORA DEM, E TODOS OS OUTROS ENVOLVIDOS CADEIA NELES TODOS UM BRASIL LIVRE DE TODOS PARA TODOS

      • R.R.Rocha Postado em 13/Aug/2015 às 09:37

        Antônio, me responda apenas um simples questionamento: qual a instituição existente na atualidade capaz de fazer o que você prega em caixa alta?

      • Antonio Carlos Postado em 14/Aug/2015 às 20:42

        Meu amigo R.R.Rocha existe sim uma instituição capaz de fazer o que prego em caixa alta chama-se FORÇAS ARMADAS

      • djalma querino de carvalh Postado em 22/Dec/2015 às 16:36

        Como você consegue ser tão besta desse jeito?!!! E pior, na sua bestice, está se achando o máximo. Será, mesmo, que você acredita ser a corrupção obra desse ou daquele partido? Tenha santa paciência, cara, tente entender a lógica do sistema econômico que você vive. Pare de pagar pau.

      • djalma querino de carvalh Postado em 22/Dec/2015 às 16:41

        E por quê as sua gloriosa instituição de um golpe? Não foi para garantir os investimentos e retorno do capital internacional aplicados no Brasil? E o mar de lama que foi aparecendo no final da ditadura, você não viu? E os crimes e barbáries cometidos com a população civil pelos filhinhos de ministros ou de riquinhos? E a ponte Rio Niterói? E a licitações? Deixe de ser mané, zé ruela.

    • Eduardo Postado em 13/Aug/2015 às 10:39

      tá ruim!? ou você quer que haja os famintos e miseráveis que dividiam um grão de feijão e um calango quando tinha a sorte de pegar.... e isto pode ainda acontecer mas como vc mesmo afirmou 240 reais por pessoa.... dá bem pra não precisar disto mais..... No fim Deus mostrará a quem agrediu a menina o caminho, até porque o caminho do inferno aqueles miseráveis já trilham com gosto.

  2. Marcia Postado em 11/Aug/2015 às 19:18

    De arrepiar!...Como consigo dar um grande abraço nessa menina? Me orgulho de ser brasileira e saber que temos jovens assim. Conhece a realidade e luta para fazer a diferença.

    • Eduardo Postado em 13/Aug/2015 às 10:41

      é aí que mora a diferença, troco todos os babadas do dia 16 por ela... isto é ser brasileiro, tomara que siga este pensamento, e seja a diferença entre esta coorporaçãozinha nojenta. Tem médicos e médicos, dá para saber no dia a dia das cidades.

  3. Junipero Postado em 11/Aug/2015 às 19:22

    Ela deu de cara comum Brasil dentro do outro: aquele que diz que Brasil é só para quem tem dinheiro. O ódio ao brasileiro que é como ela ( e que são muitos) assusta. Afinal esses que a agrediram são médicos, e futuros médicos. Nossas vidas estarão nas mãos de pessoas como essas. O que fazer quando um médico tem nojo do paciente? Nossas opções estão rareando.

    • Eduardo Postado em 13/Aug/2015 às 10:44

      aí assistimos na mídia a apreensão de METRALHADORA PONTO 50..... em favela do Rio de Janeiro... é onde descamba toda intolerância e babaquice de quem tem obrigação de fazer a diferença.

  4. Edson Barbosa Postado em 11/Aug/2015 às 19:32

    Bem coisa da elite branca escravagista, morrem mas não aceitam filho de pobre e pretos numa faculdade...Não toleram de jeito nenhum quem vivia debaixo da mesa comendo as migalhas e hoje se fartando num banquete, toma otários...

    • carlos Postado em 12/Aug/2015 às 10:04

      e ainda tem gente que pensa em PSDB DE VOLTA. É SÓ VOTA NELES E DAR-LHES O COMANDO NOVAMENTE PARA VER O RETROCESSO.

      • Maciel Postado em 12/Apr/2016 às 13:37

        É a completa insanidade.Uma horda de fascistas doentes ocupa as ruas do país. A atacar homens e mulheres democratas. Uma meia dúzia de covardes atacam e Fazem isso com uma mulher. Esses Covardes golpistas serão desmoralizados

  5. Julimar Martins. Postado em 11/Aug/2015 às 19:37

    Me vi na pele dessa garota, em 2011 prestei vestibular na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul para o curso de Bacharelado em Administração Pública, passei ao 43 anos e estudei dia após dia até o ultimo neste sabado dia 08/08/16 quando finalmente apresentei o resumo do meu TCC que foi sobre PLANEJAMENTO (PPA e PES). Sou filho de mãe analfabeta, pai alfabetizado, uma domestica e um trabalhador rural. eu não tinha mais esperança de estudar e foi através de um programa chamado UaB da Universidade de Brasilia juntamente com a UFSC e o Governo Federal que estou formado. Em fevereiro farei uma seleção para Pós em Gestão Pública e já estou fazendo um curso de Inglês para o teste ANPAD e farei meu Mestrado e Doutorado. Oportunidade aceita é assim como Ana Luiza e tantos outros milhares, milhares estão sendo destratados por aí eu já passei pelo meu perrengue quando fui barrado de entrar em um evento com a carteirinha de estudante, duvidaram da minha idade, forcei fui contido por seguranças e detido pela PM, mais quando comprovaram que de fato eu era Acadêmico se quer pediram desculpas e me olhavam com ares de ameaças. Que País é esse???? Que ficou doente, podre, cego por conta dos 505 anos de domínio da elite carregada de ódio e preconceito. Mas é assim que se vence encarando eles.

