Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 27/Jul/2015 às 20:27
31
Comentários

PSTU apoia impeachment de Dilma Rousseff

PSTU defende o impeachment de Dilma Rousseff. Zé Maria, presidente nacional da legenda, afirmou que a classe trabalhadora deve lutar para derrubar o atual governo. Partido ainda não anunciou se irá participar dos atos convocados para o próximo 16 de agosto

pstu impeachment Dilma ze maria
Zé Maria, presidente nacional do PSTU, defendeu oficialmente o impeachment da presidente Dilma Rousseff (divulgação)

Setores da extrema direita brasileira, defensores da derrubada da presidenta Dilma Rousseff (por impeachment ou por meio de um golpe militar) ganharam um novo e inusitado aliado: o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados, o PSTU.

Em entrevista divulgada pelo próprio partido, José Maria de Almeida, conhecido como Zé Maria, presidente nacional da legenda, afirma que primeiramente deve-se romper com o governo Dilma para depois defender os trabalhadores e lutar contra a direita: “ou nós estamos contra o governo, dispostos a ajudar nossa classe a lutar para derrubá-lo, para parar de vez os seus ataques ou nós vamos estar no campo desse governo com o argumento de que nós estamos lutando contra o golpe de direita”.

A posição foi criticada por meio de nota de outro partido de extrema esquerda sem representação parlamentar, o Partido da Causa Operária (PCO): “a ideia de que os trabalhadores vão derrubar o governo não apenas é ridícula, mas é, efetivamente, um encobrimento da operação golpista com um discurso esquerdista”.

O PSTU não divulgou se irá participar dos atos pela derrubada da presidente convocados para o próximo dia 16 de agosto nem se irão apoiar os pedidos de impeachment desengavetados por Eduardo Cunha que devem ser levados a plenário na volta do recesso parlamentar em Brasília.

O vídeo a seguir contém a entrevista completa de José Maria. O trecho a que esta reportagem se refere inicia-se em 12m4s:

CartaCapital

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. soda cáustica Postado em 27/Jul/2015 às 20:46

    Assim você vai pra um campo de concentração, Zé Maria... Acorda pra vida !

  2. Felipe Postado em 27/Jul/2015 às 21:13

    Nem a esquerda ta aguentando o PT kkkk

  3. Alessandro Postado em 27/Jul/2015 às 21:18

    Nunca vi coisa mais ridícula do que o PSTU: Se apresenta como um partido de extrema esquerda, mas toda e cada posição que toma é de extrema direita. Lembram até aqueles agentes dos setores de inteligência das polícias militares (P2) que ficam se infiltrando em manifestações e tomando palanque pra falar pra multidão e aí tacam um discurso marxista genérico pra final dizer "Agora vamos disperçar a manifestação!". Bem fazem valer o apelido que ganharam de ursinhos morenistas.

  4. marc Postado em 27/Jul/2015 às 21:19

    Impeachment, pra deixar o PMDB? Porra Zé Maria q porra é essa, tá maluco ?!

  5. Denisbaldo Postado em 27/Jul/2015 às 21:42

    Zé Maria pra mim é aquele jogador do Curintia da década de 70.

  6. Zeca Postado em 27/Jul/2015 às 21:54

    Na boa, né só vocês não mas tudo que é jornal hoje em dia só fala em "extrema direita" ou "extrema esquerda", nosso país não tem nenhum partido de extremo seja de direita ou de esquerda, dizer que PCO é extrema esquerda é exagero, primeiro porque pra ser extremista teria que ser algo tipo aqueles terroristas extremistas que se declaram muçulmanos, eu não vejo nenhum partido hoje tentando passar por cima da justiça brasileira fazendo uso de força, pelo contrário, eu vejo todos os partidos entrando no jogo da democracia e permanecendo nele mesmo tendo derrotas, por isso que eu não considero que exista partidos de extremo seja de direita ou esquerda.

    • Enderson Postado em 28/Jul/2015 às 11:23

      Quanta bobagem hein jovem. Vai pesquisar o ideal político dos partidos brasileiros para entender o que significa ser de extrema.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 28/Jul/2015 às 12:21

      """""""""""pra ser extremista teria que ser algo tipo aqueles terroristas extremistas que se declaram muçulmanos"""""""""....esse manja de espectro ideológico e polarização politica...manja muito..

