Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 19/Aug/2015 às 12:55
61
Comentários

Ao vivo, na Globo, rapper relaciona manifestantes à Ku Klux Klan

A música apresentada por Flávio Renegado no “Criança Esperança”, da Rede Globo, incomodou e mexeu na ferida de muita gente. Criticado e elogiado, o rapper comentou a repercussão da apresentação

rapper flávio renegado criança esperança globo

A apresentação mais comentada da edição 2015 do “Criança Esperança” pertenceu ao rapper Flávio Renegado. A letra de “Mundo Moderno”, composta especialmente para o evento, chamou atenção nas redes sociais pela sequência “Insultos mil: tição, macaco, criolo, complete a lista / Enquanto a Ku Klux Klan bate panela na paulista”.

A letra de ‘Mundo Moderno’ incomodou vários internautas. “Nunca vi uma letra tão medíocre! Parece feita por um aluno bobinho da 3a série. Nem digna de comentários é. Desconexa, incoerente e infantil. Ai que saudades da Bossa Nova”, escreveu Nanda Viana.

Outros internautas elogiaram a composição. “Gosto de ver as pessoas incomodadas com a música da favela tomando as telas que antes eram dos playboys! Trabalho do Renegado é sensacional! Além do trabalho como músico, os projetos que apoia nas periferias. Depois dessa, não tenho mais palavras para descrever a corrente do bem que vem da periferia esta incomodando a burguesia! Vamos distribuir o amor! +Amor por favor! Podem fazer todo tipo de crítica ao trabalho desse cara, mas agora vocês o conhecem e vocês ouviram ele falar! E essa cena ta gravada na história”, publicou Lucas.

À coluna da jornalista Mônica Bergamo, ele explicou: “Eu estou num momento muito reflexivo, pensando na forma como a sociedade está se comportando. A letra traça muito esse caminho, mas pegaram um trecho específico e analisaram sem contexto. Quando eu levo essa reflexão pra KKK não estou falando que quem está na manifestação é o branco ou o amarelo ou o negro”.

“Falo da intolerância, do ódio que se espalhou. A menina sai de um culto de candomblé e toma uma pedrada. Homossexuais são assassinados e espancados. Em momento algum eu quis dizer que todas as pessoas que estão na Paulista são racistas. Se expressar é um direito de cada um. Meu novo disco, ‘Relatos de um Conflito Particular’, vem muito nessa mão. Não posso falar quem tá certo ou errado. Mas quero garantir que todos tenham voz. E principalmente que quem vem da periferia também tenha voz”.

Leia a letra. Em seguida, assista ao vídeo:

Anda tão estranho esse mundo moderno
Crianças portam fuzil, não mais bola, boneca e caderno
Vivemos em um país aonde os sonhos sempre viram poeira
Desviam a verba da merenda
e querem nossos jovens na cadeia

Colarinho branco quando governa, só abusa e maltrata
Decreta para professores salários baixos, coturno e chibata
Basta de tempo ruim e clima fechado, ta brutal
Século Xxi, racismo, ultravirus na rede social

Insultos mil: tição, macaco, criolo, complete a lista
Enquanto a KK bate panela na paulista
Eu ainda sonho com o paraíso um mundo sem fronteiras
Tarde de sol, crianças brincando, água fresca e cachoeira

Aonde não somos julgados pela a cor da pele
mas sim pelo o coração
E o progresso vem antes da ordem na bandeira da nação
Dizem que é utopia e sempre me chamam de sonhador
Mas eu acredito que a guerra
sempre vai perder para o amor

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. José Ferreira Postado em 19/Aug/2015 às 12:58

    Depois falam do "ódio" ao PT. Comparar os movimentos sociais que foram à paulista com a KKK é o retrato do desprezo aos valores democráticos.