  6. Carlos Postado em 11/Aug/2015 às 19:45

    Parece que os autores das ofensas são conhecidos. O que ela está esperando para denunciá-los.?

    • Eduardo Postado em 13/Aug/2015 às 10:45

      parabéns, mas será que a Justiça colocará as mãos neles.... se tiverem bico grande acho que não.

    • Maciel Postado em 12/Apr/2016 às 13:38

      É a completa insanidade.Uma horda de fascistas doentes ocupa as ruas do país. A atacar homens e mulheres democratas. Uma meia dúzia de covardes atacam e Fazem isso com uma mulher. Esses Covardes golpistas serão desmoralizados

  7. Vicente Postado em 11/Aug/2015 às 19:53

    Pessoas que odeiam tanto os outros e vão ser médico apenas por dinheiro. Que horror. E depois, por medo da concorrência, ficam com raiva dos médicos cubanos, que são muito mais humanos que a maioria dos médicos brasileiros. Parabéns para a corajosa Ana Luiza!

    • Maria Lucia Gonzaga Postado em 12/Aug/2015 às 08:44

      Antigamente era considerada a rainha das profissões,a medicina..porque somente os de classe rica chegavam lá. Nos países como EUA e outros, isto já caiu à muito tempo.O Brasil continua com este atraso de querer separar classes.Todos tem os mesmos direitos em ter acesso a qualquer educação ,porque isto gera desenvolvimento e riquezas para o país. Tenho pena destas pessoas que agrediram a moça. Isto significa que não estão preparados para cuidar de ninguém, são espíritos atrasados e medíocres. No mundo de hoje não cabe pessoas como estas.Deve ser extinto o preconceito,porque ele atrasa o crescimento e a igualdade entre povos.

  8. poliana Postado em 11/Aug/2015 às 19:59

    é por isso q sigo votando no pt!!! parabéns, analuiza. vc será uma excelente médica. terá um futuro profissional brilhante pela frente. e viva o programa federal "mais médicos". sem sombra de dúvidas, um dos grandes feitos do pt!

  9. Gabriel Postado em 11/Aug/2015 às 20:02

    Seus agressores são elitistas e machistas da elite branca que possuem a mentalidade da senzala e da casa grande. Essa jovem é tão odiada porque ela faz medicina por vocação, não por dinheiro. Infelizmente temos que conviver com pessoas ignorantes e medíocres na sociedade que são tão vazias e infelizes que precisam menosprezar e humilhar os outros para se sentirem "superiores".

    • Warlisson Gomes Araujo Postado em 11/Aug/2015 às 22:03

      As pessoas que dirigiram as ofensas à essa moça...eu conheço bem..é um bando de FDP..uma boa parte deles cursam medicina única e exclusivamente com o propósito pecuniário e de status("auferir boa renda") e antes disso vem com um discurso que todos conhecem" faço medicina porque quero cuidar dos enfermos" me poupe desse discurso que nem posso dozer que é medíocre" pois medíocre significa algo que não essa demagogia na fala..essa hipocrisia sem medidas.. ainda cursam medicina porque foram e são bancados por pais despreparados para educá-los e assim, dessa forma "educaram" os filhos..para humilhar os "pobres", "ignorantes e "pretos"..

      • Green Postado em 12/Aug/2015 às 10:30

        Acredito que muitos desses riquinhos, os pais pagaram pra passar no vestibular. tem muitos casos desse tipo, ano passado descobriram uma quadrilha mas muitas ainda estão na ativa.

  10. Antonio Postado em 11/Aug/2015 às 20:04

    Parabéns Ana Luíza! Você é orgulho do Brasil ! A direita é reacionária e as ofensas dispensadas a você só comprova esse reacionarismo e me mantém sempre à esquerda!

  11. André Postado em 11/Aug/2015 às 20:08

    Já começou falando presidenta. A que passos anda nossa educação!

    • Denisbaldo Postado em 11/Aug/2015 às 21:41

      Realmente, você é o exemplo vivo disso. Você é tão "educado" que nem sabe que o termo presidenta está corretíssimo. Eu até ia mandar você estudar, mas como eu já sei que não vai, pode esquecer.

    • Luis Postado em 11/Aug/2015 às 21:43

      Parabéns Ana Luiza!!! Você é um exemplo de dignidade e integridade, valores em extinção nos dias atuais...