    • Junio Postado em 28/Jul/2015 às 12:46

      Cada caso é um caso meu caro Zeca! Não confunda focinho de porco com tomada! Mas basicamente, o cenário político desde a revolução francesa, era dividido entre a esquerda no chamado partidos do "movimento", e a direita chamada de "ordem", ao passar dos anos, a direita passou a ser facilmente identificada como os partidos que defendem os interesses da burguesia (hoje empresariado) e a esquerda os interesses da classe operária (hoje trabalhadores assalariados em geral), o extremo vc atribuiu no quanto o partido está disposto a negociar seus interesses frente a seu objetivo! Com quando vc vai derivar uma função aritmética, vc cai no limite, entretanto, respeitado o limite, pode ir tão longe quanto se queira! Exceção, lógico ao número E, que deriva para si mesmo! E eh por isso que tanto PSBD e PT, são ao menos teoricamente, partidos de esquerda (o segundo mais a esquerda que o primeiro é lógico, sendo que o segundo, um dia, já ocupou a extrema esquerda). Voltando ao texto, a atitude do Zé Maria é no mínimo curiosa! Ou ficou louco, ou se vendeu! É Óbvio que o governo Dilma feriu os interesses dos trabalhadores, porém, se o PT caísse, assumiria o PMDB com apoio do PSDB, então olhando pela lógica, o PT ainda é dos males o menor!

    • Wiliam Oliveira Postado em 28/Jul/2015 às 14:30

      "...eu não vejo nenhum partido hoje tentando passar por cima da justiça brasileira fazendo uso de força, pelo contrário, eu vejo todos os partidos entrando no jogo da democracia e permanecendo nele mesmo tendo derrotas..." Nesse ponto eu concordo plenamente. Também acho bem contraditório um partido que se diz de esquerda entrar no jogo burocrático eleitoreiro. Porém, romper com isso é complicado (pra não dizer impossível) diante da atual conjuntura e correlação de forças, pois as crises institucionais e de governabilidade do governo PT-PMDB pode ter jogado boa parte do histórico da verdadeira esquerda pelo ralo. De todo modo, essa postura bizarra do PSTU não é inédita, vide o posicionamento contra os black blocs e a radicalização nas manifestações de julho/2013. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/08/pstu-critica-black-blocs.html

  7. Emilio Postado em 27/Jul/2015 às 22:27

    Não é possível se construir um partido que tenha como único objetivo a destruição de um outro. Vão continuar nanicos.

  8. luis Postado em 27/Jul/2015 às 22:33

    Maldito PSTU, sempre representando a burguesia fascista estadunidense....

    • enganado Postado em 27/Jul/2015 às 23:10

      Caro luis. Perguntemos ao Zé qual o salário que está recebendo da AIPAC/HASBARA/CIA/CHEVRON/NSA/MOSSAD/ ... , porque só as pessoas que não tenham o mínimo escroto da vida possam apoiar: CORNO DA AMANTE/TARJA PRETA/AÓPIO/TRAZENTINHA/PICOLÉ DE CHUCHU/BETO BICHA/CUnha/CAIADO/ ... . E agora então, mais um para lista de Ladrões que apoiam o PSDB/DEM com a desculpinha que apoiam os TRABALHADORES. Não sei se para rir ou chorar! Esse Zé passou a ser o "Paulinho da Força II" . Pelo visto até o porteiro da boite vai ser muito bem comprado pelo PSDB/DEM.

      • luis Postado em 28/Jul/2015 às 18:26

        Eu sei que tem algum sentido nisso aí que você escreveu. Bem lá no fundo eu sei. Respire e escreva de novo.

  9. RODOLFO Postado em 28/Jul/2015 às 00:37

    que feio em pragmatismo político, o que me diz disso aqui? esse seu manchetômetro vai acabar com o governo que você defende... fica esperto... http://www.pstu.org.br/node/21312

    • Denisbaldo Postado em 28/Jul/2015 às 00:58

      Esse seu link é do dia 27 de fevereiro. O Zé Mané, quero dizer o Zé Maria mudou de ideia.

  10. Denisbaldo Postado em 28/Jul/2015 às 00:56

    O raciocínio dele faz muito sentido mesmo: "A direita quer retirar o PT do poder porque o PT está favorecendo a direita e não à população". Hããããããnnnnn!?!?!?!

  11. Denisbaldo Postado em 28/Jul/2015 às 02:20

    Cara, esse vídeo é a coisa mais engraçada que já assisti nos últimos anos! Obrigado!

  12. Deisi Postado em 28/Jul/2015 às 08:02

    Nem os poucos cabelos brancos do Zé Maria, foram o suficiente para ele entender o que é democracia.

  13. Marcos Vinicius Postado em 28/Jul/2015 às 08:15

    Parabéns PSTU. A direita agradece a sua contribuição!

  14. deisi Postado em 28/Jul/2015 às 08:29

    A direita vai de mal a pior, aprendiz de fascista Kim, revoltados online e agora Zé maria do PSTU, quando penso que vi de tudo, me aparece algo mais bizarro. KKKKKKKKKKKKKKKKK!