    • Juliana Postado em 19/Aug/2015 às 13:07

      Desculpa, mas a grande maioria daquele pessoal estava lá propagando discurso de ódio. Não dá pra ter o minimo de conversa com gente ignorante como aquela, não sabiam nem o que estavam fazendo ali.

      • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 13:12

        O pessoal que quer "direitos" da CUT, também não sabem o que fazem nos protestos minguados pagos.

      • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 13:13

        La no instituo lula tinha churrascada e cervejada pagos com o pixuleco estatal para 600 pelegos.

      • Bianca C. Postado em 19/Aug/2015 às 15:01

        Gilberto o senhor sofre de problemas mentais ou é falta do mínimo conhecimento? Aquela "manifestação social" tinham presentes em seus adeptos, pessoas pregando um discurso de ódio, intolerância, raiva, ira, xenofobia, preconceito, não precisamos formular argumentos para criticar-la, a manifestação em si já é um ato de falta de discernimento/ raciocinio/lucidez e conhecimento!

      • Daniel Santana Postado em 19/Aug/2015 às 20:20

        Se quiser argumentos, a BBC disponibilizou alguns: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150818_pesquisa_usp_unifesp_opensociety_1_rs?ocid=socialflow_facebook Citarei alguns dos mais interessantes: Ranking dos políticos mais honestos segundo os manifestantes: 1-Jair Bolsonaro 2-Sergio Moro 3-Joaquim Barbosa 4-FHC 5-Alckmin Nem preciso comentar. Entregar o poder aos militares? 13% - concordo plenamente. 15% - concordo em partes. Significa que não é um ou outro que pede por intervenção, essa é uma vertente sólida da direita, pois representa 28% das pessoas que estavam nas manifestações. Renda: 79,9% recebem a partir de R$ 3.940,00 Escolaridade: 65,40% - superior completo

      • Fabio Postado em 20/Aug/2015 às 01:00

        Naquela , MANIFESTAÇÃO SOCIAL tinham presentes em seus adeptos, pessoas pregando um discurso de ódio, intolerância, raiva, ira, xenofobia, preconceito, PQ ERA DEMOCRÁTICA!!! O PT PAGA PIXULECO PRA TER APOIO. TOMA VERGONHA BRASIL.

      • vitor Postado em 20/Aug/2015 às 20:04

        A grande maioria? Essa informação veio do Instituo Juliana de Pesquisas?

    • Arthur Postado em 19/Aug/2015 às 13:16

      Tentando entender aqui qual é a pauta social desse movimento.

      • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 13:19

        Por exemplo: tem a pauta da Dilma, que a CUT é contra e fará o protesto minguado pago... que os coxinhas também são contra. tem a pauta do impeachment que é um dispositivo legal caso o governante extrapole seu poder. A maioria tinha a pauta de um país mais justo, uma vez que não são obrigados a apontar soluções políticas... no Fora Collor ninguém se preocupava com quem assumiria. Exemplos de pauta.

      • Bianca C. Postado em 19/Aug/2015 às 15:03

        kkkkkkk Esse Pereira sofre de uns distúrbios não é possível

    • MARCIO Postado em 19/Aug/2015 às 14:05

      É verdade! É uma falta de respeito com a KKK compará-los com aquelas pessoas das manifestações.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 19/Aug/2015 às 14:20

      ""movimentos sociais""...pai do céu...

      • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 14:23

        movimento social só se receber capilé estatal e fazer baderna na propriedade dos outros e tiver a chancela do PT.... MST é exemplo.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 19/Aug/2015 às 14:48

        Pros fascistinhas feito Pereira, "Movimento social = passeio dominical da nobre elite branca". Ou uma definição bem melhor, de acordo com o poeta e sábio Flávio Renegado: "Movimento social = KKK que bate panela na Paulista.". Vocês estão sem moral pra falar de movimento social, menino Pereira. Estão debaixo do bullying mais pesado do planeta dessa semana e se acham no direito de pautar o que é um "movimento social". O teclado onde estou digitando tem mais cara de "movimento social" do que a "micareta dominical da elite". Nem sei pra que dou cabimento.