    • Guilhermo Postado em 11/Aug/2015 às 22:38

      Eu também achava que o termo estava errado. Bastou dar uma pesquisada e vi que está correto. Aliás, o termo "presidenta" está correto desde bem antes de termos uma presidenta. http://revistalingua.com.br/textos/62/presidente-ou-presidenta-248988-1.asp

    • Rosali de Rosa Cantlin Postado em 12/Aug/2015 às 03:18

      Quando não souber do que está falando, não critique. Se a preguiça deixar, leia o link abaixo e "eduque-se" um pouco mais. http://www.portugues.com.br/gramatica/a-presidente-ou-presidenta-qual-das-formas-devemos-utilizar.html

    • darwin Postado em 12/Aug/2015 às 08:16

      Este deve ter sido o comentário mais burro de todos aqui. Hahaha!

    • felipe Postado em 12/Aug/2015 às 09:43

      Você é muito burro, cara! Hahahaha O termo 'presidenta' está correto.

    • Carlos Magno Postado em 12/Aug/2015 às 09:51

      André, Já que você se acha tão culto, douto e mourejado nas artes gramaticais, filológicas e afins, pergunto-lhe : na palavra pica-pau você colocaria o seu "assento" aonde, na pica ou no pau? Vá procurar uma cartilha do "Vovô viu a uva" antes de começar a pensar em dar palpite.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 12/Aug/2015 às 11:03

      Bela participação, André...

    • mairson roque Postado em 22/Dec/2015 às 13:34

      presidenta é o termo certo qd se refer a uma mulher...

  12. ANNA GESUALDI Postado em 11/Aug/2015 às 20:14

    essa é modelo de brasileira! DÁ PRA ACREDITAR NUM MUNDO MELHOR!!!

  13. Erenal Barbosa silva Postado em 11/Aug/2015 às 20:18

    Poucos reconhecem aquilo q esta sendo feito para si... Isso é Brasil. Parabéns para vc FUTURA MÉDICA!!!! Vc é um exemplo para todos os Brasileiros.

  14. Galvão Postado em 11/Aug/2015 às 20:32

    É por causa de brasileiros com o essa moça (GRANDE MULHER DE CORAGEM), com inteligência, dedicação e uma enorme visão da nossa sociedade, de nossas necessidades, que eu ainda acredito no Brasil. Imaginem como estaria a saúde de nossa população, sem estes médicos do Programa Mais Médicos. Parabéns Ana Luíza, você me enche de orgulho,. Espero um dia ser atendido por você. A tua família é de muita sorte.

  15. ADRIANO Postado em 11/Aug/2015 às 20:40

    POR TODO O EXPOSTO; CHOREI !! EMOCIONANTE E VERDADEIRO. PARABENS, ANA LUIZA LIMA

  16. Luiz Costa Postado em 11/Aug/2015 às 20:48

    Seria bom ver o nome dos médicos ricos e superiores. Jamais entraria num consultório deles se soubesse quem são esses vermes.

  17. edes pacheco goncalves Postado em 11/Aug/2015 às 21:03

    A ANA LUIZA, VENCEU POR SEUS PRÓPIOS MÉRITOS, E NÃO POR ELA SER POBRE, O PRECONCEITO NO BRASIL ATINGE TODOS E TODAS AS CLASSES, SÓ NÃO AS DOS POLITICOS LADRÕES E CORRUPTOS, QUANDO A PRESIDENTE PEDIU MÉDICOS "CUBANOS", QUE PODERIAM SER DE OUTROS PAISE, ERA PORQUE OS NOSSOS MÉDICOS JOVENS SÓ QUEREM TRABALHAR ONDE TEM PRAIAS, BALADAS E AFINS, SE OS MANDAREM PARA O INTERIORES, ELES SE RECUSAM E FICAM MALHANDO QUEM VAI, SE UE FOSSE PROFESSOR OU REITOR NA ÁREA DE MEDICINA, O CANDIDATO TERIA QUE FAZER UM ESTÁGIO DE UM ANO NUM HOSPITAL, DE "URGENCIA E EMERGENCIA", SE ELE TIVESSE APDIDÃO PARA SEGUIR CARREIRA FICARIA, E OS DEMAIS, ESTUDARIAM OUTRAS COISAS, POIS LIDAR COM VIDAS HUMANAS, É TAREFA MUITO DIFICIL, E MÉDICOS TAMBÉM FICAM DOENTES, E MORREM IGUAIS AOS POBRES. AQUI VAI MEU APOIO A ANA LUIZA, SINTA-SE OURGULHOSA POR TER VENCIDO NOS ESTUDOS, E TER DERROTADOS OS PRECONCEITUOSSOS, VIVA A LIBERDADE, SIGA EM FRENTE...