  15. Alberto Postado em 28/Jul/2015 às 09:42

    Muita gente quando entra para um partido (de esquerda) esquece que a prioridade é o povo; esquece que existem forças históricas no Brasil que não querem ver a maioria prosperar e assim manter um regime de escravidão e sujeição; esquecem que o inimigo (a direita) é forte, bem financiado e PRINCIPALMENTE UNIDO; esquece que acima da legenda do melindre pessoal e do orgulho acadêmico existem pessoas morando nas ruas, passando fome e morrendo enquanto outros concentram riquezas que nunca vão usar. Assim, vejo essa nova onda do PSTU uma elucubração de diretório de gente que nunca passou por dificuldade na vida e nem sai às ruas para ver a miséria e a dor de verdade. Mesmo discordando em alguns pontos, precisamos abrir mão das teorias acadêmicas e dos debates acalorados nos diretórios para nos unirmos em nossas semelhanças e não reforçar o discurso da direita para desestabilizar de vez esse país. Está com dúvida? Discorda? Então sai agora e vai na rua conversar com algum mendigo, visite algum desempregado ou entre numa emergência do SUS para ver que neste momento precisamos somar. Depois que o Cunha morrer a gente volta a se engalfinhar com o PT.

  16. Felipe Peters Berchielli Postado em 28/Jul/2015 às 10:56

    Não tenho simpatia alguma ao PSTU,mas engana-se que só a direita quer o PT fora,aliás polarizando as posições,esse governo está muito mais a direita do que a esquerda. O problema não é só a dicotomia direita/esquerda,o problema é que está péssimo,governo ruim,seja governo a direita ou a esquerda. A unica coisa que sou contra é golpe,se for para Dilma cair que seja por fatos bem fundamentados que constituam em crime ou improbidade.

  17. ROMILDO BORELLA Postado em 28/Jul/2015 às 10:56

    O PSTU apoiando e um gato cagando e' a mesma cousa. Vai pentear bunda de bugio, ze maria!!

  18. Eduardo Ribeiro Postado em 28/Jul/2015 às 13:00

    O grande Zé Maria tem que se posicionar direito. Tem que protestar contra o governo? Ok. Mas nunca, jamais, em hipótese alguma, dividindo as ruas com os fascistas que enchem a Paulista, vestem verde-e-amarelo, cantam o hino nacional, e NÃO QUEREM O MESMO que a massa trabalhadora quer. Se ele não deixa clara essa posição, inclusive negando o golpismo, acaba tendo sua imagem e a do partido atrelada ao GOLPISMO DE DIREITA. Mesmo que seja um "vamos ajudar a derrubar agora, e depois nós e os milhões de trabalhadores brasileiros derrubamos os fascistas". Porra. O grande PSTU as vezes parece desconectado da realidade. Vivem um mundo paralelo. Quem lê isso aí depreende que, pro PSTU, se você é contra o golpe fascista - que exterminaria qualquer resquicio de esquerda do país - , você é governista. Por isso que ninguém encara com a seriedade que deveria...e por isso que tomam porrada até do PCO.

  19. Renan Postado em 28/Jul/2015 às 13:40

    Grande máfia que é o comunismo e seus asseclas, vendedor de ilusões, corretores de aluguel de resorts na lua e flats em Marte. Grande imundície: onde se instalaram os chantagistas do martelo e foice, jamais o país progrediu e a China só foi prá frente depois de ser capitalista na economia, tal como no Ocidente. As miseráveis favelas a ceu aberto Cuba e Coreia do Norte são o exemplo do fracasso comunista, depois de + de 50 anos desse lixo!

  20. Renan Postado em 28/Jul/2015 às 13:46

    Comunismo, nazismo e fascismo são iguais no básico - totalitaristas, fortemente opressores, material-ateístas, mas estrutura básica é a mesma, diferenciando-se entre si apenas em detalhes acessórios, hoje os 2 de nomes extintos estão concentrados no tal qual comunismo!. O nazista Hitler, por sinal, era aliado do fascista Mussolini e do comunista Stálin!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 28/Jul/2015 às 14:07

      """"""""""""""""""""""""""Comunismo, nazismo e fascismo são iguais no básico"""""""""""""""""""""""""

  21. gloria Postado em 28/Jul/2015 às 16:04

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/07/o-pstu-nao-propoe-o-impeachment-da-presidenta-dilma-esclarece-ze-maria.html

  22. eloy brito Postado em 04/May/2016 às 10:56

    Olá Zé Maria, você está parecendo o"Cabo Anselmo". Se lembra dele? Aquele agente que a direita e o imperialismo americano infiltrou no movimento operário para promover agitação e facilitar a derrubada do governo João Goulart. Acorda para a dura realidade. "Para apoiar o golpe de burguês, vote 16". Saudações ... Você será o ministro do trabalho do governo Temer?

  23. Kazu Postado em 28/Jul/2016 às 09:30

    Deformação do nacional trotskismo de Manuel Moreno com espólio da LIT? Os extremos unindo-se e depois engalfirão entre eles?