      • Fabio Postado em 20/Aug/2015 às 01:03

        Esses BM do pt acham que chamar de fascista é argumento....patético.

    • Simone Postado em 19/Aug/2015 às 14:33

      Nossa Jose Ferreira, você leu a reportagem? entendeu acho que não, pois deve fazer parte da KKK que vai na paulista bater panela.

    • antonia Postado em 19/Aug/2015 às 15:28

      É pior que KKK. A ku klux klan assume que é racista. Os racistas daqui fingem que são civilizados.

      • Bruno Ferreira Postado em 19/Aug/2015 às 20:23

        Isso!

    • Eduardo Postado em 19/Aug/2015 às 16:19

      Movimentos sociais? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Agnaldo de souza Postado em 19/Aug/2015 às 20:43

      A Maioria dos Brancos no Brasil são Racista e Gostam de Esculachar os Negros porque moram em um Condominio,mas aparecem a maioria na TV participando como Figurante da Lava Jato

    • Lucas Paiva Postado em 20/Aug/2015 às 09:29

      Lesse a razão pela qual ele citou a KKK, que tá escrita no texto?... Acredito que você teve preguiça, mas considerando que você tenha lido. Uma massa de indivíduos podem cultuar uma insatisfação por um partido (mesmo que esssa insatisfação seja criada a partir de coisas superficiais), a democracia lhes garantem esse direito, mas faltar com respeito com a presidente ou qualquer cidadão que se vista de vermelho infringe não só a democracia como os direitos humanos, e quanto a fazer uma analogia de tais movimentos a um episódio trágico da história só é fazer uso da liberdade da expressão, reflita sobre o ponto de vista dele, se ainda assim não lhe agradar. Só discorde dele...

    • Yrae Postado em 20/Aug/2015 às 20:34

      Desrespeito aos valores democràticos e feito por esses movimentos. Pedem ditadura e monarquia dois grandes retrocessos.

    • Anderson Silva Postado em 27/Aug/2015 às 00:12

      É mesmo? E o que você me diz de um bando de alienados que clamava a volta da Ditadura Militar ao cenário político e social do país? Você realmente chama aquilo de valores democráticos? Afinal, aonde você quer chegar com essa afirmação tão distorcida?

  2. EuMesmo Postado em 19/Aug/2015 às 13:09

    José Ferreira Que movimentos sociais? MBL é movimento social? Que tipo de agenda social eles possuem? Ir pra rua e pedir impeachment sendo que o impeachment não pode ser aplicado no momento? Ata sim social. E não entendi onde ele desprezou valores democráticos, ele fez uma crítica em momento algum ele disse que não pode protestar, diferente de vocês que sempre usam a democracia quando convém a vocês.

    • Julio Postado em 19/Aug/2015 às 13:39

      Chamar MBL e Revoltados online de movimentos sociais é forçar demais a amizade

      • José Ferreira Postado em 19/Aug/2015 às 13:52

        Para alguns leitores desse portal os movimentos sociais só têm validade se tiverem a "digital" do PT.

      • Bianca C. Postado em 19/Aug/2015 às 15:06

        Né Julio!

  3. Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 13:11

    O "amor" da esquerda !!!! A esquerda é só "amor" compara pagadores de impostos com criminosos !

    • Arthur Postado em 19/Aug/2015 às 13:17

      Quem disse que criminoso não paga imposto? Mas te garanto que nessa manifestação tinha muito sonegador.

      • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 13:21

        bom eu pago e muito ! só por ter um pagador de impostos ...a manifestação já é legítima.

      • Deisi Postado em 19/Aug/2015 às 14:35

        Arthur, quanto mais ricos, mais sonegadores, fazem tudo para burlar a receita, compram atestados médicos, colocam pai e mãe como dependentes, depois vão pra marcha protestar.