  18. Amos Postado em 11/Aug/2015 às 21:07

    Essa moça só revelou o que de fato a medicina é no Brasil: um punhado de playboys e patricinhas que vão para as faculdades públicas ostentar quem tem o último e mais caro modelo de carro importado. Visitem qualquer faculdade pública no Brasile dêem uma olhada no estacionamento. Eu ia sugerir que entrevistássemos os alunos e professores, mas eles negariam até a morte, da mesma forma quando fazem o juramento de hipócrates- O mais hipócrita da Academia, não por parte do seu criador, mas por quem exerce essa profissão, que no Brasil, infelizmente é só sinônimo de status e arrogância, nada mais......

  19. J C Moura Postado em 11/Aug/2015 às 21:29

    Se a médica (ou futura médica) sofre esse tipo de preconceito. Imaginem o que sofrem os Optometristas face a ignorância, ou má fé.

  20. Duarte Postado em 11/Aug/2015 às 21:30

    Ana Luiza, nao abaixe a cabeca, o Pais precisa e de pessoas como voce e nao como esses lixos que a ofenderam.

    • Deisi Postado em 11/Aug/2015 às 21:46

      Duarte, não só de pessoas como ela, mas de médicas como ela, unica forma de salvar a humanidade tão doente e carente de amor.

  21. Tiida Davena Postado em 11/Aug/2015 às 21:35

    Hoje sou estudante de Engenharia também numa universidade federal do Nordeste, e tal como ela, sou neta de agricultores, e meus pais são pessoas muito esforçadas e trabalhadoras, mas ainda não temos acesso a algumas coisas, como plano de saúde; Ontem, acompanhei minha mãe em uma consulta marcada num posto de saúde na periferia da capital do Estado, e o dermatologista que a atendeu, apesar de diagnosticar e passar a receita e os procedimentos para o problema de saúde dela, foi ríspido e ainda gritou com ela; Numa postura de como "não fosse mais da obrigação dele estar lá", ou algo do tipo "a senhora tem sorte de ter alguém aqui". Vejo os colegas de curso viajando pro exterior apenas para viagem, e a vaidade consome, infelizmente, a grande maioria deles... Somos apenas uma nação, pra quê esse povo trata pessoas de formas diferentes, porque, afinal das contas, todos nós sangramos vermelho.

  22. MARISE REIS Postado em 11/Aug/2015 às 21:35

    Ana Luiza, ouvi seu discurso emocionada e me solidarizo com sua dor diante de tantos ataques. Fique tranquila, você é uma vencedora E nos orgulhamos de tê-la como estudante de medicina da UFRN.

  23. Valério Postado em 11/Aug/2015 às 21:38

    Essa menina me fez acreditar que ainda existem pessoas sérias honestas e que merecem respeito nesse país... Avante Ana Luiza faça acontecer que Deus seja contigo e será com certeza...

  24. Eduardo Postado em 11/Aug/2015 às 21:39

    Na Terra da hipocrisia, da covardia, impunidade o que ocorreu é apenas mais uma amostra do que este pais que era só pobre financeiramente está se tornando, uma nação podre, onde gente que não presta tenta atrapalhar gente que arregaça as mangas e faz o que é o certo. O que mais me revolta é a impunidade que essa pessoas que a atacaram irão desfrutar, no pais onde só vai preso quem rouba para comer.

  25. Augusto Aranha Postado em 11/Aug/2015 às 21:40

    Final de semana passado fui em uma ilha aqui no Pará chamada de maindeua vila de algodoal com minha esposa e filhos, minha esposa e assistente social no municipio de São João da Ponta/PA. No passeio foi tres medicos cubanos Drª Arlete seu marido que não me recordo o nome agora e Drº Sebastian, todos super educados queridos pela comunidade, ativos nas atividades comunitarias, quermeces, festas da terceira idade, das crianças, todas as atividades eles participam com muito prestimo e alegres, isso todos do municipio reparam e me disseram que antes havia um medico brasileiro que nem olhava eles nos olhos era tipo um robô, participar da comunidade nem em sonho dizia que so estava ali de passagem por que queria era ir trabalhar em Belem capital do estado que la era o lugar dele, não ali no interior atendendo trabalhador rural e pescadores..

  26. Cláudio Engelke Postado em 11/Aug/2015 às 21:42

    Nesse comportamento e pensamento da grande maioria dos médicos está a razão das dificuldades do SUS em funcionar melhor.

  27. Jairo Postado em 11/Aug/2015 às 21:53

    Viva profissionais como esta garota.

  28. Thiago Teixeira Postado em 11/Aug/2015 às 22:16

    Então é isso? Vamos deixar meia dúzia de coxinhas mimados dominarem o país? Até quando a nossa esquerda (merecidamente chamada de caviar pelo nosso amigo Pereira) vai continuar assistindo de braços cuidados estes atos fascistas? Quando a direita retornar ao poder? Ai será tarde.