    • Jane Postado em 19/Aug/2015 às 13:20

      Ué, racismo é crime, pagando imposto ou não. Não entendi a relação.

      • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 13:23

        Nunca me convide para jantar na sua casa, pode ser que você não saiba a diferença entre o que se faz no banheiro e uma batata. Sei lá, você pode se confundir.

  4. Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 13:16

    milhares de pessoas na paulista, 99% quer apenas um país mais justo..e o que ganha destaque ? meia dúzia de faixas desaforadas contra a Dilma. Parab´sns pela "inteligência política"

    • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 14:14

      Temos grandes inimigos : a mídia ! a mídia é toda deles e a imensa máquina estatal que o governo corrupto aparelhou, é de onde sai o dinheiro para comprar apoio. Somos pequenos ainda, mas a esperança vai vencer o ódio.

      • Rafael Postado em 20/Aug/2015 às 08:34

        É isso ai Pereira... já que a esperança vai vencer o ódio... FORÇA DILMA!!! CORAÇÃO VALENTE!!!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 19/Aug/2015 às 14:22

      Olha essa conversa de louco, meu irmão...

      • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 15:22

        A arrogância da esquerda continua....

    • Trajano Postado em 19/Aug/2015 às 16:02

      Pereira: Segundo o datafolha, apenas 6 pessoas protestavam contra o governo corrupto. Pereira de novo ao responder o seu próprio comentário: Segundo o "portal" pragmatismo político, haviam 100 mil faixas pedindo intervenção militar. Pereira então vai além: milhares de pessoas na paulista, 99% quer apenas um país mais justo... Tirem suas conclusões.

      • Fabio Postado em 20/Aug/2015 às 01:06

        o blog prag. politico, altamente suspeito sobre o seu financiamento vir de dinheiro público, não pode ser comparado ao datafolha. E 6 pessoas na paulista só um alienado acreditaria nisso.

  5. Lito Cordeiro Postado em 19/Aug/2015 às 13:24

    Boa letra, só mostrou a realidade. Se comparada com 1% das faixas do protesto da Paulista, vira carta de amor.

    • Deisi Postado em 19/Aug/2015 às 14:47

      Sem duvida Cordeiro, não precisa mais que 1% das faixas, discurso de ódio, intolerância é típico de coxinha, não precisa ir longe, avenida paulista demonstra claramente isso.Procurei nas fotos para ver se avistava um negro, não consegui, com certeza não tinha.

  6. Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 13:26

    pauta disso ,,, pauta daquilo .... bla bla pra ca e pra la .... a única certeza que se tem, é que o PT já não tem mais certeza que Dilma concluirá o mandato.

  7. Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 13:28

    A arrogância da esquerda continua ! isso é bom para o Brasil!

  8. Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 14:20

    Gilberto,eu sou de porto alegre...estava lindo o protesto...negros, brancos, pobres e ricos... todos lutando pelo bem do país. Ninguém mais cai nessa de "elite branca". Eles forçam mas a verdade sempre aparece.

    • Trajano Postado em 19/Aug/2015 às 16:20

      Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (USP): perfil dos manifestantes da capital paulista: homem (57,30%), branco (73,60%), com idade entre 30 e 60 anos (59,2%), renda familiar superior a R$ 3.940 reais (70,9%) e alto nível de escolaridade (65,40%). Quem bom que em Porto Alegre foi diferente, né, Pereira? Sim, o Brasil todo viu como a micareta estava linda! Como 120% dos participantes da folia mais quente do país são altamente politizados e com um nível de coerência e civilidades inquestionáveis. Uma coisa linda... LINDA!

      • Pereira Postado em 19/Aug/2015 às 17:37

        Para a esquerda todos os brancos são ricos e todos os negros são pobres..e depois são os coxinhas que são racistas ! aliás 90% do Brasil pertence a elite, porque não aprova o governo atual. Tenha santa paciência !