  29. enganado Postado em 11/Aug/2015 às 22:29

    Parabéns : 1_rede gRoubo; 2_GAFE+rede bunderantes+oJênio boechtô; AIPAC; NSA; MOSSAD; CIA; Banca Internacional Anglo-Semita; PSDB; Imprensa Empresa Press_tituta Anglo-Semita; DEM; DEM; Aópio; Corno da Amante=FHC; Aloysio "Trezentinha" (qdo começar a guerra civil, vc vai ser pendurado no poste, VIVO para ser execrado como TRAIDOR. Depois solto, com uma pistola contendo uma bala); Álvaro Dias; çERRA, Beto BICHA; Gilmar "dantas"; JB; Rosa Weber, juiz-tucano-ordinário MORO; .... . Vcs todos conseguiram fomentar ódio dentro da Pátria, então parabéns! Nós encontraremos no 2º turno em 2018, porque lógico, vão tentar convencer o POVÃO que a putada acima "LUTA pelo TRABALHADOR BRASILEIRO". Depois contam a piada do bacanal no céu qdo cortaram o pau do macaco e aí ... .

  30. Trajano Postado em 11/Aug/2015 às 22:43

    "Eu sonho com o dia em que vamos cobrar das nossas crianças, apenas COMPETÊNCIA pra vencer, e não mais heroísmo." Meus Deus, que coisa linda...

  31. caio Postado em 11/Aug/2015 às 23:55

    Descobriu que medicos acham que são uma classe superior e intocáveis.

  32. josé silva Postado em 12/Aug/2015 às 00:37

    É preciso IDENTIFICAR os médicos que insultaram esta médica. Estes cachorros precisam ser execrados publicamente!

    • Celestino de O. Brito Postado em 12/Aug/2015 às 08:15

      Uso de palavras de baixo calão não é expressão da elite, são os capachos que estão sob os pés da elite, que se acham importantes prestando esse serviço.

  33. roosiwelth Postado em 12/Aug/2015 às 03:02

    essa moça merece todo sucesso do mundo e com certeza ela vai ter, deveriam pegar os medicos mercenarios e dar uma surra em cada um pois se acham deuses e esses alunos que a vaiaram só fazem a medicina não por amor a profissão e sim pela grana. Mas por favor, dizer que a politica desse governo acabou com a fome e com os pobres é a maior imbecilidade já dita e escrita desda descoberta desse pais.

  34. Vannynha Postado em 12/Aug/2015 às 06:57

    Parabéns Ana Luiza!! Temos uma história em comum... Também fui beneficiada por políticas públicas em minha formação profissional!! Encontrei vários obstáculos na minha caminhada mas venci todos pela graça de Deus!! Parabéns mais uma vez e siga sempre seu coração, independente da opinião dos outros! #forçaféefoco

  35. Ednaldo de P. Pereira Postado em 12/Aug/2015 às 07:55

    Agredir essa jovem revela o perfil de pssoas insensatas e se realmente esses ag e essores chegarem a ser medicos vamos torcer para nao precisarmos do atendimento deles. Se fazem isso com uma colega de profissão imagine o que são capazes de fazer com ppessoas que carecem de atendimento sério. Deixando de lado essa parte podre do pensamento raivoso e anti ético dessa turma devemos ver o lado positivo da jovem Ana. Esta mostra coragem segurançae e da uma lição para aqueles que acreditam em um mundo melhor que gradativamente se constroi no Brasil com a educação nas instituições sérias que existem e precisam ser valorizadas. As policas publicas dos governos Lula e Dilma precisam continuar e isso para acontecer exige pronunciamento como fez Ana e de que pessoas que tentam impedir o avanco do Pais de ser uma referencia mundial no quesito inclusao social se recolham a sua insignificancia.Se nao quer ou nao pode ajudar entao fique calado. Parabens Ana. Com proissionais desse nivel e uma Presidenta Dilma o Brasil com certeza será cada vez mais o País que todos e todas desejamos e merecemos viver.

  36. Edivaldo Oliveira Postado em 12/Aug/2015 às 08:13

    Parabéns pelo seu discurso, e essa atitude deixa mais ainda grande elite intocada cheia de desespero...porque quanto mais eles rangem os dentes a caravana sempre vai passar.... Esses desafios de nós estudantes já está impregnados nesse discursos pobre dessa classe conservadora.... Assim como você estudante...a 15 anos me formei como Assistente Social, e graças a Deus não fiquei nenhum ano desempregado na função de minha profissão. Venho oriundo de 10 anos do corte de cana aqui da minha região e nem por isso pensei em jamais desistir da minha carreira profissional.Vamos avançar minha cara que o País precisa de pessoas como nós para o desenvolvimento profissional e atender os que mais precisam....

  37. Robson Costa Postado em 12/Aug/2015 às 08:27

    Hoje 99% das pessoas que se formam em medicina tem na cabeça um único objetivo, ganhar dinheiro a custa das pessoas doentes e se tornarem parte da elite brasileira. Essa história de amor pela profissão, código de conduta médica e outras coisas é coisa do passado. Como 99% dos médicos brasileiros são oriundos de famílias ricas e tiveram seus estudos nas mais conceituadas escolas e faculdades bancadas pelos pais, eles não aceitam que um pobre de família simples cheguem por esforço próprio a esse status. Enquanto os "médicos" brasileiros em sua maioria combatem o programa "Mais Médico" que trouxe um pouco de dignidade a população mais pobre, eles curtem suas casas de praia, seus carros do ano, viagens e todo o luxo do mundo e fazem uma grevinha de 2 meses todos os anos para tirarem umas férias extras. O amor a profissão e código de ética desses profissionais acabam quando o dinheiro aparece em sua frente.

  38. Erica Postado em 12/Aug/2015 às 08:35

    Querida, vc não está sozinha, conte comigo!

  39. Emanuele Marques Postado em 12/Aug/2015 às 09:13

    Parabéns Ana Luiza, precisamos de mais pessoas como você.

  40. Pedro Accioli Postado em 12/Aug/2015 às 09:16

    Linda estudante! Ela é um exemplo! Ao contrário dos médicos coxinhas, nos quais, a maioria se recusa a ir para a saúde pública, ou quando entram, a imensa maioria frauda o ponto nos seus respectivos locais de trabalho!

    • felipe Postado em 12/Aug/2015 às 10:01

      Médicos coxinhas? interessante então o que define o médico não coxinha é aquele que é do bem deseja ir a rede pública e não aquele que estuda uma vida inteira e deseja ser bem remunerado? Pessoas idiotas como estes médicos preconceituosos da matéria existem em muitos lugares, mas a maioria sofre e muito com as péssimas condições de trabalho, horas e mais horas de trabalho em vários hospitais para se ganhar um pouco mais, fora a pressão dos planos de saúde (blindados pelo governo) que obrigam o médico a fazer atendimentos de 5 minutos, e vc aí preocupado em chamar médico de coxinha e que bom que vc sabe que eles fraudam os pontos pelo visto conhece bem todos os médicos e sua maioria.

      • Trajano Postado em 12/Aug/2015 às 13:35

        Sim, médicos coxinhas. Qual é a sua dúvida? Médicos coxinhas que durante as eleições querem corromper o atendimento primário, secundário e terciário com suas sandices políticas direcionadas aos pacientes, como vimos amplamente na eleição de 2014. Médicos coxinhas que acreditam ser os “escolhidos” e se dão à liberdade de despejar todo o seu racismo contra outros médicos que não compartilham de suas ideologias toscas e que não possuem as mesmas características morfológicas e fisiológicas dos “eleitos por deus” para a prática da medicina. Médicos coxinhas que na tentativa legítima de regulamentar a profissão médica, usam os tais PLS 268/2002 e PL 7703/2006 para atacar outros profissionais da saúde e ignorar completamente o caos no SUS ao querer atribuir funções de outros para si, bem como ignorar as políticas públicas vigentes, para aumentar o seu mercado, independentemente se existir déficits de profissionais no âmbito nacional, como é a realidade hoje e como era muito pior quando iniciou a tramitação desses projetos de lei. Sim, médicos coxinhas: como todo coxinha, quer tudo para si, não aceita ser contrariado e se acha na liberdade de prover o caos na vida das pessoas porque “deus” sempre proverá aos predestinados: aos escolhidos, racionalidade, discernimento e acolhimento do outro são elementos opcionais, não exigências. Médicos + coxinhas, que tratam unicamente de corpos, não pessoas, corpos melhor quando calados, melhor quando imóveis – que acham melhor que fossem cadáveres.

      • felipe Postado em 12/Aug/2015 às 14:22

        ok ok ok coxinha = direita = podre = sujo = eu so gosto da esquerda = tudo errado menos a esquerda = PT esquerda lindo maravilho gosta do pobre = PSDB direita = coxinha ruim, errado odeia o pobre, pensamento idiotas feito esse estão sendo implantados a todos os cantos na cabeça nas pessoas, estas adotam isso como um estilo de vida e se acham acima do bem e o do mau e a sair por ai xingando todo mundo de coxinha e fascista quando uma opinião ou algo vai contra seu pensamento, o fato de um médico um grupo ou oque quer que seja serem idiotas não fazem deles parta da direita ou do grupo que não esta favorável ao governo de hoje.

      • Trajano Postado em 12/Aug/2015 às 17:55

        ----“ ok ok ok coxinha = direita = podre = sujo = eu so gosto da esquerda = tudo errado menos a esquerda = PT esquerda lindo maravilho gosta do pobre = PSDB direita = coxinha ruim, errado odeia o pobre, pensamento idiotas feito esse...”--- Opa... perá lá, moleque. Abaixa suas asinhas porque galinha não voa alto. Em qual momento da mensagem eu falei de PT x PSDB, de esquerda x direita, e o resto de futilidades que você escreveu? O que aconteceu? Você andou no helicóptero do Áecio ou andou batendo ponto no botequim do Lula? Coloquei três fatos recentes que aconteceram e a única coisa que você faz capaz de assimilar foi “blá blá blá whiskas sachê, blá blá blá whiskas sachê, blá blá blá whiskas sachê”. Você que criou o tal “pensamento”, toma que o filho é teu, então, assim, fica mais fácil compreender o restante da sua mensagem: ---”...pensamento idiotas feito esse estão sendo implantados a todos os cantos na cabeça nas pessoas, estas adotam isso como um estilo de vida e se acham acima do bem e o do mau e a sair por ai xingando todo mundo de coxinha e fascista quando uma opinião ou algo vai contra seu pensamento, o fato de um médico um grupo ou oque quer que seja serem idiotas não fazem deles parta da direita ou do grupo que não esta favorável ao governo de hoje”.