  9. felipe Postado em 19/Aug/2015 às 14:32

    Já estamos chegando ao ponto de que vc é bom se apoiar o governo, e golpista se for contra, não se pode protestar senão pegam tudo o que há de pior e relacionam a pessoa, ouvi um papo de que esse sujeito recebeu dinheiro do governo é verdade?

  10. vick Postado em 19/Aug/2015 às 14:37

    o "discurso de ódio" é tão cego que ao invés de darem sua opnião sobre a música, sobre os fatos que a periferia quer mostrar, falam do PT, sinceramente vocês perderam a noção, concordo com quem disse acima que não tem como ter o mínimo de diálogo com vocês. o cara fala de preconceito racial vcs respondem com mst sendo pago pelo pt kkkkkk só rindo mesmo

  11. Samael Postado em 19/Aug/2015 às 14:38

    Tem uma foto que rolou domingo, eu vi no Twitter da Lola Aronovich, mostra bem isso, com o titulo de "Mas como vou explicar isso pro meu filho?".

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 19/Aug/2015 às 14:42

    Parece que alguem não fez seu trabalho direito. O rapper nunca apresentaria essa letra ao vivo na Globo se o responsável por pré-analisar e aprovar conteúdos tivesse lido essa letra, "tão subversiva e que ataca a família brasileira", com atenção. Ao ler a parte """e querem nossos jovens na cadeia""" já era pra ter sido censurada e a participação do rapper aí vetada. Como o censor falhou e deixou passar, tivemos mais este momento épico pra história da nossa TV. Imagino o pânico instaurado na diretoria da Goebbels na hora que ele falou sobre "a KKK bater panela na Paulista"...

  13. julia Postado em 19/Aug/2015 às 15:25

    Gostei desse menino...entrar na casa da golpista e dar essa lapada em rede nacional. Nem deu tempo para o editorial manipular o trecho. Parabéns! Apresentação sensacional.

  14. sergio ribeiro Postado em 19/Aug/2015 às 16:13

    Generalização nunca me agrada. Letra mal feita. Havia muitos ignorantes no protesto, mas havia também quem se manifestou legitimamente; não se pode generalizar nunca.

    • Eduardo Postado em 19/Aug/2015 às 17:16

      quem se mistura com porcos, lavage come.... ou acaba comendo....

  15. Eduardo Postado em 19/Aug/2015 às 17:15

    apesar de não gostar muito de Rap, mas também não gosta de Bosta Nova, o Rap é verdadeiro, atual e o comparei um pouco ao IMAGINE de John Lenon, pois os sonhos são iguais.... uma vida onde todos pudessemos ser chamados de irmãos.... parabéns garoto... e não poderia ter veículo melhor para dar o recado.... Só que a KK brasileira se veste de Verde a Amarelo....tipo camisa da CBF 7 a 1.

  16. Isaac Postado em 19/Aug/2015 às 17:16

    Retratou bem parte dessa elite branca racista, preconceituosa, classista e egoísta que não querem e nunca quiseram democracia nem cidadania, e sim privilégios.

  17. Rafael Postado em 20/Aug/2015 às 08:23

    Exército alerta golpistas: Dilma é a comandante em chefe.

  18. Rafael Postado em 20/Aug/2015 às 08:24

    "não tem nenhum fundamento. O Exército é uma força de sustentação do Estado Democrático de Direito e deve obediência à presidente da República, que é nossa comandante-em-chefe”. - General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas

  19. Rafael Postado em 20/Aug/2015 às 08:25

    “Não é papel das Forças Armadas fiscalizar o governo, derrubar o governo ou interferir na vida política do país", garante.

  20. Sergio Carneiro Postado em 27/Sep/2015 às 21:12

    Esse rapper recebeu quase 400 mil do governo (Lei Rouanet) e é claro que ele ataca os opositores do PT. Ele vendeu-se foi caro, pois muitos venderam-se por uma bolsa-família.