      • Felipe Postado em 12/Aug/2015 às 20:17

        E de novo no maravilhoso mundo da internet onde as pessoas acham que os espertinhos os politizados, o homenzarrão, acham se donos da verdade e acham que todos sao moleques burros que nasceram ontem e ainda diz é coxinha sim!! Que tosco

  41. marcela Postado em 12/Aug/2015 às 09:50

    Ratifico suas palavras, jovem. Eu que sai do sertão mineiro, do pobre Vale do Jequitinhonha estou em meu último ano do doutorado e só posso dizer que fico feliz por ter comigo muitos outros traçando o mesmo caminho. Com você minhas lágrimas cheias de sentimento de alegria e esperança pelo país que queremos construir.

  42. Maria Ap Batista da Silva Postado em 12/Aug/2015 às 10:20

    Ufa! Devemos reconhecer que o poder de compra e de possibilidades começaram a fazer parte das pessoas desprovidas de privilégios. Graças a tecnologia e a globalização, a informação que era para poucos, passou a ser para todos, e o melhor gratuitamente. Parabéns a estudante de medicina Ana Luiza Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que fez um discurso maravilhoso. As palavras dela não estavam defendendo a corrupção no governo. Ela falou a realidade de: “A neta de um agricultor sonhar em ser doutora”. A minoria não deveria ficar aos prantos pois o mundo ainda está muito distante de um sistema justo. Quantas pessoas talentosas morreram sem realizar os seus sonhos e sem mostrar as suas missões para a humanidade. E não venham com demagogia dizendo que a pessoa não lutou. Hoje, esta minoria resolveu criar "falsos heróis" para tirar o foco dos "verdadeiros heróis" que começaram a brotar em todos os lugares do mundo. A minha esperança continua intacta para cada dia descobrirmos mais talentos no meio da multidão sem distinção de classe social. As pessoas têm que usar as suas "missões" para tornar o mundo melhor. Bem vindos ao começo de um novo mundo!

  43. Eduardo Ribeiro Postado em 12/Aug/2015 às 10:36

    O triste é que isso não é episódio pontual, não é caso isolado, não é "coisa de meia duzia de babacas". Isso tem que ficar muito claro sempre. A verdade é que poucas coisas são mais ELITE BRANCA CLASSISTA do que "fazer medicina". É essa gente que atrasa o país, que vai vestir verde-amarelo daqui 4 dias, cantar o hino, bater panela e ir pra casa. Essa gente sente uma dor lancinante na alma toda vez que lembra que houve um ganho de DIGNIDADE para o brasileiro outrora esquecido. Sangram por dentro quando vêem um pobre estudando, especialmente, medicina. Parabens pra guria.

  44. Juliana Postado em 12/Aug/2015 às 11:30

    Chorei quando li esta matéria. Porque senti na pele o sofrimento desta moça. Sou médica formada, trabalho pelo SUS há quase 7anos e sei o que é trabalhar com quase nada, mas dar o seu melhor para aqueles que precisam. Saí das redes sociais após ser atacada pelo meus colegas de classe ao defender cotas raciais, defender o SUS, defender as políticas de saúde do PT. Este final de semana recebi um email do CFM falando absurdos como que o Mais Médicos serve para transferir recursos do Brasil para os irmãos Castro e sustentar a ditadura de Cuba. Isso mostra a total ignorância sobre política externa ou, pior, a manipulação de informações para que todos da classe repitam o mesmo discurso de ódio. Todos sabem que os problemas do SUS advém da má gestão dos recursos repassados ao governo estadual e municipal. O principal problema é administração municipal. Trabalhei em cidades como Curitiba em que a Atenção Básica funciona bem na medida do possível. Falo na medida do possível porque viemos de um modelo que prioriza as consultas especializadas e exames sofisticados, que dão lucros a esses mesmos profissionais que rechaçaram esta menina. O PT foi assertivo quando investiu na ESF, que prioriza o atendimento básico e o encaminhamento apenas necessário para centros especializados. Prioriza a semiologia médica em detrimento de exames desnecessários e onerosos ao Sistema Público. Infelizmente, a Medicina de hoje virou um comércio sujo e que desrespeita o ser-humano e suas particularidades. E aí a culpa é do governo apenas do caos nos hospitais. Mas, os profissionais que incham a máquina pública de exames desnecessários, encaminham os pacientes para atendimento especializado por incompetência ou desinteresse, que não reconhecem as doenças e tratam corretamente no atendimento básico a fim de desafogar o atendimento hospitalar, esses são inocentes perante o corporativismo da classe. Isso sem falar dos pacientes que também incham as unidades de saúde em busca de atestados médicos e aposentadorias prematuras, cada vez em maior quantidade. Consequência da falta de educação, do famoso jeitinho brasileiro. Se o SUS está um caos a culpa é de todos, se o país está em crise é culpa de todos, se os políticos são corruptos nós os elegemos. Enquanto a mudança não ocorrer em cada cidadão, continuaremos na mesma. E enquanto as pessoas comprarem o discurso de ódio que vem das elites e da mídia em geral, veremos absurdos como este. Um menina cheia de sonhos, como eu fui um dia, ser destruída por pessoas sem moral, irresponsáveis, corruptas! Como minha futura e ilustre colega Ana Luiza, também não desisto de sonhar com um SUS melhor, um mundo melhor, porque eu sei que não estou sozinha.

  45. Josias Dias da Costa Postado em 12/Aug/2015 às 12:54

    Vá em frente prezada estudante! Freud foi vaiado não somente num pronunciamento mas na exposição de uma grande descoberta, pela mentecapta elite do saber de seu tempo. E não sabemos o nome de nenhum deles, enquanto que Freud continua explicando até o comportamento desses microcéfalos que a vaiaram. Vá em frente e deixe-os para trás, pois os reacionários se estagnam num amorfismo sem fim, e serão ainda no futuro ultrapassados por pessoas que hoje ainda estão no berço. Abraço com visão o seu sonho e outros estarão sonhando com você e ajudando a transformar este país.

  46. julia Postado em 12/Aug/2015 às 18:40

    Disso que eles tem ódio. Filho de pobre estudando com o filho do rico. Ascensão social avançou muito e isto está incomodando os "senhores do poder"...Dia 16 serão eles nas ruas protestando contra isso...e não contra Dilma.

  47. Gabriel Postado em 12/Aug/2015 às 20:55

    Pobre esforçado e dedicado estuda por mérito próprio. Não precisa de quotas.Pobre vagabundo estuda com ajuda do governo.

  48. sidney Postado em 12/Aug/2015 às 21:56

    Nós não vamos mais entregar nosso país a essa elite imbecil que deseja o mal pra o povo brasileiro. Valeu minha médica futura.

  49. Sara Postado em 13/Aug/2015 às 06:56

    Eita sotaque lindo! Voti

  50. Gustavo Horta Postado em 13/Aug/2015 às 10:03

    COMPORTAMENTO TÍPICO DOS 'COXINHAS G O L P I S T A S' QUE AINDA NÃO ENTENDERAM NADA, SEQUER O SEU PRÓPRIO JURAMENTO, QUE PRESTAM EM SUAS COLAÇÕES DE GRAU. IMBECIS, INCULTOS, IDIOTAS. "CURAR ALGUMAS VEZES, ALIVIAR QUASE SEMPRE, CONSOLAR SEMPRE" - Hipócrates (Druss, 2003, pp. 25-26; Goldbloom, 2003) Todo apoio a #AnaLuziaLima ! Este ódio aumenta a certeza de conquistas sociais. Este ódio aumentará a luta pelos direitos sociais. Por outro lado, qual a moral esta classe médica está tendo? Aonde isso levará? Imbecis que atiram no próprio pé, só aumentam o descrédito da população na classe. "Por tudo isto e muito mais, a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares denuncia a ofensiva conservadora que se materializa no ódio à Ana Luíza e presta irrestrita solidariedade à nossa futura colega. Saiba, Ana Luíza, que assim como você, existem médicas e médicos que se preocupam com o povo brasileiro, que respeitam sua diversidade étnica, sexual, religiosa e ideológica, que se preocupam com a conformação do SUS como sistema de direitos sociais, público, gratuito, integral e de qualidade. Assim como você, existem médicas e médicos que sonham e que fundamentalmente lutam por um futuro onde este tipo de agressão à você fique num passado distante."

  51. Henrique Postado em 13/Aug/2015 às 11:11

    E as vaias e xingamentos que não vi no vídeo?

  52. Telmo Postado em 13/Aug/2015 às 12:13

    A Medicina, provavelmente, não está selecionando as pessoas certas : http://saudepublicada.sul21.com.br/2015/05/11/a-medicina-provavelmente-nao-esta-selecionando-as-pessoas-certas/

  53. Maria Cristina Postado em 19/Aug/2015 às 23:25

    Luiza não se esqueça jamais que somos muitos como você, que sonhamos com um futuro melhor para além do nosso umbigo. Você é uma guerreira que consegue enxergar além de meras facilidades. Viver sem se importar com o outro já não é mais possível, ou viveremos essa vidinha miserável para o resto de nossas vidas.